São Paulo, 25 de abril de 2002 n.950/02.




Aminoácido diminui
infecção em esportistas

Estudo revela que suplementação
com aminoácidos pode reduzir a
incidência de doenças infecciosas.
Praticantes de atividades físicas
intensas e de longa duração,
sobretudo atletas, são os mais
atingidos



Psicanálise é tema de evento no Instituto de Psicologia



ECA faz ciclo de palestras sobre jornalismo



Seminário em São Carlos debate planejamento do campus universitário




Destaques


Suplementação com aminoácidos pode diminuir o índice de infecção

Marcelo Gutierres

Estudos realizados na área de atividade física apontam que exercícios intensos e de longa duração podem estar relacionados com o aumento do índice de infecções. Deste modo, pessoas que se exercitam de forma mais intensa, em especial os atletas, estariam sujeitas a contrair doenças, principalmente as do Trato Respiratório Superior (TRS), ou seja, boca, garganta ou nariz. Mas, esse quadro pode ser revertido com a suplementação de aminoácidos unidades que compõem as proteínas de cadeias ramificadas. A conclusão está na pesquisa Efeito da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada, os Branched-Chain Amino Acids (BCAA ), sobre a resposta imune de triatletas, realizada por Reinaldo Abunasser Bassit, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

"Isso não ocorre somente com atletas, mas sim com todos aqueles que se submetem a atividades físicas intensas, das quais não estão habituados", comenta o pesquisador. Foram analisados, de 1999 a 2001, os quarenta e sete melhores triatletas do Brasil, divididos em dois grupos: os que receberam suplementação de aminoácidos e os que não receberam. "Esses atletas têm uma rotina que facilitou nossos trabalhos, mas é preciso deixar claro que nossas conclusões podem se aplicar a qualquer um que esteja realizando atividades físicas intensas e prolongadas".

As doenças de maior incidência verificadas foram a gripe, dores de garganta e até mesmo herpes. Além disso, constatou-se a aparição de dores prolongadas na musculatura. "Não é o efeito de um grande acúmulo de ácido láctico; é uma dor de maior duração, causada provavelmente por uma lesão muscular decorrente da contração continuada do músculo ou pelo aumento da sua temperatura devido ao esforço físico."

Bassit explica que as debilitações se agravam devido a vários fatores. "Uma dieta alimentar, um descanso ou treinamento inadequados também facilitam o surgimento de doenças infecciosas". No caso dos triatletas envolvidos na pesquisa, o estudioso afirma que não foi diferente. "Aqueles que não receberam a suplementação com BCAA se mostraram mais susceptíveis ou adquiriram algum tipo de infecção do TRS, ou uma semana antes ou depois da competição."

Sistema imune

O pesquisador comenta que, quando alguém inicia uma atividade da qual não está habituado ou que a intensidade do esforço ultrapassa aquilo que ele chama "limiar anaeróbico", ocorre um maior estresse orgânico natural. "Nessa condição, ele (o estresse) causa um desbalanço no perfil de aminoácidos plasmáticos o que pode contribuir para uma menor reposta do sistema imunológico; dessa forma podem surgir doenças, principalmente as do TRS, ou seja, aquelas que envolvem a garganta, brônquios, nariz, ouvido".

Bassit explica que o músculo esquelético é capaz de produzir grandes quantidades do aminoácido glutamina, e esse processo se dá, principalmente, por meio da oxidação dos BCAAs. Durante a atividade física, o músculo esquelético consome grandes quantidades desses aminoácidos. Desta forma, eles não são liberados em quantidades adequadas para a circulação sangüínea e, com isso, a concentração plasmática de glutamina diminui. "Aí, no instante que as células do sistema imunológico necessitarem entrar em ação, irá faltar quantidades adequadas de glutamina para que o corpo organize uma resposta imune satisfatória, aumentando a susceptibilidade às doenças."

Ele afirma que quando se compara uma pessoa sedentária a um praticante de atividade física moderada e regular, o primeiro está imunologicamente mais susceptível a contrair doenças. Já o atleta, que está engajado em exercício físico intenso e prolongado perde tanto para aquele de vida sedentária como para o praticante de exercícios regulares. "Atletas buscam performance; há maior esforço, portanto, maior consumo de glutamina pelo músculo do que sua produção; ocorre queda na concentração desse aminoácido com conseqüente prejuízo no funcionamento do sistema imune e maior índice de doenças infecciosas."

O estudioso conclui que aquela pessoa que realiza exercícios regulares, moderados, assistidos, com dieta e descanso adequados tem um mecanismo protetor, quando se fala em sistema imunológico. "Ela está melhor protegida imunologicamente falando do que aquele de vida sedentária e, principalmente, do que os atletas."

Mais informações: (0XX11) 9912-2530, com Reinaldo Abunasser Bassit




Cursos, seminários e palestras


Ciclo de Palestras sobre Jornalismo

A Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA) estará com inscrições abertas, de 29 de abril a 10 de maio, para o Ciclo de Palestras sobre Jornalismo, que será ministrada pelo professor Manuel Carlos Chaparro. São 70 vagas disponíveis e o Ciclo é dividido em três módulos: A Sedução do Conflito, A Sedução da Veracidade e A Sedução do Relato Ético. Cada módulo é composto por duas sessões. O módulo I começa dia 15 de maio e o último está previsto para 5 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 15,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4117


Seminário em São Carlos

A prefeitura do Campus da USP de São Carlos e a Comissão de Implantação do Campus II da USP promovem nesta quinta- feira (25), às 14 horas, o seminário Arquitetura e Planejamento de Campus Universitário. O evento conta com a participação especial dos arquitetos palestrantes Paulo Bruna (FAU-USP), Sérgio Assumpção (FUNDUSP) e Paulo Zimbres (FAU-UnB).

O seminário ocorre no Anfiteatro de Convenções da EESC-USP.

Mais informações: (0XX16) 273-9100 ou 273- 9999


A invenção da Psicanálise

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais Sobre a Infância (LEPSI), do Instituto de Psicologia (IP) e da Faculdade de Educação (FE) da USP promove, no dia 8 de maio o XVII Evento de Formação Continuada do LEPSI: A invenção da Psicanálise. O evento terá a projeção do documentário "A invenção da Psicanálise", às 18 horas e palestra da professora Ana Maria Lofredo, do IP, às 20 horas.

O encontro é gratuito, aberto ao público e os participantes receberão certificado. O encontro terá lugar no Auditório da FE, localizado na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3754




Quadro de Avisos



Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Nesta sexta-feira (26), das 8 às 17 horas, a equipe de Nefrologia do Instituto da Criança (Icr) medirá a pressão arterial de 200 crianças atendidas pela creche do Hospital das Clínicas (HC) e orientar a população sobre o tema. Esta equipe está aberta para avaliar outras creches e escolas da cidade de São Paulo.

A Hipertensão Arterial é uma das principais causas de mortalidade cardiovascular entre adultos e, por isso, a prevenção desde a infância é importante aliada em seu combate, pois, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.

A avaliação será no Prédio dos Ambulatórios, Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - andar térreo.

Mais informações: 3069-8507/9619-0535, com Cláudia Gouvêa (Assessora de Imprensa do Icr)


Lançamento da 6ª EXPO CIEE

Nesta sexta-feira (26), às 8h30, na sede do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) ocorrerá o lançamento da 6ª EXPO CIEE 2002. Este centro é reconhecido por proporcionar oportunidades de estágios e programas trainee aos estudantes ou recém- formados de escolas de São Paulo e de outros estados.

O evento será na Rua Tabapuã, 540- Itaim Bibi, SP.

Mais informações: (0XX11) 3040-9945 / 9947 / 9436 ou e-mail: relpublicas@ciee.org.br




Teses e Dissertações


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

- Mamíferos não-voadores do Campus "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, estado de São Paulo. Carla Gheler Costa. Dia 25, às 8 horas.

- Caracterização florística, estrutural e da dinâmica da regeneração de espécies nativas em um povoamento comercial de Eucalyptus grandis em Itatinga, SP. Paulo Henrique Marostegan e Carneiro. Dia 25, às 8 horas.

- Avaliação de aspectos da dinâmica de florestas restauradas, com diferentes idades. Maria Claudia Mendes Sorreano. Dia 26, às 8 horas.

- Inclusão das dimensões social e ecológica em planos de manejo para florestas de rápido crescimento. Fabiano Antonio Rodrigues. Dia 26, às 14 horas.

- Métodos de amostragem no levantamento da comunidade arbórea em floresta estacional semidecidual. Maurício Romero Gorenstein. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

- Valor alimentar do capim Tanzânia irrigado. Marco Antonio Alvares Balsalobre. Dia 26, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156


Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

- A expressão não verbal do discurso verbal em Terra Nostra – Raul Cortez e as múltiplas faces de Francesco. Irene Gentilli. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4012


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Influência do exercício físico sobre os níveis de lactato plasmático e cortisol sérico em cavalos de corrida. Melanie Schölzel Marques. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Faculdade de Direito

Mestrado

- Conceito Constitucional de Tributo. Marcelo Salles Annunziatta. Dia 29, às 15 horas.

- Poderes do juiz e tutela jurisdicional: o aumento dos poderes do juiz como forma de obtenção da tutela jurisidicional efetiva justa e tempestiva. Sidnei Amendoeira Júnior. Dia 2 de maio, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares