São Paulo, 19/03/2003 - Boletim nº1153
música
As transformações do samba no
Rio de Janeiro entre 1920 e 1945

Pesquisador da FFLCH analisou as mudanças
sofridas pelo samba carioca e mostra a
influência do rádio e de técnicas de gravação
nesse gênero musical
leia...


Mesa-redonda no MAC debate exposição de Portinari


Incor realiza campanha contra
doenças do coração

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques


As transformações do samba nas décadas de 20 e 40 e a indústria cultural

Pedro Biava

Com a modernização do Rio de Janeiro, nos primórdios do século passado, e o surgimento de novos meios de comunicação, o samba sofreu inúmeras transformações. A consolidação do rádio e o aparecimento de técnicas de gravação mais avançadas são um bom exemplo de como essas transformações "afetaram" este gênero musical. Os dados constam na tese de doutorado do pesquisador José Adriano Fenerick, apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No estudo, Fenerick acompanha o samba no Rio de Janeiro entre 1920 e 1945.

Segundo o estudioso, a idéia central era estudar a transformação do samba por meio da chamada 'indústria do entretenimento' que se firmava no início do século passado. Além disso, havia também naquele período um projeto de nacionalização do samba, com interesses múltiplos, que incluíam desde sambistas até o Governo Vargas. "Daí a escolha do tema para a pesquisa", justifica.

Fenerick conta que o samba foi se transformando, se modernizando, e deixando de ser apenas uma festa feita em casas de mães de santo para ganhar outros significados: num primeiro momento, o de música (gênero musical) identificada com o Rio de Janeiro e, logo após, um misto de música e dança, identificado com o Brasil. "O samba acariocava-se e tomava a frente pelo fato de o Rio ter sido pensado, na época, como uma espécie de 'Cartão Postal' do País", explica.

Os modernos meios de comunicação, segundo o pesquisador, tiveram grande influência no surgimento deste novo tipo de samba, que ele denomina "samba moderno". De início, o samba de pagode, praticado como Partido Alto, era composto de improvisos a partir de um tema, e podiam durar um dia inteiro. "Com a gravação não se pode mais improvisar, ao menos na letra, pois existe uma versão definitiva, que fica gravada no disco e é difundida pela sociedade. Além disso, o sambista passa a ser visto como um músico profissional, principalmente os cantores, já que os compositores tiveram inúmeros problemas para se profissionalizarem efetivamente", descreve Fenerick.

Compra e venda de sambas
No período estudado, ganhava-se alguns trocados, mas apenas pela gravação, e não pela criação e/ou reprodução. "A necessidade de mostrar a música em um mercado tacanho gerou o 'jabá', ou pior ainda, a famosa 'compra e vendas' de samba", conta o pesquisador. "O comércio de compra e venda de sambas é um exemplo da má regulamentação dos direitos autorais, da visão imediatista do sambista, que preferia vender seu samba por quaisquer trocados numa hora de aperto, e da precariedade do mercado musical brasileiro da época, que apesar de estar em expansão, era ainda muito limitado."

O Rádio elevou o nome de muita gente, como Carmem Miranda, Francisco Alves, Orlando Silva e Noel Rosa, ao patamar de "ídolos", sendo que o mesmo não ocorreu com os chamados sambistas de morro. "No imaginário fica a imagem de Francisco Alves, de Carmem Miranda. A imagem do morro estava associada a algo ruim. Ele era mostrado como lugar de negro, de malandro, de vadiagem, de violência, enfim, tudo de modo muito pejorativo. Essa imagem vem se perpetuando desde, pelo menos, o fim da escravidão", lembra José.

O rádio também foi visto pelo governo, e por boa parte dos intelectuais, como um meio "nobre" de "educar o povo". Segundo o pesquisador, o discurso era potencializado, enfatizando o perfil ideológico que intelectuais e mesmo o governo Vargas queriam levar a cabo. Não é por acaso ser deste período a invenção do samba-exaltação, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, é o maior símbolo.

Nem do morro, nem da Cidade
Criou-se uma mitologia de que o "samba puro" vem do morro mas, segundo a tese de Fenerick, tanto o samba de morro como o samba do asfalto (da cidade), estiveram, e ainda estão, interligados. "O sambista de rádio ia até o morro para comprar um samba para gravar, do mesmo modo que o sambista da Escola descia até a cidade para desfilar no Carnaval." O estudioso lembra que mesmo havendo o crescimento e a explosão do samba urbano, ainda há o tradicional samba de morro. Ainda existem sambas praticados de formas tradicionais, não modernas e não capitalistas. Assim, para Fenerick, "o samba que se nacionalizou é uma mescla desses dois, não sendo efetivamente nem do morro, nem da cidade".

Mais informações: (0XX16) 3202-9443, com José Adriano Fenerick



Cursos e Palestras


Iniciação ao Latim III
Estudantes que concluíram "Iniciação ao Latim II" e interessados em geral, com conhecimentos básicos de latim podem se inscrever entre os dias 24 e 31 de março no curso Iniciação ao Latim III, oferecido pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A taxa cobrada é de R$ 50,00 e o curso vai de 2 de abril até 25 de junho. As aulas serão dadas pelo professor José R. Seabra F. da FFLCH. O curso acontece no prédio da Letras na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645


Conselho Reginal de Química em São Carlos
Nesta quarta (19), às 16 horas, a palestra A importância do CRQ e da filiação do profissionaI poderá ser assistida gratuitamente pelos interessados. O evento é promovido pela Área de Eventos e Estágios do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O palestrante é José Glauco Grandi, diretor assistente do Conselho Reginal de Química (CRQ) - IV região. O encontro tem lugar no IQSC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036 ou pelo e-mail sandra@iqsc.usp.br


Dissipação quântica e aplicações
O colóquio Dissipação quântica e aplicações será proferida no Instituto de Física (IF) da USP quinta-feira (20), às 16 horas. O palestrante é o professor Amir O. Caldeira, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo é introduzir as idéias básicas do conceito de dissipação quântica e mostrar a sua importância para problemas recentes em diferentes áreas da física. O evento é gratuito e todos os interessados podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Será no Auditório Abrahão de Moraes do IF, na R. do Matão, Travessa "R", 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114 ou pelo e-mail ligimenez@if.usp.br


Simpósio sobre pesquisa na FFCLRP
O simpósio Pesquisa e pós-graduação frente à nova política de ciência, tecnologia e inovação acontece nos dias 20 e 21, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A realização é do Departamento de Física e Matemática, que com o evento pretendem homenagear o professor Silvestre Ragusa, que está completando 70 anos e ainda ministra aulas na pós-graduação da Unidade. Entre os temas abordados, estão "dos fundamentos da Mecânica Quântica a uma nova tecnologia" e "otimização e criticalidade auto-organizada".

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. O local do simpósio é o anfiteatro do Bloco Didático das Exatas da FFCLRP, que fica na Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3693 / 3718 ou pelo e-mail dfm@dfm.ffclrp.usp.br



Agenda Cultural


Mesa-redonda sobre Portinari
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP estará realizando na sexta-feira (21), às 17 horas, uma mesa-redonda sobre a exposição Dom Quixote do pintor Cândido Portinari. Participarão da Mesa a professora da ECA e crítica de arte Anna Tereza Fabris e o crítico de arte Mário Garcia. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição antecipada. O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3034 / 3392


Coral infantil da FFCLRP abre vagas
O Coral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, "Os pequenos cantores da FFCLRP", recebe inscrições gratuitamente até sexta-feira (21), para crianças de 8 a 14 anos. No Coral são desenvolvidas atividades como exercícios práticos de impostação vocal integrando técnicas de relaxamento, respiração, ressonância, articulação e projeção sonora, sob o princípio do conhecimento do próprio corpo. O repertório é variado. A FFCLRP fica na Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3644 ou pelo e-mail coral@ffclrp.usp.br, com Denise ou Marta



Quadro de Avisos


Campanha contra doenças do coração
O Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP e o Rotary Club estarão promovendo a I Campanha de detecção e prevenção de doenças do coração e diabetes, no próximo sábado (22), entre 8 e 17 horas, na Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Os participantes passarão por dosagem de açúcar no sangue, medições de pulso, pressão arterial, peso e altura antes das consultas com cardiologistas e nutricionistas do Instituto.

Os interessados, que devem ter mais de 40 anos, podem retirar senhas gratuitamente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no mezanino da Estação Brás. A Estação é uma interligação entre as linhas do metrô e da CPTM e se localiza na Praça Agente Cícero, s/nº, Brás, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3062-3012 / 3069-5437, com Rita Amorim



Teses e Dissertações

Instituto de Psicologia

Mestrado

Os padres operários nas lembranças de uma comunidade: um estudo de memória e prática política. Karen Ribeiro. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Planejamento racional de tuberculostáticos com base na estrutura dos ácidos micólicos da parece celular do Mycobacterium tuberculosis. Kerly Fernanda Mesquita Pasqualoto. Dia 20, às 14 horas.

Radiações ionizantes provenientes de Cobalto 60 e acelerador de elétrons na redução da população de Salmonella sp. inoculada em almondegas congeladas de frango: avaliação da aceitação do produto. Juliana Saito. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

Metabolismo do ácido ascórbico durante o desenvolvimento e amadurecimento de manga (Mangifera indica L. var Keitt) e amadurecimento da goiaba branca (Psidium guajava L. var. Paloma). Maria Luiza Passanezi Araújo Gomez. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Escola Politécnica

Mestrado

Desenvolvimento de uma máquina de compressão-torção para medição do atrito em processos de conformação mecânica de chapas metálicas. Carlos Eddy Valdez Salazar. Dia 21, às 13 horas.

Influência da composição química da água no desempenho da flotação de fluorita com ácidos graxos. Valmir Machado. Dia 21, às 14 horas.

Doutorado

Técnicas de programação mista-inteira aplicadas ao scheduling de plantas químicas contínuas. Alessandro Alle. Dia 21, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443





A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br