São Paulo, 15 de maio de 2002 n.963/02.


Núcleo de Telenovelas da ECA
inaugura novas instalações
Após sete meses do incêndio que destruiu
todo o seu acervo, o Núcleo inaugura nesta
quinta suas novas instalações. Haverá uma
mesa-redonda com a participação de
atores e novelistas



Palestra no Instituto de Psicologia aborda
Fenomenologia Existencial


Mesa-redonda discute luta antimanicomial


Nova diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão
toma posse




Destaques


Núcleo de Telenovela da ECA comemora 10 anos e inaugura
novas instalações

Da redação, Agência USP

O Núcleo de Pesquisa de Telenovela (NPTN) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP comemora 10 anos e inaugura nesta quarta-feira (15), a partir das 10 horas, suas novas instalações no prédio do Departamento de Música da ECA. Depois de sete meses de um incêndio que destruiu todo o seu acervo, o NPTN retoma suas atividades contando com a doação de alguns equipamentos feita pela Rede Globo de Televisão.

A cerimônia de inauguração contará com a participação de alguns atores e novelistas como Lauro César Muniz, Maria Adelaide Amaral, Walter Negrão e Sílvio de Abreu, entre outros. Os autores participarão de uma mesa-redonda com pesquisadores de telenovela, na qual debaterão o tema A Telenovela na Universidade, num momento em que se inicia o projeto de pesquisa brasileiro integrado ao Eurofiction, Nações e narrações televisivas, o caso da telenovela brasileira no cenário internacional. O projeto é um estudo sobre ficção televisiva, identidade e interculturalidade, sob a coordenação da professora Maria Immacolata Vassalo Lopes. A solenidade será aberta ao público.

Criado em 1992, no Departamento de Comunicações e Artes da ECA, o NPTN começa a se recuperar após o incêndio ocorrido na madrugada do dia 2 de outubro do ano passado, que destruiu todo seu acervo. Os pesquisadores reagiram à completa perda de material lançando a campanha S.O.S. Telenovela, que tem por objetivo manter vivo o Núcleo e dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido, não só por seus coordenadores, mas principalmente pelo grande número de estudiosos desenvolvendo projetos centrados na investigação da ficção televisiva, envolvendo pesquisadores de vários níveis como da graduação, da pós-graduação e do pós-doutorado de diferentes regiões e países.

Desde outubro, os órgãos centrais da USP, a direção da Escola e os coordenadores do Núcleo vêm desenvolvendo esforços para obtenção de recursos e apoios que viabilizassem as condições materiais básicas necessárias à reativação deste centro de pesquisa. Apesar da adversidade da situação, do custo emocional decorrente da perda da produção acumulada, o Núcleo sobreviveu no conhecimento dos pesquisadores graças ao trabalho desenvolvido pela professora Solange Martins Couceiro de Lima, coordenadora geral do NPTN, nesse período dramático de sua história.

Nesse período, criou-se e se fortaleceu uma rede de solidariedade e parcerias importantes como a que se expressa com a doação feita pela Rede Globo à Universidade de televisores e videocassetes, indispensáveis ao reinicio das atividades, além do estreitamento de relações fundamentais para o bom andamento das pesquisas e compreensão do objetivo comum que une produtores e pesquisadores de ficção televisiva. O Banco de Dados da Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP também deverá colaborar doando todos as edições de jornais que antes eram recicladas ao NPTN.

A cerimônia de inauguração das novas instalações do NPTN acontece no Teatro Laboratório da ECA-USP, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, 215, na Cidade Universitária, a partir das 10 horas, com entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-4373 ou 9988-3138



Cursos, seminários e palestras


Fenomenologia existencial

No dia 17 de maio, das 12 às 14 horas, o Instituto de Psicologia (IP) da USP promove a palestra A Fenomenologia e a Questão da Técnica, com o professor da Unicamp, José Carlos Michilazzo. O objetivo é fazer uma apresentação e posterior discussão de diversos temas sob a ótica fenomenológico-existencial. A palestra é aberta a toda a comunidade USP e afins que se interessam pela problematização aberta pela fenomenologia, e a entrada é franca. O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco B, sala 20, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Oficina da Memória

Até o dia 22 de maio é possível se inscrever gratuitamente para a Oficina de Memória, curso voltado a pessoas com idade mínima de 70 anos. O objetivo é reunir moradores das imediações da rua Pedroso de Moraes para relatarem suas memórias da região. O promoção é da Biblioteca Infanto-Juvenil Álvaro Guerra e da Estação Memória. As inscrições são feitas, das 9 às 12 horas, na própria Biblioteca, Av. Pedroso de Moraes, 1919, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3031-7784


Luta Antimanicomial

No dia 22 de maio, o Instituto de Psicologia (IP) da USP sediará a mesa redonda Os sentidos do morar e a cidade: uma questão para a saúde mental, que faz parte da "Semana Nacional de Luta Antimanicomial". O evento contará com a participação de Domingos Azevedo (prefeitura municipal de São Paulo), Joaquim Guedes (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), Maria Inês Assunpção Fernandes (IP) e Miriam Chnaiderman (Instituto Sedes Sapientientiae). A professora do IP, Ianni Régia Scarcelli é a responsável pela coordenação das atividade e a promoção é do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso).

A mesa será realizada, entre as 14 e 17 horas, no Auditório Aurora Furtado, que fica no próprio IP. O endereço é Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco B, sala 20, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4148



Agenda Cultural


Cineclube Pandora

O Cineclube Pandora e a Estação Ciência da USP iniciam, a partir deste mês, um novo projeto que abre mais um espaço de exibição de vídeos com temática científica para a população. Os filmes serão exibidos às sextas-feiras, às 17 horas e aos domingos, às 16 horas, com entrada franca. A programação se inicia com a exibição do filme "Contato", de Robert Zenckis, nos próximos dias 17 e 19 de maio. "Viagem Insólita", de Joe Dante, será exibido nos dias 31 de maio e de junho, e "Matrix", dos irmãos Wachowski, será exibido nos dias 7 e 9 de junho. são os outros filmes que compõem o projeto.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou pelo e-mail info@eciencia.usp.br . Site: http://www.eciencia.usp.br




Livros, Revistas e Publicações


Nietzsche: Estilo e Moral

O livro Nietzsche: Estilo e Moral, de André Luiz Mota Itaparica, será lançado no próximo dia 22 de maio, na Livraria da Vila. O autor é aluno de doutorado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A Livraria da Vila fica na rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761



Quadro de Avisos


Posse da nova diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão

Acontece quinta-feira (16) a cerimônia de posse da professora Isabel Amélia Costa Mendes na função de Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. O evento terá lugar no Auditório "Profa. Dra. Emília Luigia Angerami", que fica na própria Escola de Enfermagem. O endereço é Av. Bandeirantes, 3900, Campus de Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3398




Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Momentos fletores negativos nos apoios de lajes formadas por vigotas de concreto protendido. Andrei José Merlin. Dia 23 de maio, às 9 horas.


Doutorado

- Um estudo da percepção de justiça e eqüidade, em aproveitamento hídricos, de grupos sociais do Pantanal Matogrossense - o caso da hidrovia Paraguai-Paraná. Janice Rodrigues Placeres Borges. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235


Instituto de Psicologia

Mestrado

- Retrato de um (des) encontro: camadas médias na escola pública. Débora Cristina Piotto. Dia 23, às 14 horas.

Doutorado

- A construção do conhecimento social: um estudo dos modelos organizadores do pensamento em sujeitos entre 8 e 14 anos. Maria Teresa Ceron. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

- O processo de institucionalização do Mercosul - a consolidação de uma nova arquitetura institucional para o Cone Sul. Roberley João Criniti Alves. Dia 23, às 14 horas.
- À luz do mar aceso: um estudo das relações entre memória individual e memória histórica em sinais de fogo, de Jorge de Sena. Orlando Nunes de Amorim. Dia 23, às 14 horas.
- "O Jardim Sem Limites", de Lídia Jorge: uma arqueologia da narrativa. Therezinha de Lourdes Coelho Zilli. Dia 23, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Direito

Mestrado

- O papel das ONGs - Organizações não Governamentais na formação do Direito Internacional do Meio Ambiente. Márcia Brandão Carneiro Leão. Dia 21, às 14 horas.

- Contratos de turismo: análise jurídica e a importância de sua regulamentação no Brasil. Maria Cristiana Ferreira Maciel Guimarães. Dia 23, às 14 horas.

- Imposto de renda: a tributação do ganho de capital na alienação de bens e direitos da pessoa física. Selma Morales Costa Neves. Dia 24, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares