São Paulo, 13 de maio de 2002 n.961/02.




USP se integra à
Campanha do Agasalho
Participação da Universidade
incluirá 63 urnas para arrecadação
no campus da Capital. Este é o
primeiro ano que a USP participa
efetivamente da campanha




USP realiza o II Colóquio Internacional de Direitos Humanos



Seminário na FAU discute função social do arquiteto



Reitor indica o novo vice-diretor do MAC




Destaques


USP mobiliza todos os campi para a campanha do agasalho

Olavo Soares

A partir desta segunda-feira (13), a USP passa a integrar oficialmente a Campanha do Agasalho 2002, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Na Universidade, a coordenação da campanha ficará a cargo de Constantina Carmem Marotta Melfi, esposa do reitor da USP, Adolpho José Melfi. Sob o slogan "Abra seu coração e algumas gavetas também", a campanha tem seu término programado para o dia 25 de junho. A participação da USP também incluirá a elaboração de um site (www.usp.br/campanhadoagasalho) que possibilitará mais informações aos internautas sobre a campanha.

A campanha do agasalho de 2001 possibilitou a arrecadação de 450 mil peças somente na cidade de São Paulo. As doações beneficiaram 360 municípios e, novamente em 2002, a escolha das entidades privilegiadas ficará a cargo do Fundo Social, sob a coordenação de Maria Lúcia Alckmin, primeira-dama do Estado de São Paulo.

Este será o primeiro ano que a USP participará efetivamente da campanha. Nos anos anteriores, a Universidade foi um dos pontos de recolhimento de doações, mas em 2002 será a primeira vez que a fará parte da coordenação. No campus da Capital, caixas para recebimento de doações estarão em todas as unidades da USP, num total de 63 urnas. Os campi do interior — Bauru, Pirassununga, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba — também farão parte da iniciativa. A intenção, segundo Constantina, é "mobilizar toda a comunidade uspiana".

A USP foi convidada a participar da campanha juntamente com outras 52 entidades, como Polícia Militar, Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Polícia Civil, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Secretaria da Educação e Nossa Caixa.

Participação da comunidade USP

Segundo Constantina Melfi, a participação da USP será decisiva para aumentar o número de doações na Universidade em relação a 2001. Nos anos anteriores, destaca a coordenadora, "o membro da comunidade USP gostaria de participar mas não sabia como". Com a Universidade incluída oficialmente na campanha, todo a estrutura da Universidade poderá ser explorada.

Constantina ressalta o fato de a USP ser "uma potência dentro do estado". A USP é um universo com mais de 60 mil alunos e 4 mil professores, e sua participação pode ser decisiva na arrecadação de doações. As ações de marketing da USP, que incluirão a utilização de dois "out-doors" e cartazes pelo campus, visam "conscientizar os alunos e funcionários", como aponta a coordenadora.

Um dos meios para obter um grande número de doações da USP é explorar dois grupos de freqüentadores da Universidade: crianças e uspianos da terceira idade. A Escola de Aplicação da USP, que oferece ensino fundamental e médio, será um dos pontos de destaque da campanha. Constantina Melfi, ao visitar a escola, percebeu na garotada uma grande vontade de colaborar com as doações. A terceira idade estará representada pela Associação dos Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP. Este grupo, de acordo com a coordenadora, é um dos que mais mostrou disposição para ajudar com a campanha.

As urnas estarão colocadas nas unidades da USP até o fim da campanha, em 25 de junho. Para esta data, o departamento de Relações Públicas e Marketing da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP planeja um show para comemorar o encerramento da campanha.

Mais informações: (0XX11) 3874-6738 ou www.usp.br/campanhadoagasalho


USP realiza o II Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Marcelo Gutierres

De 13 a 24 de maio, a Faculdade de Direito (FD) da USP sedia o II Colóquio Internacional de Direitos Humanos, promovido pelo Consórcio Universitário pelos Direitos Humanos. O objetivo do evento, segundo a secretária executiva do Consórcio, Paula Lígia Martins, é fortalecer as entidades que trabalham com direitos humanos, "sobretudo as que estão em países em desenvolvimento." O encontro é divido em dois momentos. Pela manhã, acontecem as conferências; à tarde, formam-se os grupos de trabalho.

O II Colóquio conta com a participação de vários ativistas de direitos humanos e de entidades afins. "Há a presença de instituições estatais, de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e de Movimentos Sociais de várias partes do mundo", diz Paula Martins. Ela comenta ainda que os ministérios da Educação e da Saúde do Brasil mandarão seus representantes.

A secretária executiva ressalta que a participação não se restringe a de grandes instituições ou movimentos, como a Unesco ou Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por exemplo. "Contamos também com a presença de pequenas organizações de base."

O Consórcio Universitário pelos Direitos Humanos foi formado em 1998, quando do aniversário do cinqüentenário da Declaração dos Direitos Humanos. Ele é fruto de um acordo entre a Universidade de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade de Columbia, de Nova Iorque, EUA.

Embora as inscrições já tenham se encerrado, há a possibilidade de os interessados participarem como ouvintes. "Temos vagas remanescentes para a participação nas atividades da parte da manhã." Basta ligar para o telefone (0XX11) 3887-5706 ou pelo e-mail consorciodh@uol.com.br. A Faculdade de Direito da USP fica no Largo São Francisco, 914, Centro, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3887-5706 ou site http://www.consorciodh.org.br/index.html




Cursos, seminários e palestras


Tendências para 2010

O Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (PROFUTURO-FIA) realizará no próximo dia 16 de maio, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, o IV Seminário PROFUTURO 2002, que discutirá os resultados da pesquisa "A empresa do Futuro - organização e técnicas". Primeiro de uma série de três encontros programados para este ano, o evento abordará as principais tendências para os profissionais de áreas estratégicas das empresas. A preocupação estará focada no público consumidor, que torna-se cada vez mais exigente e, lentamente, aumenta seu poder aquisitivo e grau de instrução e informação.

O IV Seminário PROFUTURO acontecerá entre 14 e 20 horas na Sala de Congregação da FEA, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX111) 3819-0137 ou 3091-5848 ou e-mail profuturo@fia.fea.usp.br . Site: http://www.fea.usp.br/fia/profuturo

Função social do arquiteto

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, através do Laboratório de Habitação do Grêmio da FAU (LABHAB/GFAU), promove entre os dias 13 e 22 de maio, o Seminário Assessorias Técnicas: função social do arquiteto?. O evento discutirá os seguintes temas: Histórico e Apresentação dos Trabalhos das Assessorias Técnicas, com Ermínia Maricato (FAU); Assessoria e Relação com o Poder Público, com Wagner Germano (Cohab-SP); Pesquisa, Experimentação e Produção da Arquitetura, com Kaled Ghoubar (FAU); VISITAS, Manhã – Edifício Celso Garcia e Tarde – Multirão na Zona Leste; Projeto Participativo e Relação com Movimentos Populares; O Papel do Arquiteto na Transformação Social.

O seminário acontece das 18 às 20 horas, no Anfiteatro da FAU, sala 807, rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4853 / 4801

Sociedades Caboclas Amazônicas: modernidade e invisibilidade

Nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 9 horas, acontece o Ciclo de Palestras Sociedades Caboclas Amazônicas: modernidade e invisibilidade, promovido pelo Instituto de Biociências da USP. O evento contará com participação de estudiosos da Escócia e dos EUA. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do Ciclo. O encontro será no Anfiteatro Acadêmico da Administração do Instituto de Biociências da USP, que fica na Rua do Matão, travessa 14, 321, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações (0XX11) 3091-7538, no e-mail ccexibio@edu.usp.br ou site http://www.ib.usp.br/eventos/ib/ciclo.html

XV Jornada Odontológica

Entre os dias 15 e 18 de maio acontece a XV Jornada Odontológica, promovida pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. A Jornada integra este ano as comemorações dos 40 anos da FOB e os 35 do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP. O objetivo do encontro é reciclar o profissional de Odontologia com, cursos, palestras e workshops destinados ao profissionais da área. Há eventos gratuitos e, nas atividades pagas, os preços variam de acordo com a programação que o interessado desejar acompanhar. No dia 14, às 19h30, no salão nobre da faculdade, acontece a solenidade de abertura que contará com a presença de autoridades do Campus de Bauru e convidados. A FOB fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brizola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 235-8020 / 8385 ou site http://www.jornadaodontologica.com.br/index2.html




Agenda Cultural


Péricles Cavalcanti no Cantos do Som

O Projeto Cantos do Som, parceria entre o Instituto Martius-Staden e o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, dá prosseguimento ao ciclo de recitais que começaram no último semestre com duas apresentações de Péricles Cavalcanti, nos dias 20 e 22 de maio. Cantor, compositor e instrumentista, Péricles Cavalcanti começou a compor profissionalmente em 1973 quando sua primeira música, Quem Nasceu?, gravada por Gal Costa. Outras canções do compositor têm sido gravadas por Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Gal Costa, Arnaldo Antunes, Cássia Eller, entre outros.

Ele se apresenta dia 20, às 20h30, no Ceuma, rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque e dia 22, às 20 horas, no Auditório da Unidade III do Colégio Visconde de Porto Seguro, rua Itapaiuna, 1878, Morumbi, ambos na Capital Paulista. Nas duas apresentações, preços de R$ 5,00 e R$10,00.

Mais informações: no Ceuma, (0XX11) 3255-5538; no Colégio Visconde, 3151-6300

Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana de 13 a 19 de maio:

Especial I Institutos do Milênio, inédito. Institutos do Milênio é um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia criado para apoiar a pesquisa científica no Brasil. São 17 projetos considerados estratégicos para o País — seis deles, coordenados por pesquisadores da USP. O programa conta ainda com empréstimos do Banco Mundial e um investimento de R$ 90 milhões até 2003. Depois de várias reportagens serem exibidas foi montado um especial. Nesta série, serão exibidas as reportagens Astronomia, Fábrica do Milênio e Tuberculose. Terça-feira (14) à 1h30, 12h, 16h30 e 21h.

Coisas de mulher para todos VI. Na continuação da série Coisas de "Mulher para todos", uma parceria entre a TV USP e a ONG COMulher, dois vídeos. O primeiro, "Suspeitas e Faíscas" (Astibos y Destellos; Julia Barco, México), o erotismo é visto do ponto de vista feminino. É essa questão que a mexicana Julia Barco procurou desenvolver nesse vídeo-documentário, questionando se as mulheres seguem a mesma aprendizagem do sexo que os homens. Já em Link (Sarah Williams, Canadá), a única forma de expressão é a dança, enfatizada como característica de comunicação corporal. Sarah, além de diretora, é bailarina e coreógrafa, e criou um vídeo com ritmo e harmonia. Além das bailarinas, a própria câmera interage com o cenário, levada por sons da natureza e de música eletrônica. Quarta-feira (15) às 12h30, 17h, 21h e 1h30.

PGM, inédito. Nesta semana o programa exibe a matéria "Cinema e Vídeo nas Escolas", "Fitotério" e "Visita Monitorada".

"Cinema e Vídeo nas Escolas" retrata o Projeto Cinema e Vídeo Brasileiro nas Escolas. Um projeto sustentado por ONGs que visa introduzir em três escolas da periferia da Zona Leste um acervo de vídeos que retrata a história do cinema e do documentário brasileiro ao longo dos anos. Finalmente o cinema brasileiro será visto por aqueles cujas vidas ele retrata freqüentemente.

"Fitotério" fala do jardim da USP, 10 mil metros quadrados de plantas vivas, que são uma viagem a todas as partes do mundo. Juntas, elas servem como material de pesquisa a alunos e pós-graduandos do curso de Ciências Biológicas e outros departamentos.

"Visita Monitorada" para comemorar o Dia Internacional das Comunicações, a TV USP resolveu gravar a Visita Monitorada de alunos da quarta série da Escola de Aplicação da USP ao prédio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), em especial à TV USP. Mídia, criança e prática dentro do ensino são pontos discutidos na matéria. Quinta-feira (16) às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

Pilotis, inédito, sobre água. O programa aborda a crise de abastecimento de água, causas, conseqüências e possíveis alternativas para solucionar o problema. Entre os entrevistados, o engenheiro químico Gandhi Giordano, que fala da tecnologia de reaproveitamento da água, uma das maneiras de se evitar o desperdício. Quinta-feira (17) às 11h30, 16h, 20h30 e 1h.

Olhar da USP, inédito, fala da Bienal. A XXV edição da "Bienal Internacional de São Paulo" pode ser visitada até o dia 2 de junho de 2002 no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera. O Olhar da USP discutirá a escolha do tema Iconografias Metropolitanas, o aumento dos suportes tecnológicos nesta edição e os 50 anos de Bienal. Quinta-feira (17) às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

4X4 inédito sobre "Curas alternativas". A medicina alternativa tem tido nos últimos anos um grande crescimento no Brasil. Uma prova disso é que dois métodos que no passado eram considerados alternativos hoje já são reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina: a Homeopatia e a Acupuntura. Sábado (18) às 16h30 e domingo (19) às 21h.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol ou e-mail tvusp@edu.usp.br ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos


Instituto Oceanográfico (IO) da USP é o mais novo associado da FAO

O Instituto Oceanográfico (IO) da USP foi indicado pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) como associado nacional e será o responsável por incluir na base de dados Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts da Cambridge Scientific Abstracts (ASFA/CSA) a produção científica brasileira sobre o meio ambiente marinho, doce e salobre, incluindo aspectos sócio-econômicos e jurídicos.

O objetivo principal do ASFA/CSA consiste em difundir informações para pesquisadores de ciências aquáticas e pesqueiras. A referida base é distribuída em formato impresso, cd-rom e internet em três séries: Asfa 1 – Biological Sciences & Living Resources; Asfa 2 – Ocean Technology, Policy & Non-living Resources; Asfa 3 – Aquatic Pollution & Environmental Quality.

Os interessados podem enviar, na íntegra, produção científica de sua autoria ou de sua instituição para a biblioteca do IO, que fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-900. O referido material, editado no Brasil, composto de artigos científicos, teses, monografias, eventos (resumos expandidos), informes técnicos e administrativos será indexado no ASFA e deverá conter em seu texto: autor(es) e e-mail; título e palavras-chave em português e inglês; resumo: preferencialmente em inglês ou espanhol.

Poderão ser indexados resumos em português, francês, italiano etc., como segunda e terceira alternativa. Materiais já publicados que não estiverem de acordo com a formatação exigida, deverão ter anexados os dados solicitados.

Mais informações pelo e-mail asfa-br@ceres.io.usp.br

Reitor indica o novo vice-diretor do MAC

O professor Kabengele Munanga foi indicado ontem (9) pelo reitor Adolpho José Melfi para assumir o cargo de vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A indicação aconteceu a partir de uma lista tríplice elaborada pelo conselho do museu e encaminhada ao reitor na última segunda-feira (6). Também compunham a lista as professoras Beatriz Lage, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Helouise Costa, do MAC.

Natural da República Democrática do Congo (ex-Zaire), Kabemgele Munanga é vice-diretor do Centro de Estudos Africanos (CEA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, além de Professor-Titular do Departamento de Antropologia da mesma unidade. Kabengele Munanga naturalizou-se brasileiro em 1985 e desde então publicou inúmeros livros abordando assuntos relacionados à condição da população negra. Dentre suas publicações, destacam-se Estratégias e Políticas de Combate à Discriminação Racial (Edusp/Estação Ciência, 1996) e Rediscutindo a mestiçagem no Brasil (Editora Vozes, 1999). Munanga também organizou as obras Superando o racismo na escola (Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1999) e Cem anos de bibliografia sobre o negro no Brasil (Fundação Cultural Palmares, 2000).

A diretoria do MAC ainda não acertou uma data para a cerimônia de posse do novo vice-diretor.

Mais informações: (0XX11) 3091-3019 / 3027




Teses e Dissertações


Instituto de Psicologia

Doutorado

- Um estudo sobre a técnica na psicanálise: contribuições à metapsicologia da atenção flutuante. Sérgio Zlotnic. Dia 17, às 17 horas.

- AIDS, identidade e morte: estudo de mulheres que vivem com HIV/AIDS. Rosilda das Neves Alves. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Entre tampas e panelas. Por uma etnografia da cozinha no Brasil. Paula Pinto e Silva. Dia 17, 14 horas.

- Dialogismo e pluralidade cronóptico em 'O manual dos inquisidores' de Antônio Lobo Antunes. Elaine de Fátima Domingues Gomes. Dia 17, às 9h30

- As Naus: análise estilística de um romance dialógico. José Franscisco Rodrigues de Carvalho. Dia 20, às 10 horas.

- A construçãodiscursiva de identidades em editoriais jornalísticos: o MST e a nação. Eduardo Antonio Lopes. Dia 20, às 15 horas.

Doutorado

- Difusão de conhecimento sobre o meio ambiente na indústria. Elisabeth Zolksac. Dia 17, às 9 horas.

- Tudo o mais é paisagem: representações da natureza na cultura brasileira. Luciana Murari. Dia 17, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626

Faculdade de Direito

Mestrado

- Os direitos trabalhistas e a arbitragem. Iara Alves Cordeiro Pacheco. Dia 20, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

- Variações na retenção de CCA-A em estacas de Pinus após 21 anos de exposição em campo de apodrecimento. Viviane de Paula e Freitas. Dia 13, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156





Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares