São Paulo, 25/04/2003 - Boletim nº 1178
energia
Gás natural requer estratégias
de mercado mais eficazes

No Brasil, o mercado de gás natural ainda não foi implantado com sucesso. Estudo do IEE mostra dificuldades e propõe soluções para o setor
leia...
IEA promove palestra sobre
política ambiental nos EUA
Instituto de Biociências realiza o
dia do DNA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Estudo analisa as estratégias do mercado de gás natural em São Paulo

Antonio Carlos Quinto

As estratégias de desenvolvimento e implantação de um mercado de gás natural no Brasil, até o momento, ficaram apenas no papel. Segundo a jornalista Suzy Elaine Gasparini, muitos planos não atingiram as metas previstas devido a obstáculos que não foram superados, desde o funcionamento do gasoduto Brasil-Bolívia, em 1999. Em seu estudo de mestrado apresentado ao Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP, Suzy identifica os problemas e aponta soluções para a implantação do mercado de gás no estado de São Paulo.

Em sua pesquisa, a jornalista aponta que as reservas "provadas" bolivianas de gás são suficientes para cerca de 60 anos, podendo chegar a 180 anos. "No Brasil nunca se procurou muito por gás natural, sempre por petróleo", diz. Mesmo assim, segundo ela, no final de 1981 as reservas provadas de gás natural no Brasil eram de 0,05 trilhões de metros cúbicos (m3). "Em 20 anos, essas reservas chegaram a 0,23 milhões de metros cúbicos, mas o Brasil ainda vai depender da integração energética na América do Sul, principalmente com a Bolívia e a Argentina, países que possuem grandes reservas", observa.

Dentre os programas que não atingiram suas metas, Suzy destaca o Plano Nacional de Gás Natural, de 1987, que previa a ampliação do produto na matriz energética brasileira. Enquanto a média mundial registra a participação do gás em mais de 20%, no Brasil atinge somente 3%. Em 1988, o Plano de Ação do Setor do Petróleo estimou para 1993 uma produção de 44 milhões de m3 diários de gás natural. "No final de 2002, atingimos apenas 40 milhões", conta.

Com a entrada em operação do gasoduto Brasil-Bolívia, o Programa Prioritário de Termelétricas previu a construção de 40 usinas termelétricas de gás natural. No entanto, apenas quatro foram viabilizadas.

Crescimento
Apesar dos equívocos nos planejamentos, o gás natural é o produto cuja participação mais cresceu na matriz energética brasileira. "Segundo o último balanço nacional, referente a 1999/2000, a participação atingiu 24,9%. Mas ainda é pouco se comparado à média mundial", adverte Suzy.

A pesquisadora explica que seu estudo está focado no estado de São Paulo por este concentrar 30% do PIB brasileiro. "Quase metade da energia brasileira é consumida em São Paulo. Portanto, trata-se de um importante mercado consumidor", diz.

Mesmo com esse crescimento, a pesquisadora aponta algumas barreiras que não foram superadas, o que impediu uma evolução ainda maior. Dentre elas, a concorrência entre o óleo combustível e o gás natural, já que existe grande oferta do derivado do petróleo; os custos no transporte do gás importado; a infraestrutura de redes de distribuição no Brasil; a falta de equipamentos residenciais que utilizem o gás natural como combustível; e a ausência de mais informação sobre o produto.

"A indústria é a grande consumidora do óleo derivado do petróleo como combustível. O gás, apesar de mais caro, é menos poluente", afirma. De acordo com a pesquisa, as refinarias poderiam aperfeiçoar seus métodos para evitar grandes sobras de óleo combustível. Devem também ser incentivadas a consumir combustíveis menos poluentes, com isenção ou redução de impostos.

O caso do gás do Gás Natural Veicular (GNV) é um bom exemplo de crescimento de mercado sem nenhuma ajuda externa. "O consumo do gás natural nesse segmento praticamente dobra a cada ano, com base na economia que o combustível proporciona ao usuário, que pode chegar a 70%."

O estudo também sugere medidas como redução no custo dos transportes, fornecimento de gás comprimido para algumas localidades e ampliação de linhas de crédito para novas redes de distribuição.

Na opinião da pesquisadora, é essencial que as informações sobre as vantagens do uso do gás natural sejam melhor difundidas. "É uma questão cultural. Somente no Brasil e em alguns países da África é que se utilizam ainda chuveiros elétricos. A falta de conhecimento ainda gera medo e desconfiança", constata. "É necessário que se aprenda com os erros e que exista mais vontade política para se transpor obstáculos".

Mais informações: (0XX11) 3177-5101, com Suzy Elaine Gasparini; e-mail: sgasparini@comgas.com.br



Cursos e Palestras

A política ambiental dos EUA

No dia 29, às 14h30, o professor Daniel Bronstein, da Universidade de Michigan (EUA), ministrará a palestra The National Environmental Policy Act and Current Environmental Policy in US, que debaterá a política ambiental do governo norte-americano.

A discussão será realizada em inglês, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A participação é gratuita, mas deve-se confirmar presença antecipadamente por telefone.

Mais informações: (0XX11) 3091-4201


Palestra no IEA de São Carlos

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em São Carlos sediará a palestra Enfrentando os Desafios da Pesquisa Multidisciplinar na Área de Desenvolvimento de Produto por Meio da Gestão de Conhecimento, com o engenheiro Daniel Capaldo Amaral, professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

O evento acontecerá no dia 29, às 14 horas. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX16) 273-9177


Lendo Melhor

A escritora Mônica Éboli, doutoranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, ministrará o curso Lendo Melhor, que pretende estimular pessoas com dificuldades de leitura.

O início do curso é no dia 26, e as inscrições custam R$ 25,00. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX11) 3873-7111



Agenda Cultural

MAC 40 Anos na TV Cultura

A TV Cultura (Canal 2) exibe, neste domingo (27), às 17h30, o especial As Faces do Mundo - 40 Anos MAC USP. No programa, depoimentos de artistas, funcionários, pesquisadores e ex-diretores do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

Além dos depoimentos, o programa trará imagens de bastidores de exposições, a relação do MAC com a USP e seu posicionamento como museu universitário.

Mais informações: (0XX11) 3274-3258



Especial com Nina Simone

Em homenagem à cantora de jazz Nina Simone, a Rádio USP (93,7 FM) reprisa neste domingo (27), às 18 horas, o especial Tambores. Neste programa, será contada a vida da cantora, com canções de diversas fases da sua vida artística.

Mais informações: (0XX11) 3091-4492



Quadro de Avisos

Dia do DNA

No próximo dia 26, o Instituto de Biociências (IB) da USP realizará o Dia do DNA, com uma série de eventos que debaterão a "molécula da vida". Às 10 horas, o professor José Mariano Amabis proferirá a palestra Dupla hélice: descoberta ou invenção? O professor Crodowaldo Pavan ministrará, às 11 horas, a palestra Estudo do DNA na década de 50 no departamento de Biologia Geral da FFCL da USP.

Às 14 horas serão realizadas oficinas, que serão finalizadas às 17h30, quando haverá o encerramento do evento. As inscrições, gratuitas, serão recebidas às 9 horas na tenda que será montada no IB para o evento. O endereço é Rua do Matão, 277, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9365-4433



Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Atividades profissionais do engenheiro de produção: da formação universitária ao exercício profissional. Michelle Mike Nose.Dia 29 de abril, às 9 horas.

Elaboração de banco de imagens mamográficas digitalizadas. Rodrigo Henrique Benatti.Dia 30 de abril, às 10 horas.

Colonizando a periferia: zona leste da cidade de São Paulo. Mônica Virginia de Souza. Dia 30 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Fculdade de Arquitetura e Urbanismo

Doutorado

Um olhar pedestre sobre o mobiliário urbano paulistano. Itaim Bibi de 1995 a 2001. Ágata Tinoco. Dia 25 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3257-7837, ramal 25


Faculdade de Medicina

Doutorado

Aspectos biológicos dos adenocarcinomas colônicos localmente avançados. René Aloisio da Costa Vieira. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3069-7064



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br