São Paulo, 15/04/2003 - Boletim nº 1172
metalurgia
Poli inaugura Laboratório de
Conformação Mecânica de Metais

O objetivo é desenvolver novos materiais
e processos de laminação de metais. A
inauguração acontece nesta terça, às 14
horas, na Escola Politécnica
leia...
Curso de rastreabilidade
na produção animal
Ciências Farmacêuticas
realiza palestra sobre diabetes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.



Destaques


Novo laboratório pesquisará técnicas de laminação de metais para uso industrial


Júlio Bernardes


A Escola Politécnica (Poli) da USP inaugura nesta terça-feira (15), às 14h30, o Laboratório de Conformação Mecânica de Metais (LCM), do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Instalado numa área de 120 metros quadrados, o objetivo do LCM é desenvolver novos materiais e processos de laminação de metais, não apenas para pesquisa acadêmica, mas que também possam ser aproveitados pelo setor industrial.

O novo laboratório conta com um laminador duo 300 X 300 mm, para laminação a quente e a frio de metais ferrosos e não-ferrosos, e dois fornos para tratamento térmico dos materiais. Para permitir a realização de experiências pelos alunos, com a supervisão dos professores, foram instalados equipamentos de segurança adicionais.

Segundo o professor Ronald Lesley Plaut, coordenador do projeto, o LCM se diferencia de laboratórios similares no Brasil por apresentar equipamentos em escala semi-industrial. "As instalações foram realizadas de modo a facilitar a transferência dos processos desenvolvidos para o uso em empresas", relata. O laminador foi doado pela laminação Brasmetal Waelzholz, e os fornos pela Brasimet, empresa especializada em tratamento térmico.

De acordo com Ronald Plaut, a Poli tratará e laminará chapas de metal vindas da Brasmetal. Os estudos sobre a estampagem das chapas serão realizados em prensas localizadas na indústria de rolamentos INA, cedidas para ensaios técnicos. "O ferramental de estampagem também será testado, após ser submetido a tratamentos térmicos pela Brasimet, buscando aumentar sua vida útil", afirma.

Os estudos de reconhecimento da estrutura dos materiais utilizados no Laboratório serão realizados nos equipamentos de Raio X do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), operados em conjunto com a Poli, sob a coordenação do professor Nelson Batista de Lima.

Após a cerimônia de inauguração do LCM, técnicos, especialistas e convidados participarão de uma visita às suas instalações. A solenidade acontecerá no anfiteatro do edifício "Eng. Mário Covas Jr." da Poli, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5637, com o professor Ronald Lesley Plaut



Cursos e Palestras

Rastreabilidade na produção animal

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba oferece, nos dias 26 e 27 de abril, o curso Rastreabilidade na produção animal. Destinado a profissionais, técnicos do setor produtivo, pecuaristas, estudantes e demais interessados, tem como objetivo a atualização no tema rastreabilidade animal, visando a bovinocultura, suinocultura e avicultura.

As inscrições podem ser feitas até a data do início do curso, desde que haja disponibilidade de vagas. A taxa é de R$ 200,00.

Mais informações: (0XX19) 3422-9197, 3429-4217 ou pelo e-mail agrohoje@esalq.usp.br


Palestra sobre diabetes na FCF

No próximo dia 25, às 10 horas, a Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promoverá a palestra Diabetes mellitus - prevenção e tratamento, com a professora Antonela Siqueira, da Universidade Federal de São Paulo.

A palestra será realizada no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos, da FCF, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3003



Quadro de Avisos

Instituto da Criança e Humanização Hospitalar

O Instituto da Criança da Faculdade de Medicina (FM) da USP participa, pelo terceiro ano consecutivo, do Congresso de Humanização Hospitalar em Ação, organizado pela Associação Viva e Deixe Viver, pelos Doutores da Alegria e Projeto Carmim.

O Instituto coordena o painel Relação Paciente x Hospital, com as palestras "A Humanização para a Terapia Intensiva (UTI)", "A Saúde na Terceira Idade" e "Cuidados e Atendimento para Pacientes com Deficiência Renal".

O "Congresso de Humanização Hospitalar em Ação" conta com entidades e profissionais de saúde, que buscam trocar experiências para a transformação do ambiente hospitalar. Acontece nos dias 15 e 16 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, com o tema "Transformação dos Relacionamentos dentro do Ambiente Hospitalar".

Mais informações: (0XX11) 3069-8507/9619-0535, ou pelo e-mail claudiag@icr.hcnet.usp.br, com Claudia Gouvêa


ICr comemora a realização de 200 transplantes hepáticos

O Instituto da Criança (ICr) da Faculdade de Medicina (FM) da USP comemorou neste mês de abril a realização de seu transplante de fígado de número 200. Ativo há 14 anos, o programa atualmente tem dois diferenciais: transplante de fígado reduzido, com a adaptação de um órgão adulto para o corpo infantil, e transplante intervivos, com o órgão sendo recebido de um doador vivo.

Mais informações: (0XX11) 3069-8507


Sessão solene do Conselho Universitário em São Carlos

No próximo dia 22, o Conselho Universitário da USP realiza uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

A reunião acontecerá às 10 horas, no Anfiteatro Jorge Caron, localizado na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9200



Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Análise do discurso da propaganda de prevenção às drogas. Arlene Lopes Sant'Anna. Dia 22 de abril, às 9h30.

Doutorado

Opinião verdadeira e opinião pública no Mênon de Platão. Romualdo Vicentim Poliseli. Dia 22 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Instituto Ciências Biomédicas

Doutorado

Expressão de moléculas de adesão em leucemias agudas e indivíduos normais. Iramaia Mendes Binhara. Dia 22 de abril, 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Senescência de eritrócitos na anemia falciforme e no lúpus eritematoso sistêmico. Patrícia de Fátima Florêncio Henschel. Dia, dia 16 de abril, às 9 horas.

Doutorado

Estudo da estrutura genética de Pimelodus (Pisces Siluriformes) através do uso de RAPD e DNAr 5S com ênfase na bacia do rio Paraná. Fernanda Simões de Almeida. Dia 22 de abril, às 14 horas.

Expressão e caracterização da trealase neutra recombinante de Neurospora crassa. Fabiana Maria de Almeida. Dia 22 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br