São Paulo, 26 de junho de 2002 n.992/02.


CO da USP aprova criação
de novos cursos
O Conselho Universitário (CO) da USP
aprovou a criação de 3 novos cursos
para o vestibular 2003. A decisão significa
aumento de 195 novas vagas







Destaques


Conselho Universitário aprova novos cursos para o vestibular de 2003

Ivanir Ferreira

O Conselho Universitário (CO) da USP aprovou na tarde desta terça-feira (25) três novos cursos e mais 195 vagas que estarão disponíveis já no vestibular do ano que vem. Destas, 120 serão destinadas a novos cursos e outras 75 para cursos já existentes na Universidade.

Duas unidades do Interior foram contempladas para abrigar os novos cursos aprovados. A Escola de Engenharia de São Carlos terá o curso de Engenharia Ambiental, em período integral e com 40 vagas. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) passará a contar com o curso Bacharelado em Ciência da Informação e da Documentação, e Licenciatura em Química. Ambos terão 40 vagas (80 no total) e serão ministrados no período noturno.

Na mesma sessão do Conselho Universitário também foi aprovada a ampliação de vagas em três cursos já existentes. No campus da Capital, o curso de Bacharelado em Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), teve seu número de vagas ampliado de 80 para 90 (mais 10 vagas). No campus de São Carlos, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) terá 65 novas vagas, sendo 60 para Bacharelado em Ciências da Computação e 5 para Bacharelado e Licenciatura em Matemática.

No próximo dia 20 de agosto, quando acontecerá uma nova reunião do Conselho Universitário, a proposta de instalação do curso Ênfase Sistemas de Energia e Automação, da Escola de Engenharia de São Carlos deverá ser novamente analisada, que deixou de ser aprovada nesse encontro por uma indefinição quanto ao número de vagas. De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Sônia Penin, a proposta seguirá para as unidades envolvidas para novas análises e possível aprovação pelo CO. Ela informou que, caso o curso seja aprovado em agosto, também entrará para o vestibular de 2003.

"A criação destes cursos é muito importante porque mostra que a USP acompanha as novas demandas do mercado", declarou a pró-reitora, fazendo uma referência ao curso de Engenharia Ambiental, pioneiro em universidades públicas paulistas.

O Conselho Universitário da USP é composto por todos os diretores das unidades da USP, por representantes das congregações das unidades e representantes discentes e de funcionários.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220/3300


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava