São Paulo, 09 de maio de 2002 n.959/02.




Ciclo de Estudos
homenageia educadora
da USP
Hoje (9), às 14 horas, na Faculdade
de Educação, acontece o
lançamento do livro Sombra e luz:
o tempo habitado, da professora
Beatriz Fétizon. O evento integra o
ciclo de estudos que homenageia
a educadora



Colóquio no Instituto de Física aborda Física Nuclear



Instituto de Biociências oferece curso sobre Biologia Molecular



Estação Ciência realiza palestra sobre a influência negro-africana na cultura brasileira




Destaques


Ciclo de Estudos homenageia a professora Beatriz Fétizon

Beatriz Camargo, do Usponline

O Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação (Cice), da Faculdade de Educação (FE) da USP, está promovendo neste ano o VII Ciclo de Estudos: Seminários sobre Cultura & Imaginário, que homenageia a professora Beatriz Fétizon. Como parte das programações do ciclo, nesta quinta-feira (9), às 14 horas, acontece o lançamento do livro Sombra e luz: o tempo habitado, de autoria da professora homenageada. Além do lançamento, haverá a apresentação do grupo Euterpe de música antiga, de Tatuí, São Paulo.

Sombra e luz: o tempo habitado é uma reunião da produção escrita de Beatriz Fétizon dividida em três partes: a primeira O homem e os dias  traz os textos de caráter filosófico nos quais reflete sobre o homem. A segundaO mito do trabalho  reúne quatro conferências, discutindo o trabalho como doador de sentido e sua relação com o homem. A última parte, Cadernos de muitas épocas, reúne suas poesias. O livro tem apresentação de Maria Cecília Sanchez Teixeira e Marcos Ferreira Santos, ambos da Faculdade de Educação, em dois artigos sobre a importância do trabalho da educadora.

Beatriz Alexandrina de Moura Fétizon nasceu em Tietê, São Paulo, em 27 de junho de 1929. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP formando-se em 1951. Paralelamente estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, porém sem concluir o curso. Entre os professores brasileiros que mais a influenciaram, Beatriz cita João Cruz Costa, Laerte Ramos de Carvalho e Lívio Teixeira, da Faculdade de Filosofia, e Miguel Reale e Basileu Garcia, da Faculdade de Direito. Entre os professores franceses: Gilles Gaston Granger e Martial Guérroult. Entre os anos de 1954 e 1955, foi bolsista do governo Francês por indicação do professor Martial Guérroult freqüentando na Sorbonne e no Collège de France os cursos do próprio Guérroult, de Gaston Bachelard e de Jean Piaget.

Professora aposentada, Beatriz Fétizon lecionou durante 35 anos. Participou das principais discussões para a reformulação do curso de Pedagogia e Licenciatura da Faculdade de Educação na década de 80. Ministrou aulas nos cursos de graduação e pós da FE, enfocando principalmente os fundamentos histórico-filosóficos, sociológicos, políticos, econômicos e pedagógicos da estrutura de ensino no Brasil.

Nos anos de 1984 e 1985, participou de um projeto do MEC de avaliação das universidades brasileiras, como integrante da comissão que elaborou o relatório sobre a USP, que posteriormente foi publicado no cinqüentenário da Universidade. Em 1984 foi publicada sua dissertação de mestrado Educar professores? Um questionamento dos cursos de licenciatura da Universidade de São Paulo. Dois anos depois, Beatriz defendeu sua tese de doutorado Subsídios para o estudo da Universidade de São Paulo.

O evento terá lugar no Auditório da Faculdade de Educação da USP, que fica na Av. da Universidade, 308, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-0232, com Solange; e-mail: marcosfe@usp.br; site: www.cice.pro.br




Cursos, seminários e palestras


Palestra sobre Linux

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o Instituto de Física (IF) da USP promove a palestra LINUX - Uma visão geral, que objetiva fornecer aos alunos de graduação da própria universidade noções sobre o programa. Os palestrantes são Everton Zanella Alvarenga e Cléber de Melo Muramoto, ambos formandos do curso de bacharelado em Física da USP. Serão abordados os seguintes temas: uso de programas matemáticos, gráficos, simulações, linguagem e editoração de textos (Latex), comunicação via rede, programação e outros.

O evento acontece no Auditório Abrahão de Moraes, sediado no próprio IF. O endereço é rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7159 ou e-mail eliane@if.usp.br. Site: http://www.if.usp.br

Física Nuclear

O Instituto de Física (IF) da USP promove quinta-feira (9) o colóquio Projeto Palletron-Linac: planejamento, construção e operação, ministrado pela professora Nemitala Added, que leciona na própria unidade. O objetivo é descrever o projeto do acelerador supercondutor (Linac) desde seu início, justificando a decisão inicial por essa configuração, até a instalação da infra-estrutura necessária para permitir sua operação. Também será feita uma apresentação da melhoria nos arranjos experimentais disponíveis nas linhas correlacionadas com o novo acelerador. O colóquio está marcado para as 18 horas no auditório IF, que fica na rua do Martão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114 ou e-mail lgimenez@if.usp.br. Site: http://www.if.usp.br

Biologia Molecular

O curso Fundamentos do método científico e da biologia molecular - módulo I, oferecido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP, está com inscrições abertas até 16 de maio. O objetivo do curso é trabalhar com os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de que os alunos dos cursos de biociências devem dispor para um melhor aproveitamento de suas atividades acadêmicas. Para isso serão reforçados os conhecimentos fundamentais de Genética, relacionando-os à Biologia Molecular e introduzidos conceitos novos de Biologia Molecular. No que diz respeito às habilidades, aprenderão utilizar diferentes técnicas de trabalho que promovam a aprendizagem significativa.

O curso acontecerá entre os dias 18 de maio e 22 de junho no Centro Didático do IB, que fica na rua do Matão, 303, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7538 ou e-mail ccexibio@edu.usp.br. Site: http://www.ib.usp.br/adm/ascom/cultura

Jornada Ilana Blaj

A professora Ilana Blaj, falecida há três anos, terá uma jornada em sua homenagem no próximo dia 16 de maio. A docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP foi figura muito engajada na difusão de novas idéias na sua área, como mostra a sua intensa participação na Anpuh e na Revista Brasileira de História. A jornada girará em torno da publicação de sua tese de doutoramento, intitulada "A Trama das Tensões", tese essa que é tida como grande contribuição para a historiografia da São Paulo colonial. A programação do evento trará mesas-redondas com a participação de professores da USP e da PUC-SP, instituição da qual Ilana Blaj também já foi docente. A Jornada Ilana Blaj acontecerá no Anfiteatro do Departamento de História, que fica na avenida Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3150, ramal 227

(Re) conhecendo a História da África

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (Neinb) da USP e a Estação Ciência promoverão nos dias 18 e 25 de maio, das 9 às 12 horas, a palestra (Re)conhecendo a História da África, ministrada pelo professor Carlos Serrano, vice-presidente do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA).

A importância deste evento é ressaltar a influência negro-africana na cultura brasileira, valorizando um continente historicamente relegado, cuja presença na cultura nacional manifesta-se cotidianamente. Destinada a professores de História, educadores e demais interessados, a realização da palestra foi uma solicitação do público presente na Estação Ciência em novembro passado, mês da Consciência Negra, quando o Neinb realizou um seminário sobre Educação e, dentro deste uma palestra sobre a África.

As inscrições antecipadas estarão abertas de 6 a 16 de maio e podem ser feitas pelo e-mail lucea@usp.br ou pelo fax (0XX11) 3032-9416. A Estação Ciência localiza-se à Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou e-mail renata@eciencia.usp.br




Agenda Cultural


Paulicéia Desvairada e a Semana de 22

Dia 16 de maio, às 20 horas, será apresentado no Teatro de Arena de Ribeirão Preto o espetáculo cênico musical Paulicéia Desvairada: os filhos da semana, cuja montagem fez parte da cerimônia de entrega dos prêmios do "Projeto Nascente" de 2001. O foco da peça são as antropofagias dos modernistas, concretistas e tropicalistas, que servem para as comemorações dos 80 anos da "Semana de Arte Moderna" protagonizada por Oswald Andrade, Mário de Andrade e Villa-Lobos, entre outros.

Paulicéia foi concebida por Augusto Francisco que assina também a direção geral. Os arranjos e a direção musical ficam por conta de Renato Primo e Camilo Carrara. A produção executiva é de Bertha Heller e a organização é de Dante Daniel e Mena Pires. No palco os atores e alunos da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA) da USP, Danilo Grangeia, Fábio Parpinelli e Joice Jane Teixeira. Os cantores são Adriana Capparelli, Chiris Gomes, Henia Villella e Marcelo Quintanilha. Os músicos são Alcione Ziolkowski (bateria), Caio Muniz (teclado), Camilo Carrara (cordas), Pedro Macedo (baixo), Ricardo Garcia (percussão) e Tiago Sormani (sax e flauta). No repertório músicas de Gilberto Gil, Villa-Lobos, Caetano Veloso, Tom Zé, Titãs e Arnaldo Antunes, entre outros.

O espetáculo será exibido no Teatro de Arena de Ribeirão Preto, que fica no Alto do São Bento. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX16) 602-3544 / 3538

Trovadores Urbanos na USP

Como parte das comemorações para o "Dia das Mães", a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP e a Nossa Caixa promovem a visita do grupo musical Trovadores Urbanos à USP. A apresentação acontecerá sexta-feira (10), às 12h30 em frente à Nossa Caixa.

Mais informações: (0XX11) 3091-4806




Teses e Dissertações


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- A Sé e os espaços públicos centrais. José Paulo de Bem. Dia 9, às 9h30.

- Arte no espaço urbano: contribuições de Richard Serra e Christo Javacheff na formação do discurso da arte pública atual. Sylvia Helena Furegatty. Dia 14, às 14 horas.

Doutorado

- MST: Habitats em movimento tipologias dos habitats dos assentamentos originários do MST nos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. Amadja Henrique Borges. Dia 10, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 23

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Quebrar e Kowazu: verbos de "destruição" em português e japonês à luz da semântica cognitiva. Grace Rie Okata. Dia 14, às 9h30.

- Generalização cartográfica digital. Uma aplicação metodológica. Lilian Thies. Dia 14, às 14 horas.

Doutorado

- Reforma do estudo e tendências de reestruturação temporal. Cenários contemporâneos do Rio Grande do Sul. Aldomar Arnaldo Ruckert. Dia 9, às 14 horas.

- Literatura e sala de aula: síncopes e contratempos. A agência discente e as literaturas de língua inglesa em cursos de licenciatura em letras. Vera Helena Gomes Wielewicki. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

- Um sistema de auxílio ao projetista de peças fundidas através da integração entre a técnica DFM e projeto auxiliado por computador. Alex Sander Chaves da Silva. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Avaliação da toxicidade oral aguda e subcrônica do extrato hidroalcoólico de Pothomorphe Umbellata L. Miq. Sônia Barros. Dia 14, às 9 horas.

Doutorado

- Síntese de diidropirimidinonas e de uma biblioteca de análogos da vancomicina. Paula Mascagni Gatti. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656 / 3657

Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

- A saúde do idoso em Maringá: Análise do perfil de sua Morbi-Mortalidade. Thais Aidar de Freitas Mathias. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7734

Faculdade de Direito

Mestrado

- Proteção aos Colaboradores da Justiça Lei 9.807, de 13.07.1999. José Roberto Rochel de Oliveira. Dia 15, às 9 horas.

- Revisão judicial dos contratos e os novos rumos do direito obrigacional. Antonio Celso Fonseca Pugliese. Dia 15, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

- Criação in vitro de Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae): aspectos nutricionais e bioquímicos. Silvia Monteil Gomes. Dia 15 de maio, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156

Instituto de Psicologia

Doutorado

- Preferência manual de micos-leões-de-cara-dourada e micos-leões-pretos: influências da postura e da tarefa. Vânia Haddad Diego. Dia 15 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares