São Paulo, 10 de maio de 2002 n.960/02.




Estudo analisa jornais de
países de língua portuguesa
Pesquisa avaliou o discurso dos
jornais de sete países de língua
portuguesa, relacionado a duas
entidades que congregam nações
onde o idioma é falado




Conferência Latino-americana de Promoção de Saúde e Educação



Ceuma promove o curso A Composição da Canção Brasileira



Medicina de Ribeirão Preto comemora 50 anos




Destaques


Pesquisa analisa discurso jornalístico de sete países de língua portuguesa

Ivanir Ferreira

Estudo realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP analisou o papel desempenhado pelos principais jornais de sete países de língua portuguesa, em relação ao surgimento do grupo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os resultados da pesquisa estão na tese de doutorado Lusofonia a sete vozes – o papel da imprensa na construção de espaços comuns, do jornalista Fernando Rui Tavares Ortet, de Cabo Verde, defendida em abril deste ano na ECA.

Para realizar sua pesquisa, Ortet viajou por Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé, Portugal e Brasil — países que compõem as duas entidades — e verificou, em arquivos, a abordagem dos noticiários e como os veículos de comunicação conduziram a opinião pública no período da constituição das duas organizações.

Os PALOP foi criado, em 1979, pelos governantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, após a independência da África portuguesa. Seu objetivo, segundo os jornais pesquisados, é ser um espaço de cooperação político-diplomática e de solidariedade. Os resultados da cooperação entre esses países, a aproximação com Portugal e Brasil e a progressiva configuração de espaços geopolíticos mundiais desencadearam fatores favoráveis para a criação da CPLP, em 1996.

A investigação foi feita nos periódicos A Voz Di Povo e Novo Jornal (Cabo Verde), Notícias (Moçambique), Jornal de Angola (Angola), Nô Pintcha (Guiné-Bissau), Revolução e Noticias (São Tome e Príncipe), Diário de Notícias (Portugal), O Estado de S. Paulo (Brasil).

Embora as duas organizações tivessem sido criadas por vontade política dos governos e das elites dos países envolvidos, Ortet lembra que os jornais, principalmente os da África Portuguesa, abriram espaço para reflexão e para uma abordagem mais ampla. "Os textos estavam alicerçados na existência de elos históricos, culturais, econômicos e sangüíneos, que ligavam seus povos".

Mito da fraternidade

De acordo com o jornalista, "os espaços reservados para divulgação das informações não encontraram explicações plausíveis no âmbito econômico e financeiro, a partir do qual o mundo moderno é compreendido". Ao contrário, na base contextual notou-se as marcas do mito da fraternidade, da religiosidade, assim como de vínculos artísticos e culturais existentes entre os povos lusófonos. Assim, era comum encontrar títulos que reforçavam essa idéia: "Presidentes dos países irmãos encontram-se em Luanda" (Jornal de Angola 9/06/79); "A longa caminhada pela solidariedade" (Voz Di Povo 28/06/79); "Jovens da CPLP querem aprofundar laços de cooperação" (Notícias 16/07/96). "A lusofonia estudada trata do desenvolvimento de uma intrincada malha de relações entre os países que falam a língua portuguesa, que ganha maior expressividade com a ressignificação de valores simbólicos culturais, históricos e sociais, a partir da criação das duas entidades", define o jornalista.

Para o orientador da pesquisa, o professor José Coelho Sobrinho, da ECA, a importância do trabalho se deu pela avaliação que se fez dos jornais antes e depois da constituição dos PALOP e da CPLP. Na época da criação dos PALOP, os jornais tratavam a lusofonia do ponto de vista dos governantes. No processo da construção da CPLP, houve uma mudança. As matérias passavam a atender aos interesses de uma sociedade mais diversificada. A defesa contou com a presença dos professores Brazão Mazula, reitor da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique, Cláudio Alves Furtado, chefe do Departamento do Instituto Superior de Educação de Cabo Verde, e Tito Cardoso e Cunha, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Mais informações: Fernando Rui Tavares Ortet, pelo email alfa_com@cvtelecom.cv




Cursos, seminários e palestras


Conferência Latino-Americana de Promoção de Saúde e Educação

A Oficina Regional Latino-Americana da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana de Saúde e a USP estão organizando o III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, cujo tema é: "Visão Crítica da Promoção da Saúde e Educação para a Saúde na América Latina: Situação Atual e Perspectivas".

O evento destina-se a profissionais de nível universitário, trabalhadores e estudantes interessados em promoção e educação para a saúde e melhoria da qualidade de vida da população, gestores de organizações governamentais, não governamentais e dirigentes e professores de ensino do fundamental, básico e superior. O objetivo é proporcionar a análise e o debate sobre os avanços da Promoção da Saúde e Educação para a saúde na América Latina, visando a identificação e o desenvolvimento de políticas e estratégias que conduzam à equidade social e melhoria das condições de vida e saúde. Os interessados em inscrever trabalhos poderão fazê-lo até a data de 31 de maio. O evento acontecerá de 10 a 13 de novembro de 2002 no Memorial da América Latina/Parlatino, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3079-6724 ou pelo site http://www.fsp.usp.br/cepedoc

Canção Brasileira

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promoverá nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho, às 20 horas, o curso A Composição da Canção Brasileira, que será ministrado pelo professor, músico e compositor Luiz Tatit.

O objetivo é apresentar a evolução da linguagem da canção brasileira no século XX a partir de seus processos de composição. Com destaque para as formas de compatibilidade entre melodia e letra criadas pelos autores que tiveram suas obras gravadas e veiculadas maciçamente pelo rádio e pela televisão. As quatro aulas serão assim divididas: "O percurso da composição"; "Melodia e letra na fala e na canção"; "Graus de proximidade sujeito/objeto na canção" e "Retomada do gesto oral como efeito de singularidade".

Serão concedidos descontos de 20% para estudantes e professores ativos e de 40% para aposentados e estudantes especiais. Além destes descontos, os estudantes interessados que apresentarem um comprovante de rendimento familiar de até seis salários mínimos pagarão somente 20% do valor do curso. Os sócios da Associação Amigos da Maria Antonia terão desconto de 50%. As inscrições para o curso já estão abertas, o preço é R$100,00 e as vagas limitadas.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815

III Semana da Educação

As inscrições para a III Semana da Educação: Desafios da Formação Docente no Século XXI encerram-se no dia 18 de maio. O encontro, que acontece de 20 a 24 desse mês, é promovido pela Faculdade de Educação (FE) da USP desde 2000, e tem por objetivo proporcionar aos alunos de graduação, de pós-graduação e dos demais cursos desta unidade, bem como aos professores e equipes técnicas da rede pública, um conjunto de conferências, mesas redondas, mini-cursos, oficinas e filmes a respeito de questões contemporâneas sobre educação. Neste ano, a proposta é fazer uma jornada sobre temas relativos à formação docente e seus desafios atuais, enfocando também questões sobre a cidadania e os novos veículos educativos. A entrada é franca. O evento será na FE, Av. da Universidade, 308, na Ciade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574, no e-mail narsouza@usp.br ou pelo site http://www.fe.usp.br/eventos/table.jpg




Agenda Cultural


Medicina Ribeirão comemora 50 anos

Dia 17 de maio de 1952, no extinto Cine Teatro São Jorge, o então Governador, Lucaz Nogueira Garcez, proferia a aula inaugural da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP). Esse ato foi o impulso para que a cidade tenha se tornado um dos maiores centros de ensino do interior do Estado.

Para comemorar o cinqüentenário desse ato, no dia 17 de maio, às 10 horas, a Unidade estará sediando uma sessão solene do Conselho Universitário da USP, com a presença do Reitor, Adolpho José Melfi, dos diretores das Unidades da USP, representantes dos professores, alunos e funcionários. Em seguida, no saguão do Prédio Central, será inaugurada uma exposição com Obras do Iberê de Camargo. São desenhos e pinturas de colecionadores da região.

No mesmo dia, às 21 horas, no Theatro Pedro II, na rua Alvares Cabral, a menos de 300 metros de onde ficava o Cine São Jorge (local da aula inaugural de 1952), haverá apresentação de Canto Lírico com Fernando Portari e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3256

Exposições sobre Zumbi dos Palmares

Até 19 de maio, na Casa da Cultura de Ribeirão Preto, acontecem as exposições Navio Negreiro e Batuque do Quilombro, ambas com entrada franca. Criadas originalmente para a Estação Ciência da USP, as mostras fazem parte do projeto "Em Torno de Zumbi", que contou com a apresentação de uma peça teatral e outras exposições pela cidade.

Na abertura do projeto, dia 25 de abril, houve a apresentação do Afoxé Omo Orunnmila e Madrigal Revivis, regido por Sérgio Alberto de Oliveira, que apresentou o concerto "Ode a Zumbi, Comandante Guerreiro", de José Gustavo Julião de Camargo. O coro e os maestros são ligados à Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Câmpus da USP.

Ainda como parte do "Em Torno de Zumbi", a Prefeitura Municipal está promovendo outras duas exposições. O Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), que fica na esquina das Ruas Barão do Amazonas e Duque de Caxias, montou a mostra paralela "Recortes Visuais em Torno de Zumbi", com os artistas radicados na cidade. Participam Adda Prieto, Cleido Vasconcelos, Cordeiro de Sá, Eurico Rezende, Fanca Cortez, Fernando Marzolla, Macalé, Paló, Valnei Andrade e Yolanda Cipriano. A exposição permanecerá até 14 de maio, e a entrada é franca.

Uma terceira exposição ligada ao tema acontecerá na cidade. O artista plástico Macalé mostra seus trabalhos no Centro Cultural do bairro Quintino Facci II, recém inaugurado na zona norte da cidade. Esta mostra também vai até 19 de maio, com visitação das 8 às 18 horas.

Visitas monitoradas para as mostras do MARP e Casa da Cultura podem ser agendadas pelo fone (0XX16) 636-1206.

Mais informações: (0XX16) 602-3530

FOB realiza exposição de carros antigos

Integrando o Calendário de Eventos comemorativos dos 40 Anos da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru (FOB) e dos 35 Anos do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP será realizada no próximo domingo (12), das 10 às 12h30, uma Exposição de Carros Antigos. A mostra conta com 10 carros que integram o "Clube de Carros Antigos do Centro Oeste Paulista", presidido por José Carlos Tosi. O clube tem três anos de existência, contando com 60 sócios de Bauru e região. A exposição é aberta à visitação da comunidade com entrada franca e será exibida no bolsão de estacionamento do Campus de Bauru da USP. Estarão expostos carros como: fordinho pé de bode, fuscas e romisetas. O médico José Carlos Tosi adianta que em agosto será organizada uma grande exposição de carros antigos, no Campus da USP de Bauru, com 300 automóveis.

Mais informações: (0XX14) 224-2115 ou 235-8385




Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Recepção de Flaubert na crítica literária brasileira. Alan de Oliveira Benfica. Dia 15, às 14 horas

- Entre teorias e prescrições o ensino de História nos periódicos educacionais paulistas na Primeira República. Fausto Henrique Homes Nogueira. Dia 16, às 14 horas.

- A urbanização da favela do autódromo, 1983 a 1986: decisão, ação e conflito. Maria Nelma Gomes Coelho. Dia 16 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Análises uni e multivariada na avaliação do estado nutricional de atletas de polo aquático feminino: enfoque em minerais. Eliane Teixeira Luz Mari. Dia 16, às 14 horas.

- Efeitos da exposição gestacional à fração aquosa da 'Ipomoea carnea' no desenvolvimento físico e neurocomportamental da prole de ratos. Aline Schwarz. Dia 16, às 14 horas.

- Estado pró-oxidante/antioxidante de pacientes infectadoe pelo HIV: influência da gravidade da doença e do estado nutricional do paciente. Maria Dorotéia Borges dos Santos. Dia 16, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656 / 3657

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Economia de energia em transportadores pneumáticos de sólidos. Paulo Roberto Barbosa. Dia 16, às 15 horas.

- Desenvolvimento de um sistema de monitoramento e supervisão para o processo de torneamento. Fábio Ferraz Junior. Dia 16, às 10 horas.

- Arquitetura do comércio varejista em Ribeirão Preto: a emergência e a expansão dos shopping centers. Fernando Garrefa. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235

Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

- Caracterização do efeito da jararagina sobre a produção e liberação de citocinas pró-inflamatórias em modelo murino. Patrícia Bianca Clissa. Dia 16, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Modelo conceitual de avaliação de desempenho das universidades federais brasileiras: um enfoque fundamentado no sistema de gestão econômica - GECON. Luis Paulo Guimarães dos Santos. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811

Faculdade de Direito

Mestrado

- Dissolução Parcial de Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada. Jacira Xavier de Sá. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

- Biodiversidade e ecofisiologia de fungos micorrízicos arbusculares em associação com bromélias. Beatriz Cristina de Matteo. Dia 17, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares