São Paulo, 2/04/2003 - Boletim nº 1163
biologia
CEBIMar realiza pesquisas com
aranhas do mar e ácaros marinhos

As aranhas do mar não têm correspondente
em terra, enquanto os ácaros marinhos são
objeto de um estudo único no Brasil, com
apenas nove espécies descritas
leia...
USP apresenta veículos
movidos a energia solar
As conseqüências da guerra
no Oriente Médio

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques

CEBIMar faz estudos preliminares de aranhas
do mar e ácaros marinhos


Da redação, Agência USP

O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP vem estudando algumas espécies de animais marinhos que não têm correspondente em terra. Um exemplo disso são as aranhas do mar (pantópodes ou picnogônidas), animais carnívoros e predadores encontrados nas algas.

A espécie vêm sendo objeto de um levantamento preliminar realizado por Elisa Palhares de Souza, graduanda do Instituto de Biociências (IB) da USP. O material para os estudos é proveniente do projeto temático Biota/Fapesp e das coletas realizadas pela estudante no canal de São Sebastião.

As aranhas do mar são arrancadas da base frondes de algas. A estudante separa os animais que precisa, devolvendo ao ambiente os que não fazem parte da pesquisa. Já no laboratório, corta as algas, observa na lupa os aracnídeos, anestesia-os, coloca-os no álcool e os etiqueta.

O procedimento de anestesia dos animais antes de sacrificá-los, segundo o professor Claudio Tiago, que orienta Elisa em suas pesquisas, é em primeiro lugar uma questão ética. "O respeito à vida é uma questão crucial no nosso código de ética. A anestesia ajuda a prevenir que os indivíduos coletados e fixados no álcool fiquem contraídos", explica.

No CEBIMar, todo animal retirado da água e não usado é devolvido ao seu ambiente. O orientador observa que campanhas do tipo "salvem as baleias" levam às ruas milhares de pessoas, mas poucos são os que respeitam formas menores de vida. Às vezes, pelo contrário, o respeito pela vida é extremo, como no caso de cientistas russos que se negam a destruir a única amostra do mundo de vírus da varíola, alegando necessidade de preservar a biodiversidade na Terra, apesar dos perigos que estes organismos possam representar para a vida humana.

Ácaros marinhos
Também sob a orientação do professor Claudio Tiago, Almir Rogério Pepato vem realizando um levantamento semelhante com ácaros marinhos (aracnídeos do grupo dos carrapatos). Pepato é o único no Brasil a estudar esses animais. Tudo o que descobrir poderá ser tranqüilamente publicado, sem receio de repetição. Do mesmo grupo, segundo ele, existem apenas nove espécies descritas para o Brasil, em trabalhos antigos publicados por pesquisadores alemães e franceses.

Pepato estima que deve haver pelo menos 130 espécies, tendo encontrado até agora 14, que serão incorporadas ao levantamento do Programa Biota/Fapesp. Seu interesse está em coletar material não apenas no litoral de São Sebastião, mas em outros ambientes. Os espécimes são tão minúsculos que só podem ser observados ao microscópio.

Os ácaros marinhos alimentam-se de algas ou de outros animais, causando-lhes danos. Os "testemunhos" destinados ao museu são fixados em lâminas, e ele já depositou alguns no Museu de Zoologia da USP.

Colaborou Miguel Glugoski, do Jornal da USP

Mais informações: (0XX12) 3862-7149 ou pelo e-mail cebimar@edu.usp.br


USP apresenta em feira seus veículos movidos a energia solar

Francisco Angelo, do USP Online

A partir desta quarta-feira (2) até domingo (6), a USP exibe dois carros solares desenvolvidos inteiramente no País. Um dos projetos teve a participação de alunos e professores do curso de graduação em Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli). Os dois veículos poderão ser vistos na Auto Sports Mundial, feira automobilística que antecede o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

O The Banana Entreprise, primeiro carro solar nacional a participar de competições internacionais, em 1993, é resultado do trabalho de um grupo de amigos do qual participou o professor de Mecatrônica da Poli, Júlio Cezar Adamovsky. O sucessor do primeiro protótipo, o Citizen Eco-Drive/USP, foi o primeiro veículo a ser desenvolvido no meio acadêmico brasileiro.

Carros solares como esses podem percorrer 3.000 quilômetros utilizando energia equivalente àquela contida em apenas 5 litros de gasolina. Com uma potência igual a um secador de cabelos, podem atingir a velocidade de 160 quilômetros por hora.

Devido a isso, na construção de tais veículos, que medem seis metros de comprimento por dois de largura, leva-se em conta particularmente a "necessidade de uma alta eficiência", relata Vinicius Rodrigues de Moraes, coordenador da equipe que está trabalhando no mais novo modelo de carro solar brasileiro, o Clave de Sol. "Há uma necessidade primária de se otimizar a energia obtida e, principalmente, de não desperdiçá-la", completa.

Os resultados atingidos com os carros solares brasileiros são ainda mais importantes se lembrarmos que, há dois anos, o País todo sofreu com uma grave crise de racionamento de energia elétrica. Além disso, o conflito entre Estados Unidos e Iraque gira em torno, entre outras coisas, da questão do controle das grandes reservas petrolíferas do Oriente Médio. "Desenvolver um carro solar é, acima de tudo, viabilizar um futuro de energia limpa, renovável, gratuita e abundante num país ensolarado como o Brasil", reforça o professor.

No carro solar, a luz do sol é convertida em corrente pelo painel solar - um conjunto de células fotovoltaicas que fica na sua carroceria e alimenta um motor elétrico. A grande vitrine destes veículos é o "World Solar Challenge" realizada na Austrália desde 1987. Trata-se de uma competição mundial que visa estimular as pesquisas e o desenvolvimento da utilização da energia solar, e que hoje conta com equipes de mais de 20 países. A corrida corta o país de Norte a Sul, saindo de Darwin e chegando a Adelaide, durando em média seis dias.

A Auto Sports Mundial será no Expocenter do Hotel Transamérica, na Av. das Nações Unidas, 18.591, próximo da Ponte Transamérica, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9981-0123 ou e-mail vinimagus@terra.com.br, com Vinicius Rodrigues de Moraes



Cursos e Palestras


Conseqüências da guerra no Oriente Médio

Nesta quarta-feira (2), às 17 horas, haverá um debate sobre as conseqüências - sociais, humanas, econômicas, históricas e políticas - do conflito no Oriente Médio para o mundo e, principalmente, para o Brasil. Os debatedores são: a psicanalista Maria Rita Kehl; os professores Braz José Araújo, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e Maria Aparecida Aquino, do Departamento de História, também da FFLCH. Quem promove o evento é a Rede SescSenac de Televisão (STV), a Rede BBC de Londres e o Itaú Cultural.

A entrada é franca e aberta a todos os interessados. Não são necessárias inscrições prévias. O debate será filmado e transmitido ao vivo. Acontece no Teatro do Itaú Cultural, na Av. Paulista, 149, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3268-1817, com Claudiney Ferreira


Teatro como instrumento pedagógico
Nos dia 5, 12 e 26 de abril, das 8h30 às 17 horas, o Instituto ArteSocial em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e com a Associação Educacional Labor, Escola Rudolf Steiner de São Paulo e Quarta Mídia, realiza o seminário O teatro como instrumento pedagógico.

O evento tratará da aplicação de teatro no ensino fundamental, como instrumento pedagógico multidisciplinar.O projeto Dom da Palavra, em que o seminário está inserido, visa estimular o prática do teatro nas escolas.

Professores e arte-educadores interessados podem se inscrever pela internet, através do site http://www.artesocial.org.br. As inscrições custam R$ 80,00 e as vagas são limitadas.

O local será a Escola de Comunicações e Artes da USP, sala 2 do 2° andar, prédio principal, na avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3061-5977


Chocolate: amigo ou vilão?
O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza no próximo dia 9 sua 8ª Reunião Psicoeducacional para portadores de obesidade, com o tema: Chocolate: amigo ou vilão?

A reunião, gratuita e aberta ao público, será às 20 horas, no Colégio Dante Alighieri, localizado na Alameda Jaú, 1061, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3253-2366


Seminário no IQSC
Nesta sexta-feira (4), às 10 horas, no Instituto de Química (IQSC) da USP de São Carlos acontece o seminário Cálculos de limite de deteção e de limite de quantificação, ministrado pelo professor Sérgio Antonio Spinola Machado.

O seminário, gratuito e aberto ao público, será realizado na sala Q5-1 do IQSC, que fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036 / 9909 ou pelo e-mail sandra@iqsc.com.br


Agenda Cultural



Teatro infantil na FOB
A Companhia teatral Mandrágora irá apresentar nos dias 3, 5 e 6, no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, a peça infantil Insetos na Vidraça, de Áurea Galli, com direção de Huxley Ivens.

A apresentação acontecerá às 19h30, no dia 3, e em duas sessões, às 15 e às 19h30, nos dias 5 e 6. O ingresso custa um quilo de alimento não perecível, exceto sal.

Mais informações: (0XX14) 235-8394/8316



Publicações

Vida e obra de João Walter Toscano
No dia 8 de abril, das 19 às 22 horas, a Editora Unesp e o Instituto Takano promovem o lançamento do livro João Walter Toscano, sobre a vida e obra do arquiteto de mesmo nome. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Toscano é um dos principais expoentes da arquitetura moderna brasileira. O evento terá lugar na unidade da FAU, na rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3032-2564



Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Mestrado

Projeto de um oscilador lc-tanque controlável por tensão em tecnologia CMOS para rádio freqüência. Gilson Mikio Ohara. Dia 3 de abril, às 10 horas.

Estudo numérico e experimental do escoamento ao redor de cilindros. Paulo José Saiz Jabardo. Dia 3 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeito de autólise de culturas lácticas na proteólise do queijo Prato. Izildinha Moreno. Dia 10 de abril, às 10 horas.

Mais informações: 3091-3656


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Revoluzionari in San Paolo: a comunidade italiana e a polícia política (1924-1945). Viviane Terezinha dos Santos. Dia 11 de abril, às 10 horas.

Doutorado

O negro na ficção de Coelho Netto. Rita Margarida Toler Russo. Dia 2 de abril, às 14 horas.

Mesas de Minas: as famílias vão ao self-service. Mônica Chaves Abdala. Dia 11 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Instituto de Psicologia

Mestrado

Professores jovens e alunos velhos em um processo de co-educação de gerações. José Carlos Ferrigno. Dia 11, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br