São Paulo, 14/05/2003 - Boletim nº 1189
esporte
Liderança é importante ferramenta para
professores de educação física

Muitas vezes, o sucesso de uma equipe
esportiva não vem só de treinamentos
físicos, mas do suporte que o treinador
dá aos alunos, aponta pesquisa da EEFE
leia...
FDA aprova prótese
vegetal brasileira
Planejamento técnico e econômico
da exploração de bovinos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Diálogo e apoio são elementos tão importantes quanto o treinamento para o sucesso de uma equipe

Olavo Soares

Para verificar como um professor de educação física obtém sucesso no treinamento dos seus alunos, a pesquisadora Rosa Helena Cahali Martin analisou a opinião 87 estudantes sobre o comportamento de liderança de sete professores que venceram a etapa da Capital do campeonato escolar estadual nas modalidades vôlei, basquete, futebol e handebol.

O estudo, apresentado à Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, apontou que, muitas vezes, o diálogo com os alunos chega a ser tão importante quanto um exercício físico na hora do treinamento. Com base em questionários, Rosa Helena procurou saber como era o relacionamento entre aluno e professor no ensino dos fundamentos do esporte e também "extra quadra", como por exemplo, no diálogo na hora de planejar os treinos.

"Percebemos na pesquisa a relevância dos aspectos culturais. Por exemplo, professores que atuam como treinadores em nossas escolas e possuem o comportamento voltado ao diálogo têm um desempenho melhor do que os 'não-democráticos', explica a pesquisadora. Segundo ela, estudos realizados no Japão apontam dados diferentes, mostrando que geralmente o professor deve se adaptar à cultura do país.

Três elementos
A pesquisa apontou que o sucesso dos professores está baseado principalmente em três elementos: treinamento/instrução, suporte social e reforço. Como treinamento/instrução, Rosa define o modo como são passados aos alunos os fundamentos e táticas do esporte praticado. Neste elemento, verificou que a didática dos professores é semelhante - diferenciando-se somente em relação ao gênero do grupo.

O suporte social definido por Rosa inclui a atenção dada aos alunos em aspectos não esportivos, como por exemplo, o bem estar social dos comandados. "A questão foi importante principalmente nas equipes masculinas", aponta a pesquisadora, citando que "alguns professores também trabalhavam para evitar que o aluno se tornasse 'mascarado', e assim perdesse a concentração nos treinamentos".

Para Rosa, a prática deste suporte social é possível principalmente pelo fato de o professor de educação f ísica ser diferenciado dos demais: "eles têm contato mais direto com o aluno no momento do esporte e uma visão diferente dos demais educadores em relação aos estudantes. Portanto, fica mais fácil desenvolver uma 'amizade', favorecendo a motivação do aluno para as atividades".

A motivação aos alunos é o que a pesquisa define como reforço positivo. "Muitas vezes, o estudante precisa ouvir do professor um 'é isso aí', 'tá bom', 'tá certo', para ganhar mais confiança e praticar melhor o esporte", comenta Rosa. Na dissertação, foi verificado que esse elemento é primordial para o sucesso das equipes, principalmente no caso do grupo feminino.

Mas, um dos dados mais importantes verificados faz referência à dedicação dos professores de educação f ísica ao esporte. "Na maioria dos casos, a escola não dá uma boa estrutura para a prática esportiva. Muitas montam equipes de basquete sem ao menos terem quadras com tabelas para a prática dessa modalidade. Assim, podemos perceber que quase sempre as conquistas partem, acima de tudo, da iniciativa do próprio professor e do seu comportamento de liderança diante dos alunos", conclui Rosa.

Mais informações: (0XX11) 3865-2782

Foto: Cecília Bastos, do Jornal da USP



FDA aprova prótese brasileira à base de óleo vegetal extraído da mamoma


Francisco Ângelo, do USPOnline

Criar próteses leves, baratas e que não sejam rejeitadas pelo organismo. E tudo isso tendo como base um óleo vegetal extraído da mamona. Esse é o resultado de quase duas décadas de pesquisas coordenadas pelo professor Gilberto Chierice, do Instituto de Química de São Carlos da USP.

A equipe coordenada por Chierice desenvolveu um polímero vegetal extremamente maleável e totalmente biocompatível, que possibilita que o corpo humano substitua gradativamente essa massa vegetal por células ósseas. A descoberta abre a possibilidade de um tratamento melhor e mais barato a milhares de pessoas que todos os anos sofrem com acidentes domésticos ou de trabalho, com armas de fogo e doenças, por exemplo.

A massa vegetal já foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo americano que regula a liberação de novos alimentos e drogas e que é referência mundial no assunto. A liberação de seu certificado é prevista para junho. "Eu não tenho conhecimento de um produto brasileiro dessa importância que tenha sido aprovado por uma agência com a credibilidade da FDA", ressalta o professor.

A aprovação do órgão americano vai possibilitar, ainda segundo Chierice, a penetração, no exigente mercado médico norte-americano, de um produto brasileiro de alta tecnologia, e a possibilidade desse produto ser comercializado para o resto do mundo. Para o professor, não é ele, mas sim o país que ganha com o reconhecimento internacional da pesquisa. "É um produto brasileiro de alta tecnologia, desenvolvido e testado por brasileiros, e com a participação de nossas universidades", completa.

Mais informações: (0XX16) 273-9980, com Gilberto Chierice



Cursos e Palestras



Exploração de Bovinos de Corte

De 19 a 23 de maio, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) estará realizando o 4º Curso de Conceitos Básicos de Planejamento Técnico e Econômico da Exploração de Bovinos de Corte no Centro de Treinamento do Depto de Zootecnia, sob a coordenação dos professores Moacyr Corsi e Flávio Augusto Portela Santos.

Destinado a profissionais relacionados à produção de bovinos de corte, o curso tem como objetivo criar condições para o planejamento e controle da produção de maneira atual, racional e adequada. A taxa de inscrição é de R$ 270,00. O endereço da Esalq é avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba, São Paulo.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604 ou e-mail cdt@fealq.org.br


O Mercosul repensado
Quarta (21), às 17 horas, acontece O Mercosul repensado, parte da programação "Conferência do mês", promovida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento acontece no próprio IEA. A conferencista é a professora e jurista Deisy de Freitas Lima Ventura, do Departamento de Direito do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

A participação é aberta a todos os interessados e não são necessárias inscrições prévias. O IEA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa "J", 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442 ou pelo e-mail iea@edu.usp.br


Integração entre universidade e empresas
O Instituto de Geociências (IGc) da USP e a Geo Junior Consultoria promovem a I Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia (Fenafeg), que se realizará de 26 a 30 de Maio. O evento, que é uma iniciativa da Empresa Junior da Geologia, visa aproximar as empresas do ramo com os alunos da área. Além de palestras voltadas ao setor de geologia, também serão realizadas atividades para o público de áreas afins. Podem participar também estudantes de engenharia e do ensino médio que queiram conhecer melhor a profissão de geólogo.

Entre os destaques estão a palestra "Brasil Geológico- Nordeste", com Aldo Rebouças, professor da USP, e o mini-curso "Análise Estratigráfica Integrada Aplicada a Sistemas Petrolíferos", ministrados por Nilo Chagas de Azambuja Filho, gerente de modelagem de bacias da Petrobrás.

As atividades da FENAFEG acontecerão das 8h30 às 20h. As inscrições são gratuitas e obrigatórias através do site www.fenafeg.com.br. O IGc fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, SP.

Mais informações: (0XX11) 3091-3958



Publicações

Lançamentos em Pirassununga
Nesta quinta-feira (15), às 18h30, o professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga, Rogério Lacaz-Ruiz, lança três livros: "Espirulina: estudos & trabalhos" e "Encontros", pela Editora Roca e "Pensando no céu", uma publicação da Editora Ave Maria. As obras "Encontros" e "Pensando no céu" tem projeto gráfico de Guto Lacaz.

O lançamento tem entrada franca. Pede-se que os participantes levem um copo ou uma caneca para tomar o vinho servido. Ao final, os presentes poderão doar suas canecas ou copos para a Organização Não Governamental (ONG) AMMA de Pirassununga. Os livros terão preço de custo, em torno de R$ 10,00 cada. O evento será no Centro de Eventos do campus, na Av. Duque de Caxias Norte, 225, Centro, Pirassununga.

Mais informações: (0XX19) 561-6122 ramal 6143 ou pelo e-mail roglruiz@usp.br



Quadro de Avisos

Febrace seleciona nove estudantes para Feira Internacional
Nove estudantes brasileiros de ensino fundamental e médio foram selecionados para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia, a INTEL ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece em Cleveland, EUA, ainda em maio. Os alunos foram selecionados pela 1a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela Escola Politécnica (Poli) da USP, com o patrocínio da Intel do Brasil.

A Febrace avaliou e julgou os projetos exibidos, com o apoio de professores da USP, e selecionou quatro trabalhos individuais: "Sisdoctor", de Daniel Führ; "A caixa genética", de Tamíris Pereira da Costa Neves; "Orientador para deficientes visuais", de Pablo Tinoco da Silva; "Algumas propagandas de cerveja veiculadas no meio televisivo analisando a questão ética", de Luis Fernado Prudente Silva. Foram aprovados mais dois projetos em grupo: "Cerec - Centro Específico de Reciclagem e Educação Comunitária", de Wellington Cezar Cabral, Denys Cezar Cabral e Nickson Cezar Cabral; e "Robô-peixe", de Francisco Selles de Almeida Junior e Nei Alcântara Junior.

A USP sediou em março desse ano a "Febrace 2003- Criatividade e inovação: Brasil o país do presente", que contou com 199 estudantes expositores, 73 professores orientadores, 62 escolas e mais de 1500 visitantes.

Mais informações: (0XX11) 3091-5661 ou pelo e-mail febrace@lsi.usp.br, com Roseli de Deus Lopes



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Sensibilidade em fluxo de potência ótimo. Edmarcio Antonio Belati. Dia 21 de maio, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Diversidade de térmitas (Insecta: Isoptera) em um gradiente latitudinal da Mata Atlântica do sul e sudeste brasileiro. Luís Cláudio Marques de Oliveira. Dia 16 de maio, às 14h30.

As práticas de educação em famílias de crianças com Paralisia Cerebral diplética espástica e com desenvolvimento típico pertencentes a camadas populares da cidade de Salvador. Angela Maria Mieko Yano. Dia 21 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681 ou pelo e-mail ad_posgraduacao@ffclrp.usp.br


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Avaliação da infecção por leptospira em fêmeas bovinas enviadas ao abate no norte do Paraná, através de diferentes técnicas diagnósticas. Nilson Giraldi. Dia 21 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Avalia das informações sobre mortalidade no Município de Paraquera-Açu-SP. Cristiane Aparecida Costa Haraki. Dia 21 de maio, às 14 horas.

Eqüidade em saúde e as conferências nacionais de saúde pós constituição federal de 1988. Marcelo Cardoso Pinheiro. Dia 21 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Mestrado

Técnica híbrida de visualização para exploração de dados volumétricos não estruturados. Patricia Shirley Herrera Cateriano. Dia 21 de maio, 9h30.
Mais informações: (0XX16) 273-9333 / 271-2495


Instituto de Psicologia

Mestrado

Realidade e luto na obra de Winnicott: outras perspectivas a partir do conceito de transnacionalidade. Karina Codeço Barone. Dia 21 de maio, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br