São Paulo, 19/05/2003 - Boletim nº 1192
saúde
Mortalidade infantil ainda é maior
na periferia de São Paulo

Apesar da diminuição em todo o município,
maior índice na periferia mostra que persistem
as diferenças na qualidade de vida e no acesso
a serviços entre as regiões de São Paulo
leia...
MAC oferece curso de Arte e Educação Infantil Esalq é premiada
na Conferência Apinco

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Periferia de São Paulo ainda apresenta alta mortalidade infantil


Juliana Kiyomura Moreno

Nas áreas periféricas da cidade de São Paulo, a mortalidade infantil ainda representa um "excesso" em relação às regiões centrais e intermediárias. Um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP mostra que os índices caíram de forma acentuada desde a década de 80 em todo o município. Porém, constata que as melhorias na qualidade de vida e acesso à assistência não acontecem de forma homogênea.

No estudo Evolução da Mortalidade Infantil no município de SP nas últimas três décadas, o médico Rui de Paiva utilizou a divisão do município em regiões centrais, intermediárias e periféricas, levando em conta os dados do censo do IBGE de 1970, 1991 e 2000. Este critério baseia-se na quantidade de chefes de família com rendimento de até dois salários mínimos.

Segundo o pesquisador, teoricamente, a disponibilidade de serviços de assistência à saúde infantil e da gestante deveria ser a mesma, mas há uma diferenciação no atendimento em cada região da cidade. "Na prática isso significa que não temos eqüidade de assistência à gravidez e ao parto. Nessa última década, não avançamos para diminuir essas diferenças", salienta Paiva.

Em 1973 a mortalidade infantil nas áreas periféricas em relação às centrais era de 100%. Hoje esse número caiu para a metade, o que ainda é excessivo. Em 2000, a pesquisa mostra que na área intermediária houve 20% mais mortes em relação à área central. "Isso mostra o imenso potencial de adaptação das populações às condições mais adversas. De qualquer forma, não deveria haver diferença nenhuma. Esse é o ideal de qualquer sistema de saúde que contemple a cidadania: assistência igual e de boa qualidade para todos", lembra o médico.

A diferenciação, de acordo com Paiva, dá-se pelo fato de a maioria das ilhas de excelência estatais (como Hospital das Clínicas, Instituto do Coração, etc) estarem localizadas na região central. Além desta área ter maior poder aquisitivo, podendo optar pela medicina privada, as condições de vida da região periférica são mais áridas.

Mortalidade neonatal
O estudo mostra ainda que as doenças infecciosas passaram a ser uma causa menor da morte infantil. Hoje, em todas as áreas da cidade predomina a mortalidade neonatal (até os 28 dias de vida), o que está diretamente relacionado com a questão da assistência à gravidez e ao parto. "Não é só dizer que o problema é o pré-natal ou então quantos leitos de UTI neonatal faltam na cidade. É mais complexo: trata-se um problema também de qualidade dos programas que já existem, não somente de sua quantidade", completa o pesquisador.

"Hoje há um aumento de consultas de pré-natal, porém, ainda se verifica um grande número de crianças mortas por asfixia, o que é uma causa típica de má assistência durante o parto", lembra Paiva.

De acordo com o pesquisador, atualmente há também esforços para uma assistência mais humanizada, além de ações mais concretas na direção da regionalização da assistência ao parto. "Nos países desenvolvidos essa questão da regionalização foi determinante na organização de uma assistência ao parto de melhor qualidade e maior eficácia na prevenção e tratamento de problemas típicos dessa fase crítica da vida: o momento do nascimento", explica.

Uma das saídas para a diminuição cada vez maior das diferenças assistenciais seria o recrutamento de equipes capacitadas e atualizadas, com material e equipamentos adequados, prestando atendimento atento aos fatores de risco individuais e populacionais. "O mais importante seria o aprimoramento das técnicas e profissionais já existentes, amoldando-os às necessidades de cada área", recomenda Paiva.

Mais informações: (013) 9718-7629 , ou pelo e-mail: ruipaiva@uol.com.br



Cursos e Palestras


Arte e educação infantil: reflexões sobre a prática
As inscrições para o curso Arte e educação infantil: reflexões sobre a prática estão abertas até terça (20). Promovido pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, ele pretende apresentar uma visão crítica e emergente sobre os estudos em arte-educação realizados em museus de arte e aprofundar atividades em ateliês e jogos.

É voltado para capacitar profissionais e técnicos envolvidos com educação de crianças em idade pré-escolar. Além das aulas teóricas, o curso prevê palestras, oficinas e visitas ao acervo do MAC.

O curso acontece de 20 a 26 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. O MAC fica na Av. da Reitoria, 109 "A", Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3328 / 3559


Computação evolutiva
Computação evolutiva e problemas de projetos de redes é o tema da palestra que acontece quarta-feira (21) no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de São Carlos. Quem ministra é o professor Alexandre Cláudio Botazzo Delbem, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP de São Carlos.

A palestra é gratuita, sem necessidade de inscrição. O IEA fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9177 ou pelo e-mail ieasc@sc.usp.br, com Rosemari ou Graziela


Palestras na FAU
A Faculdade de Arquitetura Urbanismo (FAU) da USP oferece no mês de maio duas palestras. Na terça-feira (20), às 8 horas, o professor Ruben La Laina Porto da Escola Politécnica fala sobre Drenagem Urbana.

No dia 27, às 10 horas, o assunto é Resíduos Sólidos, com o professor Tarcísio de Paula Pinto. As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral. Acontecem no Anfiteatro da FAU, na Sala 807.

Mais informações: 3091-4801 ou 3813-2511


Filosofia francesa contemporânea
O I Encontro de filosofia francesa contemporânea - Leituras de Merleau-Ponty, acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio no departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos de Filosofia Contemporânea Francesa e é aberto ao público em geral. Participam os docentes Marcus José Muller, Luis Damon dos S. Moutinho e Marilena Chauí.

A entrada é franca. O departamento de Filosofia fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761



Agenda Cultural


Histórias do olhar

Terça-feira (20), às 19 horas, haverá a pré-estréia do filme Histórias do Olhar, no Cinusp "Paulo Emílio" da USP. Após a exibição, os presentes poderão participar de um debate com a diretora do longa-metragem, Isa Albuquerque. A entrada é franca. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540



Quadro de Avisos


Esalq é premiada na Conferência Apinco
A "20ª Conferência Apinco de ciência e tecnologia avícolas", realizada de 7 a 9 de maio, em Campinas, premiou a doutoranda da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP de Piracicaba, Helena Javiel Alves, com o Prêmio Lamas de Ciência e Tecnologia Avícolas. A Conferência é o principal evento técnico-científico do Brasil na área da avicultura.

O trabalho de Helena tem orientação do professor da Esalq Luiz Lehmann Coutinho e é desenvolvido com a Embrapa na área de suínos e aves. Tem por objetivo identificar os genes que estão sendo ativados no músculo de frangos para usar essas informações na seleção de animais mais produtivos e com melhor qualidade de carne. O projeto foi escolhido entre premiado na categoria "Outras Áreas", que inclui ambiência, fisiologia, biotecnologia, qualidade da carne. As outras categorias são nutrição, sanidade e manejo/incubação.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477


Professora emérita na FFLCH
A professora Paula Beiguelman recebe, no dia 22 de maio, às 13h30, o título de Professora Emérita da Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A Cerimônia de Outorga será realizada no Salão Nobre do prédio da administração da FFLCH, na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612



Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Do épico ao trágico: uma leitura do romance Selva Trágica. Elanir França Carvalho]. Dia 19 de maio, às 15 horas.

Doutorado

Mobilidade do trabalho: um estudo sobre estruturas regionais de ocupação, 1940-1980. Solange Maria Santana. Dia 23 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site http://www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Discussão sobre o risco das interações de agrotóxicos na dieta brasileira. Rita de Cássia Lourenço. Dia 20 de maio, às 10 horas.

Comparação de resultados de um coorte sob as abordagens prospectiva e histórica: amamentação no primeiro ano de vida. Gizelton Pereira Alencar. Dia 23 de maio, às 14h30.

Educação em saúde para idosos residentes da casa-lar e convivência "Sítio das Alamedas". Paulo Sérgio Stockler. Dia 22 de maio, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br