São Paulo, 17/02/2003 - Boletim nº 1134
saúde
Diagnóstico mais eficiente para Alzheimer
Genes são pesquisados para averiguar sua influência na manifestação da doença em sua forma tardia. Ela é responsável por cerca de 60% dos casos de demência
leia...
No Prolam, seminário sobre
desafios da pesquisa na AL
Cursinho da Psicologia
prorroga inscrições

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques

Fatores genéticos contribuem para identificação da doença de Alzheimer

Beatriz Camargo

A doença de Alzheimer é responsável por aproximadamente 60% dos casos de demência no mundo e atinge principalmente idosos. Em virtude da ausência de estudos no Brasil e com o objetivo de possibilitar um diagnóstico precoce, a farmacêutica Heluih Ata Abdallah pesquisou os fatores de risco genéticos que poderiam facilitar o aparecimento da patologia.

Segundo a farmacêutica, autora da dissertação Estudo de fatores genéticos associados a doença de Alzheimer de início tardio, apresentada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, o diagnóstico mais eficiente que existe, o histopatológico, não auxilia o paciente em vida, pois é feito na autópsia. "Quanto mais cedo for identificada a doença, melhor será a qualidade de vida do portador." A pesquisa foi orientada pelo professor Mário Hiroyuki Hirata.

Heluih observou a população idosa de um asilo na cidade de São Paulo. Do grupo de 650 asilados que concordaram em participar do estudo, 28 portadores da doença foram selecionados. Outros 56 idosos não-doentes fizeram parte do grupo controle. Todos os portadores de Alzheimer a tinham em sua manifestação tardia, ou seja, depois dos 65 anos.

Foi feita uma análise das alterações no gene da proteína relacionada ao receptor da lipoproteína de baixa densidade (LRP) e no gene da presenilina-1. Em ambos os casos não se verificou associações à Alzheimer. "Isso quer dizer que, na população brasileira, caucasiana e idosa, a alteração desses genes não têm influência sobre a manifestação da doença", diz a pesquisadora.

Ela ressalta que em outros lugares do mundo os mesmos genes foram considerados influentes. "Por isso o estudo deve ser feito em cada universo específico." Heluih também analisou a interação do LRP com o presenilina, mas o resultado foi igualmente negativo.

Estudo inédito
O trabalho, inédito no Brasil, faz parte das pesquisas do Laboratório de Biologia Molecular Aplicado ao Diagnóstico da FCF, em convênio com um grupo da Santa Casa coordenado pelo professor Osmar Monte. Pesquisadores da equipe encontraram, observando a mesma população, outros fatores de riscos genéticos que podem causar Alzheimer tardio: o alelo E4 do gene apolipoproteína E e o gene interleucina 6.

Fatores não-genéticos, chamados ambientais, também podem influenciar na manifestação da doença: tabagismo, hipotiroidismo, idade, depressão, trauma craniano, hereditariedade em Alzheimer, Parkinson e Síndrome de Down e pertencer ao gênero feminino. O doente passa a apresentar deficiências crescentes nas funções cognitivas (fala e gestos) e perda de memória.

Mais informações: (0XX11) 3091-3660 ou pelo e-mail heluata@hotmail.com



Cursos e Palestras



Desafios da pesquisa na América Latina

O Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP sediará, nos dias 19 e 20 de março, o seminário Desafios da Pesquisa na Arte e Cultura da América Latina.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até a data de início do evento, desde que haja disponibilidade de vagas. O Prolam fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 1, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589



Semana dos Calouros no IQSC
Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe seus calouros com uma série de eventos.

Nesta terça-feira (18), às 9h30, acontece a palestra A Atuação do Químico, com o professor Edson Rodrigues; às 14 horas, O que os universitários podem fazer pela comunidade, com a médica infectologista Ana Lúcia Lima; e às 16 horas, o professor Newton Lima Neto, prefeito municipal e docente da Universidade Federal de São Carlos, profere a palestra Aids.

Na quinta-feira (20), as atividades visam integrar os calouros e serão organizadas pelo Centro de Convivência da Química: visita ao Campus e competições esportivas, a partir das 8h30. Às 20 horas, a Orquestra Sinfônica da USP fará uma apresentação no Teatro Municipal da cidade com entrada gratuita. É necessário retirar os ingressos com antecedência.

Segunda, terça e durante a manhã de quarta-feira, haverá o Trote Solidário - coleta de roupas e gêneros alimentícios - e uma campanha de doação de sangue e determinação do tipo sangüíneo para elaboração de banco de dados.

As atividades serão nas dependências do IQSC e no Auditório do Instituto, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 273-8036 / 9904



Cursinho da Psicologia prorroga inscrições
O cursinho do Instituto de Psicologia (IP) da USP prorroga até dia 22 de fevereiro o período de inscrições para seu Curso Extensivo. Para se inscrever para o processo seletivo é preciso vir até a sede do cursinho, trazer RG e CPF, comprar o Manual do Candidato ( R$ 2,00) e pagar uma taxa de R$ 40,00.

O cursinho fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco B, sala 30, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3031-1546



Agenda Cultural


Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 17 a 23 de fevereiro:

Profissionais do Século XXI, reprise. Professores e alunos da USP opinam sobre o perfil do aluno da Universidade, enfatizando as mudanças no pensar e no setor profissional que refletirão quando esta turma encarar o mercado de trabalho. Terça-feira (18), às 12, 16h30 e 21 horas, com reprise no sábado (22), às 12 horas.

Especial Calouros 2003, reprise. O programa mostra a chegada de dois "bixos" à USP, com o trote dos alunos veteranos e um passeio pela Cidade Universitária. Terça-feira (18), às 12h30, 17h00 e 21h30, com reprise no sábado (22), às 12h30.

PGM Especial São Carlos, reprise. O programa fala sobre o campus de São Carlos; é formado por seis matérias, que dão um panorama sobre a USP na cidade. Quarta-feira (19), às 7h30, 12h00, 16h30, 21h00, 1h30 e 4h30, com reprise no sábado (22), às 7h30, 1h30 e 4h30, e no domingo (23), às 7h30, 16h30, 1h30 e 4h30.

Pilotis, reprise. Essa edição debate o MST através da discussão sobre o filme "O Sonho de Rose", da cineasta e jornalista Tetê Moraes. Quinta-feira (20), às 11h30, 16h00 e 20h30.

Olhar da USP, reprise. Elizabeth Lima, educadora ambiental do USP Recicla e Raquel Trajber, do Instituto ECOAR para Cidadania, conversam sobre reciclagem. Quinta-feira, às 12, 16h30 21 horas.

4x4, reprise. Esta edição do 4x4 debate o voluntariado. O trabalho voluntário deve ser visto como paliativo ou solução? O voluntariado piora a situação que se propõe a melhorar? Sábado (22), às 16h30, e domingo (23), às 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br




USP de Ribeirão reabre Espaço Cultural

Nesta segunda-feira, às 14h30, a Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto reabrirá a antiga Capela, onde funcionará um moderno Espaço Cultural. Na ocasião, haverá apresentação de Fernando Portari, tenor, Rosana Lamosa, soprano e Rubens Ricciardi, piano. O programa inclui obras de Giacomo Puccini e Carlos Gomes.

O Espaço foi construído na década de 60 para abrigar um Centro Ecumênico no Campus. Passou a ser utilizado pela comunidade católica e por isso foi apelidado de "Capela São Lucas". O novo prédio tem completa infra-estrutura de camarins e um moderno sistema de refrigeração e estacionamento. Seu palco foi ampliado e o auditório comportará 365 pessoas sentadas. Todo o espaço está adaptado para circulação de deficientes físicos.

Mais informações: (0XX16) 602-3500



Publicações


Edusp tem oito livros indicados ao Prêmio Jabuti
A Editora da USP (Edusp) tem oito livros indicados ao Prêmio Jabuti, que destaca as principais obras literárias de 2002.

Na categoria Teoria Literária e Lingüística, estão indicadas as obras Intervenções, de Luiz Costa Lima e Walter Benjamin: Tradução e Melancolia, de Susana Kampff Lages.

Concorrem na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática os livros Astrofísica do Meio Interestelar, de Walter J. Maciel, Princípios de Oceanografia Física dos Estuários, de Luiz Miranda, Belmiro Castro e Björn Kjerfve e Teoria Quântica dos Campos, de Marcelo Otávio Caminha Gomes.

O livro Psiquiatria, Loucura e Arte, organizado por Eleonora Haddad Antunes, Lúcia H. S. Barbosa e Lygia de França Pereira, concorre na categoria Educação e Psicologia.

Para melhor tradução, concorre o livro Cartas a Suvórin, de Anton Tchékhov, traduzido por Aurora F. Bernardini e Homero Freitas de Andrade.

O livro Minorias Silenciadas está indicado para melhor capa, de autoria de Andréa Yanaguita.

Mais informações: (0XX11) 3091-4191



Quadro de Avisos
FORP reinaugura Clínica 1 para atendimento odontológico

A Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORP) reinaugura nesta segunda-feira (17), às 11 horas sua Clínica 1, colocando à disposição da população, após completo restauro, um dos mais inovadores espaços de atendimento odontológico público do interior.

Em 30 anos de existência, o prédio onde funcionam as clínicas só havia passado por pequenos reparos e adaptações, sendo essa a primeira grande transformação na sua infra-estrutura. A Clínica 1, a primeira a ser concluída, abriga 44 consultórios, todos com acionamento automático total, separados com box de vidro e pias individuais, além de piso inteiramente liso e espaço para pré-lavagem de instrumental.

Os pacientes da Clínica 1, na maioria crianças, ganharão também uma área de escovação onde será executada uma parte prática da disciplina de odontologia preventiva, que é a orientação sobre o correto processo de escovação.

As próximas etapas do projeto incluirão a climatização da Clínica 1, as reformas estruturais das Clínicas 2 e 3 e ainda a reforma da entrada dos prédios, com a unificação de acesso ao local como medida de segurança.

Entre as várias reformas pelas quais passou a FORP destacam-se: construção e expansão do prédio da Administração; construções de uma nova Clínica de Atendimento para o curso de pós-graduação e da Clínica de Pacientes Especiais, totalmente equipada; Salão Nobre, Salas de Aulas; de um prédio para as disciplinas de Estomatologia, Semiologia e Radiologia, além de reestruturação completa da Clínica de Cirurgia.

Mais informações na diretoria da FORP, telefone 602.3952



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado

Modelo matemático para avaliação da erosão a jusante de reservatórios: estudo de caso da barragem do Castanhão-CE. João Fernando de Abreu Menescal. Dia 21 de fevereiro, às 9h30.

Dispositivo para avaliação funcional computadorizada dos membros superiores. Marcelo da Silva Barreiro. Dia 21 de fevereiro, às 16 horas.

Comparação e avaliação dos métodos colorimétricos utilizados para determinação de proteínas em lagoas de estabilização. Adriana Cristina Poli Miwa. Dia 21 de fevereiro, às 14 horas.

Análise do comportamento subjacente ao encadeamento de viagens através do uso de minerador de dados. Cira Souza Pitombo. Dia 21 de fevereiro, às 14 horas.

Estudo de máximo carregamento em sistemas de energia elétrica. Cristiano da Silva Silveira. Dia 25 de fevereiro, às 10 horas.

Doutorado

Dinâmica e controle de sistemas não-lineares com interação auto-excitadora, sujeitos à fontes de energia do tipo ideal e não-ideal. Bento Rodrigues de Pontes Junior. Dia 24 de fevereiro, às 10 horas.

Passarela estaiada com tabuleiro de madeira laminada protendida em módulos curvos. Everaldo Pletz. Dia 25 de fevereiro às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 ou 273-9250


Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
Mestrado

- Análise econômica de sistemas educativos. Uma resenha crítica da literatura e uma avaliação empírica da iniquidade do sistema educativo brasileiro. Fábio Domingues Waltenberg. Dia 18 de fevereiro, às 14 horas.


Mais informações: (0XX11)3091-5862


Faculdade de Saúde Pública
Mestrado

Goiânia revisitada: Medidas recentes de radiação ionizante ambiental. Nancy Kuniko Dia 24 de fevereiro, às 14 horas. Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado

Detecção e caracterização genotípica de adenovírus humanos presentes em amostras de água de esgoto e córrego da cidade de São Paulo, utilizando PCR-RFLP. Fabiana Maria dos Santos. Dia 19 de fevereiro, às 14 horas. Doutorado

Padronização de teste diagnóstico da anemia infecciosa eqüina através dos métodos de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) e ELISA indireto utilizando a proteína p26 recombinante expressa em Escherichia coli. Adriana Souza de Toledo Piza. Dia 20 de fevereiro, às 13 horas. Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Mais informações: (0XX11) 3091-7439


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br