São Paulo, 16/04/2003 - Boletim nº 1173
urbanismo
As transformações da várzea
do rio Tietê em São Paulo

Estudo investiga as causas da
degradação do rio e suas margens
e traz aspectos gerais da estruturação
urbana das várzeas paulistanas
leia...
Antropólogo Philippe Descola
ministra palestra na FFLCH
FSP participa da campanha
contra a Hanseníase

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Pesquisa da FAU mostra as causas da degradação do rio Tietê


Pedro Biava

Uma pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP investigou as causas da degradação ambiental e paisagística do rio Tietê e suas margens, no município de São Paulo. Na dissertação de mestrado O desenho da paisagem à beira-rio: as metamorfoses da várzea do rio Tietê na cidade de São Paulo, o arquiteto Iraúna Bonilha aborda também aspectos gerais da estruturação urbana das várzeas paulistanas.

Inicialmente, Bonilha fez um apanhado geral da história do urbanismo e da arquitetura da paisagem, elencando alguns exemplos significativos de projetos à beira-rio em grandes cidades européias e americanas, principalmente aqueles que exerceram influência sobre as propostas urbanísticas para a várzea do Tietê.

Após essa retrospectiva, o pesquisador passou a estudar o processo de transformação da paisagem na grande várzea paulistana. Analisou também os projetos e os fatos mais importantes que condicionaram esse processo, desde a época em que o rio tinha seu curso sinuoso e sua várzea inundável, até os dias de hoje, retificado e canalizado e com sua várzea toda ocupada por construções e avenidas marginais. "É um ponto de vista do arquiteto urbanista, mais precisamente do arquiteto paisagista, ou seja, focaliza-se o projeto dos espaços livres da cidade", explica.

As obras de retificação e canalização do Tietê começaram já no final do século XIX, mas só foram realmente tocadas a partir do final da década de 1930. As marginais surgiram em meados dos anos 60, quando o rio já estava morto, obstruindo de vez o acesso público às margens.

Segundo o arquiteto, vários projetos urbanísticos foram feitos para a várzea do Tiête, mas a maior parte não deixou marcas concretas na paisagem. "O resultado é um acúmulo de obras e intervenções, não necessariamente fiéis a um projeto, embora o Plano de Avenidas de Prestes Maia (1930) tenha definido o papel das margens do Tietê, assim como das margens do Pinheiros, como eixos de circulação rodoviária".

"As três maiores várzeas urbanizadas da cidade, do Tietê, do Pinheiros e do Tamanduateí, formam uma espécie de 'esqueleto', com seus corredores de circulação rodoviária e ferroviária", descreve Iraúna. "O uso industrial, hoje em processo de substituição por usos terciários, foi por muito tempo predominante nas várzeas do Tietê e do Tamanduateí. Na várzea do Pinheiros, o uso residencial de alto padrão foi pioneiro", conta o arquiteto.

Limpeza
O rio Tietê vai ser limpo e as inundações nas marginais vão acabar? Segundo Bonilha, o problema mais difícil de ser combatido não é a poluição por esgotos: "a ocupação irregular nas encostas da Serra da Cantareira expõe o solo à ação desagregadora das chuvas e faz com que o material seja carregado e se deposite no leito do rio. Isso diminui a capacidade de escoamento do canal", explica.

Segundo o arquiteto, as enchentes são processos naturais, mas as inundações são conseqüências de processos combinados de ocupação do solo, a começar pelas planícies de várzea, locais que serviam como reservatórios naturais das cheias. "Se o Estado investir na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgotos, é possível eliminar até 50% da poluição que afeta o rio", recomenda. Bonilha lembra ainda que a questão do assoreamento é mais difícil de ser combatida. "Não depende apenas de manutenção e dragagem periódica, mas de um controle profundo e eficaz sobre o processo de produção da cidade, medida que nunca foi tomada", avalia.

Para ele, o maior erro do urbanismo paulistano foi a definição das avenidas marginais, que impossibilitou o uso das margens fluviais como espaços livres públicos. "Uma solução, já indicada pelo projeto vencedor do último concurso público de reurbanização das Marginais (1998/99), é a possibilidade de implantação de projetos em áreas-piloto ao longo das Marginais, aproveitando vazios remanescentes e áreas ferroviárias e industriais", recomenda. "Alguns projetos podem conseguir articular essa possibilidade de renovação urbana ao longo das ferrovias com a renovação paisagística das áreas marginais".

Mais informações: (0XX11) 3812-7733


Cursos e Palestras


Antropólogo do College de France ministra palestra na USP

O antropólogo Philippe Descola, diretor do Laboratório de Antropologia Social do Collège de France, estará na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no dia 24, às 9h30, para ministrar a palestra Invariantes Ontológicos e Tipos Sociocósmicos.

O evento é promovido pela Cátedra Claude Lévi-Strauss, convênio entre o College de France e a USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919


Palestras no ICB

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP programa duas palestras para o mês de abril:

Plant Roots and Microbial Communities Under Heavy Metal Stress, com o professor Klaus Nuesslein, da Universidade de Massachusetts (EUA), no dia 16, às 14 horas, promovida pelo departamento de Microbiologia.

Modulation of the BMP pathway in Vertebrate Neural Fate Specification, com o professor Ignácio Muñoz San Juan, da The Rockfeller University (EUA), no dia 22, às 15 horas, promovida pelo departamento de Histologia e Embriologia.

Mais informações: (0XX11) 3091-7259, no departamento de Microbiologia, ou 3091-7742, no departamento de Histologia e Embriologia



Agenda Cultural

Pedro Bial no Café Acadêmico

A Agência ECA Jr., empresa júnior dos alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realiza no dia 29 a 32ª edição do Café Acadêmico. O convidado será o jornalista Pedro Bial, que participará de um bate-papo com o público presente.

O encontro será realizado às 18h30 no galpão da Escola Politécnica, e os ingressos, no valor de R$ 10,00, serão vendidos a partir do dia 24.

Mais informações: (0XX11) 3091-4405 ou pelo e-mail cafeacademico@ecajr.com.br


João Bosco faz show na EESC

Dando continuidade às comemorações dos seus 50 anos, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, no dia 23, às 21 horas, o cantor e compositor João Bosco e banda para uma apresentação.

A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente. Na hora do espetáculo, além do ingresso deve-se trazer dois quilos de alimento não perecível que serão doados a instituições de caridade.

A EESC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9204



Quadro de Avisos


FSP na Campanha contra Hanseníase

O Centro de Saúde Escola "Geraldo Horácio de Paula Souza" (CSEGPS), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, participa da campanha contra a hanseníase que está sendo organizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, pelo Centro de Vigilância Epidemiológica e pelo Ministério da Saúde.

Entre os dias 22 e 25 de abril, toda a rede de postos de saúde do Estado de São Paulo intensificará o combate à doença, informando o público, identificando os portadores da hanseníase e orintando-os quanto ao tratamento. Nos quatro dias, os postos terão maior presença de profissionais de áreas afins, como dermatologistas e reumatologistas, para se reciclarem e vivenciarem o tratamento "in loco".

O CSEGPS fica na Avenida Doutor Arnaldo, 925, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7723, com Fátima, Natalina ou dra. Sylvia



Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos


Mestrado

As estratégias de produção adotadas pelas construtoras no ambiente contemporâneo. Luz Marina Andrade Maruoka. Dia 23 de abril, às 9 horas.

Otimização de parâmetros de controladores difusos para estruturas inteligentes. Édson Mulero. Dia 23 de abril, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo de metodologia para vinculação e homogeneização de redes geodésicas GPS - implementação de um programa de ajustamente. José Carlos Penna de Vasconcelos. Dia 25, às 9 horas.

Estudo e produção de filmes de oxinitreto de silício (sioxny) pela técnica de PECVD. Denise Criado Pereira de Souza. Dia 23 de abril, às 14 horas.

Análises físicas de textura e sensorial de pão francês pré-assado congelado. Laura Gonçalves Carr. Dia 23 de abril, às 9 horas.

Doutorado

Aplicação da lógica paraconsistente à análise da estabilidade de estruturas em rocha. Luiz Carlos Rusilo. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo


Doutorado

O Art Déco e a construção do imaginário moderno. Vitor José Baptista Campos. Dia 16 de abril, às 14 horas.

A expansão física de São José do Rio Preto - 1980 a 2000. José Carlos de Lima Bueno. Dia 22 de abril, às 14 horas.


Instituto de Psicologia

Mestrado

A loucura na ordem do discurso de familiares de pacientes de um hospital-dia. Luiz Celso Castro de Toledo. Dia 23, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br