São Paulo, 16 de maio de 2002 n.964/02.


Estudo explica as
muitas espécies de
plânctons
Teoria mostra como se dá a
multiplicação de diversas
espécies de plânctons,
comunidades de pequenos
animais e vegetais que vivem
nos oceanos




Sessão solene comemora 50 anos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto


Em São Carlos, encontro tecnológico sobre cabeamento estruturado e network


MAC debate globalização e reúne artistas




Destaques


Teoria explica a existência das milhares de espécies de plânctons nos oceanos

Antonio Carlos Quinto

Para melhor entender como se reproduzem os plânctons - comunidades de pequenos animais (zooplâncton) e vegetais (fitoplâncton) que vivem nos oceanos - o físico Celso Grebogi, professor titular do Instituto de Física (IF) da USP aplicou a teoria da dinâmica filamentar caótica em movimentação de fluidos, desenvolvida por ele no final da década de 90. "Pudemos entender, por exemplo, a razão pela qual pequenas populações de plânctons conseguem se reproduzir independentemente de outras, predominantes e em maior número", explica o professor. Segundo ele, a dinâmica de turbulência dos fluidos formam pequenas estruturas filamentares onde acontecem interações biológicas. E é justamente nessa situação que as pequenas populações de plânctons encontram condições para sua reprodução.

Nos oceanos há milhares de espécies de plânctons, fundamentais para as espécies marinhas. Cada uma predomina em alguns espaços mais que outras, dependendo de características como a temperatura e a profundidade. "Desta forma, haveria a predominância total de algumas espécies e a extinção de outras de menor quantidade", descreve Grebogi. Mas, segundo o pesquisador, isso não ocorre justamente devido à movimentação das correntes marítimas. "Estes movimentos vão gerar turbulências que irão formar o que denominamos de estruturas filamentares caóticas". Em 1995, o professor concluiu sua teoria matemática sobre a dinâmica de partículas imersas em fluidos. Em 1998, suas pesquisas evoluíram para o estudo das atividades biológicas que acontecem nestas estruturas. "No caso dos plânctons, quanto mais raro, maior torna-se a possibilidade de sua multiplicação. É o que podemos chamar de princípio da vantagem da raridade".

De acordo com o pesquisador, a teoria possui elementos para remover alguns paradoxos científicos. "Pudemos entender melhor como se dá, por exemplo, a remoção de poluentes na atmosfera. Com o movimento de turbulência as partículas também formam as estruturas filamentares que agem como catalisadores nas reações químicas", explica. "Há um processo de aproximação de moléculas que interagem e reagem quimicamente. É quando as moléculas mais pesadas que o ar acabam caindo da atmosfera formando as fuligens, por exemplo".

A dinâmica filamentar caótica também pode auxiliar na previsão mais precisa quanto à destruição da camada de ozônio que, segundo o pesquisador também ocorre por meio de reações químicas que são aceleradas devido à turbulência.

Renome internacional

Grebogi passou mais de 25 anos nos EUA, tendo lecionado na Universidade de Maryland. Esta sua pesquisa foi apoiada pela National Science Foundation, entidade financiadora de pesquisas básicas ligada ao governo norte-americano. Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP e possui trabalhos expressivos publicados em revistas científicas internacionais.

De 26 de agosto a 27 de setembro deste ano, Grebogi e os professores Tamás Tel, da Eötvös University, Budapeste, Hungria, e Zoltán Toroczkai, Los Alamos National Laboratory, de Los Alamos, EUA estarão coordenando o Seminário Internacional e Workshop Chemical and Biological Activity in Flows, que acontece em Dresden, Alemanha. "Trata-se de um evento marcado pela multidisciplinaridade onde serão abordados os aspectos químicos e biológicos da dinâmica dos fluidos", esclarece o professor. O encontro terá a presença de pesquisadores de todo o mundo e de diversas áreas, como Oceanografia, Biologia, Ciências Atmosféricas, Geofísica, Geociências, Física, Matemática e Genética, entre outras.

Mais informações: (0XX11) 3091-6846 / 6706; e-mail: grebogi@if.usp.br


Sessão solene comemora 50 anos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Da Redação, Agência USP

Nesta sexta-feira (17), às 10 horas, na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) acontece uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da criação da escola. Estarão presentes o Reitor da Universidade, Adolpho José Melfi, diretores das Unidades da USP, representantes dos professores, alunos e funcionários. Em seguida, no saguão do Prédio Central da FMRP, será inaugurada uma exposição com desenhos e pinturas de Iberê de Camargo. No mesmo dia, às 21 horas, no Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão, haverá apresentação de Canto Lírico com Fernando Portari e a Orquestra Sinfônica da cidade.

A aula inaugural da FMRP foi proferida pelo governador Lucas Nogueira Garcez em 17 de maio de 1952. A escola formou quase 4 mil médicos e tem 17 diferentes áreas de Pós-Graduação, que já deram títulos de mestre e doutor a mais de 2 mil profissionais. A FMRP foi responsável também pelo surgimento de várias instituições em Ribeirão Preto, como o Hospital das Clínicas e sua Unidade de Emergência, dois Centros de Saúde Escola, Núcleos de Saúde da Família, Hemocentro e o Centro de Medicina Legal (CEMEL). As comemorações do cinqüentenário começaram com a cerimônia de instalação dos novos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dia 27 de fevereiro, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Fonte: Boletim USP Ribeirão, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da USP de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX11) 602.3256, com Maristela



Cursos, Seminários e Palestras


Cabeamento Estruturado e Network

O Centro de Processamento de Dados (CPD) da Escola de Engenharia da USP de São Carlos, em parceria com a Klint Distribuidora Ltda, promove nos próximos dias 21 e 22 de maio o 2º Encontro Tecnológico de Cabeamento Estruturado e Network de São Carlos e Região. Para falar sobre o assunto, foram convidados os mais importantes fabricantes e integradores de rede.

O encontro, que será realizado no Anfiteatro da Escola de Engenharia a partir das 8 horas, é direcionado a administradores de redes de universidades, alunos de quarto ano das Engenharias de Computação, Eletrônica, Elétrica, empresas e órgãos públicos.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até sexta-feira (17) pelos sites http://www.cpd.eesc.sc.usp.br ou http://www.klint.com.br

Mais informações: (0XX16) 273-9276 ou pelo e-mail vando@sc.usp.br


Hidráulica e Saneamento

O Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia da USP São Carlos promove até junho a visita técnica do professor Robert Meroney, da Colorado State University (EUA). Durante este tempo, serão apresentados os seguintes seminários:

Convecção duplamente difusiva em escoamentos geofísicos, dia 17, às 16 horas;

Exemplos de validação dos modelos computacionais via modelagem física, dia 27, às 16 horas;

Modelagem numérica e física do escoamento e da dispersão em canyons de ruas de metrópoles, dia 29 de maio, às 16 horas;

Panorama da aerodinâmica da poluição do ar, dia 3 de junho, às 16 horas. Entre os dias 20 e 24 de maio acontecerá o workshop Computational fluid dynamics.

Mais informações: (0XX16) 273-9571


Plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove no próximo dia 27 de maio, a partir das 8h15, o workshop A cadeia produtiva de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos no Brasil. As atividades são direcionadas a produtores e empresários relacionados à área de plantas medicinais e produtos fitoterápicos, ou interessados em ingressar no setor. O workshop é dividido em dois módulos cujos temas são: "A cadeia produtiva de fitoterápicos: os pontos de estrangulamento. Problemas e propostas de solução" e "Avaliação da qualidade, segurança e eficácia de produtos fitoterápicos no Brasil". As inscrições custam R$ 100,00 para um dos módulos e R$ 160,00 para ambos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3658 ou pelo e-mail fitofar@usp.br


Jornada Cubana

O Programa de Pós-Graduação e Integração da América Latina (Prolam) da USP promove, nos próximos dias 21 e 22 maio, a Jornada Cubana, que será realizada no USP Oficina. O evento, aberto a todos os interessados, é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail prolamev@edu.usp.br. O USP Oficina fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 314, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3587 / 3589 ou 3815-0167. Site: http://www.usp.br/prolam



Agenda Cultural


MAC discute globalização e reúne artistas

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, reafirmando o seu papel como um dos pólos de cultura da Universidade, sediará na sexta-feira (17) o Encontro dos Artistas e na próxima segunda-feira (20) uma mesa-redonda com o tema Museus e Globalização: homogeneização comercial versus diversidade cultural. Hoje (16), toma posse o novo vice-diretor do museu, o professor Kabenguele Munanga, em cerimônia realizada no auditório do MAC às 16h45.

O Encontro dos Artistas inaugurará o projeto Encontro dos Artistas Contemporâneos com o MAC. No dia 17, o encontro terá início às 11 horas, sob a coordenação do professor Cláudio Tozzi e organização da Profa. Dra. Sylvia Pariz Campos. O evento será realizado no Auditório do MAC. Dentre outros, estarão presentes os artistas José Roberto Aguilar, Cassiporé Torres, Ivald Granato e Evandro Carlos Jardim. A intenção do encontro é fortalecer a aproximação entre o museu e os artistas.

A mesa-redonda Museus e Globalização: homogeneização comercial versus diversidade cultural será realizada pelo MAC como parte das comemorações do Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18.

Mais informações: (0XX11) 3091-3027 ou 3091-3028


Cinusp faz homenagem ao futebol

Na próxima semana o Cinusp inicia a mostra Futebol, que durante um mês exibirá filmes sobre o esporte mais popular do País. Confira a programação de 20 a 24 de maio:

A História de Todas as Copas (1983, vídeo, 85 min). Narração de Luiz Mendes. Paixão dos povos, alegria das massas, hoje como há mais de 70 anos. Esporte que, de quatro em quatro anos, nalgum lugar do mundo, faz o seu encontro principal reunindo as melhores equipes de sua época numa sensacional Copa do Mundo. Aqui temos alguns de seus melhores momentos. Dias 20 e 23, às 16 horas; dia 21, às 19 horas.

Todos os Corações do Mundo (1995, vídeo, 108 min). Narração de Antônio Grassi. Filme oficial da Copa do Mundo de 1994, nos EUA. Uma viagem pela emoção mostrando expressões dos seus protagonistas, dos torcedores nos estádios e nas ruas, dos craques em seus momentos de inspiração e concentração. Dias 20 e 24, às 19 horas e dia 22, às 16 horas.

Isto é Pelé (1974, vídeo, 75min). Direção de Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto. Um documentário histórico sobre os 18 anos de futebol do maior mito do esporte do Brasil e quiçá do mundo. Pelé fala de sua técnica e das grandes vitórias do futebol brasileiro de 58 até 74. O fenômeno Pelé é mostrado desde o seu surgimento, em imagens emocionantes. Os gols mais bonitos, os dribles mais sensacionais e as jogadas mais espetaculares. Dia 21, às 16 horas e dia 22 e 23, às 19 horas.

Uma História de Futebol (1998, 35mm, 20min). Direção de Paulo Machline. Elenco: José Rubens Chachá, Eduardo Santos, Magda Miranda, Tina Rinaldi, Andrea di Maio, Frederico Betcher, Anselmo Stocco. O melhor amigo de Pelé narra hoje a história de uma final de campeonato, quando os dois tinham nove anos de idade, em 1950. Dia 23, às 19 horas.

No dia 23, após a sessão das 19 horas, haverá uma mesa de debate sobre futebol. O Cinusp fica na rua do Anfiteatro, 181, Colméia, favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou pelo e-mail cinusp_prceu@recad.usp.br . Site: http://www.usp.br/cinusp



Quadro de Avisos


Nomeação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

A Sociedade Honorífica da FIERP "Pró-Sigma Theta Tau International" da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP será nomeada um capítulo oficial da "Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing". A cerimônia acontece no dia 17 de maio, no Auditório "Emilia Luigia Saporiti Angerami" da EERP.

A "Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing" tem mais de 300 mil membros em 423 capítulos em faculdades e universidades por todos os Estados Unidos assim como na Austrália, Brasil, Canadá, Hong Kong, Paquistão, Coréia do Sul e Taiwan. A Organização incentiva e patrocina a pesquisa, promove o desenvolvimento de lideranças e formação de acadêmicos em enfermagem. Os membros são selecionados por meio de convites que se estendem a alunos de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais de enfermagem que tenham se distinguido em atividades acadêmicas ou em atividades de liderança em enfermagem. Aproximadamente 151 líderes e alunos de enfermagem serão nomeados como membros nesta ocasião.

A EERP fica Av. Bandeirantes, 3900, Campus da USP, Ribeirão Preto e as atividades se iniciam às 15 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3393 ou pelo e-mail caaventu@eerp.usp.br



Teses e Dissertações


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Tradução anotada e comentada do "Dialogo di Pittura" de Paolo Pino. Rejane Maria Bernal. Dia 16, às 14 horas.

- O modelo político angolano: perspectivas. André de Oliveira João Sango. Dia 24, às 14 horas.

- Repertório de Identidade: música e representação do nacional em Mário de Andrade (Brasil) e Alejo Carpentier (Cuba) nas décadas de 1920-1940. Mareia Quintero Rivera. Dia 24, às 14 horas.

- Programa língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana. Ronaldo Assunção. Dia 24, às 14 horas.


Doutorado

- O mito de D. Sebastião em Almeida Faria. Aurora Gedra Ruiz Alvarez. Dia 24, às 9h30.
- Negócios de trapaça: caminhos e descaminhos na América portuguesa. Paulo Cavalcante de Oliveira Junior. Dia 24, às 9 horas.

- Os sinos dos mortos - poética e ideologia: Augusto Frederico Schmidt (poesia e prosa). Valdinei Dias Batista. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado
- Análise não-linear de pórticos planos, considerando os efeitos do cisalhamento no cálculo de esforços e deslocamentos. André Luís Lima Velame Branco. Dia 24, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9235


Instituto de Psicologia

Doutorado

- Vocalizações de longo alcance de Alouatta fusca clamitans e Alouatta belzebul belzebul: estrutura e contextos. Dilmar Alberto Gonçalves de Oliveira. Dia 24 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4183


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado
- Comportamento reológico do suco de cajá (Spondias mombin, L): influência da temperatura e da concentração. Mitzi Maria Martins Assis. Dia 24, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-3656 / 3657


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

- A produção habitacional solidária: o processo participativo na organização do espaço urbano e na produção da moradia através de procedimentos autogestionários. Maria Cristina Almeida Antunes. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 23


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Aspiração folicular em búfalas (Bubalus bubalis) por videolaparoscopia. Ana Karina da Silva Cavalcante. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7672


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

- Análise comparativa das atividades de fomento mercantil (factoring) no Brasil e na Itália e o reflexo na qualidade das divulgações das informações contábeis. Terezinha Maria Cavalcanti Cochrane. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares