São Paulo, 03/06/2003 - Boletim nº 1203
saúde
Técnicas de relaxamento controlam
hipertensão em gestantes

A opção, associada ao tratamento médico,
pode ser eficaz para gestantes hipertensas.
Segundo a pesquisa, 60% delas tiveram sua
pressão arterial reduzida após tratamento
leia...
Na FSP, palestra no Dia Mundial
do Meio Ambiente
Esalq comemora 102 anos
de funcionamento

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Relaxamento é alternativa para controlar hipertensão em gestantes


Valéria Dias

As técnicas de relaxamento, associadas ao tratamento médico, são uma boa opção para auxiliar no controle da hipertensão durante a gravidez. Estudo realizado com dez gestantes que passaram por sessões de relaxamento no Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP mostra que 60% delas tiveram redução da pressão arterial após as sessões.

"Uma das mulheres apresentava uma pressão arterial de 14 por 9. Após a sessão de relaxamento, a pressão baixou para 13 por 8 mostrando assim os bons resultados da técnica", conta a terapeuta ocupacional Lúcia da Rocha Uchôa Figueiredo, autora do estudo.

A pesquisa envolveu quinze gestantes de alto risco, com idades entre 21 e 41 anos e da 20ª a 34ª semana de gestação. Essas mulheres foram dividas em três grupos. Cinco tinham Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG), outras cinco eram hipertensas crônicas, e as componentes do terceiro grupo (controle) apresentavam ambos os diagnósticos.

As sessões - individuais e com duração média de 40 minutos - foram aplicadas no primeiro e no segundo grupo. Antes e depois de cada relaxamento, enfermeiras mediram a pressão arterial das gestantes. Lúcia destaca que, em relação ao grupo controle, as sessões tiveram um efeito positivo no rebaixamento da pressão.

Relaxamento físico e mental
A terapeuta utilizou uma técnica constituída pelo exercício autógeno - ou seja, auto-induzido - de relaxamento físico e mental baseado no método do médico J.H. Schultz que durante a Primeira Guerra Mundial iniciou seus estudos com pacientes internados em um hospital militar. Em média, foram aplicadas entre 6 e 8 sessões e as gestantes também foram incentivadas a praticar a técnica em casa.

O relaxamento foi aplicado em uma sala do AGAR. Após uma conversa informal (para as gestantes se sentirem mais tranqüilas) a terapeuta as convidava a sentar em uma cadeira confortável. Com auxílio de músicas específicas para relaxamento, Lúcia iniciava as sessões. Obedecendo a uma seqüência progressiva, o relaxamento passou por seis etapas e, gradualmente, foi se intensificando.

Para realizar a pesquisa, Lúcia entrevistou as quinze gestantes utilizando um roteiro semi-estrututado. Também usou um instrumento mensurador de ansiedade chamado Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) que mostra as características individuais (traço) e as momentâneas e transitórias (estado) ligadas à ansiedade.

"Comparando os resultados obtidos considerou-se que o relaxamento não se mostrou eficiente na diminuição dos níveis de ansiedade, provavelmente porque essas gestantes não apresentam índices considerados patológicos, mas possíveis vivencias ansiogênicas", conta a Terapeuta Ocupacional.

O estudo de Lúcia foi apresentado ao Programa de Pós- graduação em Psicologia no Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O mestrado Relaxamento: uma proposta de intervenção com gestantes hipertensas teve a orientação da professora Eucia Beatriz Lopes Petean.

Mais informações: (0XX16) 635-2390 / 0154 ou e-mail luciaf@netsite.com.br, com a terapeuta ocupacional Lúcia da Rocha Uchôa Figueiredo



Cursos e Palestras

Conferências de junho no ICB
Para este mês de junho, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP programa as seguintes conferências:

Eficácia do anti veneno botrópico sobre os efeitos locais desencadeados pelo veneno de Bothrops jararaca, ministrada pela professora Sandra Helena Polisselli Farsky, no dia 4.

O papel da isomerase de dissulfetos proteícos (PDI) na geração de superóxido pela NADPH oxidase vascular e de leucócitos, ministrado pelo médico Mariano Janiszewski, no dia 18.

Os dois eventos terão início às 11 horas, e serão gratuitos e abertos ao público. Os eventos acontecem no Edifício Biomédicas I, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7218


FOB debate Integração Estética
Na próxima quarta-feira (4), às 8 horas, acontecerá na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP a palestra Princípios da Integração Estética, ministrada pelo especilista suíço Claude Rufenacht. Alunos e interessados podem assisti-la e se inscrever até a data do evento. A taxa é de R$ 15,00 para estudantes e R$ 20,00 para profissionais.

Mais informações: (0XX14) 235-8383 ou 234-4384


Seminários do IF
Para esta semana, o Instituto de Física (IF) da USP programou as seguintes atividades:

Propriedades magnéticas de sistemas granulares, na terça-feira (3), às 14 horas. O encontro será ministrado pela professora Mônica Bahiana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Complex Structures in the Large Scale Universe, na quarta-feira (4), às 14 horas, com o professor Luciano Pietronero, da Universidade de Roma.

Todos os eventos têm entrada franca e o IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6701


Palestra do Dia Mundial do Meio Ambiente
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP sedia nesta quinta-feira (5), a palestra Meio Ambiente e Produção Limpa, com o professor Aristides de Almeida Rocha, diretor da FSP.

O evento acontecerá às 13 horas, e será gratuito e aberto ao público. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7712


Nova legislação de registros de imóveis rurais
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, sediará de 4 a 6 de junho o 1º Ciclo de Palestras sobre a nova legislação de Registros de Imóveis Rurais, organizado pela Esalq juntamente com outras entidades relacionadas à questão agrária. O debate terá como foco as recentes alterações na legislação sobre registro de imóveis rurais.

As inscrições são limitadas e gratuitas. A Esalq fica na Av. Antonio Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429 4143, 3425 1840 ou pelo e-mail vmzambel@esalq.usp.br, com Vanda


Agenda Cultural


102 anos da Esalq
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, comemora nesta terça-feira (3), seus 102 anos de funcionamento. Para celebrar a data, será realizada na escola uma apresentação do grupo musical Cateretrio,às 17h30. Entrada franca. A atividade integra o calendário comemorativo realizado durante este ano.

A Esalq fica na Av. Antonio Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392


Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Biosegurança para agentes biológicos na prática assistencial: Um estudo em hospitais da região de Itabuna-BA. Maridalva de Souza Penteado. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Desempenho do sistema Bactec-MGIT® 960® para o diagnóstico da tuberculose pulmonar, em uma unidade de referência, na cidade de São Paulo. Elisabete Aparecida de Almeida. Dia 6, às 10 horas.

Detecção de vírus respiratório sincicial humano (HRSV) em crianças com infecção respiratória aguda, atendidas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, SP, Brasil. Patrícia Alves Ramos Bosso. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Física

Doutorado

Efeitos térmicos na teoria quântica de campos em (2+1) dimensões. Silvana Perez. Dia 3, às 14 horas.

Elementos ópticos difrativos operando em regime de modulação complexa completa. Patricia Soares Pinto Cardona. Dia 4, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Escola Politécnica

Mestrado

Interação do software de mineração com sistemas ERP: estudo de caso Mineração Catalão, município de Ouvidor, Goiás. Renato Mastrela. Dia 6, às 14 horas.

Controle de qualidade na lavra em minas de calcário para cimento. Silvia Lêda Torres de Farias. Dia 6, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br