São Paulo, 17/04/2003 - Boletim nº 1174
biologia
Conscientização ecológica também
é meta das pesquisas do CEBIMar

Centro de Biologia Marinha da USP
é ponto de referência no atendimento
a animais marinhos e divulgação científica
para a comunidade
leia...
Esporte e Vida Universitária
em debate em São Carlos
Língua Inglesa através
do texto literário

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

CEBIMar funciona como pólo de conscientização ambiental

Da redação, Agência USP

Além das pesquisas em laboratórios, o Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP, localizado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, tem como tarefa promover a conscientização ambiental. Atualmente, é grande o número de moradores da região ou mesmo turistas que procuram o centro para atendimento a animais encontrados na orla marítima.

O CEBIMar também realiza a conservação de animais mortos para encaminhamento ao Museu de Zoologia da USP ou a outras instituições de ensino e pesquisa que façam uso desse material. O Centro possui atualmente nove pingüins-de-magalhães, um filhote de golfinho, um filhote de lobo-marinho, um socó e cinco tartarugas marinhas congelados aguardando transferência para o museu.

Os animais com chance de sobrevivência são mantidos no Centro até posterior encaminhamento para aquários, zoológicos ou um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Em alguns casos, o animal poderá também ser retornado ao seu habitat natural ou mantido permanentemente em cativeiro no CEBIMar.

Parcerias
O atendimento feito às tartarugas-marinhas encontradas conta com a colaboração do Projeto Tamar, instituição que visa a preservação da espécie. Além do CEBIMar, o Tamar trabalha em conjunto com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. A ação do CEBIMar consiste basicamente na coleta de dados sobre tartarugas infectadas pelo vírus papiloma, responsável por muitas mortes na espécie.

O CEBIMar também realiza a divulgação à imprensa de fenômenos ocorridos no litoral que possam interessar aos meios de comunicação. O Centro foi o responsável pelo registro, realizado exclusivamente, de 12 baleias orcas que estavam no canal de São Sebastião, em novembro do ano passado.

O primeiro registro de um elefante-marinho no litoral norte paulista também foi documentado pelo CEBIMar em 2002. Nesses casos, os dados são fornecidos, também, a pesquisadores do Brasil e do exterior que trabalham com mamíferos marinhos, uma forma de colaborar com pesquisadores que atuam em outras áreas da biologia marinha.

O Centro realiza ainda um trabalho de conscientização da importância dos poucos remanescentes de manguezal da região, como a Praia do Araçá, situada ao lado do porto de São Sebastião, abrigando uma fauna característica e espécies não encontradas em outros ecossistemas. "A praia lodosa do Araçá, com seu manguezal, é uma das razões para o CEBIMar estar localizado aqui", diz o biólogo do Centro Cláudio Tiago, lembrando que até pesquisadores estrangeiros já a utilizaram como local de coleta de material para pesquisas.

Este trabalho desenvolvido pela USP em São Sebastião pretende desenvolver uma postura de proteção ao meio ambiente e à vida. Aos poucos, a população residente e turista está tomando consciência das atividades de ensino e pesquisa realizadas no CEBIMar, tornando-se aliada da instituição no sentido de preservar a área e manter intactos os equipamentos utilizados na tomada de dados no ambiente.

Colaborou Miguel Glugoski, do Jornal da USP

Mais informações: (0XX12) 462-6455



Cursos e Palestras


Mesa redonda na EESC

Dando continuidade às comemorações de seus 50 anos, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP realiza, no dia 24, a mesa redonda Esporte e Vida Universitária. O debate reunirá atletas e ex-alunos da Escola, com a presença dos professores João Alexandre Widmer e Fernando Catalano, da EESC, dos engenheiros Sóstenes Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira e Luiz Alberto Pestana e dos esportistas José Montanaro Júnior, Marcel Ramon de Souza e Paulo Russo.

O encontro será no Anfiteatro de Convenções "Jorge Caron", às 17 horas. A EESC fica na Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9204 ou pelo e-mail corgcinquentenario@eesc.usp.br


Língua inglesa através do texto literário

De 6 a 8 de maio, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebe inscições para os módulos I e III do curso Língua Inglesa através do Texto Literário. O módulo I é destinado a interessados com conhecimentos básicos do inglês. O III, a pessoas com nível intermediário ou avançado de conhecimento da língua. Nos dois casos, as aulas serão dadas às sextas-feiras, das 12 às 14 horas, de 9 de maio até o início de julho. A taxa é de R$150,00.

Alunos ingressantes no programa devem fazer um teste prévio de avaliação. As inscrições para o teste ocorrem de 22 a 30 de abril, com a prova no dia 5 de maio e resultado no dia seguinte. As matrículas devem ser feitas no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, na sala 126 do Prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645 ou site http://www.fflch.usp.br/sce/agenda/lingua_inglesa.htm


Assistência domiciliar em enfermagem

De 23 de maio a 7 de junho acontece na Escola de Enfermagem (EE) da USP o curso Capacitação para a Assistência Domiciliar - uma Abordagem Psicossocial. O curso faz parte da tese de doutoramento de Vilanice Alves de Araújo Püschel, sendo dado pela doutoranda e pela orientadora da tese, professora Cilene Aparecida Costardi Ide, da EE.

Os interessados devem ter nível superior e experiência em assistência domiciliar, em áreas como enfermagem, medicina, psicologia, assistência social, fisioterapia e nutrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone. Os encontros ocorrerão às sextas-feiras, das 13 às 18 horas, e sábados, das 8 às 13 horas, na EE, avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar s/n°, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7512 / 9592-3853 ou pelo e-mail vilanice@usp.br



Agenda Cultural

Semana Engenharia na EESC

Nos dias 25 e 26 de abril, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) realiza a Semana Engenharia, em comemoração ao cinqüentenário da Escola. O evento pretende resgatar a tradição de três festas que aconteciam no Campus na década de 60: a "Noite do Encontro", o "Show Engenharia" e o "Baile da Minerva".

Todas as atividades são restritas ex-alunos, familiares, docentes e atuais estudantes da EESC.

Mais Informações: (0XX16) 273-9204 ou pelo e-mail corgcinquentenario@eesc.usp.br



Quadro de Avisos

Nomeação para a NAS

No dia 26 de abril, em Washington (EUA), o professor Sergio Henrique Ferreira, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, será oficialmente integrado à Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS). O professor havia sido nomeado membro estrangeiro da NAS no ano passado.

Ferreira é o quarto brasileiro a fazer parte da Academia, fundada em 1863. Os outros três são Jacob Palis Jr, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia), Francisco Mauro Salzano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o professor Warwick Kerr, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Mais informações: (0XX16) 602-3220 ou pelo e-mail shferrei@fmrp.usp.br


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Estudo do motor de indução linear utilizado como posicionador e simulações computacionais. Geraldo Macias Martins Filho. Dia 24 de abril, às 14 horas.

Tabuleiro otótropo treliçado protendido transversalmente para aplicação em pontes de madeira. Andrés Batista Cheung. Dia 24 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Análise da cadeia logística de insumos de origem mineral utilizados em redes de distribuição de energia elétrica - estudo de caso do cobre. José Jaime Sznelwar. Dia 25 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Aspectos da Iconografia e Significado de Touro no Egito, desde o período pré-dinástico à 5ª Dinastia. Cassio de Araujo Duarte. Dia 24 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Meningiomas e hemangiopericitomas meníngeos intracranianos: estudo do índice de proliferação celular através da marcação pelo MIB-1 e da angiogênese através da expressão do VEGF. Marcius Benigno Marques dos Santos. Dia 24 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Síntese de proteínas e glicoproteínas em córneas de coelho. Efeito da armazenagem em meio de preservação de córneas humanas para transplante. Angélica Gobbi. Dia 25 de abril, às 10 horas.

Estudos funcionais do mecanismo de regulação do gene BHC4-1. Luiz Roberto Basso Junior. Dia 25 de abril, às 9 horas.

Doutorado

Contribuição das medidas volumétricas das estruturas temporais mesiais e neocorticais ao tratamento cirúrgico da epilepsia do lobo temporal. David Araújo Junior. Dia 24 de abril, às 10 horas.

A distribuição molecular da talassemia em Pernambuco é diferente do Sudeste do Brasil. Aderson da Silva Araújo. Dia 25 de abril, às 10 horas.

Estudo comparativo da hemodiluição isovolêmica moderada com albumina a 3% dextran - 40 e enoxaparina na prevenção da trombose venosa microcirúrgica em ratos. Jayme Adriano Farina Júnior. Dia 25 de abril, às 14 horas.

Efeitos da primeira noite em laboratório de sono sobre os despertares e microdespertares e sobre a macro e a microestrutura do sono em voluntários normais. José Roberto Santiago Barreto. Dia 28 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372 ou pelo site http://www.fmrp.usp.br/~cpq/alerta/


Instituto de Psicologia

Doutorado

Relação colecistocinina-opióides no controle do comportamento maternal. Cláudia Márcia Miranda de Paiva. Dia 24 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br