São Paulo, 21 de junho de 2002 n.988/02.


Células-tronco podem
recompor medula lesada
Técnica desenvolvida no Instituto de
Ortopedia e Traumatologia do
Hospital das Clínicas utiliza células-tronco
para recompor células de medula lesada




USP encerra campanha do agasalho


Campus de Bauru promove oficina de regência coral


Instituto de Psicologia oferece curso sobre educação




Destaques


Células-tronco podem recompor medula espinhal lesada

Olavo Soares

Uma técnica desenvolvida pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) da Faculdade de Medicina (FM) da USP aponta uma possível cura para lesões na medula espinhal. As lesões, cuja principal causa é a traumática, têm como conseqüência possível a paraplegia – mal que ainda não apresenta cura.

A medula espinhal é responsável pela transmissão de impulsos nervosos entre o cérebro e os órgãos do corpo humano, permitindo a mobilidade e a sensibilidade. Suas células, diferentemente do que ocorre em outros tecidos, não apresentam, por vários motivos, a capacidade de regeneração. Com isso, a medula pode não recuperar suas funções após uma lesão, ocasionando a perda dos movimentos e da sensibilidade.

O projeto de pesquisa proposto, coordenado pelo Professor Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho e pela Dra. Erika Barros, consiste na utilização de células-tronco para repor as células da medula lesada. As células-tronco, oriundas da medula óssea, estão presentes no indivíduo adulto e mantêm a capacidade de se diferenciar em outros tipos de células se necessário. Do paciente incluído no projeto serão mobilizadas e extraídas estas células que, após concentradas, serão reinjetadas no local da lesão. Espera-se que as células-tronco se diferenciem e recomponham a medula espinhal, reestabelecendo sua função.

O uso de células-tronco no tratamento da lesão medular é inédito. Em outros centros, os preparados destas células estão sendo testados para o tratamento de males como lesões cardíacas, infartos e a doença de Alzheimer.

Além de ser uma técnica inédita, ela tem outro fator de destaque. "Como usaremos células de uma mesma pessoa, não se corre o risco de haver rejeição", afirma Erika. Outro elemento que favorece o andamento da pesquisa é o sucesso em experiências semelhantes realizadas em animais, nos quais as células-tronco cumpriram a função que era esperada.

Apesar destes fatores, a doutora Erika adverte que não se pode criar falsas expectativas. "A pesquisa está apenas em sua fase inicial, e serão necessários anos para saber se estamos no caminho certo", comenta. Segundo a médica, o prazo mínimo para a observação de resultados positivos da técnica é de cinco anos.

Atualmente, o IOT selecionou 30 pacientes para serem incluídos no grupo de estudo. Sete destes já tiveram o preparado de células-tronco extraído do organismo, aguardando agora o processo da "reinjeção". Deste grupo do IOT, a paciente mais conhecida é a treinadora de ginástica Georgete Vidor, que se tornou paraplégica após um acidente automobilístico, em 1997.

Mais informações: (0XX11) 3069-6888

 

Show marca o encerramento da Campanha do Agasalho na USP

Olavo Soares

A USP comemora, nesta sexta-feira (21), a partir da 21 horas, sua participação na Campanha do Agasalho 2002, com o show Riso Solidário, no Velódromo do Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) da Universidade. O evento marcará o encerramento da campanha, que nesse ano teve pela primeira vez a USP como uma das entidades participantes.

Segundo Constantina Melfi, coordenadora da Campanha para a USP, o desempenho da Universidade foi "excelente". Os números demonstram esse sucesso: apenas no campus da capital a USP arrecadou mais de meia tonelada de roupas. Para a coordenadora, toda a Universidade se mobilizou na arrecadação das peças, mas um grupo se destacou: o dos universitários da terceira idade, que com sua Associação foi um dos principais colaboradores da iniciativa.

O sucesso da Campanha na USP é notável também pelo fato desta ser a primeira vez que a Universidade é uma das entidades que efetivamente participam da arrecadação. "Fizemos sem experiência, até meio sem saber como tocar o projeto", brinca a Coordenadora. Constantina Melfi aponta que o bom desempenho também serve como estímulo para a Universidade fazer parte da iniciativa no próximo ano.

O show da sexta-feira será comemorativo para o encerramento da Campanha na USP, mas as arrecadações permanecerão até a terça-feira (25), data formal de encerramento da Campanha do Agasalho.

A idéia do Show Riso Solidário é reunir artistas do Humor e da Música em uma apresentação que promoverá mais arrecadação de roupas. Os ingressos devem ser trocados por agasalhos antecipadamente no Centro de Informações da USP, localizado na entrada principal da Universidade.

Riso Solidário contará com a presença das bandas Língua de Trapo, Ambervision and The Night Drivers e Trimbo Zio (homenagem ao Zimbo Trio) e dos artistas Carlos Careqa, Maria Alcina, Mario Manga, Paulo Caruso e da dupla Jica e Turcão.

Mais informações: (0XX11) 3091-3121 ou 3091-3116



Cursos, Seminários e Palestras


Grupo Ruptura é tema de mesa redonda

Segunda-feira (24), acontece no Centro Universitário Maria Antonia a mesa-redonda A arte do grupo Ruptura. O evento terá a participação do crítico de arte Ronaldo Brito, da curadora Rejane Cintrão e do designer gráfico Alexandre Wollner, criador da identidade visual do Projeto Arte Concreta Paulista. O encontro será no Salão Nobre do terceiro andar do Ceuma, que fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações : (0XX11) 3255-7182

Oficina de Iniciação de Regência de Coral

A Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP está com inscrições abertas para a Oficina Iniciação de Regência de Coral. A Oficina é destinada à comunidade externa e uspiana que já exerçam atividade como regente de coral, seja em igreja, bairros ou comunidade e que têm interesse em desenvolver um treinamento teórico e prático. A oficina terá início em agosto e será ministrada todas às terças-feiras sob a coordenação da maestrina do Coralusp, Helena Marta Starzynski.

As inscrições poderão ser realizadas até julho no Serviço Social da PCAB, na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brizola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações : (0XX11) 235-8385

IP oferece curso sobre educação

De 25 de junho a 10 de julho, podem ser feitas as inscrições para o Curso Psicologia e Educação: Processos de Aprendizagem e de Escolarização oferecido pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP. O curso, que ocorrerá de 2 de agosto de 2002 a 18 de dezembro de 2003, é destinado a psicólogos, educadores e profissionais das áreas de saúde e educação que atuem junto à rede pública ou em instituições particulares. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e estão sendo oferecidas 60 vagas. O IP fica na Av. Mello Moraes, 1721, bloco "B", Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4172



Teses e Dissertações


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

- Estudo sistemático das aferências do núcleo motor do trigêmio. Marcelo Betti mascaro. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

- Qualidade da carne de bovinos Nelore (Bos taurus indicus) suplementados com vitamina. Angélica Simone Cravo Pereira. Dia 28, às 14h

- Exigências de proteína e energia líquidas para o ganho de peso de tourinhos das raças Nelore e Brangus alimentados com dietas com diferentes proporções de concentrado. Soraia Marques Putrino. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

- Método de sistematização e levantamento de dados para o estudo da relação de acidentes com as características geométricas da rodovia. Cynthia Perpétua Lotti. Dia 28, às 9 horas.


Mestrado

- Espaço e telemática: a reconfiguração espacial dos serviços bancários brasileiros. Andrea Paula Ferreira. Dia 28, às 14 horas.

- Método FD-BPM semivetorial de ângulo largo para a análise de estruturas tridimensionais utilizando a técnica ADI. Valtemir Emerencio do Nascimento. Dia 28, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava