São Paulo, 10/04/2003 - Boletim nº1169
trânsito
Método pode melhorar a segurança
de pedestres no trânsito
Com base nas Técnicas de Conflitos de
Tráfego, a nova metodologia permite
identificar pontualmente o problema da via
que facilita a ocorrência de acidentes
leia...
Na FEA, palestra A Defesa
Nacional no século XXI
Senador Eduardo Suplicy ministra colóquio no Instituto de Física

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Destaques

Nova metodologia identifica problemas de segurança
que levam a acidentes com pedestres


Beatriz Camargo

Na cidade de São Paulo é registrado diariamente um atropelamento a cada 44 minutos, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Para identificar os problemas de segurança que levam a acidentes envolvendo pedestres, o engenheiro Luiz Fernando Bizerril Tourinho desenvolveu uma nova metodologia, baseada no conceito de Técnicas de Conflitos de Tráfego (TCT). O TCT consiste na observação e registro in loco dos eventos, facilitando a identificação e o diagnóstico de acidentes em cruzamentos urbanos com semáforos.

"No TCT, o 'conflito' é caracterizado pelo risco de colisão entre dois ou mais usuários da via. É identificado pela presença de uma ação evasiva, ou seja, frenagem, desvio, aceleração ou redução brusca de velocidade", explica Tourinho. O engenheiro adaptou esse conhecimento para elaborar sua metodologia, descrita no estudo Determinação de parâmetros para diagnóstico de segurança de pedestres em interseções urbanas semaforizadas com a análise de conflito de tráfego, que foi apresentado à Escola Politécnica (Poli) da USP em outubro de 2002.

Os dados coletados são comparados com valores de uma tabela-padrão construída por Tourinho para tipos semelhantes de vias e conflitos. "Se o número de conflitos computados for superior ao considerado normal para aquele tipo de cruzamento, significa que há alta probabilidade de o acidente com pedestre ocorrer e, portanto, medidas preventivas precisam ser implantadas", avalia o engenheiro. Segundo ele, com um mínimo de dois técnicos e apenas dois dias de observações (6 horas diárias) tem-se uma boa análise.

A técnica contribui para identificar e implantar intervenções nos locais onde as estatísticas de acidentes são precárias ou inexistentes. "Não é mais preciso montar um banco de dados representativo, o que levaria de três a cinco anos. Com a análise de conflitos é possível implantar, avaliar e validar rapidamente medidas de engenharia necessárias para a redução de acidentes: foco para pedestres, avanço de passeio, faixa de pedestres, restrição de conversões e estacionamentos", relata o pesquisador.

Econômico
De acordo com Tourinho, na maioria dos municípios brasileiros os recursos disponíveis para a melhoria da infraestrutura viária é escasso e, portanto, precisam ser melhor aproveitados. Na análise é possível conduzir dois tipos de diagnósticos: o qualitativo, que identifica quais são os tipos de conflitos observados; e o quantitativo, que fornece o número de conflitos e os compara com a tabela-padrão.

O engenheiro ressalta que a equipe técnica para conduzir a análise precisa ser muito bem treinada. "Para poder distinguir situações verdadeiras de conflito, o técnico tem de observar as ações apenas preventivas, como parada diante do sinal vermelho ou da placa 'PARE', redução da velocidade para conversão em vias adjacentes e mediante veículos lentos. Tourinho analisou quatro importantes cruzamentos da cidade de São Paulo: Av. Brigadeiro Faria Lima com Av. Teodoro Sampaio, Av. Ipiranga com Av. São João, Av. Francisco Morato com Av. Vital Brasil, e Av. Consolação com R. Caio Prado.

Mais informações: (0XX11) 3062-2239 ou pelo e-mail hpietran@usp.br com Luiz Fernando Tourinho



Cursos e Palestras


A Defesa Nacional no século XXI


Nesta quinta-feira (10), às 17h30, o curso de Relações Internacionais da USP recebe o Almirante Mário César Flores, que ministrará a palestra A Defesa Nacional no Século XXI - os Cenários Político-Estratégicos e Tecnológicos e Desdobramentos para o Brasil. O Almirante é autor do livro "Reflexões Estratégicas: Pensando a Defesa Nacional" (Ed. É Realizações, 2002).

A palestra é gratuita e ocorrerá na sala "E-1" da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que fica na avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4246 / 5843 / 6016


Eventos do IF

Para esta semana, o Instituto de Física da USP programou uma série de eventos:

Tratamento de dados de espalhamento de Rx a baixos ângulos, seminário ministrado pelo professor Aldo Craievich, na quinta-feira (10), às 10h30.

"Semiclassics": Uma visão pessoal da Fórmula do Traço de Gutzwiller, com o professor Alfredo Ozório de Almeida, na quinta-feira (10), às 16 horas.

Na sexta-feira (11), o senador Eduardo Suplicy ministra o colóquio A construção de uma sociedade civilizada e justa: a renda da cidadania, às 16 horas.

Todos os eventos têm entrada livre. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6701


Contratos nos agronegócios

O Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA-FIA), ligado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realiza o seu XIV Curso: Contratos nos Agronegócios 2003. O curso visa apresentar as transformações referentes à utilização de contratos nos negócios agrícolas do Brasil, as conseqüências e soluções para problemas atuais relacionados ao tema.

O público alvo é composto por empresários, pesquisadores e demais profissionais ligados ao sistema agroindustrial. As inscrições custam R$2.640,00, parceláveis em quatro vezes, ou com 5% de desconto à vista. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, das 18 às 22 horas e aos sábados, das 8h30 às 18 horas, de 11 de abril a 7 de junho, no Centro de Treinamento da FIA. O endereço é rua José Alves Cunha Lima, 172, Butantã, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3731-5311, pelo e-mail pensa_edu@fia.com.br ou através do site http://www.fia.com.br/pensa


Lógica aplicada à tecnologia

Está aberto até o dia 18 de abril o prazo para inscrição de trabalhos no 4º Congresso de lógica aplicada à tecnologia (Laptec 2003), que acontecerá de 10 a 12 de novembro em Marília.

Organizado pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha e pela Faculdade Senac de Ciências Exatas e Tecnologia, o evento tem o apoio de diversas entidades, como o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e debaterá temas como aplicações de lógica em novas tecnologias, automação e robótica, engenharia da computação, entre outros.

Mais informações: no site http://www.fundanet.br/laptec2003



Quadro de Avisos

Novo laboratório da Poli

No dia 15, a Escola Politécnica (Poli) da USP inaugura o Laboratório de Conformação Mecânica de Metais (LCM), que pertencerá ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Contando com doações de empresas, o LCM terá como principal objetivo a pesquisa de novos materiais e projetos nessas áreas de engenharia.

A cerimônia de inauguração acontece às 14h30, no anfiteatro do edifício Mário Covas Junior, na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5420



Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Mestrado

Avaliação no campo de um TDR segmentado para determinação da umidade do solo. Rogerio Cichota. Dia 11 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4145, ramal 231

Enzimas do metabolismo de frutanos em Vernonia herbacea (Vell.) Rusby. Amanda Francine Asega. Dia 14 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4171 / 4136, ramal 236

Avaliação do potencial fisiológico de sementes de pimentão (Capsicum annuum L.). Silvia Regina Silva de Oliveira. Dia 14 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4460

Doutorado

Identificação e bioecologia dos curculionídeos-das-raízes dos citros de São Paulo e Minas Gerais. Jerson Vanderlei Carús Guedes. Dia 11 de abril, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19)3429-4199

Efeito do milho geneticamente modificado MON810 sobre a comunidade de insetos. Marina Regina Frizzas. Dia 11 de abril, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4199

Resposta de cultivares de milho ao nitrogênio no sistema plantio direto e sua influência na qualidade dos grãos. Aildson Pereira Duarte. Dia 14 de abril às 8 horas.

Mais informações: (0XX19)3429-4460


Escola Politécnica

Mestrado

Análise de distribuição de temperaturas e tensões residuais em soldas do tipo ring-weld. Pablo Filgueira Rodeiro. Daí 10 de abril, às 9 horas.

Simulação do escoamento de ar através do compartimento do motor de um veículo de passeio. Viviam Lawrence. Dia 14 de abril, às 9h30.


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Caracterização da função das células TCD4+ e TCD8 na paracoccidioidomicose pulmonar de camundongos isogênicos. Andressa de Paiva Chiarella. Dia 17 de abril, às 10 horas.


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Sobre a síntese de furanoeliangolidos pela reação de Diels-Alder. Valquiria Aragão. Dia 11 de abril.

Doutorado

O objeto do desejo: a manifestação metafórica e metonímica no retardo de linguagem. Beatriz Helena V. Meneghetti Ferriolli. Dia 10 de abril.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Resultado cirúrgico nas epilepsias fármaco-residentes associadas às malformações focais do desenvolvimento cortical. Veriano Alexandre Jr. Dia 15 de abril, às 14 horas.

Avaliação da expressão de um ligante de interferon-gama em Toxoplasma gondii. Leandro Licursi de Oliveira. Dia 16 de abril, às 14 horas.

Avaliação da perimetria de dupla freqüência para diagnóstico do glaucoma. Marília Bastos Quirino Brasil. Dia 16 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372, ou pelo site http://www.fmrp.usp.br/cpg


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Estudos "in vitro" da oleato dessaturase nativa de Trypanosoma cruzi: atividade enzimática e ação de inibidores. Renata Kelly Kuniyoshi. Dia 17 de abril, 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7331



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br