São Paulo, 14/02/2003 - Boletim nº 1133
geografia agrária
Características de movimentos
sociais no campo

Geógrafo aponta personalismos e decisões centralizadas como principais características de movimentos sociais no campo surgidos na década de 90
leia...

Na ECA, inscrições para o
curso Espaço Corpo e Imagem

MAC expõe obras de Portinari

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques

Personalismos e decisões centralizadas em movimentos sociais no campo

Marcelo Gutierres


O geógrafo Marco Antonio Mitidiero constatou que decisões centralizadas e personalismos são as principais marcas da maioria dos novos movimentos sociais no campo surgidos na década de 90, a partir de dissidências do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

No Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), objeto de seu estudo, não é diferente. No mestrado O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e as contradições da luta pela terra no Brasil, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em dezembro de 2002, Mitidiero utilizou a organização do MST como modelo para comparar com os demais movimentos, em especial com o MLST.

De acordo com o pesquisador, as decisões dos Sem Terra são descentralizadas. "Característica garantida pelo processo de formação do movimento, ou seja, nasceu nas e das bases populares." Já nos outros "emes", como ele denomina, há hierarquias nas decisões.

Em 1997, antigos militantes de esquerda, sobretudo das décadas de 60 e 70, juntamente com dissidentes do MST constituíram o MLST, formando uma cúpula. "É esse núcleo que decide e é a base que mete a 'mão na massa'; diferentemente dos Sem Terra, em que as lideranças ora participam das ocupações, ora ficam sabendo delas só depois que ocorreram", explica o geógrafo.

Além do trabalho de campo, a pesquisa se apóia em dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

"Puro ego"
As razões para tanta dissidência, acredita o pesquisador, estariam nas "guerras de egos" dentro do MST. "Com isso, alguns optam por formar o 'seu próprio movimento', levando inclusive o seu nome ", conta o pesquisador.

Ele considera que um dos aspectos negativos do surgimento de vários movimentos dessa natureza seria a manipulação a que estariam submetidos. Como exemplo Mitidiero cita alguns casos em que até mesmo fazendeiros criam um movimento para que suas propriedades sejam invadidas, obtendo assim uma cifra superior ao valor de suas terras.

Por outro lado, o geógrafo vê como positivo o aparecimento do MLST na ampliação do debate sobre a reforma agrária e a luta pela terra. "O que acontece é que este movimento não tem alcance nacional como o MST."

Mais informações: mitidierousp@yahoo.com.br




Cursos e Palestras


Curso para percepção sensorial na ECA
De 17 de fevereiro a 20 de março é possível realizar as inscrições para o curso Espaço Corpo e Imagem, oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Voltado a estudantes de teatro, artes visuais, psicólogos, arquitetos, pedagogos e demais profissionais da área das artes, o curso tem como principal proposta conscientizar o aluno de sua percepção sensorial e criativa.

A taxa é de R$ 50,00 e as inscrições serão recebidas no Departamentos de Artes Cênicas da ECA, localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4127 ou 3813-2585



Fisiologia do exercício
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP recebe, até 8 de maio, inscrições para o curso de pós-graduação Especialização em Fisiologia do Exercício. Com duração de um ano (de maio de 2003 a maio de 2004), o curso é direcionado a professores de educação f ísica, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da área de saúde em geral.

As inscrições devem ser feitas no edifício ICB I, localizado na Av. Lineu Prestes, 1524, sala 302, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7227



Seminário internacional do InRad
O Instituto de Radiologia (InRad) da Faculdade de Medicina (FM) da USP recebe, no dia 17, o professor Chris Orvig, da Universidade de Columbia, que comandará dois seminários:

Metal Ions in Nuclear Medicine, às 8h30, no Auditório A do InRad, localizado na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255;

Insulin-enhancing Vanadium Compounds, às 11 horas, no Auditório da Técnica Cirúrgica, na Av. Dr. Arnaldo, 455. As palestras são direcionadas a médicos, farmacêuticos, químicos e biomédicos. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3069-6718



Agenda Cultural


MAC exibe obras de Portinari
De 20 de fevereiro a 31 de março, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP oferece a exposição D. Quixote, com obras do artista Candido Portinari. O acervo será constituído de peças em que o artista se inspirou na obra de Cervantes, e trabalhou somente com lápis de cor.

O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3033



Doação de sangue em São Carlos
Nos dias 17 e 18 deste mês, o Campus de São Carlos da USP promove a Campanha de doação de sangue e determinação do tipo sangüíneo. A iniciativa visa abranger membros das comunidades interna e externa à USP, e faz parte da semana de recepção dos calouros da Universidade.

A coleta será feita no Instituto de Química de São Carlos, localizado na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos. No dia 17, das 8 às 12 horas, e no dia 18, das 14 às 18 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9900



Semana de Recepção dos calouros da FFLCH
Como parte da recepção dos calouros, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove, no dia 17, a aula magna Em busca do consenso perdido, com o professor Francisco de Oliveira, do Departamento de Sociologia.

O evento terá lugar no Anfiteatro do Prédio de História e Geografia, às 19h30, com entrada franca. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

A Semana de Recepção aos calouros da FFLCH contará ainda com coletas de sangue, apresentação de violeiros (no dia 17), distribuição de livros para escolas públicas e municipais (no dia 18) e apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, no dia 19, às 18h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612




Quadro de Avisos

Atendimento ortodôntico na FOB
Até o próximo dia 20, a Faculdade de Odontologia (FOB) da USP de Bauru recebe inscrições de crianças de 9 a 15 anos para tratamento ortodôntico preventivo e corretivo. O programa faz parte das atividades da disciplina de Ortodontia.

Os interessados podem comparecer na FOB em dois horários: das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. O endereço é Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brizola, 975, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 235-8217




Doações para projetos sociais
Os participantes de projetos sociais desenvolvidos em parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a USP estão recebendo doações de brinquedos, livros, gibis, revistas e demais títulos da área esportiva. A intenção é a estruturação de salas de leitura e brinquedoteca para as crianças participantes do projeto, moradoras de áreas de baixa renda próximas à USP.

As doações podem ser feitas no Centro de Práticas Esportivas da USP, localizado na Praça Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3592 ou pelos e-mails talento@usp.br e stenogueira@uol.com.br



Laboratórios portáteis na Estação Ciência
A Estação Ciência da USP disponibiliza para professores do Ensino Fundamental e Médio laboratórios portáteis que podem ser usados nas aulas de Ciências e nas de Física, Química e Biologia.

A Experimetoteca, como é chamado o conjuntos dos 52 kits, funciona como uma biblioteca, em sistema de empréstimo. Para tanto, o professor interessado precisa apenas agendar e levar ofício da escola em que trabalha na hora da retirada do material, o qual pode ficar emprestado por 15 dias. As áreas temáticas são: solo, ar, água, seres vivos, corpo humano, Química e Física. Cada kit atende aproximadamente 45 alunos.

O laboratório portátil funciona na própria Estação Ciência de 2ª a 6ª feria, das 8h às 17h30 e aos sábados das 13h às 17h30. O endereço da Estação é Rua Guaicurus, 1374, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou pelo site www.eciencia.usp.br/experimentoteca




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Doutorado

- Estudo do comportamento do processo de ozonização como pós-tratamento de efluentes de sistema de tratamento anaeróbio de águas residuárias domiciliares. Herlane dos Santos Costa. Dia 21 de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica
Mestrado

- Contribuição ao Estudo de Ruptura de Taludes em Barragens de Contenção de Rejeitos Devido ao Desenvolvimento de Subpressões. Gerson Ribeiro de Souza Júnior. Dia 21 de fevereiro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
Mestrado

-Controles internos e riscos de auditoria - influência na extensão dos testes substantivos em auditoria das demonstrações contábeis. Welington de Pontes Lima. Dia 27, às 10h30.

Doutorado

-Mudanças estruturais da economia e evolução da rotatividade da mão-de-obra no período 1986-2000. Veronica Ines Fernandez Orellano. Dia 21, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Mestrado

- Révoluzionari in San Paolo: a comunidade italiana e a polícia política. Viviane Terezinha dos Santos. Dia 21 de fevereiro, às 14 horas.

Doutorado

- O Pova da Caixa e a 25 de março: Memórias da Imigração Síria e Libanesa em São Paulo. Márcia Maria Cabreira Monteiro de Souza. Dia 21de fevereiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo e-mail posgrad_fflch@recad.usp.br





A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br