São Paulo, 13/03/2003 - Boletim 1149
comemoração
Primeira fundição didática do
Brasil comemora 100 anos

Poli celebra centenário de fundação da primeira oficina de fundição em um centro de ensino brasileiro. Um forno original e a placa inaugural estão expostos na Escola
leia...
Faculdade de Educação realiza colóquio internacional IGc promove Workshop Científico de Pós-Graduação

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques


Escola Politécnica comemora 100 anos da primeira fundição didática do Brasil

Lucas Oliveira Telles

Na próxima segunda-feira (17), às 14 horas, a Escola Politécnica (EP) da USP comemorará um século da inauguração da sua primeira oficina didática de fundição. O evento terá uma série de palestras de profissionais envolvidos com a fundição na EP e com a história dessa atividade no Brasil.

A oficina da Politécnica foi a primeira com função didática do País. "Ela não foi construída para produzir, mas para ensinar e desenvolver tecnologia. Tudo o que usamos de materiais metálicos é feito com fundição. Dela depende toda a indústria e o Brasil é um grande produtor de materiais fundidos, com tendência para expansão", diz o professor Clóvis Bradaschia, organizador do evento de comemoração.

A pequena fundição didática, idealizada pelo fundador da EP, Antônio Francisco de Paula Souza, já estava prevista em plantas de 1899. As operações começaram em dezembro de 1902, com a inauguração oficial em 15 de fevereiro do ano seguinte. De sua primeira formação, só restaram um pequeno forno de tipo cubilô e uma placa comemorativa, ambos expostos no saguão do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EP.

História
Em 1934, a antiga "Escola Polytechnica" foi incorporada à USP. Cinco anos depois, o retorno do engenheiro Miguel Siegel, enviado aos Estados Unidos, deu um novo impulso às atividades de fundição na Escola. As instalações da rua Três Rios, atualmente ocupadas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), foram progressivamente transferidas para a Cidade Universitária.

Em 1953, o professor Clóvis Bradaschia deu o primeiro curso do Estado de São Paulo para a formação de uma fundição, o que estimulou a disseminação da atividade. Bradaschia ingressou na Politécnica em 1939, como estudante, e se aposentou em 1998. Atualmente, pesquisa a história da entidade.

"A Escola Politécnica ensinou o 'be-a-bá' da fundição ao Brasil. Da oficina didática nasceu todo um conceito e uma série de grandes instituições, por isso este evento é muito mais que um aniversário", diz Bradaschia. Segundo o professor, entidades como a Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM) e a Associação Brasileira de Indústrias de Fundição (Abifa) surgiram dentro da Escola.

Os professores Bradaschia e Siegel serão palestrantes no evento de comemoração, junto com outros representantes de entidades ligadas à pesquisa e à produção metalúrgica. As palestras devem ser reunidas num livro, organizado por Bradaschia. "Teremos a história e a situação atual da fundição brasileira, o que é de interesse acadêmico e empresarial. São Paulo deve muito a Paula Souza", finaliza.

A comemoração ocorrerá no Anfiteatro do Prédio da Administração da EP, na avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, número 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5420/5457 ou pelo e-mail eventos@poli.usp.br



Cursos e Palestras

Colóquio Internacional na Educação
A    Faculdade   de    Educação    (FE) da USP realiza entre  os  dias  25   e   26 de abril, o I Colóquio Internacional do Núcleo de Pesquisa de Psicanálise e Educação: Os professores escutam a psicanálise?. O encontro terá lugar no Auditório da Escola de Aplicação da FE (Av. Afrânio Peixoto, 250, Cidade Universitária, São Paulo). O programa visa debater as relações entre a atividade docente e a psicanálise. Qualquer pessoa poderá se inscrever até o dia 23 de abril, mediante a uma taxa única de R$ 50,00.

Mais informações: (0XX11) 3814-2892 ou pelo site http://www.educacaoonline.pro.br/eve_coloquio_inter25042003.asp


Ensinar o conceito de caos na escola
O Insituto de Física (IF) da USP realiza na próxima quarta-feira (19), das 16 às 18 horas, a palestra Ensinar caos na escola média: para quê, como e por quê?. O encontro terá lugar no Auditório Adma Jafet do IF (R. do Matão, Travessa "R", 187, Cidade Universitária, São Paulo) e a entrada é franca e não há necessidade de inscrições prévias.

Mais informações: (0XX11) 3091-6617 ou pelo e-mail ferrara@if.usp.br


Da comadre à parteira
No próximo dia 20 de março, às 15 horas, a Escola de Enfermagem (EE) da USP estará promovendo a conferência Da comadre à parteira: a formação de uma profissão de saúde na sociedade francesa (XVII - XX séculos), que terá a participação especial do professor Jean-Pierre Goubert da Ècole des Hautes Ètudes em Sciences Sociales de Paris. O encontro acontecerá no Auditório Maria Rosa Sousa Pinheiro da EE.

Os profissionais interessados poderão informar-se e inscrever-se gratuitamente até o dia do evento, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da EE na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, térreo, Cerqueira César, São Paulo (próximo à Estação Clínicas do Metrô).

Mais informações: (0XX11) 3066-7531, ou pelo e-mail: scex@edu.usp.br


III Workshop Científico de Pós-Graduação
O III Workshop Científico de Pós-Graduação, do Instituto de Geociências (IGc) da USP, será realizado entre os dias 23 e 25 de abril. O evento contará com apresentação de trabalhos científicos e mesa-redonda sobre o tema "novos rumos da pós-graduação". Para participar do workshop não é necessário fazer inscrição prévia e não será cobrada taxa de inscrição. O IGc fica na R. do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3958




Seminários Escandinavos
Segunda-feira (17), às 14 horas, acontece a palestra Aspectos históricos e literários das sagas islandesas medievais, primeiro evento do ciclo de Seminários Escandinavos, promovido pelo convênio da USP com a Universidade de Oslo, da Noruega. Quem ministra é Patrícia Boulhosa, doutora em história medieval escandinava pela Universidade de Cambridge, do Reino Unido.

A entrada é gratuita. O encontro será na sala 234 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP, na Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612 ou pelo e-mail fhaubert@usp.br



Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

A coordenação do sistema agroindustrial do tomate orgânico no estado de São Paulo e o comportamento do consumidor. Christiane Leles Rezende. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Métodos de estimação de parâmetros em modelos geoestatísticos com diferentes estruturas de covariâncias: uma aplicação ao teor de cálcio no solo. Maria Cristina Neves de Oliveira. Dia 17, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19)3429-4145, ramal 231


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Doutorado

Modelo Horus - Inventário de Emissões de Poluentes Atmosféricos pela Queima de Combustíveis em Indústrias no Estado de São Paulo. Oswaldo dos Santos Lucon. Dia 17 de março, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3030-6159





A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br