São Paulo, 28 de maio de 2002 n.972/02.



Alunos da Terceira Idade
têm acesso à Astronomia
O IAG/USP está com inscrições
abertas para o curso Astronomia para
a Terceira Idade
. As aulas
acontecem nos dias 8, 15,
22 e 29 de junho



Encontro na FFLCH debate a História Oral


FEA promove curso sobre estratégia de atendimento em varejo


Companhia de teatro da ECA apresenta espetáculo a partir do dia 31



Destaques


Curso introduz astronomia para a terceira idade

Júlio Bernardes

Os cursos para a terceira idade oferecidos pela USP são uma oportunidade de aprendizado para pessoas que, muitas vezes, tiveram que se dedicar durante toda vida ao trabalho e a família, e aproveitam a aposentadoria para adquirir novos conhecimentos. Uma destas atividades é o curso Astronomia para a Terceira Idade, que será realizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP em quatro aulas nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho, das 10 às 12 horas.

"O público de terceira idade não freqüenta o curso por obrigação, mas por desejo de aprender. São pessoas interessadas e com muita curiosidade, fazendo com que as aulas excedam o horário previsto devido à quantidade de perguntas", relata o professor do IAG Enos Picazzio, um dos coordenadores do curso. "O objetivo é transmitir noções básicas de Astronomia e Astrofísica", explica. "Procuramos adotar uma linguagem simples, fazendo comparações com fatos do cotidiano dos alunos para explicar, por exemplo, os termos usados pelos astrônomos".

O curso está dividido em quatro tópicos: Fundamentos de Astrofísica, explicando como são obtidas informações científicas através da observação do espaço; A Medida do Universo, em que é dada uma noção das dimensões do cosmos, descrevendo os elementos fundamentais em sua estruturação, desde as nuvens de gás e poeira até os aglomerados de galáxias; Sistema Solar, descrevendo suas origens, os planetas o Sol e sistemas planetários externos; e Fundamentos de Cosmologia, sobre a situação atual da cosmologia, discutindo os modelos cosmológicos e as evidências que os sustentam.

As aulas contam com apresentação de audiovisuais e será distribuída uma apostila com os principais pontos do curso. Também está prevista uma atividade de observação astronômica noturna, cuja data será definida em função das condições meteorológicas. As inscrições estarão abertas até o final de maio e as aulas serão realizadas na sede do IAG, na Rua do Matão 1226, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-2710; e-mail carmo@astro.iag.usp.br


Cursos, seminários e palestras


Encontro debate história oral

O Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Associação Brasileira de História Oral promovem de 28 a 31 de maio o VI Encontro Nacional de História Oral. O objetivo é compreender a relação entre o tempo e narrativa, envolvendo novos conteúdos interdisciplinares, que esclareçam as interfaces da história oral, com os demais campos do conhecimento.

Segundo a coordenadora do evento, professora Maria de Lourdes Monaco Janotti, os fatos históricos passam a ser vistos e estudados a partir da inter-relação entre o passado e o presente. As experiências de novos personagens do mundo cotidiano são inseridos à pesquisa.

A abertura do evento será na casa de Cultura Japonesa (Av. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária) e as atividades acontecem na FFLCH, que fica na Av. Lineu Prestes, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3701/3732.

Estratégia em Atendimento no Varejo

Até o dia 14 de junho é possível inscrever-se no curso Estratégia em Atendimento no Varejo, oferecido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. As atividades ocorrerão entre os dias 17, 18 e 19 de junho e a taxa cobrada é de R$ 590,00 que deve ser paga no prédio da FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto 908- Sala G121.

O curso será ministrado no Prédio Centro de Treinamento (Rua José Alves Cunha Lima, 172, no Butantã), e o programa visa discutir maneiras de aprimorar o atendimento em loja, abordando estudos de caso, dinâmicas de grupo e aplicação de testes e exercícios. O conteúdo apresentado enfocará estratégias relacionadas aos recursos humanos, marketing de relacionamento e competência da negociação.

Mais informações : (0XX11) 30916045 – 38136467

Contra a pesca indesejável

O Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico(IO) da USP promove no próximo dia 3 de junho, às 17h30, o seminário Pescando melhor: o uso de dispositivos contra a pesca indesejável - alguns exemplos da Austrália, com Cristiana Damiano, da Unidade de Conservação Tecnológica Cronulla Fisheries Centre, NSM, Austrália.

O evento é gratuito e aberto aos interessados em geral, e acontece no Anfiteatro do IO que fica na Praça do Oceanográfico, 191, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-6541; E-mail: secrdob@ceres.io.usp.br, ou dellemos@usp.br



Agenda Cultural

 

TV Cultura apresenta série inédita

De 3 a 5 de junho, às 19h30, a TV Cultura apresenta a série BIOTA, composta por quatro episódios. Os vídeos, série de documentários sobre o Programa BIOTA/FAPESP, mostram o estágio atual das pesquisas enfocando a caracterização, a conservação e o uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo. BIOTA-FAPESP é o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo.

O primeiro episódio mostra o Instituto Virtual da Biodiversidade como mecanismo criado por pesquisadores de São Paulo para a implementação da Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada pelo Brasil durante a ECO-92 e ratificada pelo Congresso Nacional em 1994. Esta rede, que envolve cerca de 400 pesquisadores vinculados as cinco Universidades Públicas do Estado (USP, Unicamp, Unesp, UFScar & Unifesp), diversas universidades privadas, os Instituto de Pesquisa (I. Botânica, I. Florestal, I. Agronômico, INPE), Centros da Embrapa e diversas Organizações Não Governamentais, está conectada através do site http://www.biota.org.br/ e do Sistema de Informação Ambiental/SAI, http://www.biota.org.br/sia.

O segundo episódio mostra O caminho das águas, evidenciando o ciclo hidrológico e como as atividades antrópicas o influenciam. A Mata Atlântica ainda respira, terceiro episódio, mostra que, apesar da cobertura florestal do Estado ter sido significativamente reduzida, restam apenas cerca de 7%, sua biodiversidade é uma das mais ricas do planeta. O último, Os mistérios do Cerrado, por trás de uma aparente monotonia fisionômica guarda segredos como sua importância no reabastecimento do maior reservatório subterrâneo de água doce do país, o aqüífero Guarani.

Teatro sobre máscaras

A Companhia de Teatro Vate Katarse apresenta, a partir do dia 31, o espetáculo No buraco ou, o dia em que o mundo acabou. As apresentações serão realizadas no Teatro Ágora, localizado na Rua Rui Barbosa, 672, Bela Vista, São Paulo.

A peça conta a história de um homem que, com mais três pessoas, busca sair do buraco em que se encontra. A companhia Vate Katarse foi fundada em 1999, por ex-alunos da Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Mais informações: (0XX11) 3284-0290


Teses e Dissertações


Faculdade de Direito

Mestrado

- Crime de Usura. José Mendes Neto. Dia 6 de junho, às 10 horas.

- Princípios da culpa e a ruptura na dissolução da sociedade e do vínculo conjugal. Maria Éster Vianna Arroyo. Dia 6 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004

Faculdade de Odontologia de Bauru

Mestrado

- Análise perceptivo-auditiva da fala e avaliação videofluorocópica da posição da língua em fissurados de palato. Cristina Guedes de Azevedo Bento Gonçalves. Dia 6 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX14) 223-7720

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

- Uso de anticorpos monoclonais na seleção de antígenos lipopolissacárides (LPS) da cepa epidêmica B: 4P1.15 de Neisseria minigitidis B: imunização nasal. Ligia Maria de Castro Carvalho Coutinho. Dia 6 de junho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3667

Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava