São Paulo, 18/03/2003 - Boletim nº 1152

medicina
Nova metodologia é testada na
alocação de fígados para transplante

Escala MELD, obtida através de exames
laboratoriais, estabelece prioridades entre
doentes que precisam ser operados e evita
influência de critérios subjetivos
leia...

USP inaugura laboratório com
computadores doados pela Microsoft
Orientação nutricional para o
emagrecimento em curso do Cepeusp

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques

Nova técnica muda critério de alocação de fígados em transplantes

Julio Bernardes

Estudo da Faculdade de Medicina (FM) da USP avaliou o impacto da aplicação de uma classificação inédita no Brasil para alocação de fígados em transplantes. A pesquisa foi feita a partir das informações sobre o resultado obtido em 300 pacientes operados no Hospital das Clínicas (HC), entre 1997 e 2001. No Estado de São Paulo são realizados 250 transplantes de fígado por ano e existem 2.000 pessoas esperando para serem operadas.

Segundo o professor da FM Paulo Massarollo, um dos coordenadores da pesquisa, a escala MELD (Model for End-Stage Liver Disease) é defendida por alguns transplantadores como alternativa para estabelecer prioridades entre pacientes com doenças hepáticas que necessitem de transplante, permitindo operar primeiro os casos mais graves. "O índice MELD é obtido a partir dos resultados de três exames laboratoriais, evitando a influência de critérios subjetivos", afirma.

Devido à desproporção entre a oferta de órgãos e a demanda pelo tratamento, pelo menos 30% dos pacientes falecem durante o período de espera, que é superior a dois anos. A alocação de órgãos para transplante é feita desde 1997 por meio de lista única de espera, organizada por ordem de inscrição, sem levar em conta o estágio da doença.

Massarollo relata que estudos realizados nos Estados Unidos confirmam que quanto maior o MELD do paciente, estima-se que ele poderá morrer da doença em menos tempo, justificando a eventual prioridade para o transplante. "Entretanto, o efeito dos valores de MELD no resultado do tratamento ainda foi pouco investigado", relata.

A pesquisa analisou a sobrevida após o transplante, demonstrando que os pacientes com MELD mais elevado têm maior chance de insucesso. Paulo explica que, devido à maior mortalidade observada nos pacientes mais graves, os benefícios teóricos da alocação através do MELD são contrabalançados pela piora dos resultados. O estudo propôs uma fórmula para estimar o tempo de vida após a operação em função da variação do MELD.

Paulo Massarollo lembra que a eventual adoção do sistema MELD no Brasil depende de testes mais amplos sobre sua eficiência na alocação de órgãos e de discussões dentro da comunidade médica. "Este resultado fornece um instrumento útil para orientar as políticas de alocação de órgãos, permitindo antever as conseqüências de eventuais mudanças do critério atual", afirma.

O estudo foi realizado por alunos da Faculdade de Medicina, sob a coordenação dos professores Massarollo e Sérgio Mies, e recebeu o Prêmio Oswaldo Cruz, concedido no 21º Congresso Médico Universitário, realizado na Faculdade. O texto integral do estudo pode ser acessado no site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no endereço www.abto.org.br

Mais informações: (0XX11) 3066-7294 e 9945-3906, com Paulo Massarollo


Novo laboratório do CCE será ferramenta para desenvolvimento de pesquisas

Olavo Soares

A USP inaugura no próximo dia 28 um novo laboratório de informática com máquinas doadas pela Microsoft. A sala, contendo dez computadores, funcionará no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e estará disponível para todos os alunos da Universidade.

Segundo o professor Paulo César Masiero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e presidente da Comissão Central de Informática (CCI) da Universidade, a importância maior do laboratório não está somente no fato de os equipamentos doados serem de última geração: "a doação marca uma forte parceria da Universidade com a Microsoft. As máquinas terão as versões atualizadas dos softwares da empresa, além de uma infra-estrutura que contará com um professor e dois monitores, alunos de graduação da USP, responsáveis pela orientação dos usuários da sala". Além dos dez computadores, a sala contará com dois notebooks, para uso dos monitores. Segundo o professor, o custo da implantação da sala está estimado em US$ 50 mil.

Masiero ressalta que a principal finalidade do novo laboratório é servir como ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas na Universidade. "Qualquer aluno poderá utilizar o laboratório, mas preferencialmente seu uso será destinado a projetos científicos, justamente pela capacidade das máquinas", explica. O uso do laboratório, liberado para todos os alunos da USP, será condicionado à apresentação da finalidade para a operacionalização das máquinas, com prioridade voltada para os projetos de pesquisa.

A USP não será única beneficiada com a doação; no dia 19, a Unicamp inaugurará um laboratório nos mesmos moldes. A cerimônia de inauguração está prevista para as 9h30, no CCE.

Mais informações: (0XX11) 3091-6441, no CCE



Cursos e Palestras


Voleibol para crianças
O Centro Educação Física, Esportes e Recreação do Campus (CEFER) da USP de Ribeirão Preto recebe até sexta-feira (21) inscrições para o curso gratuito de Iniciação ao voleibol, direcionado a jovens de 10 a 15 anos. As aulas podem ser freqüentadas inclusive por crianças sem ligação com o Campus. Para as inscrições é necessário apresentar apenas algum documento de identificação. Os interessados devem se dirigir à Secretaria do CEFER, que fica no Ginásio de Esportes do Campus, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3561


Orientação Nutricional
O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) está com inscrições abertas para o curso de Orientação Nutricional para Emagrecimento Saudável, que tem início na quarta-feira (19), voltado para crianças. O preço é de 4 parcelas de R$ 87,50 e as inscrições podem ser feitas até o dia 21(dois dias após o início das aulas) na sala 7 do velódromo. O Cepeusp fica na Praça II, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3514



Agenda Cultural


Filme sobre César Lattes e Leite Lopes
Nesta terça (18), às 19 horas, no Anfiteatro do Bloco Didático das Exatas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP haverá apresentação do vídeo Cientistas brasileiros: Cesar Lattes e José Leite Lopes. Em seguida, acontece uma conversa com a professora Amélia Império Hamburguer, do Instituto de Física da USP, que colaborou na elaboração da obra. A apresentação é uma atividade extra-curricular do curso de Física Médica, mas será aberta a todos os interessados no tema e tem entrada franca.

O vídeo é dirigido por José Mariani e foi feito com a participação de Lattes e Lopes, incluindo depoimentos. A FFCLRP fica na Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3693


Espetáculo para calouros
Nos dias 19 e 20 de março, a Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto promoverá apresentações do espetáculo Nova dança - Rutilante, às 14 e às 19 horas. O espetáculo é voltado aos calouros, mas será aberto a qualquer outro interessado do Câmpus ou da cidade. Os ingressos gratuitos devem ser retirados com antecedência na Casa 4 da Rua Pedreira de Freitas, mesmo local da apresentação.

Mais informações: (0XX11) 602-3530


Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 17 a 23 de março:

Olhar da USP Especial, inédito. Nestor Goulart. O professor aposentado pela FAU USP, Nestor Goulart Reis Filho, continua suas pesquisas em urbanismo. Com uma fantástica trajetória pela História da Arquitetura, principalmente a colonial, ele continua seu trabalho, e atualmente desenvolve cinco pesquisas, dentre as quais história da arquitetura de São Paulo e da arquitetura moderna da América Latina. Terça-feira, às 12 horas, 16h30 e 20h30. Sábado, às 12 horas.

PGM, inédito. O programa fala sobre os 35 anos do Centrinho de Bauru. Traz também uma reportagem sobre o novo papagaio da Amazônia, descoberto por pesquisadores do Instituto de Biociências. Ainda fala sobre a inauguração da Rede GigaUSPnet e sobre um trabalho realizado dentro da Febem. Sábado, às 7h30, 1h30 e 4h30. Domingo, às 7h30, 16h30 e 4h30.

Pilotis, reprise. TPM: Transformação Pelas Mulheres. O programa debate a sociedade patriarcal e a posição do homem nas transformações que vem ocorrendo. Fala ainda sobre a escolha do 8 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Quinta-feira, às 11h30, 16 horas, 20h30. Domingo, às 1h30.

Olhar da USP inédito, Novo Código Civil. Para discutir sobre o novo código civil, participam do programa Antônio Junqueira e Álvaro Villaça Azevedo, professores da Faculdade de Direito da USP. Quinta-feira, às 12 horas, 16h30 e 21horas. Sábado, às 21 horas.

4X4, reprise. Medo. O progama traz um debate sobre o medo, com especialistas das 4 universidades do canal universitário. Sábado, às 16h30 e domingo, às 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br


Teses e Dissertações

Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental

Mestrado

Regiões rurais tem futuro? O diálogo entre economia, sociedade e natureza segundo Jane Jacobs. Karin Vechiatti. Dia 24, às 15h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3235/3496


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Comportamento de reator anaeróbio operado em batelada sequencial, contendo biomassa imobilizada e submetido a aumento progressivo da concentração de substrato de fácil degradação. Ana Paula Miqueleto Dia 24, às 14h30.

Avaliação das alterações da rede de drenagem em sub-bacias e microbacias do alto e baixo Rio Capivari (Louveira e Rafard/SP). Sara Fernanda Silva Rodrigues. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação hemodinâmica e respiratória da anestesia total injetável com propofol, propofol-quetamina racêmica e propofol-quetamina-s em cães: estudo experimental. Tatiana Regina Intelizano. Dia 21, às 14 horas.

Efeito da suplementação de linhaça, óleo de canola e vitamina E na dieta sobre as concentrações de ácidos graxos poliinsaturados e tocoferal em ovos de galinha. Maria Carolina Gonçalves Pita. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667/1351


Faculdade de Economia, Administração e Contabilildade

Doutorado

Sistema de informação de custo: diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental.
Nelson Machado. Dia 24, às 11 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443





A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br