São Paulo, 28/05/2003 - Boletim nº 1199
geociências
Instituto de Geociências da USP
anuncia novo curso de graduação

Licenciatura em Geociências e Educação
Ambiental é o nome da nova carreira
do IGc, que já será oferecida a partir
de 2004, com ingresso pela Fuvest
leia...
Especialização em Direitos
Humanos
abre pré-inscrições

Esalq oferece o 7º Curso de
microanálise de Raio-X
, em junho

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Curso do IGC será o primeiro na área a ser oferecido no Brasil


Olavo Soares

Para um mundo em que a conscientização ambiental é um tema cada vez mais importante, o Instituto de Geociências (IGc) da USP oferecerá, a partir de 2004, seu novo curso de graduação: Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. O curso será oferecido no período noturno e terá 40 vagas, e foi aprovado pelo Conselho Universitário da USP nesta última terça-feira (27). A primeira turma começará as atividades em 2004.

"Muito se estuda o verde, a vida, mas se esquece que o ambiente é composto também pelos minerais, pelas coisas não-vivas", explica a professora Maria Cristina Motta de Toledo, coordenadora dos grupos de estudo responsáveis pela formação do novo curso. "O ensino das noções básicas da Geologia está no conteúdo de diferentes disciplinas no ensino médio e fundamental, mas atualmente é praticamente esquecido nas escolas", justifica a professora.

Para Maria Cristina, o "abandono" do ensino das Ciências da Terra iniciou-se na década de 50, quando a disciplina de História Natural, que combinava conceitos de Geologia e Biologia, foi extinta: "desse período em diante, os conceitos da Geologia foram deixados em segundo plano", justifica.

Primeiro do Brasil
O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental oferecido pelo IGc será o primeiro do Brasil. "A USP tem a obrigação de se manter na dianteira, de ser a responsável por criar novas correntes de pensamento", comenta o diretor do Instituto, Wilson Teixeira. As propostas para formação do curso foram debatidas por muito tempo e expostas em diversos encontros de profissionais e pesquisadores de Geologia, e, segundo a professora Maria Cristina, "houve um entusiasmo muito grande no meio, com muitos interessados na proposta".

O caminho para a constituição do curso iniciou-se em 2001, quando foi formada uma comissão para discutir a viabilidade da nova carreira. Em setembro de 2002 o IGc tinha o projeto pronto para encaminhá-lo à Universidade, e então foram feitas séries de preparações até esta última terça-feira (27), quando o Conselho Universitário confirmou sua aprovação.

As atividades e o conteúdo do curso podem ser agrupadas em quatro blocos, contemplando a formação científico-cultural, os fundamentos da Educação, a metodologia de ensino e os conhecimentos específicos. Disciplinas serão ministradas em conjunto com outras unidades da USP, como Instituto Oceanográfico (IO), Instituto de Biociências (IB) e Faculdade de Educação (FE), que atenderá principalmente na parte da formação pedagógica, entre outras.

O profissional formado neste novo curso terá sua atuação voltada principalmente ao ensino: "com o que aprendeu na graduação, terá facilidade para trabalhar tanto na educação básica e fundamental, quanto mesmo na superior, já que cursos de engenharia, química e outros têm muitas disciplinas relacionadas com o estudo da geologia", comenta o diretor do IGc. "Mas sua atuação também poderá ocorrer em outras áreas, como por exemplo o turismo. Com o ecoturismo em alta, um profissional que conhece os detalhes de rochas, subsolo e outros elementos pode ser muito procurado pelo mercado", aponta Teixeira. Outra área de atuação será os centros de Educação Ambiental de grandes empresas, como mineradoras. O ingresso na carreira será realizado por aprovação no vestibular da Fuvest.

Mais informações: (0XX11) 3091-3974

imagem da capa: Instituto de Geociências da USP



Cursos e Palestras

Especialização em Direitos Humanos
Até o dia 6 de junho, a Faculdade de Direito (FD) da USP recebe pré-inscrições para o Curso de Especialização em Direitos Humanos (pós-graduação latu sensu) que acontecerá de agosto de 2003 a junho de 2004. Os coordenadores são os professores Dalmo de Abreu Dallari (coordenador da Cátedra Unesco) e Fábio Konder Comparato, ambos da FD.

O curso destina-se à complementação técnico-profissional por intermédio da promoção à pesquisa e reflexão sobre os direitos humanos, com a conciliação do rigor acadêmico e da necessidade de formação de agentes multiplicadores. O objetivo é dar aos participantes o instrumental necessário para a proposição de políticas públicas e resolução de conflitos que envolvam questões de direitos humanos. Será priorizada a participação de profissionais que usem no seu cotidiano a temática dos direitos humanos ou que apresentem projetos de pesquisa nessa área.

Mais informações: (0XX11) 3120-2890, e-mail cdh@cdh.org.br ou na página www.usp.br/fd/pos



Saindo do Museu: recepção, inveja e gratidão

Acontece nesta quarta (28), às 18 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, a palestra Saindo do Museu: recepção, inveja e gratidão com o professor João Frayse do Instituto de Psicologia (IP) da USP. O evento integra o seminário "Museus de Arte: vertentes da pesquisa contemporânea" do MAC. A entrada é gratuita. O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, SP.


Mais informações: (0XX11) 3091-3392 / 3034



Pesquisa em geologia
Já é possível se inscrever no curso Como funciona a pesquisa em geologia, que acontece entre os dias 14 e 18 de julho no Museu de Geociências do Instituto de Geociências (IGc) da USP. O curso é voltado para o público jovem com idade entre 13 e 16 anos e que tenha interesse em descobrir como funciona uma pesquisa e como ela é capaz de novas descobertas.

Durante a semana do curso, os alunos terão a possibilidade de conhecer os preparativos da pesquisa, os instrumentos básicos que o geólogo utiliza no campo e parte do trabalho de laboratório realizado após a pesquisa. Entrarão em contato com instrumentos de pesquisa de alta tecnologia como o Microscópio Eletrônico de Varredura e a Microssonda.

As inscrições custam R$ 120,00. O Museu de Geociências fica na Rua do Lago, 562, 1º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3952 / 4670


7º Curso de Microanálise de Raio X
Entre os dias 9 e 10 de junho a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realiza o 7º Curso de Microanálise de Raio X sob a coordenação dos professores Roberto Antonio Zuchi e do Elliot W. Kitajima. Destinado a docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e técnicos com interesse em trabalhar em microscopia eletrônica de varredura de pressão variável.

As inscrições prosseguem até o dia 3 de junho. O número de vagas é limitado e a taxa de inscrição é de R$ 50,00. O endereço da Esalq é avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4405


Domenico de Masi na ECA
Nesta quinta-feira (29), às 10h30 - e não na quarta-feira, como foi divulgado no boletim 1198, do dia 23/05 - na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, acontece a palestra Mídia e Poder na Sociedade Contemporânea, com o professor Domenico de Masi, da Universidade de Roma, Itália. O evento é gratuito, e não há necessidade de inscrição prévia.

O encontro terá lugar no Auditório Freitas Nobre da ECA, que fica na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco "A", na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068



Quadro de Avisos

IQSC admite docente
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP está com inscrições abertas, até o dia 18 de julho, para o processo seletivo que visa a contratação de um docente, na categoria professor doutor, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral a Docência e a Pesquisa (RDIDP).

Os interessados podem se inscrever pessoalmente, ou por via postal, através de requerimento acompanhado dos seguintes documentos: cópia do RG, curriculum vitae com a comprovação dos trabalhos publicados, das atividades realizadas pertinentes ao processo seletivo e das demais informações que permitam avaliação de seus méritos (10 cópias), prova de que é portador do título de doutor outorgado pela USP e projeto de pesquisa detalhado. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria do Departamento de Físico-Química do IQSC, na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9951 ou pelo site http://www.iqsc.usp.br/concursos



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Doutorado

Uma arquitetura VLSI de baixa potência e alta velocidade para turbo decodificadores. Alexandre Giulietti. Dia 5 de junho, às 10 horas.

Radiotelescópio de Itapetininga: modelagem e produto de compensadores. Fábio de Oliveira Fialho. Dia 5 de junho, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola de Enfermagem

Doutorado

A avaliação da qualidade da assistência da divisão de enfermagem do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP sob o ponto de vista do prestador de serviço e do usuário. Inaiá Monteiro Mello. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Mais informações: 3066-7533


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Aplicação de testes imunoenzimáticos (ELISA e Immunoblot) para o diagnóstico da cistirecose em amostra séricas humanas de diferentes grupos de população do Estado de Santa Catarina e perfil de reatividade homóloga e heteróloga de antígenos de 'Taenia' spo e de outros agentes parasitários antigenicamente relacionados. Maria Márcia Imenes Ishida. Dia 5 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Teste da angiogênese estimulada por membranas de látex natural. Marcelo Caetano Oliveira Alves. Dia 4 de junho, às 10 horas.

Doutorado

Hidroteluração e hidrosselenação régio e estereoespecífica de 1-tiofenil alcinos: (Z)-1-organoiltelúrio e (Z)-1-organoilsselênio-2-tiofenil etenos como precursores de compostos carbonílicos a, b-insaturados e de (Z)-1-tiofenil enoínos. Marco Antonio Pereira. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

Freqüência e atraso escolar e sua relação com a renda familiar no Brasil. Lígia Maria de Vasconcellos. Dia 6 de junho, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação de dimensões e índices cardíacos obtidos por ecocardiografia de eqüinos de enduro criados no Estado de São Paulo. Lilian Emy Dos Santos Michima. Dia 4 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br