São Paulo, 28 de junho de 2002 n.995/02.


Novos conceitos para a
crítica televisiva
Estudo analisa métodos e conceitos
utilizados por críticos do segmento. Novas
idéias acompanham as transformações
econômicas, sociais e tecnológicas




Esalq tem curso para prevenção e controle de doenças de cascos


Encontro debate critérios de avaliação de pesquisa da Capes


Universia tem nova seção sobre vestibulares




Destaques


Novos conceitos em comunicação estão em trabalho de crítico de TV

Marcelo Gutierres

Estudo realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP estabelece novos conceitos sobre a crítica televisiva brasileira. Na pesquisa Televisão objeto: a crítica e suas questões de método, realizada de 1997 a 2002, o jornalista e crítico de TV Eugênio Bucci volta sua atenção ao trabalho da crítica para suprir, no seu entender, "lacunas" em teorias e conceitos. "No exercício crítico sobre a Televisão, eu me deparava com problemas que a teoria, com a qual tive contato, não satisfazia", explica.

De acordo com o jornalista, as mudanças no contexto econômico têm influência imediata na produção televisiva. Com isso, algumas questões o acompanhavam na elaboração de um texto. "Em que termos se pode falar na integração do espaço público por meio da televisão? Que conceito é esse de espaço público? Qual a relação do espaço público com a comunicação?", indagava.

No trabalho essencialmente teórico, como o próprio autor define, duas noções são fundamentais: "a instância da imagem ao vivo" e "o telespaço público". O primeiro conceito não é simplesmente a imagem ao vivo, mas o lugar ocupado e posto por ela. "Não se trata de um lugar físico, é um lugar social", define Bucci. O jornalista denomina como "telespaço público" o resultado da integração promovida pela "instância da imagem ao vivo". "Ele está além dos espaços físicos públicos. É onde ‘integração social’ se realiza", explica o jornalista.

No dia-a-dia, a "instância da imagem ao vivo" é invocada preferencialmente pelo jornalismo. "Mas, está também presente no entretenimento, nos ‘reality shows’, nas transmissões de eventos esportivos", explica Bucci, ressaltando que "no 'telespaço público' se resolvem questões como a eleição no Brasil." Ele também cita como exemplo a legitimidade buscada pelos Estados Unidos para poder invadir o Afeganistão. "Enfim, é onde se resolvem questões de ordem global, nacional e local", define.

No "telespaço público", segundo Bucci, existe o sujeito do inconsciente que não domina conscientemente o processo comunicacional, ou seja, não há uma interação como acontece num diálogo. No entanto, algumas idéias existentes pressupõem a existência de um sujeito racional, capaz de interagir neste espaço público que, ao se comunicar, domina no plano da consciência as variáveis da comunicação. No "telespaço público", segundo Bucci, isso não ocorre. "Nele há o sujeito do inconsciente, que não domina conscientemente o processo comunicacional."

A partir disso, o jornalista investigou o uso de certos conceitos de modelos teóricos na crítica televisiva. "Precisei entender em que termos nós podemos falar em comunicação e linguagem, já que existe um sujeito que não tem domínio consciente do processo comunicacional", constata. Assim, Bucci percebeu que o "telespaço público" se põe em grande parte como uma categoria do imaginário e também exerce uma função simbólica. "Ele também proporciona à sociedade funções de ordenamento, de nomeação, de simbolização das coisas."

Para exemplificar, ele cita a integração nacional brasileira sob a Ditadura Militar por meio da televisão. "Ela se deu fundamentalmente como uma operação no imaginário, que trabalha com os repertórios de imagens, de signos e de significações próprias da ordem do imaginário."

Por fim, percebeu que esse imaginário não é produto da cultura ou dos processos culturais, mas foi apropriado pelo capital na forma de uma "superindústria". "O capital já não é apenas um processo de fabricação e circulação de mercadorias, mas de fabricação e circulação da imagem da mercadoria, que em si mesma se transformou em mercadoria. A mercadoria circula cada vez mais por meio de sua imagem."

"O capitalista se dedica a fabricar significações. E a publicidade é uma parte do processo", afirma. Para Bucci, ela é a confecção de proposições de significações que só se realizarão com a compra de espaço nos chamados meio de comunicação, que não é outra coisa senão a compra do olhar social. "O anunciante não compra tempo nos meios de comunicação, ele compra o olhar social, a audiência. Só que não remunera este olhar. É remunerado indiretamente por um escambo: troca entretenimento por olhar."

Mais informações: (0XX11) 3873-4763



Cursos, seminários e palestras


Extensão na Esalq

O Serviço de Cultura e Extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, oferecerá, de 2 a 4 de julho, o Curso de prevenção e controle de problemas de cascos em bovinos. O objetivo é oferecer treinamento e atualização sobre prevenção e controle de doenças de cascos. As inscrições podem ser feitas até o dia de início do evento, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 200,00. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604 ou agrohoje@esalq.usp.br

Palestra sobre Divulgação Científica na Estação Ciência

A Estação Ciência receberá nos dias 4, 5 e 6 de julho, a professora Julia Tagueña Parga, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). A professora proferirá nestes dias uma série de palestras:

No dia 4, às 16 horas, Treinamento dos anfitriones (estagiários) no Museu Universum.

No dia 5, às 16 horas, O Museu Universum da UNAM.

Dia 6, às 16 horas, Popularização da ciência na América Latina: a RedPop.

Todas as palestras são abertas aos interessados e terão entrada franca. O endereço da Estação Ciência é Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou pelo e-mail info@eciencia.usp.br

ICB debate critérios de pesquisas

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza no dia 2 de julho, às 11 horas, a conferência Critérios de avaliação de pesquisa da Capes. Para debater o tema, foram convidados os professores João Batista Calixto e Luís Carlos Travassos, representantes do comitê de avaliação biológica I e II da Capes.

A conferência terá lugar no auditório rosa do Edifício IV do ICB, localizado na Av. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7720



Quadro de Avisos


Nova seção sobre vestibulares no Universia

O site Universia Brasil (www.universiabrasil.net) conta com uma nova seção sobre vestibulares. Nesta página, o internauta encontra prazo de inscrição, data de provas, gabaritos de exames e outras informações sobre os vestibulares das universidades participantes do portal, como a USP.

Mais informações: mnascimento@universia.net



Teses e Dissertações


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado
- A gestão das competências organizacionais em empresas da cadeia de valor para provimento de telefonia celular de 3ª geração (3G). Sandro Márcio da Silva. Dia 4 de julho, às 9h30.

-Determinantes do comportamento fiscal dos estados brasileiros. Ricardo Botelho. Dia 4 de julho, às 10 horas.

Doutorado

- Conceitos de mensuração e conceitos de avaliação de desempenho: a teoria versus a prática em empresas brasileiras. Jaime Crozatti. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5811

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

- Estudo sobre a utilização de algumas normas da série ISO 14000 na gestão ambiental municipal. Elias Takeshi Matsuo. Dia 5 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

-Análise do proteoma do fluido intercelular de raízes de cana-de-açúcar colonizadas por Glomus clarum. Simão Lindoso de Souza. Dia 1 de julho, às 14 horas.

-Regeneração in vitro de embriões de Cocos nucifera L. Vanda dos Santos Silva. Dia 1 de julho, às 14 horas.

-Atividade microbiana e diversidades metabólicas e genética em solo de mangue contaminado com petróleo. Juliano de Carvalho Cury. Dia 2 de julho, às 8 horas.

Doutorado

- Similaridades entre solos coesos e hardseting: caracterização do comportamento físico. Neyde fabíola Balarezo Giarola. Dia 1 de julho, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3417-2116

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

-Planejamento, síntese e avaliação biológica de novos devidados da mefloquina. Maité Iyarreta Veitía. Dia 15 de julho, às 9 horas.

Maiores informações: 3091-3668

Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava