São Paulo, 09/06/2003 - Boletim nº 1207
meio ambiente
Pesquisador da Esalq cria site de
integração de educadores ambientais

A Rede Ceas conta com cerca de 200
educadores e é um espaço de troca de
experiências e discussões de políticas
públicas ligadas à educação ambiental
leia...
Ministro debate política de
saúde do Governo Federal
No IF, palestra Energia e Meio
Ambiente
com José Goldemberg

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Estudo da Esalq é modelo para integração de centros de educação ambiental

Cinderela Caldeira, da Revista Espaço Aberto

A partir de uma dissertação de mestrado apresentada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, o Ministério do Meio Ambiente inaugurou no final de abril a Rede Ceas, um site voltado à integração dos Centros de Educação Ambiental espalhados por todo o País.

"Quando iniciei as pesquisas em 1999, percebi que existiam muitas iniciativas de educação ambiental espalhadas pelo País, mas não estavam compiladas", afirma o agrônomo e educador ambiental Fábio Deboni da Silva, autor da pesquisa.

Silva, que faz parte do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da Esalq, explica que o objetivo foi construir um espaço de intercâmbio, troca de experiências e discussão voltado à educação ambiental nacional.

Com o mapeamento dos centros, foi possível realizar um diagnóstico das atividades e objetivos e deixar todas essas informações disponíveis para uso dos educadores. "Queria transformar meu estudo em algo que pudesse ser plenamente utilizado pelos Ceas e que viesse contribuir para sua atuação", enfatiza.

A rede está sendo implementada e conta com aproximadamente 200 educadores ambientais atuantes, inseridos no processo em andamento. Por intermédio da Rede Ceas, os educadores poderão ter acesso aos links dos centros cadastrados, à agenda de eventos e políticas públicas em andamento e a participação em fóruns de discussão.

Política integrada
O assunto ainda necessita de muitas ações que proponham fundamentação teórica e diretrizes. De acordo com o professor Marcos Sorrentino, coordenador do OCA e diretor do Programa Nacional de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, existe uma diversificação dos centros. "As iniciativas vão desde pequenas propriedades rurais, atuando com recursos escassos, até empresas multinacionais que investem milhares de dólares na educação ambiental", afirma.

Para ele, é necessário forjar uma política entre os centros de educação ambiental do País para que haja uma comunicação integrada. "A meta é conhecer os centros, onde estão e o que estão fazendo, e preencher lacunas realizando uma política de intercâmbio de experiências", diz.

Fábio Deboni da Silva, o atual moderador da rede, traça algumas dificuldades a serem superadas, como a falta de dinheiro e de pessoal para implementar os serviços da rede e a dificuldade de divulgação junto aos centros. "Outro fator é a conscientização dos educadores ambientais de que eles são importantes instrumentos de ação nesse campo", ressalta.

A iniciativa da Rede Ceas (www.redeceas.esalq.usp.br) está conectada com a Rede Brasileira de Educação Ambiental (www.rebea.org.br) e a Rede Paulista de Educação Ambiental (www.repea.org.br).

Mais informações: (0XX19) 3436-8648 com Fábio Deboni da Silva



Cursos e Palestras


Política de Saúde do Governo Federal
A Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza nesta quarta-feira (11), das 8 às 10 horas, a palestra Política de Saúde do Governo Federal, que será encabeçada pelo Ministro da Saúde, Dr. Humberto Costa. O objetivo é esclarecer o posicionamento político empregado neste novo governo e os atos e reformas que serão iniciadas para a melhoria do sistema de saúde brasileiro.

O evento, gratuito, será realizado no Teatro da Faculdade, na Avenida Dr. Arnaldo, 455, Pinheiros, São Paulo, e todos os interessados podem se inscrever até um dia antes de seu início.

Mais informações: (0XX11) 3016-4819



Energia e meio ambiente
O Secretário de Estado do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, ministrará no Instituto de Física (IF) da USP o seminário Energia e meio ambiente. O encontro acontecerá na próxima quinta-feira (12), às 16 horas, e é gratuito e aberto ao público.

O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114


Ciclo de seminários da EESC
O Laboratório de Sistemas Inteligentes (LASI) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promove, na próxima quarta-feira (11), seu terceiro ciclo de seminários. O tema desta edição é Filtragem robusta para sistemas singulares discretos.

Gratuito e aberto ao público, o ciclo terá início às 17 horas, e será realizado na Sala de Seminários 1 do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9363/9341


Língua, literatura e cultura judaicas na USP
O Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza, nos dias 10 e 11, um simpósio sobre Língua Hebraica, Literatura e Culturas Judaicas organizado pelos pós-graduandos do departamento.

No simpósio, está prevista uma série de seminários, realização de uma feira de livros, lançamentos e a exposição de documentos do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro.

A participação é livre e aberta à comunidade.

Mais informações: (0XX11) 3091-4299/4511 ou pelo e-mail judaicausp@aol.com


Agenda Cultural

Cientistas Brasileiros no IF
Na próxima quarta-feira (11), às 16 horas, o Instituto de Física (IF) da USP sediará a apresentação do documentário Cientistas Brasileiros. O filme fala sobre o desenvolvimento da Física no Brasil. Após a exibição do filme, será realizado um debate com os pesquisadores Carlos Vogt, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), Marcelo Tassara, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Amélia Império Hamburger, do IF, Roberto Martins, do Instituto de Física da Unicamp, e com o diretor do documentário, José Mariani.

O evento é gratuito e aberto ao público. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114


Retorno às artes em Ribeirão Preto
Na próxima segunda-feira (9), será inaugurada a exposição Retorno às artes, do artista plástico Izidro Pedro de Freitas, no prédio de administração da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) da USP.

A abertura será realizada às 16h30, e a exposição estará disponível para visitação até o dia 17 deste mês. A FCFRP fica na Av. do Café, s/nº, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4205


Quadro de Avisos

Concurso do IPT premia nove empresas
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), através de sua iniciativa Brasil Premium, realiza nesta segunda-feira (9), às 17h30, a entrega de troféus e certificações de qualidade a nove empresas brasileiras contempladas no Ciclo 2002 do Brasil Premium. A solenidade marca também a abertura das inscrições, a serem feitas até agosto, para as candidatas ao prêmio dentro do Ciclo 2003.

O evento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, na Sala Ministro Horácio Lafer, no prédio do Ministério da Fazenda (Av. Prestes Maia, 733 - 22º andar, Bairro Luz, São Paulo).

A premiação nada mais é do que um Termo de Concessão para uso da logomarca Brasil Premium, que distingue um produto de desempenho reconhecidamente superior, depois de submetido a rigorosa avaliação tecnológica, com base em exigências do mercado internacional.

O manual de candidatura e os critérios para a participação do Ciclo 2003, estão disponíveis no site http:// www.ipt.br/brasilpremium

Mais informações: 0XX11) 3767-4683, fax: 3767-4385, ou pelo e-mail: bpremium@ipt.br


Homenagem ao professor Francisco de Oliveira
No dia 12, às 14 horas, o Anfiteatro de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP sedia uma homenagem ao professor Francisco de Oliveira, denominada Francisco de Oliveira: a tarefa crítica. Na oportunidade, será entregue também ao professor o título de cidadão paulistano.

O Anfiteatro de História fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3727


Teses e Dissertações

Instituto de Física

Mestrado

Inomogeneidade na distribuição de matéria no universo. Fabrício Nascimento. Dia 12, às 14 horas.

Uma experiência de ensino de ciências discutindo a ferrugem na pré-escola. Luciana Taddei. Dia 13, às 14 horas.

Doutorado

Estudo da rotação de plasma no tokamak TCABR. José Helder Facundo Severo. Dia 11, às 14 horas.

Atalhos gravitacionais em cosmologia de branas. Bertha Maria Cuadros Melgar. Dia 12, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Estudo da ação citotóxica de drogas antineoplásicas associadas ou não à dexametasona sobre as células de mastocitoma murino (linhagem P-815). Adriana Tomoko Nishiya. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Interações entre espécies metálicas e substâncias extraídas de solos da micro bacia de drenagem do reservatório de captação de água Anhumas - Araraquara-SP. Ademir dos Santos. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-8036


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

AIDS e gravidez os sentidos do risco e o desafio do cuidado. Neide Eny Kurokawa e Silva. Dia 10, às 14 horas.

Proposta de um método de amostragem de baixo custo para a determinação de fluoreto inorgânico atmosférico. Patrícia da Silva Trentin. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br