São Paulo, 13/05/2003 - Boletim nº1188
imprensa
Jornais usam o discurso irônico
para atrair leitores

De acordo com estudo da FFLCH, a ironia
é um recurso utilizado por alguns veículos
para mostrar neutralidade e tentar
conquistar mais público
leia...
Na FSP, palestra Etnia, saúde e
política de inclusão nas Américas
FFLCH debate a guerra
contra o Iraque

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo mostra como os jornais utilizam o discurso irônico em busca de neutralidade

Antonio Carlos Quinto

O discurso irônico é usado por alguns veículos de imprensa com o objetivo de mostrar ao leitor uma espécie de "neutralidade". O recurso tanto pode ser utilizado de forma sutil como de maneira mais explícita. "O discurso irônico na imprensa nada mais é do que uma forma de criticar alguém ou alguma situação implicitamente", explica José Maruxo Júnior, autor do estudo A Imprensa Irônica, apresentado em outubro de 2002 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Entre 1997 e 2000, Maruxo realizou leituras minuciosas de dois grandes jornais paulistanos, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e do carioca Jornal do Brasil, enfocando principalmente o segundo turno das eleições para o governo de São Paulo de 1998. Segundo o pesquisador, definições modernas ligadas à Lingüística mostram que para ser caracterizada a ironia há a necessidade de existir três atores: os produtores; a vítima ou o alvo, que pode ser uma situação; e o destinatário, o leitor. "Sem estes 'ingredientes' não se configura o discurso irônico", descreve.

O pesquisador constatou que há uma espécie de contrato entre jornalistas (produtores) e leitores. "Mas tudo acaba acontecendo de maneira implícita sem que o leitor perceba claramente", conta. No caso das eleições, os alvos das ironias eram os dois políticos que disputaram o segundo turno, Paulo Maluf e Mário Covas.

As informações eram, basicamente, as mesmas. Porém, de acordo com o estudioso, o discurso dos veículos foram diferenciados. Maruxo percebeu que o jornal O Estado de São Paulo demonstrou seu apoio ao candidato Mário Covas, "ironizando" de forma sutil seu adversário Paulo Maluf. "Enquanto o primeiro foi tratado de forma isenta, o outro foi ironizado", conta.

O jornal Folha de São Paulo, por sua vez, preferiu adotar o discurso "explicitamente irônico", mostrando aspectos positivos e negativos dos dois candidatos. "Um exemplo disso foi a notícia de que Covas teria gasto mais dinheiro com dívidas, enquanto Maluf teria investido menos em educação. Fica aí explícito o que chamo de 'discurso irônico'", exemplifica. "Depois de uma leitura minuciosa, percebi que os dois jornais tinham sua preferência por Mário Covas".

Estratégia
A utilização do discurso irônico, mais explicitado pelos jornais Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, aconteceu sistematicamente ao longo da campanha eleitoral. Maruxo explica que, no caso do JB, prevaleceu a estratégia semelhante à Folha de São Paulo até por uma questão regional. "Por não ter uma convivência maior com a política de São Paulo, o periódico carioca adotou a postura de contrapor os candidatos de forma semelhante", conta.

Este "jogo irônico", como define Maruxo, não foi levado até o final. Mesmo assim, ele considera que a atitude acaba se transformando numa estratégia de marketing. "Mostrar uma aparente neutralidade significa mais confiabilidade e, supostamente, a conquista de mais leitores", define, enfatizando que analisou os jornais apenas em seus recursos de linguagem.

O pesquisador relatou ainda que pouco foram os leitores que perceberam o uso do discurso irônico. "Houve algumas reclamações de pessoas extremamente atentas, pois somente com uma leitura muito profunda é que se pode perceber o discurso", conta, lembrando que, mesmo a percepção da tendência da publicação por um ou outro candidato também exigiu uma leitura muito minuciosa.

Mais informações: (0XX11) 3872-2226, com José Maruxo Júnior, ou pelo e-mail jhmj@uol.com.br

Foto de capa: Cecília Bastos, do Jornal da USP



Cursos e Palestras


Etnia, saúde e política de inclusão nas Américas
A palestra Etnia, saúde e política de inclusão nas Américas, organizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acontece quarta-feira (14), às 9 horas. Como convidados estarão presentes o professor David Williams do Institute for Social Research University of Michigan e Cristina Torres, assessora regional do programa de políticas públicas e saúde da Organização Panamericana de Saúde (OPAS / OMS). O evento tem lugar na sala Ciro Ciari (Térreo), na FSP.

No mesmo dia, será realizada no Anfiteatro Paula Souza da Faculdade, às 14 horas, uma palestra gratuita com Leonard Duhl, professor emérito da Universidade da Califórnia, especialista em planejamento urbano, às 14 horas, com o tema A mudança social e a estratégia de municípios saudáveis.

Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados. Não são necessárias inscrições. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787


Debates sobre a guerra contra o Iraque
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP inicia no dia 14 de maio, às 19 horas, um ciclo de debates sobre as razões e as conseqüências da guerra contra o Iraque, reunindo estudiosos do assunto. O primeiro debate contará com a presença dos professores: Maria Aparecida de Aquino (História), Osvaldo Coggiola (História), Paulo Arantes (Filosofia) e Leonel Itaussú de A. Mello (Cientista Político). A coordenação do debate ficará a cargo de Flávio Aguiar (Letras).

O evento, gratuito, será realizado nos Anfiteatros de História e de Geografia da FFLCH, localizados na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4879


Pesquisa sobre processo de software
Na próxima quarta-feira (14), às 9 horas, acontece na Escola Politécnica (Poli) da USP o Primeiro seminário de pesquisa sobre processo de software. O Seminário é uma iniciativa pioneira, promovida pela Poli, que busca integrar algumas das mais importantes faculdades do estado com estudos na área de processo de software, através de apresentações e debates sobre pesquisas realizadas nestas instituições. Os principais tópicos serão: engenharia de software, qualidade de software, avaliação e melhoria de processo de software, entre outros.

O evento é gratuito e destinado a pesquisadores, professores, estudantes e empresas desenvolvedoras de software. O endereço é Escola Politécnica, Sala D2 009 do Prédio da Engenharia de Produção, na Av. Professor Almeida Prado, Travessa 2, 128, Cidade Universitária, São Paulo .

Mais informações: (0XX11) 3814-7366 ou no site http://www.poli.usp.br/pro/procsoft/



Agenda Cultural

Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 12 a 18 de maio:

Olhar da USP Especial, reprise. Hélio Guerra Vieira. Neste Olhar da USP Especial, o professor emérito da Escola Politécnica da USP de 2000 e Professor Emérito 2002 - Guerreiro da Educação, segundo o jornal O Estado de S. Paulo e o CIEE, Hélio Guerra Vieira, conta como começou com sua vida acadêmica, seu relacionamento com os alunos e os avanços da tecnologia que influenciaram seus estudos. Terça-feira (13), às 12 horas, 16h30, 20h30.

PGM, inédito. O programa fala sobre um estudo pioneiro realizado por médicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Há 24 anos, eles acompanham o desenvolvimento físico e social de bebês nascidos em Ribeirão Preto. O programa ainda traz o tema Paranapiacaba: Vila Martin Smith. Quarta-feira (14), às 7h30, 12 horas, 16h30 e 21 horas.

Pilotis, Inédito. Recado a um jovem poeta. O programa fala de jovens poetas e de grupos e pessoas que incentivam a disseminação da poesia. Recado a um jovem poeta conta brevemente a história dos poetas Arthur Rimbaud, Castro Alves e Ana Cristina César.
Quinta-feira, às 7 horas, 11h30, 16 horas e 20h30.

Olhar da USP, inédito. Reforma agrária. No programa desta semana, o professor do Departamento de Sociologia da USP, José de Souza Martins e o professor do Departamento de Geografia da USP Ariovaldo Umbelino de Oliveira discutem os melhores caminhos para a Reforma Agrária no governo Lula. Quinta-feira (15), às 7h30, 12 horas, 16h30 e 21 horas.

4X4. Destruição, inédito. O programa discute a necessidade da humanidade em investir em tecnologia de guerra, bastante evidente em tempos de guerra. Sábado 16h30, domingo 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br



Publicações

Envelhecimento cutâneo
O livro O envelhecimento cutâneo à luz da cosmetologia, tese de mestrado da farmacêutica Luciana Scotti pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, será lançado nesta terça (13) à tarde, durante o 17º Congresso Brasileiro de Cosmetologia. A obra é uma publicação da Editora Tecnopress.

O lançamento tem entrada franca e acontece na feira HBA do Congresso, em que a autora fará uma sessão de autógrafos. O evento tem lugar no Transamérica Expo Center (TEC), na Av. Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3766-3793



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação de impacto ambiental produzido por usinas termelétricas com enfoque na poluição atmosférica. Estudo de caso. Antonio Gonçalves do Curral. Dia 13 de maio, às 15 horas.

Homogeneização e trabalhidade a quente da liga AA6063. Kaisa Bortone Salles Couto. Dia 15 de maio, às 9 horas.

Desenvolvimento de um giroscópio sintonizado dinamicamente DTG. Fernando de Castro Junqueira. Dia 16 de maio, às 15 horas.

Piaget - um ambiente de realidade virtual distribuída aplicado à aprendizagem colaborativa. Ismar Franco Silveira. Dia 16 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Desenvolvimento de queijo Minas frescal probiótico com 'Lactobacillus acidophillus' e 'Bidifobacterium lactis' isolados e em co-cultura. João Henrique Alarcon Alegro. Dia 20 de maio, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Aplicação da contabilidade ambiental na indústria madeireira. Valdiva Rossato de Souza. Dia maio 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br