São Paulo, 02 de julho de 2002 n.997/02.


Mater recebe prêmio
por excelência
Maternidade gerida pela Fundação Sinhá
Junqueira em parceria com a USP acaba de
receber do Ministério da Saúde o Prêmio de
Qualidade Hospitalar na categoria estadual




PROVAR divulga pesquisa sobre impulso do consumidor na hora da compra em supermecados


Em Bauru, workshop sobre imunonutrição


Cepeusp tem programa de atividade física para asmáticos




Destaques


Atendimento e qualidade colocam Mater entre as três melhores do estado

Da Redação, Agência USP

A Maternidade do Complexo Aeroporto (Mater), hospital gerido pela Fundação Maternidade Sinhá Junqueira em parceria com a Faculdade de Medicina (FMRP) e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP, recebeu o Prêmio de Qualidade Hospitalar na categoria Estadual, concedido pelo Ministério da Saúde. O Ministério realiza a premiação após a avaliação dos hospitais nos seguintes critérios: análise dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), instalações físicas e equipe de trabalho. Denúncias recebidas contra as instituições também refletem na pontuação.

O Ministério divide o prêmio em duas categorias: Nacional, concedido às dez instituições com a melhor pontuação no país, e Estadual, para as três melhores do estado, excetuando-se às recebedoras do prêmio na categoria Nacional. Além da Mater, receberam o prêmio em São Paulo o Hospital Geral de Diadema e o Hospital Universitário de Rio Preto. O Hospital das Clínicas da FMRP foi um dos vencedores da categoria Nacional do prêmio.

A FMRP e a EERP são as responsáveis pela coordenação dos serviços de enfermagem, assistência obstétrica e neonatologia da Mater. Graduandos e residentes participam da parceria, que inclui um curso de especialização em enfermagem obstétrica e neonatal, com duração de dois anos e bolsas concedidas pela Fundação Sinhá Junqueira. A professora Maria José Clapis, da EERP, ressalta a importância da parceria para os estudantes: "para o aluno, é como se fosse uma residência, pois o enfermeiro trabalha em tempo integral".

A Mater é responsável por um terço dos partos realizados pelo SUS em Ribeirão Preto, atuando em casos de baixo risco. O trabalho preventivo do hospital garantiu um índice de 75% de partos normais, o que segundo a professora Maria José representa a "humanização" da Mater no atendimento a gestantes. Dentre as ações anteriores ao parto promovidas pela Mater, destaca-se o atendimento pré-natal, que, feito desde a 36ª semana de gestação, inclui informações sobre higiene, alimentação e exercícios físicos para as gestantes. A Mater também facilita o processo de parto familiarizando a gestante com a estrutura do hospital e permitindo a permanência de um acompanhante na hora do nascimento.

Em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, a Mater participa do projeto Floresce uma Vida, iniciativa que proporciona melhor estrutura às gestantes e recém-nascidos do município. Todos os bebês são cadastrados na Rede Básica Municipal de Saúde e saem da Maternidade com com a primeira consulta ao pediatra agendada na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.

A Mater também possui um centro de planejamento familiar, que desenvolve atividades educativas para a escolha de métodos anticoncepcionais e está credenciada para realizar laqueaduras e vasectomias.

Mais informações: (0XX11) 626-2909


Por que compramos por impulso nos supermercados?

Da redação, Agência USP

Nesta quarta-feira (3), às 8h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP acontece a apresentação dos resultados da pesquisa Compra por Impulso nos Supermercados. O estudo trata dos motivos que levam um consumidor a comprar por impulso nos supermercados e hipermercados. A divulgação será durante a 2a Reunião do Conselho de Orientação do Programa de Administração de Varejo (PROVAR) 2002. A coletiva à imprensa será às 11 horas. Na oportunidade, haverá também uma palestra sobre O Sistema Financeiro e o Mecanismo das Taxas de Juros.

Alguns dos resultados já podem ser adiantados: 40% das pessoas lembram de itens que precisam ao vê-los nas prateleiras; 37% não preparam lista e o mesmo percentual de consumidores acabam comprado mais itens do que haviam planejado; apenas 20% dos entrevistas preparam habitualmente suas listas de compra antes de ir ao supermercado.

Concebido em 1992, o PROVAR tem por objetivos promover pesquisas, programas de treinamento e projetos de consultoria voltados a atender as necessidades das empresas do setor varejista brasileiro. A filosofia do programa é inspirada na idéia da estreita parceira da Universidade de Sao Paulo com as organizações direta ou indiretamente ligadas ao varejo.

O evento será na sala da Congregação da FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6045 / 5993 ou pelo e-mail provar@fia.fea.sup.br



Cursos, seminários e palestras


Bauru tem workshop sobre Imunonutrição

No próximo dia 21 de julho encerram-se as inscrições para o Workshop de Imunonutrição, promovido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP de Bauru.. O evento, gratuito, é destinado a nutricionistas, médicos e enfermeiros. O encontro terá lugar na rua Silvio Machione, 3-20, na Vila Universitária, em Bauru.

Mais informações: (0XX14) 223-2100 / 235-8437 ou pelo e-mail anaassis@centrinho.usp.br

Programa de Atividades Físicas para Asmáticos

O Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp) está com inscrições abertas até 26 de julho para o Programa de Atividades Físicas para Asmáticos, voltado à melhoria do condicionamento físico dos asmáticos e portadores de alergias respiratórias. A participação é aberta a todos os interessados e a taxa é de R$ 85,00, sendo necessário que se faça um exame, chamado Prova de Função Pulmonar, no valor de R$ 15,00, antes de iniciarem-se as aulas. O Cepeusp fica Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3514



Agenda Cultural


Homenagem a Sérgio Buarque de Holanda

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realiza no próximo sábado (6), às 15 horas, uma homenagem ao historiador Sérgio Buarque de Holanda. O evento contará com uma palestra do professor Antonio Candido, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do escritor Fernando Novais. A participação na homenagem terá lugares limitados, e deverá ser confirmada pelo telefone 0800-142829 até a sexta-feira (5).

Mais informações: (0XX11) 3255-5538

Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP para a semana de 1o a 12 de julho:

Olhar da USP Especial Inédito, é um programa que acontece mensalmente, com o propósito de entrevistar algum especialista que tenha contribuído com a história da Universidade de São Paulo. Neste mês, o escolhido foi o professor aposentado Guilherme Rodrigues da Silva, da Faculdade de Medicina. Terça-feira (7) à 1h30, 12h, 16h30 e 21h.

PGM exibe as matérias inéditas: "Cinusp: É Tudo Verdade", "Biotério" e "USP Recicla"

O Cinusp "Paulo Emílio" tem como um dos seus principais objetivos realizar eventos como mostras temáticas e debates. Na reportagem, a Conferência Internacional de Documentário Imagem em Conflito, dentro do Festival Internacional de Documentários It´s All True. Uma entrevista Thiago Villas Boas, do curso de Cinema da ECA, que ganhou o Prêmio de Melhor Curta Brasieiro com o documentário "Casa de Cachorro".

Comemorando seus 90 anos, a Faculdade de Medicina da USP está construindo um Biotério com padrão internacional para fornecer animais de pesquisa totalmente sadios. Isso dará muito mais precisão e credibilidade às pesquisas.

O USP-Recicla e seu esforço para transformar os membros da comunidade USP em "cidadões uspianos", que se preocupem com o ambiente e colaborem para mantê-lo sadio. Quarta-feira (8) às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

Pilotis é uma série de produções da PUC-RJ que a TV USP exibe durante o primeiro semestre de 2002. O programa desta semana, inédito, retrata as três fases pelas quais o chamado sexo frágil passou até conseguir sua emancipação quase total. Quinta-feira (9) às 11h30, 16h, 20h30 e 1h.

Olhar da USP, inédito, sobre crime organizado. Dividido em dois blocos, na primeira parte será traçado um panorama do C.O. no Brasil, a atuação da polícia no seu combate. Para o segundo bloco, um debate sobre o Primeiro Comando da Capital,uma das facções criminosas mais influentes e SP e que já atua em outros Estados. Quinta-feira (9) às 12h, 16h30, 21h e 1h30.

4X4 inédito sobre o estudante universitário. A educação forma cidadãos, é o melhor caminho rumo a uma sociedade mais justa, é a chave do futuro. A formação superior oferece um diferencial de qualidade na vida social e profissional de uma pessoa. Conceitos como estes estão profundamente difundidos no imaginário popular, mas será que são verdadeiros? E como o próprio aluno avalia o ensino superior? Como vive o estudante universitário hoje? Sábado (11) às 16h30 e domingo (12) às 21h.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em www.cnu.org.br .

A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol ou e-mail tvusp@edu.usp.br



Quadro de Avisos


Universia premia melhor frase com Laptop

O portal Universia Brasil (www.universiabrasil.net) está com uma promoção até o dia 15 de julho. O internauta deverá acessar o site e responder à questão "Como o Universia vai colaborar na minha formação acadêmica?". O autor da frase mais criativa ganhará um Laptop.

O Universia Brasil é um portal criado com a finalidade de facilitar a troca de informações sobre a comunidade acadêmica do Brasil e da América Latina. O site reúne dados de 95 instituições, e a USP é uma das participantes.

Mais informações: www.universiabrasil.net



Teses e Dissertações


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

-Anticorpos monoclonais para detecção de amostras de Escherichia coli produtoras de ST-I e LT-I. Caroline Anunciação Menezes. Dia 5, às 14horas.

-Avaliação histomorfométrica da neoformação óssea em ratos diabéticos submetidos à instalação de implantes temporários. Cyro Eduardo de Carvalho Ottoni. Dia12, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091.7253

 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

-Atividade quimiopreventiva da B-ionona (Bl) e geranilgeraniol (GGO) em ratos Wistar submetidos ao modelo de hepatocarcinogênese do hepatócito resistente. Roseli Moura Espíndola Dia 7 de agosto, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agenciausp
E-mail:
agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Leandra Rajczuk (Mtb 26.915) lerajmar@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: Ivanir Ferreira ivanir@usp.br, Júlio Bernardes jubern@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Cauê Muraro caueagen@usp.br, Juliana Kiyomura Moreno, Marcelo Gutierres msg@usp.br, Olavo Soares e Pedro Biava