São Paulo, 12/03/2003 - Boletim 1148
nutrição
As razões do sucesso
em manter o peso

Estudo realizado na FSP revela que sucesso em manter o peso após o emagrecimento pode ser influenciado pelas representações sociais de cada indivíduo
leia...
HU recebe inscrições para curso
sobre infecção hospitalar
Lançamento do livro Ciência e Inclusão Social

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques


As representações sociais de cada pessoa influenciam no seu sucesso em manter o peso

Marcelo Gutierres

O sucesso em manter o peso após o emagrecimento pode ser influenciado pelas representações sociais de cada indivíduo. A conclusão é da nutricionista Andréia Moutinho em seu mestrado Representações sociais do peso corporal: O que e quem o discurso revela, defendido na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP em fevereiro deste ano.

As representações sociais, segundo a pesquisadora, seriam todos os valores, da formação psíquica à ideológica, de uma pessoa. Ela constatou que as pessoas que mantêm o peso possuem representações sociais "bastante similares acerca do emagrecer e do comer, e que tais representações parecem influenciá-los a continuar mantendo o peso".

De 2001 a 2003, a nutricionista trabalhou com dois grupos. Um com 21 pessoas que obtiveram sucesso em emagrecer e manter o peso. O outro com 19, "vítimas" do efeito "sanfona", ou seja, emagreciam e depois recuperavam o peso, chegando em alguns casos a ultrapassá-lo. As entrevistas levaram em conta a história de vida de cada um, seus conceitos e atitudes, as quais ela chama de entrevistas de discurso. Com isso, reuniu "fragmentos de discursos", isto é, frases em comum que apareceram nos relatos de cada grupo.

Esses fragmentos auxiliaram-na a identificar os fatores que ora atuavam como barreira, ora como estímulo na manutenção do peso. Por exemplo: para o primeiro grupo, manter a forma não foi entendido como um sacrifício. Já no segundo, "sacrifício" foi a palavra mais recorrente. "Noção esta que já limita o controle do peso após o emagrecimento", diz a pesquisadora.

Mudança do enfoque
Andréia percebeu que o sucesso na adoção de qualquer tentativa para emagrecer está na mudança do enfoque, ou seja, "entender que emagrecer é um processo e o que se busca na verdade é manter o peso". E mais: "a atenção do profissional e do paciente deve se voltar para isso, pois somente a perda de peso mantida é que é benéfica à saúde e não o emagrecimento em si".

A estudiosa frisa ainda que o método, qualquer que seja, deve proporcionar a autonomia do paciente, pois pessoas de sucesso têm esse perfil. Ela pôde concluir que não é o método em si que faz a pessoa controlar definitivamente o peso, mas sim a relação entre o método e o usuário: quanto mais o método estimular a autonomia mais próximo estará do sucesso na manutenção.

Contudo, ela observa que estamos num mercado imediatista: respostas rápidas para problemas crônicos. "'Emagreça tantos quilos numa semana', este é o slogan vendido, sem a responsabilidade do pós-emagrecimento, ou seja, sem compromisso com a saúde", diz. Nesse aspecto, a nutricionista lembra que há fenômenos da saúde construídos socialmente. A obesidade seria um deles. "Atualmente, o meio mais promove do que previne a obesidade. Por outro lado, somos tratados como consumidores da estética e ocupamos o desconfortável espaço entre o que é recomendado e o que é vendido."

Com isso, as representações sociais influenciam as pessoas em estratégias duradouras ou temporárias para o controle do peso. "Não basta conhecer o valor calórico dos alimentos para mudar o hábito alimentar. Vai mais além. É importante que a pessoa compreenda aspectos subjetivos do consumo alimentar e arme estratégias de defesa contra este ambiente obesogênico em que vivemos."

Como proposta, Andréia recomenda o conhecimento das representações sociais do comer e do emagrecer dos pacientes e a partir disso auxiliá-los a conquistar a autonomia no controle do peso. "Isso pode ajudar a aumentar a taxa de manutenção do peso corporal pós-emagrecimento, que, em verdade, é o que interessa ao indivíduo e à saúde pública."

Mais informações: (0XX11) 3066-7771, com Andréia Moutinho ou no (0XX19) 9702-8611



Cursos e Palestras


Infecção Hospitalar

O Hospital Universitário (HU) da USP recebe, até sexta-feira (14), inscrições para o XXVII Curso Básico: Introdução ao Controle de Infecção Hospitalar. As aulas acontecerão entre os dias 17 e 28 de março e a taxa é de R$200,00. O curso trará temas básicos em epidemiologia e prevenção das infecções hospitalares e é aberto a todos os interessados. Será realizado no Anfiteatro do HU, na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3253-8229


Teoria dos conjuntos e da computação
No próximo dia 18 de março, às 14 horas, no Auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece a palestra Teoria dos Conjuntos e os Fundamentos da Teoria da Computação, com o lógico Francisco Antonio Doria, professor visitante do IEA. O encontro tem entrada franca e não é necessário se inscrever. O Auditório do IEA fica na Av. Luciano Gualberto, Travessa "J", 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442, e-mail iea@edu.usp.br


Professor visitante profere palestra na FFLCH
Segunda-feira (17), às 15 horas, O Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza no próximo dia 17 de março a palestra The expanding anthroposphere, com o professor visitante Johan Goudsblom, da Universidade de Amsterdã, Holanda. O encontro tem entrada franca e acontece na sala 8 do prédio das Ciências Sociais, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3724



Agenda Cultural

Concerto lembra compositor Olivier Messiaen
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresentará no dia 19, às 20h30, o grupo Quarta D. No programa da noite estão "Quarteto em três movimentos", de Arrigo Barnabé e "Quarteto para o fim dos tempos", de Olivier Messiaen. O concerto lembra os dez anos de morte de Messiaen com uma peça que traz consigo os principais aspectos da música de compositor: a harmonia não convencional e o ritmo e concepção de tempo estáticos. O evento faz parte do Projeto Música no Maria Antonia. O Ceuma fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815



Publicações


Ciência e inclusão social

A Estação Ciência (EC) da USP e a Editora Terceira Margem lançam, às 10 horas dessa quinta-feira (13), o livro Ciência e inclusão social, que reúne algumas das apresentações dos especialistas participantes da "6ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências". O evento, produzido em 2001 pela EC e pelo Centro de Estudos e Pesquisa da Criança e do Adolescente (CEPECA), teve como tema ciência e inclusão social. Entre os autores, estão os professores Maria Cecília Loschiavo dos Santos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Adilson Avansi de Abreu, do Instituto de Geociências (IGc), ambos da USP. O livro custa R$ 30,00.

O lançamento, com entrada franca, acontece na Estação Ciência, na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, pelo site http://www.eciencia.usp.br
ou pelo e-mail info@eciencia.usp.br



Teses e Dissertações

Instituto de Eletrotécnica e Engenharia

Doutorado

O Mercado de Gás Natural no Estado de São Paulo - Histórico, Cenário, Perspectivas e Identificação de Barreiras. Suzy Elaine Gasparini de Moraes. Dia 14, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3177-5101


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Aumento da capacidade de estações de tratamento de água utilizando polímero natural como auxiliar de floculação. Luiz Carlos Alves de Souza. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Morfometria do tecido conjuntivo do miocárdio de gatos. Fernanda Rodrigues dos Santos. Dia 17, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo de fatores prognósticos em pacientes com sarcomas de partes moles da parede torácica tratados com cirurgia. Jefferson Luiz Gross. Dia 17, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3069-7064





A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br