São Paulo, 14 de maio de 2002 n.962/02.


Grupo de trabalho analisa
Plano de Metas da FFLCH

O grupo foi instituído para estudar
documento que, entre outras solicitações,
pede a contratação de 105 professores
para a FFLCH, que se mantém em greve há
duas semanas



Escola de Comunicações e Artes realiza
mesa-redonda sobre telenovelas


Política da Ciência é tema de palestra no ICB


Novo diretor do Instituto de Química toma posse




Destaques


Reitoria e FFLCH criam grupo de trabalho para estudar reivindicações

Ivanir Ferreira e Juliana Kiyomura Moreno

Foi aprovada, nesta quinta-feira (09), em reunião da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a constituição de um grupo de trabalho para analisar a proposta Plano de Metas. O documento, enviado à reitoria da USP em meados de abril, solicita a contratação de 105 professores para o período de 2002 a 2004.

O Plano de Metas foi elaborado pela FFLCH para atender às necessidades da unidade em relação a falta de professores e de infra-estrutura - reivindicações essas apresentadas pela greve de alunos, iniciada há duas semanas.

A Comissão de Claros Docentes da Reitoria já tinha dado um primeiro parecer ao documento e concedido a contratação de 12 docentes emergenciais. Essa organização é responsável pelo diagnóstico, política de concessão de vagas de professores da universidade e pela análise das solicitações encaminhadas pelas unidades. Integram a comissão o vice-reitor, os pró-reitores de graduação, de pós-graduação, de pesquisa e de cultura e extensão universitária, o coordenador de administração geral, o presidente da Comissão de Atividades Acadêmicas e o diretor do Departamento de Recursos Humanos.

O grupo de trabalho conta com representantes da FFLCH (dois professores e um aluno) e da reitoria (membros ainda não definidos). Eles irão analisar mais profundamente o Plano de Metas e avaliar a possibilidade da contratação dos 105 professores solicitados, mais a criação de recursos para reforma dos prédios e melhoria nas áreas de ensino e pesquisa. Segundo a professora Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick, assessora da Pró-reitoria de Graduação, a admissão de professores deve sair mais rápido do que as contratações feitas em processos comuns.

Origem dos problemas

A crise por falta de professores na faculdade tem sua origem em meados de 1995, quando o Congresso Nacional discutia a revisão das regras para aposentadorias de servidores públicos. O diretor da FFLCH, professor Francis Henrik Aubert, disse que, nesse período, houve uma aceleração significativa das aposentadorias, gerada pelo receio de perdas dos direitos adquiridos.

De acordo com o Plano de Metas, em 1989, com a autonomia das universidades públicas paulistas, a USP passou a receber parte do ICMS e também a pagar o salário integral de todos os aposentados, que hoje consomem 30% do orçamento. Em 1990, havia 442 professores na FFLCH e em 2000 esse número passou para 336 docentes. Entre os anos de 1994 e 1996, quando a crise se agravou, 54 docentes se aposentaram.

Esta realidade passou a ser sentida pelos professores, cujas aulas foram gradativamente se adaptando à queda do número de docentes. "Este é o meu trigésimo ano como professor aqui na USP. Tenho acompanhado altos e baixos, mas nos últimos anos observo uma situação diferente do que já experimentei ao longo de todo esse período", declara o professor de Literatura Brasileira, José Miguel Wisnik.

Em ambientes planejados para comportar no máximo 60 alunos, turmas de 110 são facilmente encontradas. Num esforço coletivo, estudantes tentam acompanhar as aulas sentados no corredor da sala ou em pé, amontoados na porta. "Eles convivem em salas superlotadas e com o constante ruído vindo das escadarias", conta Wisnik.

Aubert, por sua vez, reconhece que a falta de professores existe e há uma precariedade da qualidade do ensino dessa faculdade. "É impossível uma aula ser bem ministrada para essa quantidade de alunos."

"A FFLCH conta com cerca de 20 a 25% do total de estudantes desse campus e é a única que oferece todos os cursos também no período noturno, de forma que não poderia estar sendo tratada como uma faculdade de importância secundária", defende Osvaldo Coggiola, professor do departamento de História Contemporânea.

A unidade precisa, nesse momento, de um tratamento especial, explica Aubert. Mesmo com todas as dificuldades que vem passando, a faculdade é responsável por 1/8 do total de alunos de pós-graduação e 1/3 de todas as vagas noturnas oferecidas no exame vestibular da Fuvest. Mantém um elevado nível de excelência acadêmica, assegurando 16% das notas máximas (6 e 7) da USP na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no triênio 1998/2000.

Mais informações: (0XX11) 3091-4588




Cursos, Seminários e Palestras


Telenovela na universidade

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove nesta quarta-feira (15) a mesa-redonda A telenovela na universidade, com a presença dos autores Lauro César Muniz, Walter Negrão, Sílvio de Abreu e Maria Adelaide Amaral, todos da Rede Globo. Além dos autores, pesquisadores da USP participarão da mesa cujo principal objetivo é a discussão do cenário da telenovela no Brasil.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068 ou pelo e-mail eugenia@usp.br


Relação entre dor e trabalho

O Centro de Dor do Hospital das Clínicas (HC) da USP promoverá, entre os dias 16 e 18 de maio, o I Simpósio de Dor Crônica. O evento é coordenado por médicos responsáveis pela difusão de conceitos inovadores na área, como o das escolas de dor para capacitar física e emocionalmente o paciente para lidar melhor com as sensações dolorosas ou das abordagens em acupuntura para dores resistentes a medicações e outros procedimentos convencionais.

O médico Hong Jin Pai, pioneiro nessa abordagem no Centro de Dor do HC, falará sobre Acupuntura em Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). O programa educativo cognitivo comportamental na dor crônica, nome técnico da escola de dor, será descrito por sua introdutora, a médica Lin Tchia Yeng, no segundo dia do evento.

A relação entre ambiente de trabalho estressante e dor é outro tema destacado durante o simpósio. Consultores na área de medicina do trabalho e ergonomia, sanitaristas e psicoterapeutas vão expor as várias facetas dessa questão. Os prejuízos decorrentes do afastamento do trabalho por queixas de dor estão atualmente entre os temas mais debatidos internamente pelas empresas. O tempo médio de afastamento é de 60 dias, com custo/ano médio para as empresas no valor de R$ 45 mil a R$ 90 mil por empregado, de acordo com a condição de horista ou mensalista.

Mais informações: (0XX11) 3097-9626 ou 9233-9226, com Stella Galvão, ou 9931-8676, com Gustavo Shor


Seminários do Instituto de Física

O Instituto de Física (IF) da USP promove nesta semana as seguintes atividades:

- Fenômenos de poucos átomos em condensados atômicos, seminário ministrado por Tobias Frederico, do Instituto de Física do ITA. Terça-feira (14), às 17 horas.

- Cronobiologia, o que é e para que(m) serve?, seminário ministrado pelo professor L. Menna-Barreto, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Quarta-feira (15), às 14 horas.

- Solar Radio Emission and Plasma Mechanisms, seminário ministrado por Vinod Krishan, do Indian Institute of Astrophysics. Quarta-feira (15), às 14 horas.

- Projetos Genoma: o Brasil no Cenário Mundial, seminário ministrado pela professora Mariana Cabral de Oliveira, do Instituto de Biociências (IB) da USP. Quarta-feira (15), às 16 horas.

- Um equilíbrio delicado: Balanço de radiação atmosférico e efeito estufa global, colóquio proferido por Paulo Eduardo Artaxo Netto, do IF. Quarta-feira (15), às 18h30.

- Moléculas em meio líquido, seminário ministrado pelo professor Sylvio Canuto, do IF. Quinta-feira (16), às 10 horas.

- Dynamics of a Light Driven Molecular Motor, colóquio proferido pelo professor Peter Palffy-Muhoray, de Kent State University, USA. Quinta-feira (16), às 16 horas.

- Como está a formação dos graduandos do IF?, professor Luiz Carlos Gomes, do IF. Quinta-feira (16), às 17 horas.

- Teoria de campos, expoentes críticos e o segredo de Tostines, seminário ministrado pela professora Cristine Moura, da FGE. Sexta-feira (17), às 12h30.

- Liquid Crystal as Photonic Band-Gap Material, seminário ministrado pelo professor Peter Palffy-Muhonay, de Kent State University, EUA. Sexta-feira (17), às 12h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114 ou e-mail bifusp@if.usp.br. Site: http://www.if.usp.br


Política da Ciência

Dentro da programação Ciclos de Palestras, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, o professor Eduardo Moacyr Krieger fala sobre o tema "Política da Ciência". O encontro, dia 16, às 11 horas, no ICB, é aberto a todos. Não é necessária inscrição prévia. O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7720



Agenda Cultural


África do 3º Milênio

O Fórum África, Semana da África 2002, segue sua programação com a palestra "África no 3o Milênio", ministrada pelo professor Kabengele Munaga, do Congo, que é o presidente de honra do Fórum. Na oportunidade, ocorrerá um desfile de modas e ainda a exibição de vídeos africanos na Sala Jardel Filho. O evento, dia 21, às 18 horas, acontece no Centro Cultural de São Paulo, próximo ao Metrô Vergueiro, São Paulo. Entrada franca. O Fórum África é um evento que ocorre em diversos pontos da Capital Paulista até o dia 25 de maio.

Mais informações: (0XX11) 3815-2675 ou 6975-4028



Quadro de Avisos


Novo diretor do Instituto de Química toma posse

Quarta-feira (15), às 17 horas, toma posse como novo diretor do Instituto de Química (IQ) da USP o professor Hernan Chaimovich. A Cerimônia, que é aberta a todos, será na Sala do Conselho Universitário, que fica na rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402



Teses e Dissertações


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

- O poder local da prefeitura: traçando sua trajetória de investimento em habilitação social em São Paulo (1980-1999). Joseph Ozigbo Echefuna. Dia 20, às 14 horas.

- Os Modernistas na Pinacoteca o Museu entre a Vanguarda e a Tradição. Marcelo Mattos Araújo. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 23


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- O estudo do meio como instrumento de ensino de geografia: desvendando o Pico do Jaraguá para deficientes visuais. Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Senna. Dia 21, às 14 horas.

- A Assembléia Nacional Constituinte e o Regimento Interno. Sandra Gomes. Dia 21, às 14 horas.

- Interferência fonético-fonológica da língua indígina ( ataré-mawé) residual na língua portuguesa. Lucia Ines Freire de Oliveira. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Direito

Mestrado

- Da boa-fé no direito privado. Marco Antonio Zanelato. Dia 21, às 10h30.

- Regime de bens entre cônjuges. Deise Maria Galvão Parada. Dia 21, às 14h30.

- Investigação acerca dos valores morais associados à conduta de tráfico de drogas e do juízo moral de seus agentes. Silvio Luis Martins de Oliveira. Dia 21, às 9h30.

- A emissão de ruído e o uso normal da prosperidade no direito de vizinhança. Luciana Valverde Grinberg. Dia 22, às 15 horas

Mais informações: (0XX11) 3111-4004


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

- Lise de Lactococcus sp. e proteólise em queijos fabricados com ultrafiltração e microfiltração. Luciana Viriato Saboya. Dia 21 de maio, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado
- Quantificação de Aeromonas sp em amostras de ostras e relação com coliformes fecais e estreptococos fecais. Produção de enterotoxina e sensibilidade a antibióticos a partir das cepas isoladas. Luciane Gomes Maykot. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Psicologia

Doutorado

- Os bastidores de uma história: a expressão criativa de estagiários na prática do psicodiagnóstico interventivo. Dia 22 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares