São Paulo, 27/03/2003 - Boletim nº1159
informática
Congresso aponta caminhos
nos estudos do pós-genoma

USP promove a 1ª International Conference on
Bioinformatics
. O objetivo é incentivar a
colaboração entre cientistas de Bioinformática
para futuros estudos em pós-genomas
leia...
Instituto de Psicologia
promove dois debates
Enfermagem de Ribeirão realiza
palestras em Escola Estadual

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques


Congresso em Ribeirão Preto reunirá pesquisadores de Bioinformática

Antonio Carlos Quinto

Entre os dias 14 e 16 de maio, a Universidade de São Paulo reunirá, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento na 1ª International Conference on Bioinformatics and Computational Biology. O objetivo do encontro é incentivar o contato e colaboração entre pesquisadores atuando em áreas relacionadas à bioinformática para desenvolver estudos em pós-genoma.

O professor Luciano da Fontoura Costa, do Departamento de Física e Informática do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) explica que o principal objetivo da Bioinformática é compartilhar informações obtidas em pesquisas genômicas e organizá-las numa base de dados. "Estes dados poderão ser disponibilizados, inclusive, via internet. No Brasil, acredito que este seja o primeiro passo na tentativa de organizar os estudos da dinâmica de expressão gênica, envolvendo as áreas de Biologia e Computação", diz.

Até o momento, o Projeto Genoma permitiu a identificação da quase totalidade dos genes do corpo humano. Resta agora a decodificação da dinâmica de ativação. "O genoma é estático e está guardado na célula. Sua ativação depende de interações bioquímicas dentro da pessoa, e entre esta e o meio ambiente", explica. "Um gene pode ficar latente e nunca ser ativado. Temos de seguir agora com as análises da expressão gênica", lembra. Os estudos nessa área caminham para a decodificação desses sistemas. Para tanto, as ferramentas de Bioinformática serão fundamentais.

Segundo Fontoura Costa, a idéia da realização deste primeiro encontro surgiu depois de a USP ter instalado, em agosto de 2002, um curso de pós-graduação, nível doutorado, na área de Bioinformática. "Trata-se de um programa interunidades envolvendo diversas unidades da Universidade de São Paulo", relata o professor que é o coordenador do programa.

O Instituto de Matemática e Estatística (IME), Instituto de Química (IQ), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FMRP), o Instituto de Biociências e o Instituto de Física de São Carlos são as unidades integradas no programa. O curso, que tem sua sede no IME, deverá formar em julho de 2006 seus primeiros 15 doutores em Bioinformática. "No Brasil, além da USP, somente a Universidade Federal de Minas Gerais mantém um programa nesta área", lembra Fontoura.

Fontoura conta ainda que, ao longo do ano passado, o Instituto de Saúde dos EUA condicionou a concessão de recursos às pesquisas na área de neuroinformática a grupos dispostos a compartilharem seus dados. "No Brasil ainda não existe nenhuma determinação desse tipo. Mas a Fapesp já deu passos nesse sentido. Por isso acredito que este Congresso será um marco na integração da pesquisa em biologia", diz.

Áreas diversas
Essas redes de pesquisas não estarão restritas à Bioinformática. Para tanto, a organização do evento pretende reunir pesquisadores e estudiosos de setores como evolução, ecologia, desenvolvimento animal, neuroinformática e etc., que se integrem com a pesquisa genética. "Ao longo do século passado, a Biologia se especializou. Nestes últimos anos, teve início o processo de reintegração dessa área científica. A computação entra agora como uma poderosa ferramenta para construção de modelos", explica Fontoura.

Durante a 1ª International Conference on Bioinformatics and Computational Biology, serão abordados, entre outros temas, Agronomia, Inteligência Artificial, Biofísica, Biologia, Genética e Neuroinformática. Os pesquisadores interessados em submeter seus trabalhos deverão fazê-lo até o dia 15 de abril.

Os resumos devem ter uma página mostrando inovações da Bioinformática e da Biologia Computacional. Todos os trabalhos aceitos serão publicados no site http://www.vision.ime.usp.br/~icobicobi/. Ao final, alguns deles serão selecionados e poderão constar na edição especial do Journal of Real-Time Imaging (Academic Press - Elsevier), de setembro deste ano.

Mais informações: (0XX11) 273-9858, com Luciano da Fontoura Costa; e-mail: luciano@if.sc.usp.br

Cursos e Palestras


Reuniões gerais do IPq
O Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove nesta semana duas Reuniões Gerais: Na quinta-feira (27), às 9h30, o tema de debate é Emoções e Infecção, com o prof. Marcos Boulos. Na sexta-feira (28), às 16h30, o Ambulatório de Bulimia e Transtornos Internos do IPq promove reunião com o tema Atendimento do Hospital Dia.
As duas reuniões acontecerão no Anfiteatro do 1º Andar do IPq, localizado na Rua Ovídio Pires de Campos, s/nº, Pinheiros, São Paulo. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3083-0473



Agenda Cultural


Programação da TV USP
Confira a programação para a semana de 31 de março a 6 de abril:

Olhar da USP, inédito. Esta semana o programa terá duas edições. "Clóvis Garcia" terá o crítico de teatro, especialista em história do teatro e folclore brasileiro e também professor do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA). Terça-feira (1), às 12 horas, 16h30 e 20h30. "MAC 40 anos", sobre o aniversário do Museu de Arte Contemporânea da USP e as atuais tendências da arte. Quinta-feira (3), às 07h30, 12 horas, 16h30 e 21 horas.

PGM, inédito. O programa terá assuntos como o voluntariado, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), o projeto Medicina Campo Limpo, da Faculdade de Medicina, as mulheres do ambiente hip hop e a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. Quarta-feira (2), às 07h30, 12 horas, 16h30, 21 horas, 01h30 e 04h30.

Pilotis, reprise. Poluição sonora: o estresse das grandes cidades. O programa Pilotis dessa semana mostra o drama de quem convive diariamente com o barulho intenso do trânsito. Quinta-feira (3), às 7 horas, 11h30, 16 horas e 20h30.

4X4, inédito. Dependência tecnológica. As consequências para o ser humano por depender da tecnologia no cotidiano é o assunto do debate nessa semana. Sábado (29), às 16h30. Sábado (5 ), às 16h30 e domingo (6), às 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 com Adriano ou Carol. Pelo e-mail tvusp@edu.usp.br


Quadro de Avisos


Novo setor do Museu de Geociências
O Museu do Instituto de Geociências (IGc) da USP incorporou a Oficina de Réplicas do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental. Contando com diversas espécies de fósseis, o Setor de Réplicas terá a função de servir como ferramenta no ensino e pesquisa das ciências da terra. O endereço do Museu é Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3952


EERP realiza eventos com escola estadual
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP desenvolverá, nos próximos meses, uma série de eventos em parceria com a Escola Estadual Professora Glete de Almeida (EEPGA), localizada no município. Na próxima quinta-feira (27), o pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Adilson Avansi de Abreu, visitará a escola, e para o mês de abril estão programadas duas palestras:

Hábitos alimentares saudáveis, no dia 4, às 9 horas, com a professora. Rosane Pilot Pessa Ribeiro, na EEPGA.

Higiene e saúde, no dia 9, às 14h30, com a professora. Maria Suely Nogueira, na EERP.

O endereço da EEPGA é Rua Wladimir Pinto Ferraz, 156, e EERP fica na Av. Bandeirantes, 3900, ambas em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3381



Teses e Dissertações



Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Estudos de calibração de redes de distribuição de água através de algoritmos genéticos. Fernando das Graças Braga da Silva. Dia 27, às 15 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Características de argilas organofílicas por análises térmicas. Emerson Paes Barreto. Dia 28 de março, às 10 horas

Supervisão e controle à distânca de parâmetros físicos em sistema oceânico. Antonio Gomes de Araújo. Dia 28 de março, às 9 horas.

Tratamento terciário de efluente de indústria de laticínio tendo em vista adsorção de lactose em argila organofílica. Leandro Cardoso de Morais. Dia 28 de março, às 8 horas

Estudo e fabricação de capacitores mos com camada isolande de SIOxNy depositada por PECVD. Kátia Franklin Albertin. Dia 3 de abril, às 14 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de membranas para sensores de pressão utilizando freamento eletroquímico. Humber Furlan. Dia 1º de abril, às 10 horas.

Mecânica global tridimensional de linhas submersas. Melquisedec Francisco dos Santos. Dia 2, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina

Doutorado

Avaliação por tomografia computadorizada das alterações torácicas em pacientes com esquitossomose mansônica (forma hepatoesplênica). Claudia Maria de Figueiredo. Dia 3, às 8h30 horas.

Mais informações: (0XX11) 3069-7071


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Aplicação de processos combinados - processamento mínimo e radiação ionizante (60co) - visando o aumento da segurança microbiológica de alface (Lactuca sativa, L.). Laercio Goularte. Dia 1 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX1) 3091-3661


Instituto de Psicologia

Mestrado

Inclusão escolar: um trabalho com professores a partir de operadores da psicanálise. Marise Bartolozzi Bastos. Dia 4, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br