São Paulo,21/05/2003 - Boletim nº 1194
veterinária
Pesquisa avalia desempenho de gado
Nelore em pasto de capim-braquiarão

Em Pirassununga, pesquisadores estudam
o comportamento da raça bovina Nelore
em pastagens de capim-braquiarão para
estabelecer o manejo ideal
leia...
Instituto de Geociências oferece
curso de Gemologia Básica
Na FEA, palestra As negociações
comerciais nas Américas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques



Projeto otimiza manejo de pastagem de capim-braquiarão
com gado Nelore


Da Redação, Agência USP

O projeto de pesquisa Braquiarão x Nelore, desenvolvido na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga, vem estudando de maneira multidisciplinar o capim-braquiarão (Brachiaria brizantha), ou cultivar Marandu, em pastagens para a raça bovina Nelore.

O estudo avalia o desempenho do animal em crescimento e todo o ecossistema de pastagem a fim de estabelecer o manejo ideal do capim. A "parceria" entre o braquiarão e a raça Nelore foi escolhida por constituir a base genética da produção de carne na região Centro-Oeste do Brasil.

Segundo o professor Valdo Rodrigues Herling, um dos coordenadores do projeto juntamente com o professor Pedro Henrique de Cerqueira Luz, alguns resultados já estão sendo discutidos e apresentados em workshops, reuniões e congressos.

Herling conta que, num período de 140 dias, considerando o aumento da quantidade de forragem ofertada, a resposta em relação à taxa de lotação - número de animais por área de pastagem - foi decrescente, de 5,75 UA/ha (Unidade Animal por hectare) para 2,7 UA/ha (5% para 20%). Com relação ao ganho de peso por área, foram 332 kg de peso animal por ha, e um ganho médio diário por animal de 0,56 kg. "Podemos considerar os resultados ótimos, levando em conta que a média da lotação de pastagens no Brasil é de 0,6 UA/ha, para animais com 450 kg, e ganho médio diário por animal de 0,14 Kg (50 kg por ha/ano)".

A implantação do projeto teve início em 2001 no campus da USP em Pirassununga, com um planejamento de continuidade das avaliações por mais três anos. Desde então, os animais são submetidos à oferta diária de forragem de 5%, 10%, 15% e 20% (kg massa seca/100 kg de peso animal/dia) e manejados pelo método de lotação rotacionada. "Isso significa sete dias de ocupação dos piquetes por 28 de descanso, durante o verão, e 56 dias durante o inverno", descreve Herling. A área experimental possui 27 hectares, entre piquetes e corredores de manejo e comportou, até o momento, um máximo de 190 animais.

De acordo com o pesquisador, o enfoque central no manejo da pastagem é obter a máxima resposta da planta forrageira e dos animais que a utilizam. "Para obtermos o melhor resultado desse ecossistema e sua sustentabilidade temos de considerar não apenas esses dois componentes, mas o solo, o clima e o manejo aplicado", explicam Herling e Luz.

O mecanismo entre estes componentes, que interagem entre si, é complexo. Dentro desse contexto, pode-se dizer que trata-se de um projeto inovador. "As linhas de pesquisa visam justamente caracterizar cada compartimento desse ecossistema: o solo, nas partes aérea e subterrânea; o animal, por seu desempenho; o clima e o manejo", completa o professor. Para tanto, o projeto reúne cerca de 50 componentes entre alunos, de graduação e pós, e pesquisadores da USP, UNESP e da Universidade Federal de Uberlândia.

Características
O capim-braquiarão surgiu na década de 80, lançado pela Embrapa, sendo bem aceito pelos produtores por apresentar resistência às cigarrinhas-das-pastagens e ao pisoteio. "Além disso tem bom valor nutritivo, altas produções de massa verde e sementes viáveis", conta Herling. Mesmo sendo um lançamento não muito recente e de ampla área ocupada, muito ainda se deve pesquisar para encontrar o seu pastejo ótimo para os principais ecossistemas brasileiros.

O nelore é um animal adaptado às condições dos trópicos, pois apresenta pêlos curtos, finos, claros e lisos que auxiliam na eliminação do calor. Além disso, enfrentam os períodos de seca que duram até seis meses. Possui bons aprumos, cascos e ligamentos firmes. "Trata-se de uma raça rústica, fértil, prolífera, com longa vida reprodutiva e resistente às doenças daquela região", diz o pesquisador. Detalhes do projeto podem ser acessados na internet pelo endereço www.braquiaraonelore.hpg.com.br

Mais informações: (0XX19) 3565-4203/ 4047, com o professor Valdo Rodrigues Herling, ou pelo e-mail vrherlin@usp.br



Cursos e Palestras


Gemologia básica
O Museu de Geociências do Instituto de Geociências (IGc) da USP, estará realizando, de 30 de junho a 14 de julho, o curso de Gemologia Básica. As inscrições estão abertas e a taxa cobrada é de R$ 210,00. O pagamento à vista dá 10% de desconto. O programa do curso inclui, entre outros temas, a nomenclatura e definições fundamentais de minerais gemológicos, nomes gemológicos das variedades transparentes, composição química e estrutura da matéria. O Museu de Geociências fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3952 / 4670


Componentes do programa OpenMP
Será realizado no dia 11 de junho, às 9 horas, o workshop Open MP Parallel Programming System for Shared Memory System, oferecido pela Cray Latin América.
O objetivo desse workshop é discutir componentes do OpenMP. Serão abordados tópicos sobre diretivas do compilador OpenMP, rotinas e bibliotecas de Runtime e variáveis de ambiente. Será apresentada uma estratégia para desenvolvimento de códigos paralelos ilustrados por pequenos exemplos.

O Workshop se destina ao público envolvido com computação de alto desempenho. Os participantes terão oportunidade de utilizar o Cray, instalado no CCE, atualizado com processadores SV1. As inscrições são gratuitas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6353 ou pelo e-mail: lcca@usp.br


Negociações comerciais nas Américas
A palestra As negociações comerciais nas Américas e os interesses brasileiros acontece nessa quinta (21), às 17h30. O evento faz parte da disciplina "Seminários de relações internacionais" do curso interunidades de Relações Internacionais (RI) da USP e é coordenado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Jacques Marcovitch. Quem ministra a palestra é Sandra Rios, coordenadora da Unidade de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB).

A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição. O local é a sala E-1 da FEA, na Av. Professor Luciano Gualberto, 980, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11)3091-4410



Publicações


Antropologia explica a prostituição

No dia 26 de junho será lançado, às 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, o livro Riscos na prostituição: um olhar de Denise Martin. A autora estará autografando o livro que é resultado de uma pesquisa de doutoramento. A obra discute o conceito de risco no contexto da vida cotidiana de prostitutas em Santos, São Paulo. Seu objetivo é compreender, do ponto de vista antropológico, como se dá a construção cultural do conceito de risco entre prostitutas que exercem atividades nas ruas, boates e agências de escort-girls. A Livraria Cultura fica no Shopping Villa Lobos na Av Nações Unidas 4777. Entrada franca. O livro custará R$20,0 e será lançado pela Editora Humanitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-2920 / 4593 ou pelo site: www.fflch.usp.br/humanitas



Edusp recebe Prêmio Jabuti
A Edusp foi premiada em duas categorias do Prêmio Jabuti, o principal prêmio literário e editorial do país. Na categoria Ciências Exatas, Tecnológicas e Informática, o vencedor foi Princípios de Oceanografia Física de Estuários, de Luiz Miranda, Belmiro Castro e Björn Kjerfve. Na mesma categoria, o livro Teoria Quântica dos Campos, de Marcelo Otávio Caminha Gomes, recebeu menção honrosa. Já o livro Walter Benjamin, de Susana Kampff Lages recebeu o prêmio na categoria Teoria Literária, em que concorria com Coração Partido de David Arrigucci Jr. e A Dúvida de Flusser, de Gustavo Bernardo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149



Quadro de Avisos

Rádio USP contrata locutor
Até 23 de maio estão abertas as inscrições para o processo seletivo que contratará um locutor para trabalhar na Rádio USP de Ribeirão Preto. Os candidatos devem ter registro no Órgão Profissional e ensino médio completo. O contratado terá jornada de 30 horas semanais e salário mensal de 783 reais. Os interessados deverão procurar a Seção de Pessoal da Prefeitura do Câmpus, prédio da Administração.

A Rádio USP de Ribeirão Preto, que será uma FM com abrangência em toda a Cidade, está em fase de implantação e deverá entrar em operação nos próximos meses na freqüência 107,9.

Mais informações: (0XX11) 602-3525 / 3522



Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

O comportamento forrageiro das operárias de Scaptotrígona aff. depilis (Hymenoptera, Apidae, Meliponini), relacionado a fatores climáticos. Gláucya de Figueiredo Mecca. Dia 27 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681, ou pelo e-mail ad_posgraduacao@ffclrp.usp.br


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Indução do comportamento de autolimpeza exacerbada (hypergrooming) pela injeção intramigdaliana de ocitocina em ratos wistar e seu efeito na expressão de crises audiogênicas em animais da cepa wistar audiogenic rat (WAR). Christiano Del Cantoni Gati. Dia 28 de maio às 13h30.

Mais informações (0XX16) 602-3372 ou http://www.fmrp.usp.br/~cpq/alerta/


Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação

Doutorado

Modelos e métodos para o planejamento da produção aplicados no setor de fundições. Silvio Alexandre Araújo. Dia 28 de maio, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9333 / 271-2495




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br