São Paulo, 29/04/2003 - Boletim nº 1180
saúde
SARS estará controlada em sete dias,
prevê professor da USP

Há um mês o professor da FMUSP,
Eduardo Massad, vem desenvolvendo
um modelo matemático para entender
o curso natural da doença
leia...
Preservação do meio ambiente
é tema de palestra na FCF
Escala industrial de produtos
nanoestruturados

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Em sete dias, SARS estará controlada em Hong Kong, Toronto
e Cingapura, diz professor da USP


Sylvia Miguel, do Jornal da USP

Em cerca de uma semana, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), deverá estar controlada em Hong Kong, Toronto e Cingapura. A afirmação é do professor da Faculdade de Medicina da USP Eduardo Massad, que há um mês vem se dedicando ao desenvolvimento de um modelo matemático que busca entender o curso natural da epidemia. "Se nenhum fato novo acontecer, o modelo prevê que a doença estará controlada em sete dias. Esse cálculo vale tanto para Hong Kong quanto para Toronto e Cingapura, onde os registros são mais confiáveis."

O professor, que preferiu não fazer projeções para a China porque vê como "caóticas" as informações do local, adverte que o modelo matemático considera em sua formulação as medidas gerais de contenção de doenças transmitidas pelo ar, adotadas especialmente em Hong Kong. Assim, pode-se dizer que as intervenções na ilha - isolamento dos infectados, uso de máscaras entre a população suscetível e fechamento de locais de grande aglomeração de pessoas, além de desinfeção de parques, ruas, restaurantes, centros comerciais e outros locais públicos - determinaram o novo curso da doença e também influíram nas projeções do seu desenvolvimento. "Se essas medidas gerais não tivessem sido tomadas, hoje existiriam cerca de 20 mil infectados em vez dos cerca de 1.400 casos atuais", afirma.

Os estudos de Massad sobre o comportamento da epidemia começaram em 17 de março, quando foram divulgados os primeiros 95 casos em Hong Kong. A pesquisa baseia-se em números atualizados diariamente segundo os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos primeiros quatro dias da onda epidemiológica, o professor verificou que a pneumonia atípica já havia quase dobrado o número de infectados, que passou para 173 pessoas. "Uma doença que praticamente dobra o número de casos a cada quatro dias no começo significa que seu ímpeto inicial é muito grande. Grosso modo, isso equivale a dizer que, no ímpeto inicial, em média, cada infectado gera um novo caso ou que existe uma chance de 25% de uma pessoa suscetível adquirir a doença. Portanto, se nada tivesse sido feito, quando a onda epidemiológica passasse haveria 80% das pessoas suscetíveis infectadas, o que é uma catástrofe. Acontece que algo foi feito em Hong Kong e foi justamente a adoção dessas medidas de contenção que restringiram o número de infectados", diz o pesquisador, que há 20 anos trabalha com modelos matemáticos de epidemias.

A simulação feita pelo professor Massad prevê que ao final de 50 dias desde o início do ciclo epidemiológico em Hong Kong - o que deve acontecer daqui a cerca de uma semana - a taxa inicial de contágio sofrerá uma redução de 40% do seu valor inicial. "Peguei a taxa inicial de contágio, simulei uma intervenção e terei, com isso, o novo curso da doença. É como se eu tirasse 60% dos infectados de circulação. Eles ficariam sem nenhum contato com as pessoas suscetíveis. Com a taxa de contágio inicial reduzida em 60%, haverá ao final da epidemia apenas 1% dos suscetíveis afetados", afirma.

No Brasil, a baixa de incidência da doença e o rápido isolamento das vítimas providenciado logo no início do contágio deverá permitir que a SARS permaneça sob controle, afirma o professor. "Aqui há poucos casos e as vítimas já estão isoladas em hospitais. Não há grande risco de a epidemia se alastrar no País. Acredito que a lição a ser tomada da experiência de Hong Kong é que realmente se trata de uma doença de altíssima contagiosidade. Só que é controlável com medidas gerais de contenção. Se, por exemplo, começarmos a ter 30, 40 casos por dia, teremos que usar máscara, especialmente os infectados. O coronavírus é altamente contagioso e pode ser transmitido por contatos materiais e não só pelo ar."

A SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome) apareceu em novembro de 2002 mas só começou a ser registrada a partir de 11 de fevereiro passado, quando a OMS recebeu a notificação da doença na província de Guangdong, na China. Espalhou-se rapidamente pela Ásia, Oceania, Europa e América do Norte. Países como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Suíça, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha e Áustria já notificaram casos da doença, que matou até agora mais de 250 pessoas e infectou mais de 4.460 em 25 países do mundo. Os sintomas da pneumonia asiática são parecidos com os de gripe: febre alta (acima de 38 graus), calafrios, dores musculares e tosse seca, sendo que depois evolui para dificuldade na respiração.

Mais informações: (0XX11) 3081-7717, ou e-mail edmassad@usp.br, com o professor Eduardo Massad



Cursos e Palestras


Preservação do meio ambiente

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP sedia, na terça-feira (6), a palestra Preservação do meio ambiente: experiência da 3ª idade e força da juventude: a solução.

A palestra, que ocorrerá às 14 horas, é gratuita e aberta ao público. A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639


Seminários em nanociência

Dando continuidade ao projeto Seminários em Nanociência e Nanotecnologia, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP realiza a palestra Aspectos tecnológicos da produção em escala industrial de produtos nanoestruturados, com a professora Maria Helena Andrade Santana, da Unicamp.

A palestra será ministrada no dia 30, às 14 horas. A FCFRP fica na Av. do Café, s/nº, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4205


Especialização em língua inglesa

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está com inscrições abertas para os módulos XI (Literaturas em língua inglesa) e XII (Pesquisa de Sala de Aula) do curso Especialização em língua inglesa.

Para os alunos de outros módulos do curso, as inscrições estarão abertas até o dia 5 de maio. Professores da rede pública de ensino podem inscrever-se no dia 6, e para os da rede particular a data de inscrição é o dia 7. Graduados em Letras têm o dia 8 para inscrição e para demais graduados a data para matrícula é 9 de maio. A taxa é de R$ 100,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/sce/agenda/celi.htm



Quadro de Avisos

Professor da FMRP participa de debates sobre saúde

O professor Célio Lopes Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, será um dos palestrantes do Complexo Industrial de Saúde, ciclo de debates promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que discutirá sobre a situação atual das áreas de Fármacos, Medicamentos, Vacinas e Hemoderivados.

O professor proferirá a palestra Política de Incentivo a Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas no Brasil. Os debates acontecerão nos dias 5 e 6 de maio, no Rio de Janeiro.

Mais informações: (0XX16) 602-3228


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Cruzetas para redes de distribuição de energia elétrica à base de polipropileno. José Francisco Resende da Silva. Dia 6 de maio, às 10 horas.

Alinhamento das estratégias competitivas com as estratégias de produção: estudo de casos no pólo moveleiro de Votuporanga-SP. Eliciane Maria da Silva. Dia 8 de maio, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Avaliação do valor econômico de empresas de serviços contábeis: um estudo exploratório baseado em empresas de serviços contábeis associadas ao SESCON/SP. Valter Augusto Krauss. Dia 6 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

A urbanização da Vila Industrial na Zona Leste de São Paulo, durante o Pós-Guerra: 1951-1964. Celia Maira da Silva Estrella. Dia 5 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

As funções do estradiol no processo da luteólise em bovinos: o papel da ocitocina na produção de PGF2a. Luiz Augusto de Castro e Paula. Dia 30 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Percepção da doença periodontal por adultos do setor odontológico dos serviços de saúde. Renata Morceli Campos Zaccheu. Dia 30 de abril, às 14 horas.

Doutorado

Associação do quimioterápico carmustina a uma emulsão rica em colesterol (LDE): avaliação de características fisico-químicas e de propriedades biológicas 'in vitro'. Roberto Ferreira de Melo. Dia 30 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Química

Mestrado

Efeito de surfatantes na eletrodeposição de gálio em meios de KOH 5,0 moll-1 e NaOH 5 moll-1. Karen Segala. Dia 28 de abril, às 14 horas.

Estabilização de Cu(III) em meio contento peptídeos: estudos eletroquímicos e aplicações analíticas. Denise Lowinsohn. Dia 5 de maio, às 13h30.

Doutorado

Aplicação de Trinitrato de Tálio na Preparação de Indanos e na Síntese Total do Mutisiantol. Andrea Maria Aguilar. Dia 8 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br