São Paulo, 06/05/2003 - Boletim nº 1183
saúde
Alimentação saudável deve ser
incentivada desde a idade escolar

Consumo de hortaliças em merendas
escolares pode incentivar a criança
a se familiarizar com uma alimentação
mais saudável
leia...
Palestra no ICB
aborda parasitologia
Ciclo de palestras
Saúde na terceira idade

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Consumo de hortaliças deve ser incentivado pelas escolas

Juliana Kiyomura Moreno


Pesquisa da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP de Piracicaba recomenda o aumento no consumo de hortaliças em escolas. Segundo o estudo, a medida contribuirá, a longo prazo, para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis de crianças em idade escolar.

Para elaborar sua dissertação de mestrado Hortaliças: consumo e preferências de escolares, a pesquisadora Michele Sanches contou com a participação de 210 alunos, com idade entre 7 e 14 anos, de seis escolas municipais de ensino fundamental de Piracicaba. Entre as crianças que disseram consumir hortaliças no mínimo 6 vezes por semana, 45,8% são de famílias de menor renda e, somente 10,4% pertencem a famílias com maior renda per capita.

"Desta forma pudemos verificar que a boa receptividade por parte dos alunos de menor poder aquisitivo pode decorrer do fato dessas crianças e adolescentes não disporem de muitas opções de alimentos em suas residências. Com isso, recebem com maior facilidade as novas alternativas alimentares que lhes são apresentadas por meio dos programas gratuitos de alimentação, implementados nas unidades de ensino", diz Michele.

De acordo com a pesquisadora, uma das grandes dificuldades em oferecer vegetais na merenda é a falta de recursos humanos já que, na maioria das vezes, tem-se apenas uma ou duas pessoas para elaborar todas as refeições da escola.

"Com a baixa quantidade de merendeiras torna-se difícil elaborar cardápios ricos em vegetais porque requer uma atenção mais demorada em sua higienização e preparo", salienta a pesquisadora. Uma das formas de incorporar hortaliças na merenda escolar seria a utilização de alimentos minimamente processados - que passam por higienização, descascamento, corte e empacotamento - tendo sua vida útil prolongada se adequadamente refrigerados.

Importância de parcerias
Uma alternativa para possibilitar a implementação das hortaliças no cardápio escolar seria a criação de parcerias com cooperativas de agricultores locais de municípios vizinhos. "Com esta parceria o preço das hortaliças diminuiria, aumentando o poder de compra para escolas", argumenta Michele.

Uma outra opção seria propor às prefeituras uma pesquisa de quais pratos as crianças gostam de consumir e a possibilidade de implementá-los. "O importante é conhecer o hábito alimentar da criança para usar a verba na compra de alimentos adequados e com boa aceitação", salienta a pesquisadora.

Pratos como sopas, apesar de conter uma diversidade alimentar, são os menos aceitos. Os alimentos preferidos seriam a cenoura (31,4%), batata (28,6%) e tomate (10,5%). "São os mais aceitos por serem os que são apresentados com maior variedade e criatividade", conta.

Dentro da sala de aula, o ensino da importância das vitaminas, proteínas e minerais, segundo a pesquisadora, ainda é muito teórico e distante do universo do aluno. A dinamização, utilizando aulas práticas, como o plantio de pequenas hortas, contribuiriam não só para o aprendizado, mas também para a conscientização de alunos e pais.

De acordo com a pesquisa, uma dieta rica em hortaliças reduz os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e doenças crônicas. "Desde cedo a criança deve se familiarizar com uma alimentação saudável, a fim de evitar doenças futuras", afirma a pesquisadora.


Mais informações: (0XX19) 3429- 4225, ou pelo e-mail: msanches@esalq.usp.br




Cursos e Palestras


Parasitologia no ICB
No dia 9 de maio, acontece no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, a palestra Identificação e análise funcional de genes de leishmania major relacionados com a resistência a agentes anti-parasitários, ministrada pelo professor Paulo Cotrim do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP.

A palestra é gratuita e aberta ao público. O local é o Departamento de Parasitologia, no prédio do ICB II, que fica na R. Lineu Prestes, 1374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7272



Palestra sobre Dengue
O Ciclo de Palestras Saúde na terceira idade, organizado pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, traz a dengue como tema da palestra do dia 10 de junho. O evento tem entrada franca e não há necessidade de inscrições prévias. É destinado a pessoas da terceira idade e a interessados em geral.

A palestra será no Anfiteatro Verde da FCF, na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, bloco 13 A, Cidade Universitária. São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639


Concreto Colloquia 2003
A Escola de Engenharia (EESC) de São Carlos da USP promove, de 14 a 16 de maio, o Concreto Colloquia 2003. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Unidade e reunirá especialistas nacionais e estrangeiros nas áreas de tecnologia, estruturas e arquitetura. É voltado para pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação de engenharia civil e arquitetura e interessados em geral.

As inscrições vão até o dia do evento, mediante pagamento de R$ 300,00 para todos os dias. Se realiza no Anfiteatro da EESC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais Informações: (0XX16) 273 8208 ou pelo site http://www.set.eesc.usp.br/eventos/colloquia2003



Quadro de Avisos


Empresas de base tecnológica
A aula inaugural da nova disciplina do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP, "Empresas de base tecnológica", está prevista para esta segunda (5), às 18h30. A empresa Eccelera, de gestão de capital de desenvolvimento, é uma das parceiras no projeto e vai atuar em quatro aulas. Noções de empreendedorismo, frentes de financiamento, estruturação e análise de planos de negócios são alguns dos temas abordados ao longo do curso.

A matéria tem duração de seis meses e fará parte do 5º ano de estudo de engenharia, sob responsabilidade do professor Marcos Ribeiro Pereira Barreto. Outras duas empresas também participam da disciplina: a Daniel Advogados, que fala sobre proteção e uso da propriedade intelectual (patentes) e a Contacom, que abordará contabilidade e administração de empresas.

A aula acontece no Anfiteatro da Engenharia Mecânica, na Av. Professor Melo Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5096-4334 ou pelo e-mail flavia.martins@estrategianet.com



Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Tratamento biológico de líquidos percolados de aterros sanitários utilizando Reator Anaeróbio Horizontal de Leito Fixo (RAHLF). Ronan Cleber Contrera. Dia 12 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Planejamento de serragem de rochas ornamentais. Marcia Renata Machado Stellin. Dia 12 de maio, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Desenvolvimento de um modelo qualitativo de análise de risco e determinação do Objetivo de Inocuidade Alimentar (OIA) para "salmonella" sp. em maionese não-industrializada. Fábio Sandon de Oliveira. Dia 6 de maio, às 14 horas.

Mais informações: 3091-3656


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Alternativas para mensuração de encargos sociais e do seu peso em relação à remuneração da mão-de-obra. Geraldo Coutinho Vilaça. Dia 12 de maio, às 10h30.

Doutorado

Um modelo de equilíbrio geral aplicado espacial para planejamento e análise de políticas de transporte. Eduardo Simões de Almeida. Dia 13 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto de Psicologia

Mestrado

Loucura em cena: a "ambiência" como espaço informal de tratamento em um centro de atenção psicossocial. André Meller Ordonez de Souza. Dia 9 de maio, às 14 horas.

Doutorado

A leitura na vida de professoras: relatos, práticas e formação docente. Ester Calland de Sousa Rosa. Dia 12 de maio, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br