São Paulo, 21/02/2003 - Boletim nº 1138

tecnologia
Absorção da transferência de
tecnologia no setor farmacêutico
No Brasil e no Canadá, o setor possui os mesmos fatores que interferem no processo de absorção da transferência de tecnologia, revela pesquisa
leia...

Na Escola do Futuro, workshop
sobre ensino à distância
USP participa do First Brazil
Technology Day
, em Washington

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


Destaques

A absorção e transferência de tecnologia no setor farmacêutico do Brasil e do Canadá

Marcelo Gutierres

Os setores farmacêuticos nacional e canadense possuem os mesmos fatores que interferem no processo de absorção da transferência de tecnologia. É o que revela a pesquisa Capacidades tecnológicas e transferência de tecnologias. Um estudo de múltiplos casos da indústria farmacêutica no Brasil e no Canadá, da engenheira de produção e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, Vânia Passarini Takahashi.

Ela defendeu seu doutorado na Escola de Engenharia da USP de São Carlos em dezembro de 2002. O objetivo foi analisar a habilidade de empresas nacionais e canadenses do setor em desenvolverem capacidades tecnológicas através de tecnologia importada.

Segundo o estudo, os problemas de absorção se dão devido a aspectos gerenciais, aos elementos organizacionais (como a cultura interna da empresa, sua estrutura e seus sistemas de organização), ao modo de transferência (licenciamento e joint ventures) e à natureza da tecnologia e sua complexidade.

Dentre os elementos que interferem na transferência de tecnologia estão a capacidade gerencial (de coordenador, de negociador, de liderança e de comunicador), a capacidade de absorção em relação à porcentagem de investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a porcentagem de mão-de-obra qualificada dentro da empresa e a sua cultura de aprendizagem.

Traçar diferenças
Entre 2001 e 2002 quatro empresas no Canadá e sete no Brasil foram analisadas. Outra preocupação da pesquisadora: descobrir se essas organizações seriam capazes de desenvolver e produzir novos medicamentos a partir da aquisição de novas tecnologias. Ela constatou que tanto lá como aqui as empresas com maior número de porcentagem em pesquisadores e investimentos em P&D e com uma cultura voltada à aprendizagem têm maior capacidade de absorver a tecnologia transferida e, assim, gerar novos medicamentos.

O Canadá foi escolhido, segundo Vânia Passarini Takahashi, por que "assim como no Brasil, há um déficit na balança comercial de produtos farmacêuticos". Porém, ela frisa algumas diferenças. "Aqui ocorrem transferências de tecnologia voltadas principalmente ao melhoramento de medicamentos e à sua produção; lá, para o fomento de novos medicamentos."

A professora destaca ainda que "as empresas no Canadá investem muito em P&D, empregam profissionais altamente capacitados e buscam produzir uma cultura de aprendizado". Além disso, "o Canadá procura reduzir sua dependência na produção de matérias-primas (o princípio ativo), enquanto que no Brasil a dependência continua alta, gerando maiores custos sobre os medicamentos - razão do alto custo dos medicamentos, incluindo os genéricos".

Ficou demonstrado também que no Brasil as empresas que se valeram do trabalho de transferência de tecnologia com auxílio das universidades conseguiram maior absorção do conhecimento e consequentemente continuaram compartilhando e trocando novos conhecimentos.

Com relação ao faturamento, a engenheira conta que no Brasil 70% das empresas do setor farmacêutico são nacionais e o faturamento corresponde a 25% do mercado. Já as multinacionais têm 30% do mercado e faturam 75%. "Por haver o domínio estrangeiro do setor foi muito difícil ter acesso às informações das empresas farmacêuticas no Brasil."

Mais informações: (0XX16) 602-4235, com Vânia Passarini Takahashi ou pelo e-mail vptakahs@usp.br



Cursos e Palestras


Workshop na Escola do Futuro
A Escola do Futuro da USP promove na próxima segunda-feira (24) o workshop Árvores de Conhecimentos e Educação a Distância: Instrumentos Pedagógicos da Sociedade de Informação, ministrado por Michel Autier, um dos inventores das Árvores de Conhecimento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas ão disponíveis até o encerramento das vagas. O evento acontece às 16 horas na Escola do Futuro, localizada na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 2, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4924/6325



Agenda Cultural

Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 24 de fevereiro a 2 de março:

Olhar da USP, reprise. Esta edição do Olhar da USP traz um programa especial sobre José Alberto de Souza Freitas, superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), o Centrinho de Bauru. Terça-feira (25), às 12 horas, 16h30 e 20h30, com reprise no sábado (1), às 12 horas.

PGM, reprise, desta semana apresenta a reportagem completa sobre os índios Gavião, de Rondônia - um povo há cinqüenta anos em contato com os colonizadores brasileiros, tendo vivido todos os dramas da inserção na economia de mercado. Quarta-feira (26), às 7h30, 12, 16h30, 21, 1h30 e 4h30, com reprise no sábado (1), às 7h30, 1h30 e 4h30, e domingo (2), às 7h30, 16h30 e 4h30.

Pilotis, reprise. Esta edição do Pilotis aborda o talento do pintor Cândido Portinari, com o programa "Portinari Poeta - Pintando com as Palavras". O destaque é para as poesias e os desenhos com lápis feitos pelo pintor quando fora impedido de trabalhar com tinta, por motivos de saúde. Quinta-feira (27), às 11h30, 16 e 20h30, com reprise no domingo (2), a 1h30.

Olhar da USP - AIDS, reprise, traz os professores Ricardo Tapajós e Jorge Beloqui traçando um panorama sobre a situação atual da AIDS no Brasil. Quinta-feira (27), às 12, 16h30 e 21 horas, com reprise no sábado (1), ás 21 horas.

4x4, reprise. Esta edição do 4x4 também debate a Aids, com um histórico da doença e discussão sobre as perspectivas de cura. Sábado (1), às 16h30, e domingo (2), às 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol. Pelo e-mail tvusp@edu.usp.br



Quadro de Avisos


Brazil Technology Day
A USP será uma das participantes do First Brazil Technology Day, evento realizado no dia 25 em Washington (EUA), que debaterá os caminhos da ciência e tecnologia do Brasil.

Na ocasião, serão expostos cases de tecnologias desenvolvidas pelas instituições brasileiras aplicadas por empresas americanas, além do lançamento da edição especial em inglês da Revista FAPESP e de uma roda de cooperação e negócios, em que mesas redondas debaterão os meios de integração entre Brasil e EUA nos campos de ciência e tecnologia.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220


Teses e Dissertações


Escola Politécnica
Mestrado

Proposta de metodologia para execução de projetos de turismo fluvial. Aramis Marengo Coutinho de Mendonça. Dia 26, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado

Ocorrência de Clostridium spp. e Clostridium difficile em crianças hospitalizadas com diarréia aguda. Claudia Elisa Alves Ferreira. Dia 27, às 9 horas.

Identificação, fatores de virulência e sensibilidade a antifúngicos de amostras de leveduras isoladas de pacientes com fungemia do Hospital das Clínicas de Botucatu, SP. Luciana da Silva Ruiz. Dia 28, às 9 horas.

Caracterização molecular de amostras de Escherichia coli eae positivas isoladas de coelho em São Paulo através das técnicas de "Random Amplified Polymorphic DNA" (RAPD) e "Enterobacterial Repetitive Intergenic Consensus" (ERIC). Sarah da Silva Correa. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br