São Paulo, 22/05/2003 - Boletim 1195
comportamento
Mães revelam em pesquisa
suas reflexões sobre a maternidade

Na FSP, estudo reflete as idéias de jovens
sobre o que é ser mãe atualmente. Foram
entrevistadas 15 mulheres atendidas pelo
serviço público de saúde de São Paulo
leia...
FCF promove palestra sobre
doenças transmitidas pela água
Pós-graduação do IAG
comemora 30 anos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisa analisa narrativas de jovens mães sobre a maternidade

Leonardo Leomil, do USP Online

Estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP mostra uma reflexão sobre o conjunto de idéias com relação à maternidade, dos elementos que a constituem e suas articulações, levando-se em consideração as influências histórico-sociais. Na pesquisa Ser mãe: narrativas de hoje, a psicóloga Kimy Otsuka Stasevskas busca entender o que se pensa sobre ser mãe no Brasil nos dias atuais.

Em 1999, foram entrevistadas 15 jovens da região do Butantã/ Pinheiros, em São Paulo. A maioria delas, empregadas domésticas que usam o serviço de saúde e creches públicas. A partir de um roteiro de perguntas, em que as mulheres poderiam falar abertamente sobre o tema, Kimy Otsuka procurou conhecer, através da espontaneidade das entrevistas, suas vivências enquanto mães e o sentido a isso atribuído.

As narrativas indicaram os seguintes temas de reflexão da pesquisa: a eternização dos estereótipos maternos e sua idealização, "mãe é sempre mãe", a responsabilidade na educação, as dificuldades advindas das tarefas com o filho e o trabalho, a família, a projeção daquilo que é visto como nocivo à relação mãe/filho.

"É importante saber o imaginário das pessoas para fazer uma campanha ou um programa de saúde pública mais eficiente", explica a psicóloga, que, além de ser psicanalista e trabalhar em uma Organização Não Governamental (ONG) com crianças carentes, está desenvolvendo seu doutorado, também em saúde pública, sobre mulheres entre 50 e 60 anos. "O objetivo desse trabalho é saber como elas estão se sentindo, considerando seu momento de vida e o contexto atual".

Pressão ideológica
De acordo com a pesquisa, apesar das mudanças históricas e sociais, há ainda uma grande pressão ideológica para que as mulheres se sintam obrigadas a tornarem-se mães. "A sociedade incentiva o desprezo ou piedade por mulheres que não têm filhos e condena aquelas que não os queiram, provocando, na melhor das hipóteses, culpa e frustração".

Kimy Otsuka prefere não falar em conclusão, pois considera que, quando se trata de relações humanas, falamos de algo dinâmico e permeado por contradições. "É preciso que se repense mais profundamente a mentalidade que vê a mulher primordialmente enquanto mãe e que se criem caminhos de aceitação e apoio para o desejo de não ser mãe".

Ela sugere ainda que seja difundida a idéia de que cuidar do bebê e, depois da criança e do adolescente que este se tornará, pode representar um enfrentamento de dificuldades, mas também um privilégio e um prazer a ser compartilhado entre homens e mulheres. "Caso assim o desejem e se disponibilizem, isso merece o apoio concreto da sociedade", afirma a pesquisadora.


Mais informações: (0XX11) 3081-5091



Cursos e Palestras


Doenças Transmitidas pela Água
No próximo dia 27 de maio, às 14 horas, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, acontece a palestra Doenças Transmitidas pela Água, dentro do ciclo de palestras Saúde na Terceira Idade. O evento é voltado à pessoas da terceira idade e outros interessados e tem entrada franca. A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Anfiteatro Verde, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639


Pós-graduação do IAG comemora 30 anos
Entre os dias 26 e 28 de maio, o Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP terá uma série de eventos em comemoração aos 30 anos de sua Pós-Graduação. Acontecerão conferências, palestras, workshops, simpósio de Iniciação Científica e mostra de arte e cultura. O IAG fica na Rua do Matão, 1226, sala 124, Cidade Universitária, SP. Não é necessário se inscrever.

Mais informações: (0XX11) 3091-4765 ou pelo site http://www.iag.usp.br/30anos_iag


Proteção contra a corrosão de ligas de alumínio
O Instituto de Química da USP de São Carlos (IQSC) realiza no próximo dia 23 de maio, às 10 horas, o seminário Utilização da polianilina como revestimento protetor contra a corrosão de ligas de alumínio. O objetivo é estudar a deposição de filmes de polianilina sobre ligas de alumínio e determinar o efeito de proteção do filme polimérico contra processos de corrosão destas ligas. O seminário acontece no IQSC, sala Q5-8 , Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos. É gratuito e voltado para alunos da unidade e interessados.

Mais informações: (0XX16) 273-8036



Publicações


Dicionário Bilíngüe
A docente do departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Neide Therezinha Maia González, lança um dicionário bilingüe de português e espanhol. A obra Diccionario bilingüe de uso español-portugues / português-espanhol, editado pela editora espanhola Arco Livros, está na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Participaram do projeto alunos de pós-graduação e outros professores da Unidade. Exemplares podem ser adquiridos no evento ou pelo site da editora (http://www.arcomuralla.com).

Mais informações: (0XX11)3091-4296, pelo e-mail nemago@usp.br, com Neide González


Novos títulos da Edusp
Além dos lançamentos programados para a Bienal do Rio de Janeiro, a Edusp acaba de lançar outros dois títulos: A Inexistência da Terra Firme: A Imigração Galega em São Paulo 1946-1964, de Elena Pájaro Peres (prefácio de Nicolau Sevcenko) e Os Filhos do Sol: História e Cosmologia na Organização Social de um Povo Karib: Os Kurâ-Bakairi, de Edir Pina de Barros. Neste livro, a autora descreve a dinâmica social bakairi em toda a sua riqueza e complexidade.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149



Quadro de Avisos


Dia Mundial Sem Tabaco

No dia 30 de maio, será comemorado antecipadamente na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o Dia Mundial Sem Tabaco. Na oportunidade, haverá uma exposição no saguão da Faculdade e, às 11h30, apresentação do "Sexteto Poema Azul" que executará músicas brasileiras e internacionais ao violão. Estão convidados todos os professores, funcionários não docentes, alunos e amigos da Faculdade de Saúde Pública. O evento é gratuito e acontece no saguão de entrada da FSP, Av. Dr. Arnaldo, 715, Térreo, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7799


Campanha do agasalho na Esalq
Nesta sexta-feira (23), às 15 horas, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP em Piracicaba, acontece o lançamento da Campanha do Agasalho. O evento acontece na sala do CTA no Prédio Principal da Esalq. Na ocasião estarão presentes a coordenadora da campanha, Constantina Melfi e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Janet Raquel Teixeira Machado.

A campanha, que arrecadou no ano passado mais de 800 Kg de agasalhos, deve durar até o dia 27 de junho. Todos os agasalhos arrecadados serão doados às entidades assistenciais cadastradas. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Caixa Postal 9, Cep 13418-900, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485


Sistemas de gestão de qualidade
Sexta-feira (23), às 10 horas, heverá o encontro Sistemas de gestão de qualidade e as normas ISO 9000 nas unidades de ensino da USP, em Ribeirão Preto. O objetivo é discutir uma estratégia coletiva de gestão de qualidade dentro da USP e propor a inclusão das ferramentas da ISO 9000 como referência. Além disso, o evento pretende fomentar uma maior integração entre os programas de qualidade existentes dentro da Universidade.

Entre os palestrantes estão o vice-reitor e presidente da Comissão Central da Qualidade e Produtividade da USP, Hélio Nogueira da Cruz; o diretor da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) Ayrton Custódio Moreira e o diretor da Escola Politécnica (Poli), Vahan Agopyan.

O encontro foi programado pela FMRP em parceria com a Poli e acontece no anfiteatro da Bioquímica, na Av. dos Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3058



Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Mestrado

Aspectos fisiológicos, bioquímicos e microbiológicos em beterrabas minimamente processadas. Maria Carolina Dario Vitti. Dia 29 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485


Doutorado

Mapas de ligação AFLP e identificação de genes de resistência à Xanthomonas campestris pv. passiflorae em maracujá-amarelo. Ricardo Lopes. Dia 29 de maio, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485


Caracterização de bactérias do complexo Aeromonas isoladas de peixes de água doce e sua atividade patogênica. Andréa Belém Costa. Dia 29 de maio, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Corixidae (Insecta - Heteroptera) da Formação Tremembé (Oligoceno do Estado de São Paulo): inferências filogenéticas, taxonômicas e paleoecológicas. Vinicius Moreno Godoi. Dia 30 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681, ou pelo e-mail ad-posgraduacao@ffclrp.usp.br


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Quantificação da ação do músculo frontal através da mediada da excursão superior do supercílio. José Ribamar Sousa da Cruz. Dia 30 de maio, às 10 horas.

Mais informações, (0XX16) 602-3372, ou pelo site http://www.fmrp.usp.br/cpg


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

O Conselho de Saúde do Município de São José dos Campos, SP, como instrumento de proteção do direito à saúde. Nilson Santos Beltrame. Dia 28 de maio, às 9 horas.

Estudo nutricional de crianças freqüentadoras de creches da Prefeitura do Município de São Paulo. Cristina Carpentieri Zöllner. Dia 29 de maio, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

Processamento de dados GPR adquiridos no rio Taquari - Planície do Pantanal Matogrossense, com ênfase em deconvolução. Leandro Moutinho. Dia 29 de maio, às 14 horas.

Modelagens direta e inversa do embasamento sob leque aluvial do rio Taquari, Pantanal Matogrossense, a partir de dados gravimétricos. Luciano Konzen. Dia 30 de maio, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4765



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br