São Paulo, 02 de maio de 2002 n.954/02.




Software reduz os
custos com ração
animal
Pesquisadores da Esalq
desenvolveram um programa que
auxilia na diminuição de custos
com ração na criação de bovinos.
O software está disponível em
duas versões: inglês e português



Seminário Internacional discute situação da Argentina



Embaixador do Brasil nos EUA profere palestra na USP



Comemorações de 70 anos da FFLCH




Destaques


Esalq desenvolve software para diminuir custos com rações

Olavo Soares

Os professores Dante Pazzanese Lana, Luís Gustavo Barioni, Luís Orlindo Tedeschi e Celso Boin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, desenvolveram um sistema capaz de minimizar os custos com a ração bovina. O Programa de Nutrição de Bovinos Ração de Lucro Máximo (RLM) é um software que informa ao usuário o melhor método de disponibilização de rações com menor custo. O programa foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de uma parceria da Esalq com a Cornell University, dos EUA.

Para utilizar o RLM, o usuário insere informações sobre as características de seu rebanho citando raça, sexo e peso do animal, dentre outras. Com base nestes dados, o software utiliza alimentos cadastrados em sua biblioteca e informa qual método ideal de disponibilização das rações com baixos custos. Há também a possibilidade de o usuário do RLM adicionar ao programa outros alimentos que não constam na biblioteca original do software. O cálculo realizado pelo RLM utiliza a metodologia não-linear, o que possiblita "alcançar maior gama de dados", como afirma o professor Dante Lanna. O método não-linear é um dos aspectos que define o RLM como pioneiro no mercado de softwares para a indústria de agropecuária. O RLM é destinado a fabricantes de rações, consultorias e empresas de extensão agrícola.

Um outro elemento, além da metodologia não-linear, caracteriza o RLM como único no mundo em seu setor: sua adaptação para as condições nacionais. Segundo os professores, o programa foi desenvolvido para suprir esta necessidade, visto que os demais softwares da área não possuíam informações específicas para utilização em clima tropical. O professor Dante destaca que o conteúdo do RLM hoje faz com que ele possa ser usado "de Rondônia ao Rio Grande do Sul", dada a quantidade de informações sobre o clima nacional que o programa possui. A adaptação do RLM ao clima tropical possibilitou sua utilização em outros países do Hemisfério Sul, como Austrália e África do Sul. O RLM também é comercializado em outros países sul-americanos, como Paraguai, Colômbia, Bolívia e Argentina.

Atualmente, o software está em sua versão 2.0, que está disponibilizada no mercado desde 1999, em inglês e português. Segundo o professor Dante, uma nova versão do RLM (3.0) deverá estar concluída de 6 a 8 meses.

Mais informações: (0XX19) 3429-4455




Cursos, Seminários e Palestras


Dia Nacional da Alergia

No próximo dia 7 de maio, das 8 às 14 horas, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP comemora o Dia Nacional da Alergia. No anfiteatro do Incor, localizado no 2o andar, haverá uma palestra para médicos com o tema "Asma, conceito e atualização terapêutica". No Prédio dos Ambulatórios haverá esclarecimentos ao público, com distribuição de folhetos.

Mais informações: (0XX11) 3069-6067 / 6246


Jornada de Fonoaudiologia

Na próxima segunda-feira (6), das 18 às 22 horas, no anfiteatro do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP de Bauru, acontece o Pré-Curso da IX JOFA, Jornada de Fonoaudiologia, promovido pelos alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia. O evento é aberto a estudantes e profissionais e terá como tema "O Processo Terapêutico Fonoaudiológico nas Afasias: Uma proposta de Reabilitação". O curso acontece entre os dias 28 e 31 de agosto.

Mais informações: (0XX14) 235-8363 / 8361 ou no site http://www.fob.usp.br/jofa


Seminário Internacional discute situação da Argentina

Até sexta-feira (3) é possível se inscrever gratuitamente para o seminário internacional La Crisis Argentina: Su impacto en las Relaciones Bilaterales Argentino-Brasileñas y sobre el Mercosur, com o professor Raúl Bernal-Meza, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM / USP) e será às 14 horas, no USP Oficina, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 314, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3587 / 3589 ou (0XX11) 3815-0167 ou e-mail prolamev@edu.usp.br ou no site www.usp.br/prolam.


Embaixador do Brasil nos EUA profere palestra na USP

O Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Antônio Barbosa, ministrará palestra na próxima segunda-feira (6), às 17 horas, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O tema será A agenda acadêmica nas relações Brasil - Estados Unidos: o brasilianismo americano. O encontro é promovido pela Coordenação do Programa de Seminários do Curso de Relações Internacionais da USP. Na ocasião, será também apresentado o livro "O Brasil dos brasilianistas", de autoria do conferencista. A entrada é franca, não havendo necessidade de inscrição. A FEA fica na Av. Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (XX11) 3091-5852




Agenda Cultural


Homenagem a Victor Hugo

A área de Língua e Literatura Francesa do Departamento de Letras Modernas da USP realizará, entre os dias 7 e 9 de maio de 2002, um evento comemorando o bicentenário de nascimento do escritor francês Victor Hugo. Idealizado em conjunto com a UNESP, que já realizou o mesmo evento em seu campus de Araraquara, a homenagem trará uma programação que contará com uma conferência de abertura, mesas redondas e exibição de filmes sobre o autor e sua obra. As seções foram organizadas por temas como poesia, romance e relações literárias de Victor Hugo fora da França, tendo como objetivo maior a divulgação da obra e da importância do escritor no contexto da literatura mundial. O evento será realizado em português e acontecerá nos prédios de Letras e Ciências Sociais da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-4938


FFLCH faz 70 anos

No próximo dia 9 de maio, às 19 horas, acontece a exposição Memória FFLCH, em razão das comemorações dos 70 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento terá lugar no Centro de Apoio à Pesquisa em História "Sérgio Buarque de Holanda" (CAPH) e será o primeiro de uma série. A história da instituição, que se confunde com a da própria USP, será retratada através de documentos selecionados dentre os muitos disponíveis à pesquisa que serão expostos de modo a ilustrar a significância e participação da faculdade na história da intelectualidade brasileira e da própria vida do País. A exposição termina no dia 31 de maio.

Mais informações: (0XX11) 3091-4938




Teses e Dissertações


Instituto de Física

Mestrado

- Dipolos Magnéticos da Linha de Transporte do Feixe do Microton. Maurício de Lima Lopes. Dia 3, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901.


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

- O impacto de algumas causas básicas de morte na esperança de vida de residentes em Salvador e São Paulo - 1996. André Renê Barboni. Dia 3, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7734


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Reexportações coloniais e dinâmica industrial: Brasil, Portugal e França enre 1796 e 1808. José Carlos Fernandes Galati. Dia 6, às 15 horas.

- A conversão ao catolicismo: os imigrantes japoneses e seus descendentes em São Paulo. Lia Cazumi Yokoyama. Dia 6, às 14 horas.

Doutorado

- Tendências e variabilidade do fenômeno pluvial na região metropolitana de São Paulo e possíveis vinculações com o processo de urbanização. Edson Cabral. Dia 5, às 14 horas.

- A inquisição em Minas Gerais no século XVII. Neusa Fernandes. Dia 6, às 14 horas.

- Representações Cartográficas e leitura do espaço geográfico. Rosemeire Morone. Dia 6, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626.


Instituto de Psicologia

Mestrado

- A constituição do superego feminino na teoria freudiana. Helena Maria Freire da Mota e Albuquerque. Dia 6 de maio, as 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183.


Faculdade de Direito

Mestrado

- O princípio do não-confisco. Fábio Brun Goldschimdt. Dia 7, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004.





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares