São Paulo, 4/03/2003 - Boletim nº 1165
meio ambiente
Vegetação pode ter participação na
formação do ozônio em SP

A vegetação pode estar contribuindo com parte do ozônio formado no ar da região metropolitana, emitindo compostos que reagem com óxidos de nitrogênio
leia...
Livro aborda efeitos das novas
tecnologias da sociedade
Mesas-redondas em comemoração
ao cinqüentenário da EESC

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques


Vegetação pode contribuir com parte do ozônio presente na região metropolitana de São Paulo

Lucas Telles

Conhecido na década de 90 como um protetor da saúde humana, por bloquear raios ultravioleta na estratosfera, o ozônio é também um dos maiores poluentes do ar nas grandes cidades. De acordo com uma pesquisa apresentada ao Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, cerca 15% do ozônio presente na região metropolitana de São Paulo pode ser formado a partir de compostos emitidos pela vegetação.

"Não se trata de considerar a vegetação nociva", diz Leila Droprinchinski Martins, autora da dissertação de mestrado. "As plantas contribuem com uma parcela dos hidrocarbonetos que vão reagir na formação do ozônio, mas os automóveis emitem muito mais desses gases e ainda lançam quase todo o óxido de nitrogênio necessário para a reação". Porém, segundo Leila, o resultado é preliminar, porque é baseado em estimativas matemáticas que precisam ser melhoradas. "O número é pouco preciso, mas podemos concluir que a emissão das plantas deve ser considerada".

O ozônio praticamente não possui emissores diretos. Sua formação resulta da reação de hidrocarbonetos voláteis, gasosos em temperatura ambiente, com óxidos de nitrogênio (NO e NO2). Os hidrocarbonetos são emitidos principalmente pela combustão e evaporação de combustíveis, e também pela vegetação. "A sensação do cheiro de mato, do limão ou de uma folha amassada vêm desses compostos", explica Leila. Já 96% dos óxidos de nitrogênio são provenientes dos automóveis. "Numa floresta, por exemplo, os índices de ozônio são baixíssimos".

A pesquisa utilizou um modelo matemático para calcular a produção do ozônio, levando em conta a composição do ar, as reações químicas que acontecem na natureza e as condições atmosféricas que as influenciam. Num primeiro momento, o modelo trabalhou apenas com os hidrocarbonetos provenientes dos automóveis. Em seguida, a mesma reação foi simulada considerando também os gases emitidos pela vegetação. O resultado apontou o aumento do ozônio.

A emissão dos hidrocarbonetos pela vegetação de São Paulo ainda não foi realmente medida. A pesquisa calculou a produção dos gases na região metropolitana com base na flora amazônica. "Não pudemos medir por falta de tempo e recursos. É possível que estas diferenças sejam relevantes". Mesmo com outras deficiências, o trabalho obteve um resultado satisfatório. "A quantidade final de ozônio estimada pelo modelo, considerando gases de origem vegetal e de veículos, foi próxima da quantidade medida nas estações da Cetesb".

Reações complexas
Para a professora Maria de Fátima Andrade, coordenadora de um grupo de pesquisa sobre poluição do ar no IAG, os estudos sobre a ação do ozônio no Brasil precisam ser mais desenvolvidos. "Não adianta diminuirmos apenas a emissão dos óxidos de nitrogênio, ou mexer em um fator só, porque as reações são muito complexas e o resultado pode ser outro", alerta. "A produção de ozônio depende de todo um equilíbrio, porque cada hidrocarboneto tem um potencial de formação, e isso tudo muda com o vento, com a topografia, com a radiação solar. Temos combustíveis, frota e condições atmosféricas específicas, então precisamos descobrir exatamente onde mexer, sem copiar modelos estrangeiros".

O ozônio existente no ar dos centros urbanos é um gás extremamente tóxico e pode causar sérios danos, mesmo em baixa concentração. Estudos recentes indicam que o gás causa irritação dos olhos, nariz e garganta, leva ao envelhecimento precoce da pele, causa tosse, dor de cabeça, náuseas, cansaço, diminui a resistência a infecções, agrava doenças respiratórias e pode estar relacionado ao câncer de pulmão. Além disso, possui forte ação corrosiva e reduz a vida útil dos materiais.

Mais informações: (0XX11) 3091-2836, com Leila D.Martins


Cientista discute os efeitos das novas tecnologias na sociedade


Marcelo Gutierres

O novo livro A sociedade e a economia no novo milênio, do professor João Antonio Zuffo, da Escola Politécnica (Poli) da USP, dá seqüência à discussão sobre as aplicações das novas tecnologias e seus efeitos nos mais variados campos da sociedade. Neste segundo volume, o autor trata de macroeconomia e empregos com o tema central Os empregos e as empresas no turbulento alvorecer do século XXI.

Em 259 páginas, o professor demonstra como o emprego dos moldes atuais irá desaparecer. "A tendência dentro da sociedade é o trabalho autônomo", diz. Outro aspecto abordado é a polivalência do trabalhador do futuro. "Já se nota atualmente que as exigências giram em torno de tarefas e não de cargos ou funções."

Zuffo chama a atenção também para o futuro processo de desurbanização dos grandes centros. Ele acredita que, com o ritmo do avanço tecnológico atual, não será mais necessário se viver em metrópoles. As infraestruturas estarão disponíveis em qualquer parte do globo terrestre. "Será possível controlar uma empresa de sua própria casa."

Em outubro de 2002, o professor lançou o primeiro volume de mesmo título, mas com o tema Tecnologia e a Infossociedade. Nele, prevê que as novas tecnologias determinarão mudanças significativas em nossa sociedade. Trata, detalhadamente, do desaparecimento do emprego nos próximos 20 ou 30 anos.

Preocupação
João Antonio Zuffo afirma a sua preocupação com a atual discussão sobre a reforma da previdência. "Deve haver um maior aprofundamento. Seria o momento ideal de levarmos em conta os efeitos das novas tecnologias sobre as futuras gerações."

O professor frisa que muitas de suas previsões já se confirmaram. Num outro título, Compêndio da Microeletrônica, de 1984, Zuffo utiliza a Lei de Gordon Moore - que trata da evolução microeletrônica - para demonstrar como essa realidade estaria nos anos 90. "Parece um relógio: tudo se realizou com muita precisão."

Em 1991, o autor foi eleito a Personalidade do Ano em Tecnologia pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Foi agraciado, em 1998, pelo então Presidente da Repúlica, Fernando Henrique Cardoso, com a Ordem Nacional do Mérito Científico José Bonifácio Classe Grão-Cruz, a maior honraria brasileira na área científico-tecnológica, entre outras premiações.

João Antonio Zuffo publicou também cerca de 19 livros, sendo o mais recente, Pequeno dicionário léxico de termos, siglas e acrônimos, em 2002. Embora o lançamento oficial da nova obra, pela editora Manole, esteja previsto para o final do mês de abril, em local ainda a ser definido, o livro A sociedade e a economia no novo milênio, volume II - Macroeconomia e Empregos - já se encontra à venda.

Mais informações: (0XX11) 3091-5154 ou 4196-6000


Cursos e Palestras

Mesas-redondas em São Carlos

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP dá continuidade às comemorações de seu cinqüentenário, com duas mesas redondas.

No dia 9 de abril, engenheiros, jornalistas e os músicos Mário Manga e Wandy Dorattioto, do grupo "Premeditando o Breque", participarão do debate Universidade, Humor e Cidadania.

No dia 10, o tema será Engenharia: Êxitos e Perspectivas, com a presença do secretário de Estado Mário Guilherme Jardim Arce e do diretor-presidente do grupo Santander/Banespa Gabriel Jaramillo, entre outros.

Os dois eventos ocorrerão às 17 horas, no Anfiteatro Jorge Caron da EESC,com entrada franca. A Escola fica na avenida Trabalhador Sancarlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9204 ou pelo e-mail corgcinquentenario@eesc.usp.br


Congresso paulista de saúde pública

Até o dia 10 de abril, estarão abertas as inscrições para os trabalhos a serem apresentados no VIII Congresso Paulista de Saúde Pública, que acontecerá de 20 a 22 de outubro na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Serão debatidos temas como os avanços na biotecnologia e na biologia molecular e o impacto na Saúde Pública; as vacinas gênicas; as novas tecnologias de informação e comunicação; as políticas de Estado na área e a formação de recursos humanos para o Programa de Saúde da Família.

Inscrições para trabalhos e público devem ser feitas pelo site do congresso, em que constam os valores a serem pagos pelas diversas categorias de participantes. O prazo final para o público é 30 de setembro, mas as inscrições antecipadas têm descontos.

A FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 623-9399 ou pelo site www.fmrp.usp.br/rms/congresso/index.htm


Gestão de projetos sob a ótica da maturidade

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove no próximo dia 10, das 19h30 às 21h30, a palestra Project Management Maturity, com André B. Barcaui, diretor de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da ESI International. No encontro, que terá lugar no auditório da FEA-5, Barcaui ressaltará a importância de conhecer o nível de maturidade em gerência de projetos das organizações. Enfocará também como se posicionar em relação aos diversos desafios e oportunidades que surgem na medida em que as empresas passam a trabalhar e se organizar por projetos.

O evento é uma iniciativa do MBA Administração de Projetos e do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos (Pecae) da Fundação Instituto de Administração (FIA). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas com Hericka ou Fernanda até o dia 8. O auditório FEA-5 fica na av. prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, SP.

Mais informações: (0XX11) 3815-7376 ramal 200



Agenda Cultural

As várias facetas da arte

Até o dia 17, a Escola de Engenharia de Ribeirão Preto (EERP) da USP sedia a exposição As várias facetas da arte, do artista plástico Gilco Augusto Forster. São esculturas e quadros que estarão nos corredores de acesso e no hall da Escola.

O horário de visitação é das 8 às 17 horas, e a exposição é gratuita e aberta ao público. A EERP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3461



Quadro de Avisos

Bolsas de pós-doutorado em bioinformática

O programa internacional Human Frontier Scince Program está oferecendo bolsas de pós-doutorado para pesquisadores da área de bioinformática. Os projetos devem estar relacionados à quantificação, análise, modelagem e simulação da atividade gênica durante a formação do coração em embriões em espécies de vertebrados.

É desejável que os candidatos possuam conhecimentos de computação, matemática, biologia e que tenham bom histórico escolar. É também recomendável que possuam publicações internacionais em ao menos uma área relacionada.

Os interessados devem enviar e-mail para o Professor Luciano da Fontoura Costa (luciano@if.sc.usp.br), do Instituto de Física de São Carlos (EESC) da USP, disponibilizando histórico e currículo vitae, além dois contatos para recomendações.

Mais informações: (0XX16) 273-9879, com Sueli



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Obtenção e caracterização de complexos mineral/material carbonoso partindo-se de refugo da indústria de óleos, de argila esmectítica e de sílica gel. José Herney Ramírez Franco. Dia 4 de abril, às 8 horas.

Estudo da influência das condições de cultivo de streptomyces olindensis. DAUFPE 5622 na produção antibiótico retamicina. Iara Rebouças Pinheiro. Dia 10 de abril, às 9 horas.

Análise e classificação das argamassas industrializadas segundo a NBR 13 281 e a MERUC. Elza Hissae Nakakura. Dia 11 de abril, às 15 horas.

Doutorado

Estudo da viabilidade técnica da utilização de microcanais para concentração de produtos químicos. Silvana Gasparotto de Souza. Dia 14 de abril, às 11 horas.


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

O discurso democrático no Pós-Guerra: a voz do PCB. José Eduardo Montechi Valladares de Oliveira. Dia 10 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Estudo comparativo dos aspectos comportamentais do estro e dos teores plasmáticos de LH, FSH, progesterona e estradiol que precedem a ovulação em fêmeas bovinas Nelore (Bos taurus indicus), Angus (Bos taurus taurus) e Nelore x Angus (Bos taurus indicus x Bos taurus taurus). Katia Mizuta. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Ciências Biomédicas
Mais informações: (0XX11) 3091-7439

Mestrado


Efeitos biológicos de insulina em células de eritroforoma GEM-81 e melanoma S91 e B16F10. Adriana Luchs. Dia 4 de abril, às 9 horas.

Produção de espécies reativas de oxigênio e expressão da enzima NAD(P)H oxidase em ilhotas pancreáticas. Henriette Rosa de Oliveira Dia 4 de abril, às 14h30.


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Mestrado

O framework de integração do Sistema DISCOVER. Ronaldo Cristiano Prati. Dia 4 de abril, às 14 horas.

Planejamento do tratamento por radioterapia através de métodos de pontos interiores. Cecília Bollini Barboza Cid. Dia 7 de abril, às 10 horas.

Alinhamento sentencial de textos paralelos português-inglês. Helena de Medeiros Caseli. Dia 10 de abril, às 10 horas.

Classificação de páginas na internet. José Martins Júnior. Dia 11 de abril, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9333 / 271-2495



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br