São Paulo, 08/05/2003 - Boletim nº1185
odontologia
Programa prevê que em 2020
Bauru terá cárie erradicada

Pesquisa realizada em escolas públicas
mostra a tendência de queda da cárie na
cidade. De acordo com o estudo, Bauru pode
atingir em 2020 metas propostas pela OMS
leia...
Palestra no IPq aborda os fatores
psicológicos na obesidade
Fórum debate ciência
e tecnologia em resíduos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Orientação em escolas públicas é chave para
a erradicação da cárie


Da redação,
Agência USP


De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor José Roberto de Magalhães Bastos, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, a cidade pode ter a cárie dentária erradicada até o ano de 2020. A pesquisa Prevenção, Controle e Erradicação da Cárie Dentária: Possibilidades em Bauru até o Ano de 2020, realizada em escolas públicas da cidade, avaliou crianças de 7 a 12 anos e teve como objetivo confirmar a tendência atual da queda de cárie em Bauru.

Em 1974 foi sancionada a Lei nº 6050 sobre a fluoretação da água em abastecimento público no Brasil, começando a vigorar em Bauru em 1975. De acordo com a pesquisa, em 1976, quando foi feito o primeiro levantamento epidemiológico da cárie, o índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados), foi de 9,89 em crianças de 12 anos. Em 1989 foi realizada uma adição de flúor nos dentifrícios de todo o País, e no ano de 1993 o índice CPOD caiu, em todo o Brasil, para 4,84.

Em dados ainda não publicados, obtidos através do levantamento epidemiológico, em Bauru o índice CPOD em 2001 foi de 1,44 em crianças de 12 anos. Essa queda pode estar ligada principalmente à melhor atenção dada na correta e constante dosagem de flúor na água de abastecimento público e a uma política adequada de saúde bucal, como o projeto "Sorria Bauru", com escovação orientada com dentifrícios fluoretados, bochechos fluoretados e educação em saúde bucal.

Através desses dados obtidos, o professor Bastos diz ser possível atingir as metas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que seria até 2010, índice igual ou menor a 1,0. Em 2020 o índice seria igual ou próximo a 0,0 ou seja, a erradicação total. O professor vai além, acreditando que se os programas educativo-preventivos forem adequadamente mantidos e ajustados, Bauru pode erradicar a cárie antes mesmo de 2020. Para que ocorra a erradicação, Bastos quer a união de toda a sociedade e pede a colaboração a todos aqueles que querem e possam colaborar com o programa.

Mais informações: (0XX14) 235-8256 ou pelo e-mail
jrbastos@usp.br



Cursos e Palestras


Fatores psicológicos na obesidade

O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC, realiza no dia 14 de maio, às 20 horas, a palestra psicoeducacional Afinal de contas, o que é ter cabeça gorda? Apresentado pelo psiquiatra Ezequiel Gordon, o evento será focado na influência dos fatores psicológicos na obesidade e na dificuldade que a maioria dos obesos têm em manter o peso. A palestra será no auditório Miro Noschese do Colégio Dante Alighieri, na Al. Jaú 1061, Cerqueira César, São Paulo. É aberta a todos e não é necessário fazer inscrição.

Mais informações (0XX11) 3253-2366


Ciência e tecnologia em resíduos
O 1º Fórum das universidades públicas paulistas - ciência e tecnologia em resíduos acontece entre os dias 18 e 20 de maio. O Fórum é um evento organizado por pesquisadores, docentes e alunos da USP, Unicamp, Unesp, Ufscar, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e membros do Núcleo de Informações em Saúde Ambiental (Nisam) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O objetivo é propiciar troca de experiências, bem como a divulgação das pesquisas de trabalhos institucionais na área de ciência e tecnologia de resíduos, visando uma melhor organização e intercâmbio com empresários, usuários e representantes governamentais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18. O evento será no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, na Rua Veríssimo Prado, 1500, São Pedro.

Mais informações: (0XX16) 602-3950 ou no site http://www.limapropaganda.kit.net/ictr/index.htm


Cuidado no uso de medicamentos e cosméticos
No dia 13 de maio, às 14 horas, o Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, oferece a palestra Cuidados no uso de medicamentos e cosméticos como parte do ciclo de palestras Saúde na Terceira Idade. O público alvo é formado por pessoas da 3ª idade e outros interessados. A entrada é gratuita. O local é a Av. Professor Lineu Prestes, 580, Bloco 14, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639


Simpósio de teletermografia
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realiza dia 17 de maio o 1o. Simpósio de teletermografia aplicada à medicina, medicina veterinária e indústria. É direcionado a profissionais e estudantes de medicina, farmácia, química, física, eletrônica, ótica, laser e engenharia. O evento tem a parceria do Instituto "Lauro de Souza Lima" e do Hospital Amaral Carvalho.

As inscrições se encerram sexta (9) e podem ser feitas mediante pagamento de R$ 30,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais. O Simpósio acontece no Anfiteatro Azul do IFSC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9875 / 9862 ou pelo http://www.if.sc.usp.br/~termo2003/



Publicações

Medicina e a mulher
Nesta quarta-feira (9), às 17h30, acontece o lançamento do livro A medicalização do corpo feminino, de autoria da professora Elisabeth Meloni Vieira, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A publicação faz parte da coleção "Antropologia e Saúde", editado pela Editora Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz.

Fruto de mestrado defendido pela autora na Faculdade de Medicina (FM) da USP em 1990, a obra traz uma pesquisa histórica do caminho do discurso e da prática médica sobre o corpo da mulher. O evento tem lugar na Livraria Atlas do campus, na Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3963-1313



Quadro de Avisos

50 anos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Dia 12 de maio, às 17 horas, acontece em Ribeirão Preto a sessão solene de lançamento do carimbo comemorativo do jubileu de ouro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP). A cerimônia acontece no auditório Emilia Luigia Saporiti Angerami da EERP, na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3461


Educação médica à distância
A Faculdade de Medicina (FM) da USP acabou de assinar um acordo com o Conselho de Medicina do Paraná para que estudantes de faculdades desse estado tenham acesso a um programa de educação médica à distância, cuja estratégia se baseia em palestras a cada 15 dias e transmissão de autópsias. O coordenador do projeto é o professor Paulo Hilário Nascimento Saldiva, da FM.

Mais informações: (0XX11) 3064-2744, ramal 7234, ou pelo e-mail psaldiva@hsph.harvard.edu



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Doutorado

Características de testabilidade nos diagramas UML (Unified Modeling Language): apoio aos testes de sistemas de software orientados a objetos. Rogéria Cristiane Gratão de Souza. Dia 15 de maio, às 10 horas.


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Avaliação de desempenho do nível de serviço na indústria de serviços: uma abordagem relacionada a custos de uma empresa do setor de serviços. José Marilson Martins Dantas. Dia 23, às 10 horas.

Doutorado
Mecanismos de regulação da qualidade e segurança em alimentos. Eduardo Eugênio Spers. Dia 13 de maio, às 14 horas.

Marketing de relacionamento: um estudo sobre as relações entre vendedores varejistas e fabricantes de eletrodomésticos. Edson Crescitelli. Dia 26 de maio, às 10h30.

Mais informações: (0XX11)3091-5862

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado
A interpretação interpretada. Os novos conhecimentos textuais e a presença do texto nos livros didáticos. Agostinho Dias Carneiro. Dia 15 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br