São Paulo, 05 de junho de 2002 n.976/02.



Apoio a pais de criança com
câncer é fundamental

Estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão
Preto mostra que o acompanhamento
psicológico a pais de crianças com
câncer é uma forma eficiente de
lidar com a doença




Enfermagem oferece curso de capacitação para professores



Instituto de Psquiatria do HC inicia o projeto Cine IPq



Edusp promove o lançamento do livro Walter Benjamim - Tradução e Melancolia





Destaques


Acompanhamento psicológico para crianças com câncer

Ivanir Ferreira

Enfrentar o câncer na infância é angustiante para todos os envolvidos com o problema. Isso ocorre porque a criança está associada à vida e o câncer à possibilidade de morte. A doença lembra tratamentos fortes, traz limitações temporárias e muito sofrimento. Alguns estudos mostram que o câncer é a segunda causa de morte nos países desenvolvidos e a quinta no Brasil. Atinge 100 crianças em cada um milhão. "Mas é possível enfrentar a doença e preservar a qualidade de vida da criança", explica a psicóloga Luciana Pagano Castilho Françoso, autora da tese Vivências de crianças com câncer no grupo de apoio psicológico – estudo fenomenológico, defendida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.

Os pais, o paciente e todos os familiares devem receber um acompanhamento psicológico para lidar com a nova situação. Eles precisam integrar as alterações trazidas pela doença e pelo tratamento à rotina de vida familiar

Segundo Luciana, a escola também é um ambiente que faz parte do universo da criança e por isso deve acolhê-la neste momento difícil. "A própria equipe profissional que cuida da criança deve preparar esse espaço de acolhimento", recomenda. "Em nossa experiência, temos desenvolvido a reinserção escolar do estudante por intermédio de um programa específico, criado com esta finalidade. Uma assistente social e uma psicóloga realizam um trabalho informativo na escola, utilizando vídeos e livretos", conta.

As intervenções são integradas e realizadas considerando as necessidades de cada pessoa. O paciente recebe acompanhamento psicológico imediatamente após a confirmação do diagnóstico, por meio de psicoterapia de apoio ao paciente, aos pais e orientação aos irmãos.

As crianças sofrem muito com a descoberta da doença e os pais se angustiam diante da perspectiva de o tratamento não trazer os resultados esperados. Os avanços na medicina trazem índices de cura em torno de torno 70% , mas o câncer ainda é uma doença grave.

Tratamento

O tratamento é feito de acordo com o tipo de câncer e com seu tempo de evolução. Podem ser prescritas quimioterapia e radioterapia, isoladamente ou em conjunto, e cirurgias. Os efeitos imediatos ao tratamento (náuseas, vômitos e perdas de cabelos) limitam as crianças em suas atividades. Porém, quando os pais e os próprios pacientes são bem informados apoiados e acompanhados por uma equipe especializada, participam ativamente do tratamento, geralmente aceitando seus aspectos invasivos em função de seu potencial curativo.

A pesquisa de Luciana foi desenvolvida junto ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. O GACC é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve vários trabalhos relacionados ao câncer, entre eles o de intervenção psicoterapêutica com crianças em tratamento. Segundo Luciana, os benefícios desta intervenção mostram que apesar das dificuldades e do sofrimento causado pela doença, as crianças continuam vivendo sua infância de modo saudável quando recebem informações apropriadas e recebem apoio de seus familiares.

Mais informações: (0XX16) 9761-1188 e (0XX16) 632-2727



Cursos, Seminários e Palestras


Escola de Enfermagem oferece curso de capacitação a professores

De 24 a 28 de junho, a Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) estará oferecendo o Curso de Atualização Capacitação Docente para a Elaboração do Currículo por Competências - Módulo I: As bases conceituais do modelo. O curso destina-se a docentes da graduação e será ministrado pelas professoras Cilene Aparecida Costardi e Eliane Corrêa Chaves. Os objetivos são apresentar as bases pedagógicas do construtivismo e da abordagem por competências, analisar a aplicabilidade desses referenciais à luz das diretrizes curriculares da Enfermagem e identificar estratégias potencializadoras da implantação desse projeto na Graduação em Enfermagem. O programa será dividido em aulas formais, seminários e aulas práticas com exercícios, num total de 20 horas. A taxa é de R$ 200,00 e as inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 14 de junho. A Escola de Enfermagem fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 30667531 ou pelo e-mail scex@edu.usp.br


Curso de introdução ao Bonsai

O Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luís de Queirós (Esalq), da USP de Piracicaba, está aceitando inscrições para o Curso de Difusão Cultural Introdução ao Bonsai, ministrado pelo professor Ricardo Ribeiro Rodrigues e aberto ao público em geral. O curso começa neste sábado (8) e o programa visa divulgar técnicas e conhecimentos sobre a produção e manutenção de árvores miniaturizadas, cada vez mais populares no País.

As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas até o dia 8, na Secretaria do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq, que fica na Av. Pádua Dias 11, Piracicaba (SP), mesmo local do curso. Estão sendo oferecidas 30 vagas.

Mais informações (0XX19) 3429-4354 ou pelo e-mail : jchaddad@esalq.usp.br

 


Agenda Cultural


Cinema no IPq

O Núcleo de Estudos de Psicanálise do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, está iniciando o projeto Cine IPq, em que serão exibidos e debatidos filmes previamente escolhidos. A estréia será nesta quinta-feira (6), às 20 horas com a exibição de Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman.

Road movie de 1957, que também será exibido, retrata a viagem de carro de um médico de 78 anos, indicado para receber um prêmio por sua vida e obra científica. Durante o caminho, revê sua vida através de sonhos.O filme permite reflexões à luz de teorias psicológicas sobre o sentido da existência e o papel dos afetos, mesmo quando o intelecto é desenvolvido.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As exibições serão no Anfiteatro do Ipq, localizado na rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/n. 1.andar (dentro do complexo HC).

Mais informações: (0XX11) 3069-6576


Livros, revistas e Publicações


Walter Benjamin - Tradução e melancolia

No próximo dia 11 de junho, a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e a Livraria Cultura farão o lançamento do livro Walter Benjamin - Tradução e Melancolia de Susana Kampff Lages. A autora se concentra na obra de Walter Benjamin para estabelecer um diálogo com diferentes correntes interpretativas sobre a tradução, detendo-se em autores contemporâneos como Heidegger, Paul de Man e Haroldo de Campos.

O evento será na Livraria Cultura entre 18 e 21 horas, na Av. Paulista, 2073, térreo, loja 151 São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 32854033

 


Quadro de Avisos


Campanha do agasalho

A USP continua com sua participação da Campanha do Agasalho 2002, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Todas as unidades da Universidade estão com urnas para arrecadação de roupas. Até o momento, a campanha já possibilitou a arrecadação de 386 kg de peças. Na Universidade, as urnas estarão disponíveis até o dia 25 de junho.

Mais informações: (0XX11) 3091-4700 ou www.usp.br/campanhadoagasalho


Alfredo Bosi é nomeado vice-diretor do IEA

O professor Alfredo Bosi, titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi nomeado vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, posto que ocupará nos próximos quatro anos. Bosi exerceu anteriormente o cargo de diretor do Instituto, de 1998 a 2001, e é o editor da Revista Estudos Avançados. No momento também preside a Comissão de Ética da USP.

 


Teses e Dissertações


Instituto de Física

Doutorado

- Microbocais Sônicos de Diamantes. Suelene da Silva. Dia 6 de junho, às 14 horas.

- Cálculo de Integrais de Trajetória em mecânica estatística e teoria de campos através de técnicas variacionais. Cristiane Moura Lima de Aragão. Dia 6 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6091


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- Levantamento sorológico e pesquisa do vírus da doença de Newcastle em irerês migratórios, Dendrocygna viduata (Anseriformes: Anatidae), na cidade de São Paulo, Brasil. Cristiane Demétrio. Dia 10 de junho, às 14 horas.

- Morfologia das glândulas salivares submandibulares de Calomys callosus com sete dias e adultos jovens: estudo aos microscópios de luz, eletrônica de varredura e de transmissão. Keith Jimmy Gonçalves. Dia12 de junho, às 9 horas.

Doutorado

- A influência das fibras sensoriais sensíveis à capsaicina na produção de espécies reativas derivadas do oxigênio e do nitrogênio em ratos com endotoxemia. Maria Lucia Martins. Dia 7 de junho, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Modelagem de custos em sistemas de manufatura utilizando redes de Petri. Andrea Ribari Yoshizawa da Silva. Dia 10 de junho, às 14 horas.

- Resposta dinâmica dos reatores UASB (UPFLOW ANAEROBIC SLUDGE BLANKET) submetidos a cargas orgânicas e hidráulicas cíclicas - modelação matemática. Karina Querne de Carvalho. Dia 10 de junho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235



 

Escola de Enfermagem

Mestrado

- Prevalência de anemia em crianças e fatores de risco associados estudo populacional no Município de Itupeva, SP, Brasil. Rosali Maria Juliano Marcondes Montero. Dia 7 de junho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533

 

 

Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava