São Paulo, 25 de junho de 2002 n.990/02.


Catálogo reúne Quadrinhos
do Brasil
Projeto do Núcleo de Quadrinhos
da ECA levantará todos os títulos
publicados no País. As informações
ficarão disponíveis na Internet




Na Faculdade de Medicina, curso de prevenção a doenças cardíacas


FFLCH tem inscrições para curso de Letras Orientais


ICMC de São Carlos promove worshop internacional




Destaques


Núcleo de Quadrinhos da ECA catalogará todas as revistas publicadas no Brasil

Da Redação, Agência USP

O Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos (NPHQ) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai organizar e disponibilizar pela Internet um catálogo com todos os títulos de HQs já publicados no Brasil. O software que armazenará as informações foi desenvolvido especialmente para o projeto, e os primeiros 400 títulos devem estar disponíveis ainda neste semestre no site www.eca.usp.br/agaque .

De acordo com o professor da ECA, Waldomiro Vergueiro de Castro, coordenador do núcleo, o catálogo será dividido por títulos e, quando estiver pronto, permitirá a qualquer internauta acessar o nome exato da publicação, datas do primeiro e último exemplar impresso, quantidade de números, editora e cidade. "Não existe nenhuma bibliografia nacional do quadrinho como a que estamos fazendo", afirma. "Quando possível, serão colocados dados complementares, como país de origem ou autores das histórias, além de uma reprodução da capa do primeiro número".

Os trabalhos de catalogação começaram há cerca de dois anos, em acervos particulares de professores do Núcleo e na própria coleção do NPHQ, que tem aproximadamente 3.600 exemplares. "Uma das metas do projeto é ajudar interessados no assunto, ligados a USP ou não, a vencer o desinteresse acadêmico, a escassez de informações e dar subsídios às pesquisas sobre Quadrinhos", relata Waldomiro Vergueiro. O cadastramento deverá prosseguir com o material existente em gibitecas e coleções particulares.

Fundado em 1990, o NPHQ reúne professores, pós-graduandos e graduandos de diversas áreas que se reúnem na ECA, na primeira sexta-feira de cada mês. Além das discussões sobre Quadrinhos, são realizados projetos como a coleção de livros Memória Viva do Quadrinho Brasileiro, com entrevistas de grandes desenhistas nacionais e a pesquisa qualitativa Leitura de Quadrinhos por Mulheres. Semestralmente são realizados os Encontros do Núcleo, com profissionais de renome internacional. O Núcleo também mantém um grupo virtual de discussões aberto aos interessados em participar, através do e-mail agaquel@listas.usp.br .

Fonte: Jornal da USP

Mais informações: (0XX11) 3091-4324



Cursos, Seminários e Palestras


Medicina oferece curso de prevenção de doenças cardíacas

Entre os dias 1º e 26 de julho estarão abertas as inscrições para o Curso para Leigos, oferecido pela Faculdade de Medicina (FMUSP) da USP. A atividade visa suprir as dúvidas mais comuns relacionadas à fatores de risco para as doenças do coração (diabetes, hipertensão e obesidade), além de abordar atividades físicas e um balanceamento alimentar que ajudam no combate de problemas cardíacos.

O evento ocorrerá dia 27 de julho no Anfiteatro e salas de aulas no 2º andar do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. O valor da inscrição é de R$ 30,00 e há 160 vagas disponíveis.

O HC fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – 2º andar – Bloco I, Cerqueira César.

Mais informações: (0XX11) 3069-5428 ou e-mails nutluciana@incor.usp.br (Luciana) e nutaris@incor.usp.br (Arismar)

Letras Orientais na FFLCH

O Departamento de Letras Orientais da Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está oferecendo o curso de Aramaico Bíblico, a ser realizado de 7 de agosto a 16 de outubro. As inscrições podem ser feitas de 1º a 6 de agosto e o curso é aberto a interessados em geral, com nível compatível a alunos que tenham cursado o Aramaico Bíblico I. A taxa é de R$ 45,00 e estão disponíveis 30 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645

Workshop em São Carlos

Até 8 de julho estão abertas as inscrições para o Workshop Internacional em Singularidades Reais e Complexas oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O evento, que começa dia 29 de julho, acontece a cada 2 anos e é oferecido pelo Grupo de Pesquisas em Singularidades de São Carlos. O objetivo principal deste 7º Encontro é promover a interação entre pessoas que trabalham nas áreas de Singularidades, Geometria Algébrica, Teoria da Bifurcação e áreas correlatas.

O workshop é gratuito. Av. Trabalhador São-carlense, 400 - São Carlos

Mais informações: (0XX16) 273-9146


Agenda Cultural


Noite de Talentos na Esalq

Nesta quarta-feira (26), às 20h30, acontecerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP o evento "Noite de Talentos" que será realizado pelo coral Luiz de Queiroz promovido pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária, seção de Atividades Culturais.

No programa, várias manifestações artísticas como canto, flautas doce soprano e contralto, piano, violão, gaita de foles, declamação, expressão corporal, exposição de quadros e trabalhos manuais e apresentação do Coral Luiz de Queiroz. O endereço é Av. Pádua Dias, n. 11. Piracicaba, São Paulo A entrada é gratuita

Mais informações: (0XX19) 3429-4485

Parque solidário conta com a participação da FAU

Na próxima sexta-feira (28), a partir das 14 horas, será realizada a atividade Parque Solidário, reunindo a exposição de trabalhos de paisagismo e urbanismo de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e comunidades de moradores do Jabaquara, Cursino, Cidade Ademar e Saúde.

O projeto integra a série programada do Consórcio Interuniversitário sobre Sustentabilidade Sócio-Ambiental Metropolitana (SUEP). Estão envolvidas no projeto as três universidades estaduais paulistas e a Carnegie Mellon University e a University of Pittsburgh.

O evento ocorrerá na Av. Miguel Stéfano, 4200- Água Funda, São Paulo e é aberto a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 5073-8599




Teses e Dissertações


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

- Modernização e Melhoramentos Urbanos em São Paulo: a gestão do presidente de província João Theodoro (1872-1875). Herta Franco. Dia 27, às 14 horas.

- Centralidades ou Periferias? Repensando o Papel dos Subcentros na Cidade de São Paulo. Maria Cristina da Silva Schichi. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688

Escola Politécnica

Mestrado

- Serviço ao cliente no processo logístico no contexto do relacionamento do elo industrial-varejo: um estudo na indústria de laticínios refrigerados. Jorge Luiz Veríssimo Pereira. Dia 26, às 9h30.

- A influência de obras viárias no valor do solo de imóveis urbanos inseridos no entorno - o caso da Av. Faria Lima em São Paulo. José Eduardo Silveira Pelozi. Dia 27, às 15 horas.

Doutorado

- Formulação das condições limites para utilização de ventilação primária e secundária nos sistemas prediais de esgotos sanitários de edifícios residenciais e de escritórios. Vera Maria Cartana Fernandes. Dia 27, às 14 horas.

- Estudo de propagação de fissuras arbitrárias no concreto utilizando o modelo reticulado da mesoestrutura. Wang Tai Kang. Dia 28, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Estudo das janelas laterais e a iluminação natural. Paula Silva Sardeiro. Dia 1 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235



Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava