São Paulo, 20/02/2003 - Boletim nº 1137

violência
O mapeamento das mortes por
agressão em São Paulo

Pesquisa relaciona o número de mortes por agressão com índices econômicos e sociais. A análise foi feita em 96 distritos da Capital
leia...

Projeto Redigir da ECA oferece
curso gratuito de redação
Osusp recebe inscrições para
o Projeto Academia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


Destaques
Estudo relaciona mortes violentas e indicadores socioeconômicos nos bairros de São Paulo

Júlio Bernardes


As agressões estão entre as causas mais significativas de mortes na população jovem da cidade de São Paulo, principalmente entre homens com idade entre 10 e 49 anos. Em sua dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a administradora Vera Eterovic realiza uma análise da distribuição espacial dessas mortes pelos 96 distritos da cidade e sua relação com indicadores socioeconômicos.

Utilizando métodos de análise espacial, a pesquisadora verificou que as mortes masculinas por agressão não se distribuem de forma aleatória no espaço, sendo possível identificar uma correlação espacial local para o evento. Os números do estudo indicam forte polarização entre centro e periferia, com bolsões de maior e menor risco dentro da cidade.

Segundo Vera, entre as mulheres a relação não foi significativa. "Nos extremos da cidade encontramos um conjunto de distritos vizinhos com altas taxas de mortalidade masculina por agressão", afirma. Nessa categoria encontram-se bairros como o Jardim Ângela, Capão Redondo, Jardim São Luiz, Cidade Dutra, Parelheiros e Marsilac, na Zona Sul, e Cidade Tiradentes, José Bonifácio, Iguatemi e São Rafael, na Zona Leste.

De acordo com a pesquisa, os bolsões com baixos índices de mortalidade masculina por agressão estão mais perto do centro. "Em geral, são áreas reconhecidamente com melhor qualidade de vida, como Lapa, Barra Funda, Santa Cecília, Perdizes, Consolação, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Jardim Paulista, Moema, Itaim Bibi, Campo Belo, Saúde, Vila Mariana e Bela Vista", relata Vera.

Outra "ilha" de mesmo padrão é formada por Tatuapé, Vila Carrão e Água Rasa, na Zona Leste. O Morumbi apresenta um comportamento de transição, ou seja, apresenta taxas altas em relação a seu entorno. "Em Campo Grande, na Zona Sul, ocorre o inverso, com taxas baixas e vizinhança de valores altos", aponta.

Exclusão/Inclusão Social
A relação entre as mortes por agressão e os indicadores econômicos e sociais também foi verificada, utilizando-se dados do Mapa de Exclusão/Inclusão Social da Cidade de São Paulo. O estudo de Vera Eterovic mostra que o desenvolvimento educacional do chefe de família, a densidade habitacional e a renda média familiar mantém uma forte relação com os índices de mortalidade por agressão.

"Quanto pior a situação nesses setores, maiores são as taxas de mortalidade por essa causa verificada nos diversos distritos do município", diz Vera. "Os coeficientes de mortalidade são menores, principalmente, nas regiões em que o grau de escolaridade do chefe da família e a renda média familiar são maiores". Os números do trabalho mostraram pouca relação entre a ocorrência de mortes violentas e a oferta de serviços públicos básicos, como saúde e educação.

Mais informações: (0XX11) 3812-9358, com Vera Eterovic



Cursos e Palestras


Curso de redação gratuito
O Projeto Redigir, curso de redação desenvolvido por alunos e ex-alunos da USP, oferece 260 vagas para o primeiro semestre de 2003. As inscrições podem ser feitas até o próximo sábado (22), das 13 às 19h30 (até sexta-feira), ou das 9 às 13 horas (no sábado). Ao todo são 16 aulas, ministradas na Cidade Universitária ou nas comunidades de Paraisópolis, Real Parque e Capão Redondo.

O curso é destinado, exclusivamente, a pessoas de baixa renda que tenham concluído o Ensino Médio em escola pública e não possuem recursos para pagar as mensalidade de um curso particular. Para se inscrever são necessárias cópias do documento de identidade, de um comprovante de escolaridade e de comprovante de renda.

Na próxima segunda-feira (24), haverá divulgação dos resultados. Os interessados podem se inscrever no Centro Acadêmico da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na Rua Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4013 ou pelo site http://www.projetoredigir.hpg.com.br


Projeto academia da Osusp
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) recebe até 24 de março inscrições para o Projeto Academia, em que serão ministrados, gratuitamente, cursos de instrumentos, como oboé, violino e contrabaixo, entre outros.

Os candidatos devem ter prática anterior em orquestra, e as inscrições deverão ser entregues na sede da Osusp, na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000 ou pelo site www.sinfonica.usp.br/academia


Tradução e Explicação I
Entre os dias 6 e 12 de março, o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, estará recebendo inscrições para o curso Tradução e Explicação I. O público-alvo são estudantes que concluíram "Iniciação ao Latim IV" e interessados em geral, com conhecimentos básicos de latim. A taxa é de R$ 50,00. Os interessados devem se dirigir ao Serviço de Cultura e Extensão Universitária, no Prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, sala 126, Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645 ou no site http://www.fflch.usp.br/sce/agenda/textos_latinos.htm


Quadro de Avisos


Dia da Tecnologia Brasileira nos EUA

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo (SCTDET) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) lançam nesta quinta-feira (20), às 14 horas, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o I Brazil Technology Day (BTDay), que será realizado em Washington, Estados Unidos, no próximo dia 25.

A idéia é apresentar aos empresários paulistas uma iniciativa destinada a abrir canais de diálogo para novos negócios entre empresas brasileiras e norte-americanas. O evento a ser realizado nos EUA deverá promover a cooperação entre instituições de pesquisa dos dois países, expor as atividades tecnológicas do Brasil para diversos segmentos da comunidade científica e formadores de opinião.

Participam do evento em Washington outras instituições paulistas como UNESP, UNICAMP e Instituto de Pesquisas em Energia Nuclear (IPEN). O Salão Nobre da Fiesp fica na Av. Paulista, 1313, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3331-0033 ou pelo site http://www.ipt.br/tecnologia/btday/



Vaga para professor titular no IF
O Departamento de Física Experimental do Instituto de Física (IF) da USP abre vagas para um cargo de professor titular - MS-6, em RDIDP. As inscrições podem ser feitas até às 17 horas do dia 17 de março.

Mais informações: (0XX11) 3091-6902 / 7000, na Assistência Acadêmica.


Projeto Clicar
O Projeto Clicar, desenvolvido na Estação Ciência (EC) da USP em parceria com a ONG Cepeca e com patrocínio da Petrobras, atende diariamente cerca de 45 crianças e adolescentes em situação de risco social. É um programa de atividades educativas, com caráter de educação não formal. As crianças e adolescentes são atendidas por educadores, que realizam diferentes atividades em computadores, além de jogos, leituras e sessões de cinema. O objetivo do Projeto é dar aos meninos e meninas opções de vida diferentes daquelas que eles conhecem, resgatando a auto estima e até despertando vocações.

O Projeto Clicar funciona de terça-feira à sábado, das 13 às 18 horas, na EC, à Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, com Renata Cajado, pelo e-mail info@eciencia.usp.br ou pelo site www.eciencia.usp.br/projetoclicar


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado

Revisão e filogenia das espécies neotropicais do gênero Styringomyic lorw, 1845 (Diptera: Tipulomorpha : Limoniidor). Guilherme Cunha Ribeiro. Dia 21.

Mais informações: (0XX16) 602-37036


Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado

Análise da coordenação entre estabilizadores clássicos e robustos em sistemas elétricos de potência. Ricardo Vasques de Oliveira. Dia 26, às 10 horas.

Indústria e habitação: Arquitetura fabril no interior de São Paulo. Mary Helle Moda Balleiras. Dia 27, às 10h30.

Doutorado

Passarela estaiada com tabuleiro de madeira laminada protendida em módulos curvos. Everaldo Pletz. Dia 25, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br