São Paulo, 30/05/2003 - Boletim nº1201
alimentação
USP de Pirassununga produz e testa
sorvete de mangaba

Na FZEA, cientistas desenvolvem fórmulas
para produzir o sorvete. O produto pode gerar
renda para regiões pobres do Nordeste, onde
a fruta é abundante
leia...
Ceuma Universitário Maria
Antonia oferece curso de poesia
Qualidade da carne é tema
de seminário na Esalq

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Pesquisa desenvolve e testa aceitação de sorvete de mangaba

Fábio de Castro, especial para a Agência USP

Pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da USP de Pirassununga, desenvolveram formulações visando a industrialização do sorvete de mangaba e elaboraram um estudo que verificou a aceitação do consumidor paulista. O sorvete de mangaba pode ser algo incomun em São Paulo, mas no Nordeste, onde a fruta é um recurso natural e abundante, trata-se de um produto artesanal amplamente apreciado.

As conclusões foram satisfatórias: o produto apresentou boa aceitação e agora espera por financiamento para sua produção em escala industrial.

Formado recentemente, o Grupo de Estudos de Ciência e Tecnologia de Alimentos Aplicadas a Frutos Tropicais dedica uma de suas linhas de pesquisa à obtenção de novas aplicações para estas frutas. "Os frutos tropicais, como a mangaba, são uma das nossas maiores riquezas, mas são pouco explorados comercialmente. Este fruto é fonte de sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) além de ser rico em vitaminas A, B1 e C", diz a pesquisadora Alessandra Lopes de Oliveira, responsável pelo estudo.

"Tentamos estimular o desenvolvimento e industrialização de vários produtos à base destas frutas aqui no Sudeste", conta Alessandra. Segundo ela, isso deverá impulsionar um melhor aproveitamento econômico desta matéria-prima, tão abundante no Brasil - e eventualmente abrir as portas para a exportação, gerando renda para regiões pobres do Nordeste. "A Bahia e Sergipe são os maiores produtores de mangaba", informa a pesquisadora, que lecionou na Universidade Federal do Sergipe (UFS).

Etapas do estudo
A primeira etapa da pesquisa consistiu no desenvolvimento do produto propriamente dito. Depois de obter por meio de doação os ingredientes para formulação (emulsificante, estabilizante, adoçante, entre outros) e adquirir a polpa congelada de mangaba, foram iniciados uma série de testes utilizando a máquina para fazer sorvete do laticínio da própria FZEA. As propriedades físicas controladas no processo e produto foram a viscosidade, o ponto de congelamento e a incorporação de ar durante o batimento (overrum) conforme as variações na composição.

"Um dos estudos verificou a variação da temperatura de armazenamento. Testamos uma queda de temperatura para simular o transporte e experimentamos algumas variações na composição do estabilizante para constatar se a oscilação causava formação de cristais de gelo perceptíveis ao paladar durante a recristalização".

Os cristais de gelo não foram sensorialmente perceptíveis quando oscilada a temperatura de armazenamento, para a maioria das 12 diferentes formulações que tinham variações na concentração de polpa e estabilizante.

Na segunda etapa, de análise sensorial, uma população de teste foi estabelecida. Para a análise de cristais foi usada uma escala não estruturada de 9 pontos, em que zero (nenhum cristal) era um dos extremos da escala e 9 (muito cristal) o outro. "Os provadores foram submetidos a um treinamento sensorial, receberam amostra com muito cristal e outra sem nada, para criar memória do palato", explica Alessandra.

Para verificar a aceitação do consumidor, foi utilizada uma "escala hedônica verbal", que avalia o quanto o provador gostou ou não do produto, funcionando como se fossem atribuídas notas de zero a nove ao sorvete. "As amostras tiveram uma média entre 6 e 7, o que é muito satisfatório", comemora.

Os próximos projetos do grupo incluem o desenvolvimento de sorvete de leite de cabra - para crianças e idosos alérgicos ao leite de vaca - vinho de cajá, leite fermentado e sorvete de frutos tropicais com pré e probióticos e suco em pó. O grupo pretende também implantar uma linha de pesquisas com extração supercítrica de aromas e princípios ativos de frutos tropicais (com financiamento da FAPESP) - especialidade de Alessandra Lopes de Oliveira. E ainda a obtenção, extração e caracterização de antioxidantes de frutos tropicais.

Mais informações: (0XX19) 3565-4268 / 4017 ou e-mail: alelopes@usp.br com a professora Alessandra Lopes de Oliveira




Cursos e Palestras


Quatro encontros sobre poesia
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta no mês de junho o curso Em torno de Drummond, quatro encontros sobre poesia, com Francisco Achcar, doutor em Letras Clássicas pela USP. Serão quatro aulas, de 3 à 24 de junho, sempre às terças-feiras, às 20 horas. O curso conta com o exame de textos de diversos poetas, antigos e modernos, incluindo sempre Carlos Drummond de Andrade. As palestras são sobre tópicos que envolvem a obra do poeta como temas clássicos da tradição e novas formas do experimentalismo em meados do século XX.

As inscrições podem ser feitas até dia 2 de junho. O custo é de R$ 120,00, com desconto de20% para estudante e professores, 40% para aposentados e 50% para associados do Ceuma. As aulas serão dadas no Centro Universitário, que fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32 ou 33


Imigração Coreana
Dia 7 de junho, às 14 horas, acontece no instituto de Psicologia (IP) da USP a mesa redonda Imigração, psicologia e cultura: a imigração coreana para o Brasil. O evento é destinado a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e demais interessados. Tem como objetivo aproximar estudiosos sobre a imigração, representantes da comunidade coreana, seus descendentes e interessados no fenômeno imigratório.

Neste sentido, a mesa-redonda abordará a história da imigração coreana para o Brasil, seus motivos, os processos de aculturação psicológica envolvidos na mudança para o novo país e as organizações comunitárias. A sessão, gratuita, contará com debate após a exposição. O endereço é Bloco B, sala 20, Av. Professor Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4184


Qualidade de carne e seus impactos na indústria brasileira
A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP de Piracicaba oferece entre os dias 10 e 11 de junho o seminário Avanços na qualidade de carne e seus impactos na indústria brasileira. Destinado a alunos e professores de ensino médio e universitário e profissionais da área de pesquisa e desenvolvimento/controle de qualidade de indústria, o seminário acontecerá no Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição de Plantas.

Tem a coordenação da professora da Unidade Carmen Josefina Contreras Castillo. O programa busca fornecer um panorama da indústria de carnes brasileira levando em consideração os aspectos de bem-estar animal, modernização da pecuária de corte no Brasil e métodos da predição da maciez da carne bovina. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. O endereço da Esalq é Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4150 ou e-mail lan@esalq.usp.br


A mídia no cotidiano da criança e do adolescente
O Grupo de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, realiza nos dias 13, 14 e 15 de junho, o II Fórum de prevenção de álcool e drogas em escolas: a influência da mídia no cotidiano. O evento dá continuidade à parceria entre o Grea e mais treze escolas particulares de São Paulo, com o objetivo de desenvolver programas de prevenção.

Coordenado pela psiquiatra Sandra Scivoletto, o Fórum é a terceira etapa de um trabalho iniciado em agosto de 2002, quando as escolas discutiram e elaboraram o piloto de uma "Cartilha de prevenção ao uso indevido de drogas na escola" , que aguarda publicação, além de um fórum de discussão virtual sobre o tema, já em funcionamento (prevdrogas@grupos.com.br ).

Entre os temas do evento estão: "Mídia e educação: uma parceria possível?", "Campanha pela vida contra as drogas"; "Alunos voluntários em prevenção: alternativa à pressão negativa do grupo" e "O álcool é mesmo um veículo social?" O evento será realizado no Colégio Santo Américo, Rua Santo Américo, 275, Morumbi, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6960 ou 3064 4973



Agenda Cultural

Cinusp exibe seleção de filmes europeus
O Cinusp "Paulo Emílio" tem nova programação nos meses de junho e julho: a mostra principal Seleção dos Festivais Europeus - Filmes em competição entre 1990 e 2001 e um pequeno programa chamado Mostra Nascente com filmes e vídeos premiados pelo Projeto Nascente (da USP em parceria com a Editora Abril) desde a sua criação, em 1991.

Programação:
Alento (Le Souffle). (França, 2001, 77min, P&B). Dias 2 a 4 de junho, às 16 horas. Dias 5 e 6, às 19 horas.

Italiano para principiantes (Italiensk for Begyndere). (Dinamarca,2000,112min,Cor). Dias 2 a 4 de junho, às 19 horas. Dias 5 e 6, às 16 horas.

Bem -vindos (Tillsammans).(Suécia, 2000, 106min, cor). De 9 a 11 de junho, às 19 horas. De 16 a 18 de junho, às 19 horas.

Amor a flor da pele (In The Mood For Love). (Hong Kong, 2000, 90min, Cor). Dias 12 e 13, às 19 horas. De 16 a 18 de junho, às 16 horas.

As bodas (La Svadba).(Alemanha/Rússia/França, 2000, 114min, Cor). De 23 a 25 de junho, às 16 horas. Dias 26 e 27, às 16 horas.

Quando tudo começa (Ça Commence Aujourd'hui). (França, 1999, 117min, Cor). De 23 a 25 de junho, às 16 horas. Dias 26 e 27, às 19 horas.

Banhos (Xizhao).(China, 1999, 92min, Cor) . De 30 de junho a 2 de julho, às 16 horas. Dias 3 e 4 de julho, às 19 horas.

Judy Berlin (Idem). (EUA, 1999, 94min, P&B). De 30 de junho a 2 de julho, às 19 horas. Dias 3 e 4, às 16 horas.

Os Idiotas (Idioterne - Dogma nº 2 / The Idiots) (Dinamarca, 1998, 117min, Cor). Dias 7 e 8 de julho, às 19 horas. Dias 10 e 11 de julho, às 16 horas.

Os olhares de Tóquio (Tokyo Eyes). (Japão/França, 1998, 95min, Cor). Dias 7 e 8 de julho, às 16 horas. Dias 10 e 11 de julho, às 19 horas.

Post Coitum, animal triste (Post Coitum). (França, 1997, 97min, Cor). De 14 a 16 de julho, às 19 horas. Dias 17 e 18, às 16 horas.

Junk Mail (Idem). (Noruega, 1997, 83min, Cor). De 14 a 16 de julho, às 16 horas. Dias 17 e 18, às 19 horas.

Gabbeh (Idem). (Irã, 1996, 75min, Cor). De 21 a 23 de julho, às 19 horas. Dias 24 e 25, às 16 horas.

O balão branco (Badkonake Sefid). (Irã, 1995, 85min, Cor). De 21 a 23 de julho, às 16 horas. Dias 24 e 25, às 19 horas.

Bye-Bye (Bye-bye). (França, 1995, 105min, Cor). De 28 a 30 de julho, às 19 horas. De 31 de julho até 1º de agosto, às 16 horas.

Mahabharatta (The Mahabharatta) (França/Inglaterra/Itália, 1990, 155min, Cor). De 28 a 30 de julho, às 16 horas. De 31 de julho até 1º de agosto, às 19 horas.

Paralelamente à Seleção de filmes europeus serão exibidos videos do Projeto Nascente dentro da Mostra Nascente que exibe o "programa 1" de 2 de junho a 1º de agosto, às 16 horas e o "programa 2" nos dias 12 e 13, às 16 horas.

Todas as sessões tem entrada gratuita. O Cinusp fica na rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou pelo e-mail cinusp@edu.usp.br



Publicações

De professores, pesquisa e didática
A professora da Faculdade de Educação (FE) da USP, Selma Garrido Pimenta, lança o livro De professores, pesquisa e didática, sexta (6), às 18h30. A obra foi publicada pela editora Papirus e o lançamento será na Livraria Cortez, localizada à Rua Bartira, 317, Perdizes, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3873-7111



Quadro de Avisos

Esalq entrega Prêmio PAE
O Serviço de Pós-Graduação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP de Piracicaba entrega na próxima segunda-feira (2) o Prêmio PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. Oferecido anualmente, destina-se ao pós-graduando que se destacou no PAE - Projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e administrado pelas unidades - com o objetivo de incentivar a participação no estágio supervisionado de docência em atividades de graduação.

Com dez candidatos inscritos, o prêmio destaque coube ao engenheiro agrônomo Ricardo Yara, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, cujo coordenador é o professor Isaías Olívio Geraldi, do Departamento de Genética da Esalq.

A premiação tem entrada franca, sem necessidade de inscrições. Será na sala de reuniões do Prédio de Graduação e Pós-Graduação da Escola, na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 ou pelo e-mail acom@esalq.usp.br



Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Obtenção e caracterização de 'Minced Fish' de sardinha e sua estabilidade durante a estocagem sob congelamento. Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva. Dia 6 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Escassez de água e mudança institucional: análise da regulação dos recursos hídricos no Brasil. Roberto Fava Scare. Dia 3 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Preparação de um novo eletrodo modificado revestido pelo filme do poli-(éter alílico do p-benzenossulfonato), contendo cristalitos de níquel: hidrogenação eletrocatalítica de substratos orgânicos. José Olavo de Souza Pontólio. Dia 9 de junho, 14 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de um algoritmo para o estudo da velocidade de um bolus radioativo utilizando imagens cintilográficas de deglutições. Charlie Antoni Miquelin. Dia 6 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Homicidas e Homicídios. Reflexões sobre a atualidade urbana de São Paulo. Bruno Paes Manso. Dia 2 de junho, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 ou pelo site www.fflch.usp.br/posgraduacao/administracao



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br