São Paulo, 04/06/2003 - Boletim nº 1204
zootecnia
FZEA usa inteligência artificial para
melhorar desempenho de gado Nelore

Software baseado em Redes Neurais
Artificiais permitirá estabelecer previsões
sobre o crescimento de pastos de capim-
braquiarão e o desempenho dos animais
leia...
Peça Conexões cósmicas
retoma origens do Universo
Índios xavantes realizam
Corrida de Toras na USP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Pesquisadores usam inteligência artificial para melhorar produção de gado de corte

Antonio Carlos Quinto

A inteligência artificial chega ao campo. Em breve, criadores de gado da raça Nelore poderão avaliar todo o ecossistema de pastagens do tipo Braquiarão (Brachiaria brizantha) e o rebanho por meio de um software baseado em Redes Neurais Artificiais (RNAs). Com isso, será possível estabelecer de maneira rápida, eficiente, com baixos custos, previsões mais exatas sobre o crescimento da planta forrageira e desempenho dos animais. A idéia está sendo colocada em prática no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga.

Em outubro deste ano começará a ser formado o primeiro banco de dados para alimentar as RNAs. "Os bancos terão informações sobre características do capim-braquiarão obtidas por meio de análises químicas (bromatológicas) e de fracionamento de proteínas e carboidratos, que descrevem as qualidades desses compostos da planta, e pelas respostas das outras pesquisas envolvidas no projeto piloto. Depois de inseridas no computador, o programa processa as informações e mostra os resultados dos fracionamentos de proteínas e carboidratos", explica engenheira agrônoma Käthery Brennecke, aluna do programa de doutorado do Departamento de Zootecnia, que vem desenvolvendo o novo software.

"Para um futuro, podemos imaginar esse trabalho sendo feito no próprio campo pelo produtor com um notebook em mãos", prevê a pesquisadora. Assim, o produtor poderá predizer com maior exatidão o comportamento do animal na pastagem e, até mesmo, determinar alterações no tipo de manejo, caso haja necessidade. "Ele poderá prever, por exemplo, o melhor desempenho do animal e adequar o manejo às suas necessidades e custo, tendo um maior rendimento no abate do animal", diz a pesquisadora.

O estudo Fracionamento de proteínas e carboidratos de Brachiara brizantha pelo método de Cornell e o treinamento de uma RNA integra o projeto Braquiarão X Nelore, que vem sendo desenvolvido na FZEA/USP desde 2001. As pesquisas estão, atualmente, na fase de coletas de campo e análises de laboratório. Käthery espera que em 2005 o produtor já tenha acesso à nova tecnologia. "Até lá, certamente, a tecnologia estará totalmente concluída. Sua implantação definitiva no mercado dependerá de outros investimentos", esclarece.

Analisando a planta
Para analisar o braquiarão, os pesquisadores realizam coletas de 64 amostras a cada 28 dias. O capim é colhido numa área do campus da USP de Pirassununga especialmente destinada ao projeto Braquiarão X Nelore, de cerca de 27 hectares.

Depois de secas e moídas, as amostras passam pelas análises bromatológicas para quantificar qualidade química e posteriormente pelo fracionamento das proteínas/carboidratos. "A análise de fracionamento nos fornecerá informações sobre as proteínas de maneira mais eficiente", explica a pesquisadora. Esse tipo de informação das características do capim e a qualidade de suas proteínas vão refletir diretamente no desempenho do animal.

Com a descrição completa do ecossistema da planta, que será conseguida através dos resultados de um conjunto de pesquisas que são realizadas no projeto Braquiarão x Nelore, já inserida num banco de dados, o próximo passo é alimentar a RNA do tipo supervisionada ou cibernética, que irá corrigir possíveis erros, mostrando os resultados da equação de interação entre a planta e o desempenho do animal. O software fornecerá rapidamente resultados qualitativos da planta forrageira através da alimentação de dados visuais como características morfológicas, de número de perfilhos da planta (velocidade de crescimento) e temperatura média diária, altitude, entre outros.

Käthery lembra que o projeto, além de inédito, é multidisciplinar, envolvendo o Laboratório de Ciências Agrárias e o Laboratório de Física Computacional. "Além disso, a aplicação poderá ser feitas em outros tipos de plantas forrageiras e de animais", lembra.

Mais informações: (0XX19) 3565-4203 ou e-mail katheryb@usp.br, com a pesquisadora Käthery Brennecke



Peça na Estação Ciência conta as origens do Universo de maneira lúdica e interativa

Da Redação, Agência USP

A peça Conexões cósmicas, do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência (EC) da USP, entra em cartaz esse sábado (7), às 16 horas. O objetivo é mostrar ao público, em uma linguagem simples, lúdica e interativa, as origens do Universo e da Humanidade.

"A meta é contribuir para o processo de educação científica e tecnológica da população e para o despertar de vocações científicas nos jovens", explica Cauê Matos, produtor cultural da EC e membro do elenco.

A inspiração para o trabalho surgiu da poesia "Vivendo o Big-Bang", da professora Amélia Império Hamburger, do Instituto de Física (IF) e do texto "Evolução", do professor Augusto Damineli Neto, do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG), ambos da USP.

O texto de Damineli foi criado originalmente para a exposição homônima Conexões cósmicas, que faz parte do acervo fixo da Estação Ciência. A mostra conta a história das origens do Universo até os dias atuais, destacando grandes descobertas da ciência como o DNA.

A peça tem texto de Wilson Amorim e conta com um elenco de seis artistas, além de uma equipe de mais de 20 técnicos de apoio. A EC pretende organizar em breve um ciclo de debates e depoimentos de experiências sobre ciência e arte, que será publicado na forma de livro. "Estamos também criando um texto para outra peça, intitulado 'O pequeno cientista'", explica Matos.

Já está aberto o cadastro para agendamento de grupos escolares interessados em assistir à Conexões cósmicas. De terça à quinta-feira, a apresentação tem dois horários: às 10 e às 15 horas. Aos sábados, as sessões acontecem às 16 horas.

O projeto teatral tem o apoio da Sociedade Científica de Estudos da Arte (Cesa), Santista Têxtil, Piolin - Cantina D´Amico, Associação Amigos da Estação Ciência e Fundo de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O preço fica em R$ 10,00 e estudantes e professores pagam R$ 5,00. Os espetáculos tem lugar na própria Estação Ciência, que fica R. Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou e-mail caue@eciencia.usp.br, com Cauê Matos



Cursos e Palestras

O museu na era eletrônica
Na próxima quarta-feira (4), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP sedia a palestra O Museu na era eletrônica, ministrada pela professora Annateresa Fabris. O evento terá início às 18 horas, e o MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3232/3034


Estética e história da arte
Até a próxima sexta-feira (6), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP sedia o I Seminário Estética e História da Arte - Cidades, que tem por objetivo objetivo oferecer reflexão sobre Arte e Cidade, sob o ponto de vista teórico, abrangendo aspectos estéticos, históricos, político-econômicos e críticos.

O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3232/3034



Agenda Cultural

Petróleo na Estação Ciência
Para falar sobre a origem do petróleo, rochas e vulcões, a Estação Ciência da USP inaugura, no dia 10, a exposição Petróleo - uma fonte de energia, que mostrará a importância desse material e da Geologia no cotidiano das pessoas.

Dentre outros elementos, a exposição contará com um mapa geológico do Brasil e uma maquete de um vulcão em atividade. A entrada é franca, e a Estação Ciência fica aberta de terça a domingo, das 8 às 18 horas. O endereço é Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Quadro de Avisos

Congresso nacional de climatério e menopausa
De 5 a 7 de junho, especialistas em menopausa e climatério se reunirão em São Paulo para o V Congresso Brasileiro de Climatério e Menopausa e III Congresso Brasileiro de Ginecologia Endócrina, evento nacional que discutirá os últimos lançamentos em terapêutica hormonal em Ginecologia e a questão atual da reposição hormonal na menopausa. A presidência do congresso ficará a cargo do professor Rui Ferriani, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O congresso será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado na Rua Frei Caneca, 569, Centro, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3891-1780 ou no site www.congresso2003.org.br


ICB contrata docentes
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP está com editais abertos para a contratação de docentes para os departamentos de Anatomia, Histologia e Embriologia, Farmacologia e Parasitologia.

As inscrições serão recebidas na Assistência Técnica Acadêmica do ICB, localizada na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo, nos dias úteis exceto aos sábados, das 10 às 12 e das 14 às 16 horas. Para todos os departamentos, o prazo de inscrições se encerra em 13 de junho, com exceção do departamento de Parasitologia, cujas inscrições são encerradas no dia 17 do mesmo mês.

Mais informações: (0XX11) 3091-7395 ou pelo e-mail svacadem@icb.usp.br


Reunião da Rede Biota na Fapesp
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realiza, nesta quinta-feira (5), a reunião do Programa Biota/FAPESP na qual serão apresentadas as normas e prazos para a elaboração de Pré-Propostas de Projetos para a Rede Biota de Bioprospecção e Bioensaios (RedeBio).

O encontro acontecerá às 10 horas, na sede da FAPESP, localizada na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3838-4216/4006


FM lança Estação Digital Médica na Hospitalar 2003
A disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina (FM) da USP apresenta, no próximo dia 10, às 14 horas, um projeto da Estação Digital Médica, uma ação integrada entre instituições para criação de uma rede logística, destinada a otimizar os recursos de saúde através da disponibilização de teleducação interativa e tele-assistência, baseada em videoconferência e Internet.

A apresentação fará parte da Hospitalar 2003, feira do setor que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. A Estação ficará localizada no Pavilhão Vermelho, num stand de 220 metros quadrados, e terá a participação da Escola Politécnica da USP e do Incor (Instituto do Coração).

A Expo Center Norte fica na Rua Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092


Xavantes participarão da 1ª Semana do Meio Ambiente da USP
Quarenta índios xavantes participarão da 1ª Semana do Meio Ambiente da USP, que acontece até a próxima sexta-feira (6). O objetivo é discutir e esclarecer questões relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável com a participação de uma sociedade indígena. No evento, haverá palestras, mesas-redondas, exposição e partidas de futebol entre a USP e xavantes, categoria masculino e feminino.

O tema do encontro é o uiwede - corrida de toras dos xavantes - que será realizada no Campus da Capital. Os indígenas também mostrarão ao meio acadêmico, político e cultural do país o seu conhecimento sobre a natureza brasileira que está sendo destruída em função de políticas predatórias. Diversas unidades da USP receberão a visita dos xavantes durante a semana, e a corrida de toras será realizada na sexta, às 10h30, na Avenida da Universidade, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-4891/4868


Coletiva com secretário executivo do comércio dos EUA no IPT
O Secretário Executivo do Comércio dos Estados Unidos para Assuntos Tecnológicos, Phillip J. Bond, participa nesta quarta-feira (4), às 10 horas, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Cidade Universitária, das comemorações do aniversário de 30 anos de cooperação entre o IPT, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o National Institute of Standards and Technology (NIST). Após a solenidade, Bond falará à imprensa sobre o impacto que este acordo produziu na pesquisa tecnológica e no próprio desenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo.

O IPT fica na Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3767-4126 ou pelo e-mail mccampos@ipt.br



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Estudo da compatibilidade do processo produtivo de uma usina de açúcar e álcool aos módulos de PCP para processo contínuo de um sistema ERP. Luciano Mauro Juncioni Lance. Dia 6, às 11h30.

Avaliação de alternativas de operação de um trecho de via semaforizado utilizando o simulador integration. Scarlett Del Carmen Leiva Tapia. Dia 10, às 11h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235/9250


Escola Politécnica

Duotorado

Contribuições para a otimização da usinagem de cavidades 2 ½ D. Leandro Costa de Oliveira. Dia 10, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Fatores solúveis produzidos por macrófagos inibem a morte celular de linfócitos T induzida por ativação (AICD). Cristina de Freitas Chehab. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br