São Paulo, 10/03/2003 - Boletim nº 1146
comportamento
Diferenças sociais criam
"seres invisíveis"

Pesquisa que trata do novo conceito em psicologia, "invisibilidade pública", revela como pessoas passam a ser vistas como objetos
leia...
Núcleo José Reis promove painel
sobre divulgação científica
MAE exibe o documentário
Primeiros Povos do Planalto

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques


"Invisibilidade pública" transforma pessoas em objetos

Marcelo Gutierres

A pesquisa Garis - um estudo de psicologia sobre invisibilidade pública busca contribuir na determinação de um novo conceito: a invisibilidade pública. Trata-se de uma percepção humana prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, ou seja, enxerga-se somente a função e não a pessoa. "Um simples 'bom dia' e a pessoa pode sentir que novamente existe", relata o psicólogo Fernando Braga da Costa, que defendeu seu mestrado no Instituto de Psicologia (IP) da USP em novembro de 2002.

Braga ressalta que não se trata de um aspecto biológico da visão e sim de uma prática oriunda de um "fosso" entre as pessoas, resultante das diferenças sociais nas diversas classes existentes. "A invisibilidade pública opera em dois planos: consciente e inconsciente. Quanto mais próximo se está desse sujeito 'invisível', mais consciência dela se tem." O resultado, segundo o pesquisador, é que pessoas passam a ser entendidas como coisas, chegando a ser imperceptíveis.

Em 1996, o psicólogo iniciou o trabalho de campo. Durante cinco anos ele trabalhou como gari, no mínimo meio período, de um a três dias por semana no Campus da Cidade Universitária da Capital Paulista. Braga cursava o segundo ano da faculdade e tinha uma disciplina voltada ao propósito de psicólogos desenvolverem estudos engajando-se na atividade escolhida. Esse método é conhecido como Etnográfico.

Fenômeno de mão dupla
Com o mestrado, a pesquisa se desenvolveu em dois níveis. Primeiro, conhecer e avaliar as condições de trabalho dos garis, bem como as condições morais e psicológicas nas quais estão inseridos na cena pública. O segundo, analisar as aberturas e barreiras psicossociais que operam nos encontros entre o psicólogo social e os garis, ou seja, se havia aproximação e de que forma.

O estudioso comenta que a distinção de classe social determina a ação social. É um fenômeno de mão dupla, mas de origens diferentes. Um exemplo: enquanto pessoas da classe média não cumprimentam o gari por entenderem que não se trata de uma pessoa e sim de uma função, ele tenta se proteger da violência da invisibilidade não respondendo a um eventual cumprimento.

Uma das saídas a esta situação, destaca o pesquisador, seria num primeiro momento ter consciência sobre a invisibilidade pública. O segundo passo, ter um "olhar" mais atento àqueles que estão a nossa volta. "O uniforme simboliza a invisibilidade; temos de mudar isso, pois também se trata de uma violência."

Mais informações: (0XX11) 9908-7386 ou e-mail gariusp@yahoo.com.br, com Fernando Braga da Costa



Cursos e Palestras


Clonagem e conseqüências
O Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e a Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic) promovem no dia 26 de março, às 19h30, o painel Encontro de Divulgadores Científicos: A aventura continua. Com o tema "Dolly, clonagem e conseqüências", o evento discutirá o impacto da clonagem na ciência e na divulgação científica.

O encontro, gratuito, acontecerá no Núcleo José Reis e contará com a presença da professora Mayana Zatz, do Instituto de Biociências da USP, e do presidente da Abradic, Crodowaldo Pavan, entre outros.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270 ou pelo e-mail nucleojosereis@eca.usp.br


Jornadas Científicas 2003
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) e a Estação Ciência, ambos da USP, oferecem o programa Jornadas Científicas. Trata-se de uma série de palestras realizadas entre os meses de abril e junho de 2003, que proporcionará aos participantes o contato com os resultados mais recentes das pesquisas de especialistas brasileiros de diversas áreas, professores da USP e de outras universidades e entidades de pesquisa.

As Jornadas Científicas estão direcionadas, em princípio, aos professores de ensino fundamental e médio, bacharéis em ciências humanas, biológicas e exatas e aos educadores em geral, fornecendo subsídios para tornar suas aulas mais interessantes e atualizadas. As inscrições são limitadas, intransferíveis e gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 26 no Ceuma, na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: 3255-7182, ramais 32, 33 ou 39



Agenda Cultural

Primeiros povos do planalto
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promove no próximo dia 19 de março, às 14 horas, a Pré-estréia do documentário Primeiros Povos do Planalto, realizado pelo cineasta-jornalista Luciano Delion. O filme é sobre as pesquisas arqueológicas da missão franco-brasileira no Mato Grosso, coordenadas pelos professores Levy Figuti, do MAE, e Denis Vialou, da França.
A exibição é gratuita e acontecerá na sala de aula 3 do MAE, que fica na Av. Professor Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo. A partir de 21 de março, o vídeo-documentário será exibido pela SESC/SENAC TV a cabo, a partir do dia 21 de março.

Mais informações (0XX11) 3091-4906 / 5070


Arte & Ciência
A exposição fotográfica Arte & Ciência pode ser vista no Hall de entrada da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP até o dia 24 de março. A visita está aberta a partir das 14 horas, com entrada franca e aberta ao público em geral. A produção é dos alunos de pós-graduação da disciplina "Introdução aos elementos da fotografia aplicada à odontologia", ministrada pelo professor Alberto Consolaro, da FOB. O endereço é Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru, São Paulo.

Mais informações: (0XX14) 235-8000


Novas exposições na Estação Ciência
A Estação Ciência (EC) da USP inaugura nesta quinta-feira (13) novas exposições que abordam as áreas de física, meio ambiente, meteorologia e urbanismo. Um dos destaques é a exposição "Vistas de São Paulo", que exibe uma maquete da grande São Paulo complementada por imagens projetadas da cidade da época colonial à contemporânea. Outra atração é um painel onde pode-se verificar conceitos básicos sobre transformações de energia: transformando energia mecânica em energia elétrica ao girar uma manivela, o visitante pode ligar uma TV, um rádio ou uma lâmpada fluorescente.

Todas as exposições foram patrocinadas pela Fundação Vitae e tiveram consultoria de professores da USP. De terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1274 /1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, com Renata Cajado



Quadro de Avisos

Guia de tecnologia Brasil-Alemanha

Nesta segunda-feira (10), às 15h30, o Instituto de Tecnologia Brasil-Alemanha (ITBA), localizado na Escola Politécnica (EP) da USP, lança o projeto Guia de Tecnologia Brasil-Alemanha, contendo todas as informações sobre transferência de tecnologias entre a Alemanha e o Brasil. Na ocasião será doado pela Universidade de Münster, da Alemanha, um microscópio eletrônico de exploração (Rastertunnelmikroskop), que permite a visão em nível de átomos. Outra doação é um Pêndulo de Foucault - instrumento utilizado pelo físico francês Foucault para provar que a Terra faz uma rotação de 360º em torno de si mesma, num prazo de 24 horas.

Haverá também a inauguração do terminal de informações ITBA-USP, que irá fornecer informações a respeito de cursos disponíveis e atividades. Estarão presentes o Primeiro-Ministro de Baden-Wuttermberg, Erwin Teufel; Uwe Kästner, embaixador da República Federal da Alemanha; Dieter Zeisler, cônsul geral da Alemanha em São Paulo e Ben van Schaik, presidente da Câmara Brasil-Alemanha.

Os interessados em participar do evento, que tem entrada franca, deverão confirmar presença. O ITBA fica no edifício de Engenharia Mecânica da EP, na Av. Prof Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3039-0656 ou pelo e-mail flavia@lvba.com.br, com Flavia


Novo portal da FFLCH
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP inaugura nesta segunda-feira (10) seu novo portal na Internet. Com o novo layout, o visitante poderá encontrar mais facilmente informações sobre defesas de teses, eventos e publicações que acontecem nas unidades da Faculdade.
A cerimônia de inauguração será às 17 horas, no saguão do Prédio da Administração da FFLCH, que fica na Rua do Lago, 717, na Cidade Universitária, São Paulo. O Portal da FFLCH pode ser acessado pelo endereço http://www.fflch.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4645




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina
Doutorado

Estudo por Imagens Convencionais e Espectroscopia de Prótons por Ressonância Magnética dos Tumores da Fossa Posterior na Faixa Etária Pediátrica. Maria Olívia Rodrigues da Costa. Dia 10, às 8h30.

Análise Comparativa das Imagens Convencionais e Espectroscopia de Prótons do Sistema Nervoso Central por Ressonância Magnética na Adrenoleucodistrofia ligada ao X. Maria Teresa Carvalho de Lacerda. Dia 11, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3069-7071


Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental

Mestrado

Gestão de recursos pesqueiros no âmbito do programa de desenvolvimento sustentável do Amapá. Luciana Brondízio. Dia 12, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3235/3496


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Manejo de ninhos da tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa). Kelly Bonach. Dia 11, às 8 horas.

Uso do melhor preditor linear não viesado (Blup) em análises dialélicas e predição de híbridos. Mariana Iemma. Dia 11, 8 horas.

Análise comparativa da efetividade da fibra de volumosos e subprodutos. Milton Luiz Moreira Lima. Dia 11, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4134

Doutorado

Efeito de extratos aquosos de Trichilia spp. sobre o desenvolvimento de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) em milho. Paulo Cesar Bogorni. Dia 12, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4199


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br