São Paulo, 17 de maio de 2002 n.965/02.



Editoração da USP
comemora 30 anos

Ao completar seu
trigésimo aniversário, o
curso de Editoração da
ECA vem cada vez mais
formando profissionais
criativos e requisitados
pelo mercado




Projeto prevê regulamentação de docentes na USP



FEA tem inscrições para workshop sobre gerenciamento de projetos



Saúde Pública promove Dia Mundial da Saúde




Destaques


Curso de Editoração da ECA comemora 30 anos

Juliana Kiyomura Moreno

Este ano o curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está completando 30 anos. Considerado o pioneiro no Brasil nesta área, o curso foi criado em 1971 quando se iniciou um aumento na procura de profissionais especializados na seleção e edição de livros e periódicos, além de pessoas capazes de coordenar as produções da indústria fonográfica, que, naquela época, apresentava-se em franco crescimento.

Hoje, nota-se um aumento de escolas que o oferecem, mas a maioria volta-se para apenas alguns dos muitos aspectos que a editoração abrange. "Apesar de haver uma proliferação do curso, eles acabam enfocando a editoração eletrônica, o desenho gráfico e não a formação de editores com um olhar crítico. Para isso, o aluno precisa de uma formação muito mais ampla indo desde a parte humanística com aulas de literatura, criação de textos até a parte de marketing, que seria a recepção do produto pelo consumidor", diz Plínio Martins Filho, professor da ECA e diretor-presidente da Editora da USP (Edusp).

Desde o início do curso, os alunos de editoração da USP aprendem a entrar em contato com todos os passos envolvidos na produção de meios impressos (revistas, livros, etc).

A partir do quinto semestre, toda a parte teórica absorvida é aplicada na Com-Arte, editora-laboratório na qual os estudantes selecionam e publicam, depois de uma rigorosa seleção, obras de colegas e escritores ainda desconhecidos. Essas obras são agrupadas na série Primeira Impressão, que também conta com o projeto de ilustração de jovens artistas plásticos. "Na Com-Arte vemos desde o projeto gráfico até a divulgação, passando por edição de texto, gerenciamento administrativo e coordenação geral de todos os processos", comenta Eduardo Higasokei, aluno do terceiro ano.

Todo ano 15 alunos ingressam no curso. "Sabemos que são poucas vagas, mas a maioria acaba sendo absorvida pelo mercado, que hoje procura por editores qualificados", declara Martins Filho.

É na Com-Arte que surge a primeira oportunidade de emprego: os alunos que mais se destacam nos trabalhos da editora-laboratório são convidados a estagiar na Edusp. "Temos oito estagiários aqui e eles realizam as mesmas tarefas de um profissional já formado. Muitos deles são depois contratados e, mais tarde, vêm a ganhar prêmios por suas produções" orgulha-se o diretor-presidente da Edusp.

Com-Arte na Bienal do Livro

Com o apoio da Edusp e da Imprensa Oficial do Estado, a Com-Arte levou à 17a. Bienal Internacional do Livro 46 obras de seu acervo mais as publicações periódicas, como as revistas Artigo Definido e Quadreca.

O seu estande foi organizado pelos próprios estudantes, que também foram os responsáveis pela escolha das obras que seriam expostas. Foram levados desde livros de literatura infantil, ficções científicas até literatura de cordel. "Foi uma boa experiência para sentirmos o verdadeiro contato com o público a quem estamos dirigindo nosso estudo e nosso futuro", conta Danilo Nicolaidis, aluno do quarto ano.

"Com a Bienal, nossos discentes perceberam que existe espaço para todo tipo de literatura. O curioso é que uma das obras mais vendidas foram os cordéis, que têm uma leitura interessante e simples. Muitos de nós pensávamos que ela não seria muito vista, já que é tratada com preconceitos e descaso, mas o que percebemos é que, felizmente, aconteceu o inverso" lembra Martins Filho.

Para o próximo ano, alunos e professores esperam que haja um sucesso ainda maior desse primeiro contato e, para isso, buscam um ensino ainda melhor para o 31o. ano de existência do curso de Editoração da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-4154, na Edusp, ou 3091-4016, no Departamento de Editoração da ECA


Projeto do Governo prevê regulamentação de cargos de professores na USP

André Chaves de Mello, do Jornal da USP

O governador Geraldo Alckmin encaminhou, no último dia 9, um projeto de lei à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para a criação de 1.300 cargos de Professor Doutor e 400 de Professor Titular na USP. A iniciativa se baseia na Resolução nº 4.921, de 7 de maio desse ano, da Reitoria da Universidade, que decidiu criar esses cargos na parte permanente do seu quadro de pessoal.

Segundo o reitor da Universidade, Adolpho José Melfi, a medida não significa uma ampliação do número de vagas do quadro docente, mas sim uma forma de muitos professores que já atuam na instituição, contratados por meio de processo seletivo e não por concurso público, de entrar para o corpo docente fixo, sob regime de trabalho estatutário (do serviço público), o qual garante maior estabilidade e aposentadoria integral. "As mudanças nas leis previdenciárias fizeram com que muitos professores que atuam há anos na USP corram o risco de perder, no momento da aposentadoria, esses direitos", explica Melfi. "Na prática, esses novos cargos, que não são vagas, constituirão um mecanismo que permitirá a regularização estatutária, com a manutenção desses direitos e, também, de entrada para outros professores que queiram trabalhar aqui, na medida em que seu preenchimento será por meio de concurso público."

Entretanto, o reitor cita o fato de que, em programas anteriores criados para diminuir esse problema, cerca de 3 ou 4% dos ingressantes nesses cargos estatutários eram de fora da USP. "Isso ocorre porque, normalmente, os docentes que atuam aqui já têm uma série de experiências, que incluem a criação de projetos de pesquisa, publicação de artigos, orientação de alunos de iniciação científica, aperfeiçoamento, mestrado e doutorado e a participação em atividades de extensão para a comunidade, as quais contam pontos no momento de realização do concurso."

Para concorrer a uma vaga de professor doutor, o candidato precisa ter concluído o doutorado e, no caso dos cargos de professor titular, os interessados precisam ser portadores do título de livre-docente. Em ambas as situações, os títulos precisam ser reconhecidos pela USP. O cargo de professor titular é o último patamar da carreira universitária. Além de permitir a progressão dos docentes, que passam a ter funções mais complexas, o número de cargos desse tipo é referência para a constituição de diversos órgãos da USP, servindo de base no processo de fixação dos percentuais de representação docente, por categoria, nos organismos colegiados e, ainda, na organização da direção das unidades e da administração central da Universidade.

Atualmente, a USP tem em seu quadro docente muitos professores associados, cuja meta é chegar ao cargo de titular. De acordo com Melfi, muitos docentes nessa situação, com excelentes currículos de serviços prestados à sociedade, acabam se aposentando precocemente ou vão para outras universidades, particulares ou públicas (no caso dessas terem cargos de titular), o que representa uma enorme perda. "Esperamos que a medida seja um estímulo para a permanência desses professores, o que também vai ajudar na diminuição do impacto das aposentadorias precoces sobre o orçamento da Universidade." Segundo informações da assessoria de comunicação do governo do Estado de São Paulo, em abril o governador promulgou lei semelhante, que criou 690 cargos de Professor Doutor e 230 de Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



Cursos, Seminários e Palestras


Gerenciamento de projetos

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, está com inscrições abertas até o dia 24 de maio para o workshop Gerenciamento de Projetos: o papel do "project office". No evento serão discutidos os resultados de pesquisa e estudos de caso realizados pelos palestrantes junto a empresas instaladas no Brasil que já passaram por esta experiência. Serão abordados quatro tópicos: "Escritório de Gerenciamento de Projetos: Evolução, Conceito, Fatores motivadores para implantação, Benefícios esperados", "Papel, Funções, Modelos e Porte", "Fatores de Sucesso e Fatores Restritivos a serem considerados na implementação" e "Fases de Implantação". O workshop será realizado na Sala de Congregação da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5969 ou pelo e-mail npgctusp@edu.usp.br. Site: http://www.fea.usp.br/nucleos/pgt/index.html


Encontros Nietzsche

No dia 20 de maio, o Departamento de Filosofia da USP sedia mais uma edição dos Encontros Nietzsche, promovendo duas mesas redondas. A primeira delas, às 16 horas, promoverá uma discussão sobre "Tragédia, Transvaloração, Linguagem" e a segunda, às 19h30, abordará o tema "Além-do-homem, niilismo, interpretação".

Paralelamente aos debates, às 18 horas, acontece o lançamento de "Cadernos Nietzsche 12". As atividades, abertas a todos interessados, são gratuitas e não é necessária inscrição prévia. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, sala 113, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9673-2615


Dia Mundial da Saúde

No próximo dia 21, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promoverá a conferência Agita Mundo e Dia Mundial Contra o Tabaco, evento comemorativo ao Dia Mundial da Saúde. Além das palestras "Agita mundo" e "Aspectos Legais do tabagismo no Brasil", está programado um concerto musical no Saguão da FSP para marcar o encerramento das atividades. A conferência acontecerá no Anfiteatro Paula Souza, que fica na Av. Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira Cesar, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787 ou pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br



Agenda Cultural


Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana de 20 a 26 de maio:

Especial I - Institutos do Milênio II, inédito. Criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, os Institutos do Milênio apoiam a pesquisa científica no Brasil, com empréstimos do Banco Mundial. Ao todo, 17 projetos estão sendo desenvolvidos em pontos estratégicos do País. Seis deles são coordenados por pesquisadores da Universidade de São Paulo. Na série desta semana, as reportagens Amazônia, Polímeros e Imunologia. Terça-feira (21) à 1h30, 12h, 16h30 e 21h.

Especial II - Coisas de mulher para todos VII, inédito. Na continuação da série "Coisas de Mulher para todos", uma parceria entre a TV USP e a ONG COMulher, será exibido o filme "Enérgica Obsessão" (Burning Obsession; Jane Kubke, Canadá). O filme de Jane Kubke é uma crítica à obsessão que as mulheres norte-americanas têm pela perda de peso, na procura de um modelo de beleza ideal imposto pela mídia. Outra atração é "Uma Valsa pra Ela" (Mônica Sucupira e Tika Tiritilli, Brasil), que mostra um universo aberto, repleto de dúvidas e anseios sobre o corpo e a alma, que englobam sexo, amor e homossexualidade. Terça-feira (21) às 12h30, 17h, 21h e 1h30.

PGM, inédito. Nesta semana o programa exibe as matérias "Festival Plínio Marcos", "Estação Ciência", "Esporte e Talento", "Swing Time Rádio USP".

Na Oficina Cultural Oswaldo de Andrade acontece o Festival Plínio Marcos de teatro. Nessa matéria, um pouco sobre a obra desse autor, considerado por muitos como maldito.

A Estação Ciência mostra esta semana o Museu Itinerante, que explica os fatos históricos através do teatro. É uma maneira muito divertida de aprender e complementar o que se estuda em sala de aula.

O Cepeusp, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, oferece um serviço às crianças de baixa renda, para através do esporte buscar a educação: é o Projeto Esporte Talento. Através do esporte, as crianças ganham e aprendem a ter maior respeito e cidadania, podendo aumentar suas perspectivas de vida na sociedade, além de se divertir também.

O programa Swing Time, que transmite músicas das big bands, está fazendo 12 anos no ar na Rádio USP (93,7 FM), e com o mesmo locutor: Reynaldo de Souza. Para comemorar a data, um pouco deste trabalho em um boletim especial para o PGM. Quarta-feira (22) às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

Olhar da USP, inédito, fala sobre Nutrição. Por vivermos em uma sociedade cheia e horários e tarefas, nem sempre damos a atenção necessária aos nossos hábitos alimentares, perdendo muito da capacidade nutricional de nossas refeições. Para falar do assunto, as professoras Sonia Tucunduva Philippi e a professora Jocelem Mastrodi Salgado. Quinta-feira (23) às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

4X4 inédito sobre "Jogos". Qual a origem do jogo? Por que jogar? Fazer uma "fezinha" de vez em quando não faz mal a ninguém. Afinal, quem nunca sonhou em ficar rico da noite para o dia? Mas para muita gente esse comportamento pode se transformar numa doença, em que o prazer pela competição supera a noção do risco. Os jogadores compulsivos ficam horas jogando e só param quando o dinheiro acaba. Além de conseqüências como altas dívidas, essas pessoas também passam a sofrer com o isolamento social. Os jogos utilizados para fins educativos funcionam? Os videogames, jogos eletrônicos, são perigosos a ponto de estimular a violência? Para falar sobre o assunto, chamamos Maria de Lourdes Maciel, bióloga e especialista em Psicologia da educação cognitiva (PIAGET). Doutora em Psicologia da Educação e Professora Didática de Metodologia de Ensino e Prática de Ensino. Coordenadora da Brinquedoteca da UNICSUL. Maria Ângela Barbato Carneiro, Coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do BRINCAR e Professora de Educação da PUC-SP. Maria Magalhães T. de Oliveira, psicóloga e Coordenadora do Ambulatório de Jogos Patológicos, do Programa de Orientação e Atendimento (PROAD) do departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Marco Dimas Gubitoso, Professor de Matemática da USP. Apreciador de adventure games (jogos de aventura). Pretende estudar a eficácia desses jogos na alfabetização infantil. Sábado (25) às 16h30 e domingo (26) às 21h.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br.

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol ou e-mail tvusp@edu.usp.br ou site http://www.usp.br/tv


Documentário

Pela primeira vez na história da TV brasileira, um trabalho regular de alunos de graduação vai ao ar em horário nobre e em rede nacional. Cinco estudantes do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, orientados pelo professor Laurindo Leal Filho, realizaram um documentário em vídeo mostrando a experiência inovadora na área de tratamento psiquiátrico realizada pelo Serviço de Sáude Cândido Ferreira, em Campinas. Para contrapor-se a essa nova e positiva realidade, o programa mostra o relato de Austregésilo Carrano, que passou por uma série de agressões e maus tratos, internado indevidamente em hospitais psiquiátricos. Carrano e seu livro Canto dos Malditos inspiraram o filme Bicho de Sete Cabeças. O trabalho será apresentado neste sábado (18), às 21 horas, pela TV Cultura e demais emissoras integrantes da Rede Pública de TV em todo o Brasil.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068 ou 9608-8487, com o prof. Laurindo



Livros, revistas e Publicações


Ensino da Arte

No próximo dia 20 de maio, acontece o lançamento do livro Inquietações e mudanças no ensino da arte (Cortez Editora), organizado por Ana Mae Barbosa, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A obra originou-se a partir da série de cinco programas sobre Educação Artística apresentados pelo programa "Um Salto para o Futuro", da TV Escola (Educativa). Os textos foram escritos por alguns dos mais atuantes profissionais da área. Eles tratam de temas como multiculturalidade e multidisciplinaridade, tecnologias contemporâneas no ensino da arte e ensino da arte na internet. O lançamento será na Livraria da 25ª Bienal de São Paulo, que fica no Parque do Ibirapuera, Portão 3, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3864-0111



Quadro de Avisos


Flávio Fava de Moraes recebe título de Doutor Honoris Causa

No próximo sábado (18), o professor Flávio Fava de Moraes, ex-reitor da USP, receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. O evento faz parte das comemorações do centenário da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (Fecap) e acontecerá às 20 horas, no auditório Conde Honório Álvares Penteado na Av. Liberdade, 532.

No último dia 10, Flávio Fava de Moraes foi designado membro do Comitê Interministerial do Fundo de Infra- Estrutura pelo ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg. Esta comissão, formada por três representantes do Ministério da Educação, dois membros da comunidade científica, dois da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e três da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é responsável por coordenar os altos investimentos do Governo voltados às instituições públicas de ensino.

A presença de Fava no Comitê deve garantir a representação dos interesses da comunidade científica de São Paulo na melhoria, tanto da infra-estrutura de centros de pesquisa e ensino como aumentar a produção de projetos.

Mais informações: (0XX11) 3224-1710


Cruesp se reúne com Fórum das Seis

O Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) se reúne nesta sexta-feira (17), às 16 horas, com o Fórum das Seis para tratar da Pauta de Reivindicações. Este encontro dá continuidade à reunião do último dia 13, entre as Comissões Técnicas das Universidades e o Fórum.

A reunião terá lugar no Prédio da Fundunesp, que fica na Avenida Rio Branco, 1.210, Campos Elíseos, São Paulo.



Teses e Dissertações


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Consumo alimentar de azeite e vinho: realidade paulistana e as recomendações da dieta mediterrânea. Lídia Ramos Aleixo de Souza. Dia 24, às 14h30.


Doutorado

- Avaliação da qualidade da alimentação em abrigos. Cecília Vasconcelos Holland. Dia 27, às 14 horas.

Maiores informações: 3812-8107


Faculdade de Direito

Mestrado

- O resseguro internacional. Marcelo Mansur Haddad. Dia 21, às 12 horas.

- A teoria da impressão do direito do trabalho brasileiro. Milton del Trono Grosche. Dia 27, às 9h30.

- A lealdade processual no CPC. Maria Beatriz Amaral Santos Kohnen. Dia 27, às 9 horas.


Doutorado

- Reprodução assistida: filiação, controvérsias jurídicas. Raymundo Amorin Cantuária. Dia 23, às 9 horas.

- Constituição, criminalização e direito penal marítimo. Janaína Conceição Paschoal. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Bases hidrodinâmicas para processos de transferência de gases em colunas com difusores. Marcio Ricardo Salla. Dia 27, às 9 horas.
- Elaboração de carta de susceptibilidade à erosão das bacias dos rios Araraquara e Cubatão-SP, escala 1:50.000. Leonardo Luiz Lyrio da Silveira. Dia 27, às 9 horas.
- Aplicação de redes neurais artificiais para previsão de propriedades dos solos tropicais. Sandra Fabiana Rodgher. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

- Masora Parva comparada: comparação entre as anotações massoréticas em textos da Bíblia hebráica de Tradição Bem Asper em Isaías, capítulo de 1 a 10. Edson de Faria Franscisco. Dia 27, às 9 horas.
- O império das festas (o império divino e outras festividades católicas no Rio de Janeiro oitocentista). Valéria de Mendonça Macedo. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

- A luz natural na concepção arquitetônica de museus. Eunice Bonfim Rocha. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 23

 

Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava