São Paulo, 28/03/2003 - Boletim nº1160
esporte
Projeto ajudará na descoberta
de novos talentos para o esporte

O Projeto Esporte Brasil pretende criar
um banco de dados com informações
sobre o potencial esportivo de crianças
e adolescentes de todo o País
leia...
No Instituto de Psicologia,
projeção de filme e palestra
Internet grátis em terminais de
ônibus no Dia da Inclusão Digital

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques

Esporte Brasil reunirá nove universidades de todo o país

Olavo Soares


A falta de um banco de dados nacional com informações referentes ao potencial esportivo de crianças e adolescentes de todo o País foi a principal motivação para a criação do Projeto Esporte Brasil. A iniciativa reunirá universidades em diversos estados para realizar a medição destes dados e avaliar a capacidade esportiva de escolares de 7 a 17 anos. Em São Paulo, participarão do projeto a USP e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A participação da USP no projeto, que terá início ainda em 2003, será coordenada pela professora Maria Tereza Silveira Bohme, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). "Pretendemos percorrer as escolas da Zona Oeste da Capital, analisando cerca de 200 crianças", explica a professora. O grupo da EEFE será formado por cerca de dez pessoas, incluindo alunos dos cursos de Educação Física e Esporte da Escola.

Os jovens serão submetidos a vários testes. Os exames verificarão o crescimento físico (estatura, peso e envergadura), a aptidão física por meio de testes de resistência geral, força muscular, potência explosiva (salto), força para arremesso e também outras provas que medirão flexibilidade, agilidade e velocidade. Além destes dados, a pesquisa também contará com questionários que avaliarão o nível de atividade física, a nutrição e condições sócio-econômicas.

Segundo Maria Tereza, o principal objetivo do projeto é coletar dados de crianças e adolescentes de todo o Brasil: "temos dificuldade para montarmos um padrão de como é o desenvolvimento da aptidão física do jovem brasileiro, que também possibilitem identificar uma criança potencialmente talentosa em termos motores e para o esporte". "Um professor de Educação Física em uma escola terá a possibilidade de comparar os dados de um dos seus alunos com as informações do Esporte Brasil disponibilizadas pela Internet. Assim, terá como checar se algum aluno tem potencial para se tornar um esportista", exemplifica.

Até 2004, o Brasil Esporte pretende avaliar cerca de 40 mil crianças e jovens. A coordenação está a cargo da Rede dos Centros de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte (Rede Cenesp), que inclui nove universidades públicas de seis estados, incluindo a USP, mais a Universidade de Brasília. As primeiras medições do Esporte Brasil estão sendo realizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mais informações: (0XX11) 3091-3120 ou pelo e-mail terbohme@usp.br


Cursos e Palestras


Avaliação das pesquisas em Saúde e Humanas
O segundo seminário da série Grandes Seminários, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, acontece no dia 7 de abril, às 14 horas. O tema é "A avaliação de pesquisa nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas". Entre os conferencistas convidados estão Valentim Gentil Filho, da Faculdade de Medicina (FM) e Maria Herminia Tavares Brandão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambas da USP. O público alvo são professores, estudantes, técnicos de graduação e pós-graduação do IP.

A entrada é gratuita. O encontro será no Anfiteatro do Bloco 23 do Instituto, que fica na Av Professor Melo Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4383, pelo site http://www.usp.br/ip/pesquisa/inicio.htm ou pelo e-mail lacri@sti.com.br


A invenção da psicanálise
No dia primeiro de abril, às 18 horas, o Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI) fará a projeção do filme Freud além da alma, com direção de John Huston. Em seguida, às 20 horas, haverá uma palestra com a professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Maria Cristina Kupfer. O evento é aberto ao público, gratuito e terá entrega de certificados. Será realizado no Auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP, na Avenida da Universidade, 308, bloco "B", Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574, no Setor de Apoio Acadêmico da FE ou pelo e-mail lepsi@fe.usp.br.


Agenda Cultural


Festival de documentários no Cinusp
De 31 de março a 11 de abril o Cinusp exibe a mostra Imagens da Subjetividade, com filmes participantes do É tudo verdade, festival internacional de documentários. A programação será a seguinte:

Imagens da subjetividade no Brasil 1, com os documentários Poesia é uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem, Tereza, Diástole, Eu não posso imaginar, Merréis, Em nome do pai e do filho, Filme da Família, nos dia 1º, 4 e 10 de abril, às 16 horas, e no dia 2 de abril, às 19 horas.

Imagens da subjetividade no Brasil 2, com os documentários Do Outro lado da sua Casa, Beijo na Boca, Pivete, Oiapoque, Rua de Mão Dupla, Framed by Curtains, Brooklyn Bridge, nos dias 31 de março e 3 de abril, às 16 horas, e no dia 1º de abril, às 19 horas.

Imagens da subjetividade no Brasil 3, com os documentários Talk to Me, The Eye Land, Um Passaporte Húngaro, no dia 2 de abril, às 16 horas, e nos dias 31 de março e 4 de abril, às 19 horas.

Peter Forgács, com os filmes The Maelstrom e The Danube Exodus, ambos do diretor húngaro, no dia 7 de abril, às 16 horas.

Filmes e vídeos autobiográficos 3, com os documentários Trick or Drink, Video Nation e Pappa och Jag, no dia 8 de abril, às 16 horas, e nos dias 7 e 11, às 19 horas.

Filmes e vídeos autobiográficos 4, com os documentários History and Memory e Healthy Baby Girl, nos dias 9 e 11 de abril, às 16 horas, e no dia 10, às 19 horas.

Trinh Minh-ha 2, com os filmes Reassamblage e The Fourth Dimension, no dia 8 de abril, às 19 horas.

Além desta programação, haverá no dia 3 a pré-estréia do filme Dois perdidos numa noite suja, às 19 horas, seguida de um debate com o diretor José Joffily.

Todas as sessões tem entrada gratuita. O Cinusp fica na rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou pelo e-mail cinusp@edu.usp.br


Quadro de Avisos


Dia da Inclusão Digital
No próximo sábado (29), três terminais de ônibus da cidade de São Paulo sediarão o Dia da Inclusão Digital. Neste dia, os terminais Tietê, Santo Amaro e Barra Funda terão instalados cerca de 15 computadores com recursos como Internet e Webcams, e o acesso será gratuito e aberto a todos os presentes.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP é uma das entidades que apóia o projeto. Professores e alunos da FAU atuarão como monitores ajudando os usuários na construção de arte digital. O evento ocorrerá das 9 às 17 horas.

Mais informações: 0800-16-91-99


Atendimento gratuito na FOB
A clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) oferece atendimento à população na reabilitação das alterações da linguagem oral e escrita, voz, audição e motricidade oral. O atendimento, realizado por alunos de graduação e especialização e supervisionado por docentes, é gratuito. A triagem dos pacientes é feita uma vez ao ano, no início do semestre letivo.

A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no campus da USP. O endereço é Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 235-8470/8460


Publicações


Editando o Editor
A Editora da USP, a Editora Júnior Com-Arte e a Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes lançarão, no próximo dia 2 de abril, às 19 horas, o livro Cláudio Giordano, sexto volume da Coleção Editando o Editor. O volume apresenta o depoimento de Cláudio Giordano, relembrando sua atividade à frente da Giordano Editora, seu trabalho como tradutor, a criação da Oficina do Livro, a organização das revistas Nanico e Revista Bibliográfica & Cultural, entre outras atividades.

O lançamento acontece na Oficina do Livro, na Rua Gaspar Lourenço 587, Vila Mariana, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149, na Edusp ou (0XX11) 3091-4087, na Com-Arte.


Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Transformadas Wavelet aplicadas à proteção diferencial de transformadores de potência. David Calhau Jorge. Dia 28 de março, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Eco-eficiência na indústria de celulose e papel - estudo de caso. Zeila Chittolina. Piotto. Dia 2, às 14 horas.

Hidrodinâmica das macro-rugosidades de fundo de canais. José Rodolfo Scarati Martins. Dia 4 de abril, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Enantiosseletividade na farmacocinética do carvedilol em pacientes idosos hipertensos metabolizadores extensivos da debrisoquina. Rosângela Gonçalves Peccinini Machado. Dia 1º de abril, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

Análise econômica dos medicamentos genéricos no Brasil. Marislei Nashijima. Dia 4 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Segurança nacional e segurança cooperativa no contexto brasileiro contemporâneo de defesa. Gunther Rudzit. Dia 3 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Patologia comparada de cetáceos e pinípedes. Valeria Ruoppolo. Dia 4 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Psicologia

Doutorado

O paciente, a equipe de saúde e o cuidador. De quem é a vida, afinal? Um estudo a cerca do morrer com dignidade. Ingrid Esslinger. Dia 4, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br