São Paulo, 7/04/2003 - Boletim nº 1166
saúde
USP comemora o
Dia Mundial da Saúde

Para comemorar a data, a Faculdade de
Saúde Pública realizará nesta segunda,
a partir das 14 horas, debates com o tema
Ambientes saudáveis para as Crianças

leia...
Rede USP de Rádio inaugura
faixa de programas culturais
No Ceuma, curso A diversidade
das religiões do Brasil

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques


USP realiza palestras e caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde


Júlio Bernardes

Nesta segunda-feira (7), a partir das 14 horas, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará a mesa de debates O futuro da vida: Ambientes saudáveis para as Crianças, tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser discutido e divulgado durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

Segundo o professor Aristides de Almeida Rocha, diretor da FSP, um ambiente saudável não é definido apenas por aspectos físicos, como moradia e infra-estutura urbana. "Também são importantes as condições de ensino, a orientação dada aos pais e responsáveis, a legislação e os instrumentos de proteção das crianças contra a violência", afirma. "Desse modo, pode-se criar um quadro favorável ao desenvolvimento infantil."

A sócióloga Ana Maria Caricari, que trabalha com a professora Márcia Faria Westphal em projetos de promoção da saúde, afirma que a escola não deve apenas transmitir conteúdos, mas trabalhar os fatores de risco que levam à violência. "Através do envolvimento com alunos e familiares, pode-se abordar problemas como o tráfico de drogas e o desemprego", relata. "A escola precisa assumir um compromisso político na comunidade em que está inserida".

A formação de grêmios estudantis contribui com a formação política e a construção da cidadania dos alunos, de acordo com Ana Maria "A abertura das escolas nos fins de semana proporciona opções de lazer para comunidades carentes", diz. A sociologa relata que a equipe da FSP tem atuado em escolas municipais de São Paulo, mas são iniciativas isoladas. "A promoção da saúde através das escolas deveria fazer parte das políticas públicas, tornando-se um compromisso de governo", conclui.

O ciclo de debates, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária e pelo Departamento de Saúde Materno Infantil da FSP terá palestras sobre Escola Saudável, uma forma de resistência à violência na infância, com Márcia Westphal, Psicologia para o desenvolvimento infantil, com o professor Alberto Olavo Advincula Reis e Direitos Humanos das crianças e adolescentes, com o professor Ivan França Júnior. O evento acontece no Anfiteatro Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.

Caminhada
Ainda em comemoração à data, o Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) realizarão neste sábado (5), a partir das 9 horas, uma caminhada pela Cidade Universitária.

A caminhada, aberta a pessoas de todas as idades e gratuita, tem duração prevista de duas horas e meia. Os participantes realizarão exercícios de alongamento e percorrerão 5 quilômetros de ruas dentro da Cidade Universitária. O evento é realizado desde 1999, e no ano passado reuniu 750 pessoas. O início da caminhada será na Av. Professor Mello Moraes, em frente ao Velódromo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3306, no Cepeusp e 3066-7787, na Faculdade de Saúde Pública



Rede USP de Rádio estréia nova programação cultural

Lucas Oliveira Telles

Na próxima semana, a Rede USP de Rádio inaugura uma faixa de programação cultural que será transmitida de segunda a sexta-feira, sempre das 12h30 às 13h30. A Rede compreende as emissoras da USP de São Paulo e de São Carlos e, em breve, terá a Rádio USP de Ribeirão Preto, que está sendo implantada.

O diretor de programação, Marcelo Bittencourt, destaca dois programas inéditos. O teatro do mundo - a canção, será produzido por Ciro Marcondes Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. "Ciro Marcondes fará reflexões sobre grandes temas da atualidade, começando pela guerra, depois fome e infância", diz Bittencourt. "A música estará inserida nestas reflexões e será usada não como um adorno, mas como um aprofundamento." O programa será transmitido às terças-feiras.

Outro destaque é Empório Musical, produzido e apresentado pelo jornalista Milton Parron. Transmitirá gravações originais de músicas da primeira metade do século XX e atenderá a pedidos. "Vamos ampliar a audição do ouvinte, com clássicos da música popular brasileira que estão soterrados. Aqueles anos foram extremamente ricos, com Noel Rosa, Ari Barroso, Carmen Miranda. De Chiquinha Gonzaga, por exemplo, se conhece muito pouco", afirma Bittencourt. O Empório entrará no ar às quartas-feiras.

Toque outra vez, produzido na década de 90, voltará à grade reformulado. A programação musical é feita pelos ouvintes, que devem enviar cartas ou fac-símiles para serem selecionados pela produção. Cada pedido deve ter seis músicas, sendo duas delas versões diferentes de uma mesma canção. "Muitos artistas ficam fora das rádios e das gravadoras, mas continuam na memória. O mercado não determina o gosto das pessoas." O programa será apresentado às sextas-feiras.

Biblioteca Sonora, que já é veiculado pela Rádio USP de São Paulo às segundas-feiras, mudará de horário e será transmitido para toda a Rede. O programa é produzido por Marcello Bittencourt e traz notícias e entrevistas sobre lançamentos literários e do mercado editorial.

Conexão Cultural será transmitido às quintas-feiras, com a agenda cultural das regiões de alcance da Rede.

A Rádio USP FM de São Paulo é transmitida em 93,7 MHz. Em São Carlos, a faixa é 102,1 MHz. Correspondências para o programa Toque outra vez devem ser enviadas para a avenida Professor Luciano Gualberto, travessa "J", 374, primeiro andar, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-010, ou para a avenida Trabalhador São-carlense, 400, Centro, São Carlos, CEP 13566-590.

Mais informações:(0XX11) 3091-4423 ou pelo e-mail radiousp@edu.usp.br



Cursos e Palestras


Diversidade das religiões do Brasil
Até o dia 7 estão abertas as inscrições para o curso A diversidade das religiões do Brasil, oferecido pelo Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP. Ministrado pelo professor Flávio Pierucci, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o curso será realizado do dia 8 ao dia 29. A taxa de inscrição é de R$ 120,00.

O Ceuma fica na Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182


Confinamento de bovinos de corte
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba oferece, de 15 a 17 abril, o Curso de confinamento de bovinos de corte.

Destinado a profissionais relacionados a produção de bovinos de corte, o curso tem taxa de inscrição de R$ 200,00, e as inscrições podem ser feitas até a data de início, desde que haja disponibilidade de vagas.

A Esalq fica na avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604 ou pelo e-mail cdt@fealq.org.br


Conferências de abril no ICB
O Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP programa para este mês de abril três conferências:

Abordagem celular e molecular do diabete mellitus tipo 1, com a professora Mari Cleide Sogayar, do Instituto de Química (IQ) da USP, no dia 9;

Um modelo de neurodegeneração auto-sustentada induzida pela hipertermia pós-isquêmica: contribuição para o estudo do mal de Alzheimer, com a professora Rita Sinigaglia Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no dia 16;

Mecano-transdução em miócitos cardíacos: regulação da programação gênica da hipertrofia, com o professor Kleber Franchini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 30.

Todas as conferências serão iniciadas às 11 horas, são gratuitas e abertas ao público. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7218 ou pelo e-mail bmfsecre@icb.usp.br



Agenda Cultural

Música no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP sedia, na quarta-feira (9), um espetáculo com a pianista Regina Martins. No programa, um repertório que vai do barroco europeu ao romantismo brasileiro.

A apresentação acontecerá às 20h30 no Ceuma, localizado na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182


Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 7 a 13 de abril:

Especial MAC 40 Anos, inédito. Comemorando os 40 anos do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, a TV USP preparou este especial com depoimentos de artistas, funcionários e bastidores de exposições no museu. Na terça-feira (8), às 12 horas, 16h30 e 20h30, com reprise no sábado (12), às 12 horas.

PGM, inédito. Esta edição do PGM tratará de três temas: Voluntariado, Febrace e o Biodiesel desenvolvido por pesquisadores do campus da USP em Ribeirão Preto. Na quarta-feira (9), às 7h30, 12, 16h30, 21, 1h30 e 4h30, com reprise no sábado (12), às 7h30, 1h30 e 4h30, e no domingo (13), às 7h30, 16h30 e 4h30.

Pilotis, reprise. O programa Pilotis desta semana fala sobre a mudança no conceito de voluntário, antes ligado a movimentos religiosos e agora tratado como questão de cidadania. Na quinta-feira (10), às 7, 11h30, 16 e 20h30, com reprise no domingo (13), a 1h30.

Olhar da USP, inédito. Nesta semana, o Olhar da USP debaterá a construção do novo campus da USP na Zona Leste de São Paulo, e terá a presença da professora Myriam Krasilchik e do Coordenador do Movimento dos Sem-universidade, Sérgio José Custódio. Quinta-feira (11), às 7h30, 12, 16h30 e 21 horas, com reprise no sábado (12), às 21 horas.

4x4, reprise. O tema desta edição do 4x4 é Surto. A discussão realizada no programa analisará as causas e consequências deste distúrbio psicótico. No sábado (12), às 16h30 e no domingo (13), às 12 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Separação de PVC e Pet para reciclagem. Gisela Ablas Marques. Dia 9 de abril, às 14 horas.

Estudo crítico sobre subsídios conceituais para suporte do planejamento de sistemas de gerenciamento de facilidade em edificações produtivas. Paulo Eduardo Antonioli Dia 9 de abril, às 14h30.

Avaliação econômica de projetos de mineração, envolvendo decisões de investimento, sob condições de incerteza. Jorge Luiz Faria Garcia. Dia 10 de abril, às 19 horas.

Contribuições ao estudo de índices de capacidade em uma relação funcional. Edvaldo Antonio Bulba. Dia 11, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas

Mestrado

Tempo e temporalidade nas histórias e nos anais de Tácito. Juliana Bastos Marques.Dia 11 de abril, às 14 horas.

Ion de Platão: ensaio introdutório, texto original, tradução e comentário crítico. Humberto Zanardo Petrelli. Dia 14 de abril, às 14 horas.

Doutorado

Práticas de Magia. Agentes mágicos no cotidiano e nas representações sociais da cavalaria (séc. XII e XIII). Rita de Cassia Mendes Pereira. Dia 11 de abril, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Alterações da microcirculação de músculos locomotores e não locomotores em ratos normotensos e hipertensos espontâneos: ajustes induzidos pelo treinamento aeróbio. Ronaldo Meira de Melo. Dia 7 de abril, às 14 horas.

Efeitos citotóxicos de ácidos graxos em células de melanoma. Luciana Nogueira de Sousa Andrade. Dia 9 de abril, às 9 horas.

Doutorado

Intoxicação oral prolongada de suínos por aflatoxina B1 e fumonisinas. Paulo Dilkin. Dia 8 de abril, às 9 horas.

Dimorfismo sexual na expressão de receptores AT1 e AT2 da angiotensina II em aorta, mesentério e rim de ratos espontaneamente hipertensos. Michele Melo Silva Antonialli. Dia 8 de abril, às 13 horas.

Reatividade antigênica cruzada entre os venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta muta e desenvolvimento de um teste imunoenzimático diferencial para acidentes causados por essas serpentes. Monica Colombini. Dia 8 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br