São Paulo, 10/06/2003 - Boletim nº 1208
lingüística
Campanhas na TV contra uso de drogas
são ineficientes

A análise dos anúncios, feita em estudo
da FFLCH, revelou que o discurso contra as
drogas não é bem adaptado à realidade
brasileira e tem abordagem superficial
leia...
FOB recebe doação de 75 mil
dólares do Lions Club
Na Medicina, palestra gratuita
sobre depressão

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Campanha de prevenção às drogas na TV não atinge seus objetivos, revela estudo


Fábio de Castro, especial para a Agência USP

Estudo realizado no Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na área de lingüística e semiótica, constatou que as campanhas contra o uso de drogas, veiculadas na TV, são ineficientes. Segundo a pesquisa, os anúncios veiculados são mal direcionados socialmente, têm uma abordagem ingênua e superficial, ignoram as raízes do problema e não esclarecem sobre prevenção.

A dissertação de mestrado Análise do discurso da propaganda de prevenção às drogas, da professora da PUC de Curitiba, Arlene Lopes Sant'Anna, analisou um conjunto de 20 anúncios veiculados em 1996 e 1997. "As campanhas começaram a ser veiculadas em outubro de 1996 e o mesmo tipo de discurso foi utilizado desde aquela época até 2002", comenta a autora, que apresentou seu estudo em abril deste ano na FFLCH.

Segundo Arlene, o direcionamento dos anúncios ignora os jovens da periferia; "Todos os anúncios mostram jovens saudáveis, com profissões, lazeres, práticas esportivas, objetivos de vida e cenários que representam uma camada social privilegiada, ora, se o objetivo da campanha é coibir o uso de drogas, isso é uma contradição, pois o problema é muito mais acentuado entre os jovens pobres", afirma.

A pesquisa menciona dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), concomitantes à época da veiculação dos anúncios, segundo os quais, em relação ao uso de drogas, a situação mais dramática era a dos meninos de rua - no Rio de Janeiro 57% deles já haviam usado drogas, no Recife, o número chegava a 90%.

Dirigir a campanha para a classe média-alta também não condiz com o público atingido pela televisão: segundo os dados do IBGE mencionados na pesquisa, mais de 60% das pessoas que se informam através da TV são das classes C e D.

Origem estrangeira
A pesquisadora acredita que uma das possíveis explicações para esta disparidade é a origem da campanha, que segue moldes estrangeiros de produção. "Muita gente vê estas propagandas e acha que elas são produzidas pelo governo. Antes da pesquisa, eu também achava", diz.

O estudo mostra, no entanto, que a entidade responsável pelos anúncios televisivos, a ONG Associação Parceria contra as Drogas, foi mobilizada num esforço internacional para coibir o uso de drogas por uma iniciativa norte-americana. Em outras palavras, a embaixada norte-americana propôs a um grupo de empresários brasileiros a realização de uma campanha associada à Partnership for Drug-Free América, entidade americana, que já integrou outros países. A campanha foi lançada também na Argentina, Chile, Venezuela e Porto Rico.

Além do problema do direcionamento, a pesquisa constatou que a campanha utiliza um discurso autoritário, na medida em que emprega a manipulação por intimidação. As drogas são colocadas como um vilão que subverte o comportamento de indivíduos e instala o caos em todos os níveis da sociedade.

"O mais alarmante, é que as drogas são mostradas como se surgissem do nada, como se tivessem vida própria e buscassem a "próxima vítima". Funciona como uma "punição", um "bicho papão" que vai pegar os jovens que não se comportarem. Essas estratégias são infantis, um tanto superficiais, pobres de conteúdo e ineficientes para alcançar o objetivo desejado", dispara.

O estudo observa ainda que, ao investir em estruturas sintáticas abstratas, que materializam valores, o enunciador dos anúncios impõe sua visão de mundo: valores sócio-culturais como a autoridade da família, moral, respeito à lei, à profissão, à ordem.

"Não há identificação com o usuário. Os anúncios tentam passar esses valores de forma picaresca, pueril, leviana e ingênua, o que contradiz a realidade preocupante que é o problema do consumo das drogas no Brasil. O que seria realmente útil não é feito, assim como a seriedade devida não é contemplada nos anúncios: não há qualquer esclarecimento sobre prevenção ou tratamento para o uso de drogas", conclui a autora.

Mais informações: (0XX41) 247-8640, com Arlene Lopes Sant'Anna, ou pelo e-mail arlene.lopes@terra.com.br



Odontologia da USP em Bauru recebe 75 mil dólares doados pelo Lions Club

Da Redação, Agência USP

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP receberá uma doação de 75 mil dólares do Distrito LC-8 do Lions Club International, na próxima quarta-feira (11), às 11 horas. A quantia será destinada ao Centro de Referência em Fonoaudiologia da FOB. O cheque será entregue ao reitor da USP, Adolpho José Melfi, por Flávio Henrique Mendes, governador do Distrito LC-8. Durante a visita ao campus de Bauru, o reitor também participará de um debate sobre a reforma da previdência.

Segundo Maria Cecília Bevilacqua, chefe do Departamento de Fonoaudiologia da FOB, a doação é resultado de um projeto elaborado há dois anos pelo Departamento. Os recursos serão usados para importar equipamentos de avaliação auditiva e computadores que geram programas para reeducação vocal. "O Lions apóia atividades nas áreas de fonoaudiologia e surdez, e fez uma doação próxima de seu limite máximo, que é de 80 mil dólares", explica Maria Cecília.

A professora relata que os aparelhos são de última geração, não existentes no Brasil, e permitirão também atividades de pesquisa. O processo de importação deverá terminar em um mês e meio, e o início da operação dos equipamentos está previsto para agosto. "A previsão é receber 20 novos casos por mês, além de outros 40 já existentes, num total de 1.500 atendimentos fonoaudiológicos mensais", afirma a professora. "O Centro planeja dobrar estes números até 2005."

A solenidade acontece na Clínica de Fonoaudiologia da FOB e terá a presença do médico Valter Luiz Curvello, assessor do governador do Lions na área de Logopedia (Fonoaudiologia e Deficiências da Audição). Na mesma oportunidade, o diretor técnico de Departamento de Saúde da Direção Regional de Saúde de Bauru (DIR X), Afonso Viviani, anunciará o credenciamento da Clínica de Fonoaudiologia como Centro de Alta Complexidade do SUS para o diagnóstico diferencial das deficiências auditivas e indicação e adaptação de próteses auditivas.

Também será divulgado à comunidade USP o curso de extensão de Fonoaudiologia "Capacitação de professores do ensino fundamental da rede pública e privada sobre a inclusão do deficiente no ensino regular". No período da tarde, a partir das 14h30, Melfi se reúne com os membros da Congregação para discutir a reforma previdenciária, retornando a São Paulo às 16 horas.

Virologia
Em fevereiro, o ex-aluno e ex-professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) Antonio Jaiter Maniglia doou US$ 85 mil para a construção da Unidade de Virologia da Faculdade. A doação representa um terço do valor total da obra, que terá quatro laboratórios com área total de 1.244 m2. Maniglia formou-se em 1962 e hoje está radicado nos Estados Unidos. O professor trabalha na Case Western Reserve University, em Clevelande e mantém uma fundação com seu nome, que preside em Miami.

Mais informações: (0XX14) 235-8433, com Maria Cecília Bevilaqua



Cursos e Palestras

Micoses de pele e unhas
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP sedia, no dia 17, a palestra Micoses de pele e unhas. O evento integra o ciclo de palestras Saúde na Terceira Idade, promovido pela FCF.

A palestra, gratuita e aberta ao público, terá início às 14 horas. A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3969


Seminário do Grupo de Caos
Nesta quinta-feira (12), às 13 horas, o Grupo de Caos do Instituto de Física (IF) da USP promove o seminário Atividade elétrica hipocampal caótica de rato.

A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114


Palestra aberta e gratuita sobre depressão
O Grupo de Doenças Afetivas (Gruda) do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, realiza na próxima sexta-feira (13), às 13 horas, palestra aberta e gratuita com o tema Como lidar com os prejuízos psicológicos, sociais e econômicos da depressão?

O encontro inclui também depoimentos e debate entre os participantes, e será realizado na Rua da Consolação, 3101, Jardins, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6647


Agenda Cultural

Rock para aquecer
Dando continuidade à sua participação na Campanha do Agasalho, a USP sedia na sexta-feira (13) o show Rock para aquecer, com bandas de heavy metal que se apresentarão no Velódromo da Universidade, a partir das 21 horas. As bandas presentes serão Opera, Tuatha de Danann, MonsteR, Shocker, Savana e Zorak.

Os ingressos serão trocados por um agasalho, no dia do evento ou antecipadamente no Centro de Visitantes da USP.

O Velódromo fica na Av. Professor Mello Moraes, Portão 14, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3121/3116


Publicações

Prevenção e riscos da obesidade
No próximo dia 12, às 20 horas, a professora aposentada do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, Rebeca Carlota de Angelis, realiza o lançamento de seu livro Prevenção e riscos da obesidade: Fundamentos Fisiológicos e Nutricionais para tratamento. O evento, que terá lugar no Centro de Convenções Rebouças, integrará o "Simpósio Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral", da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A obra trata de conceitos gerais de obesidade, quais os fatores predisponentes, processos metabólicos de gorduras, alterações fisiológicas e doenças cardiovasculares, além de medicamentos e soluções cirúrgicas.

O Centro de Convenções Rebouças fica na Avenida Rebouças, 600, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3064-1445



Quadro de Avisos

Reforma Curricular da Psicologia USP
Nesta terça-feira (dia 10), às 14 horas, na Sala Aurora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, haverá a apresentação do novo currículo proposto e considerações sobre como será feita sua implantação (fase de transição e equivalência de disciplinas). O diretor do Instituto, César Ades, participará do evento, além de discutir as alterações curriculares com os alunos.

O IP está localizado Professor Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11)3091-4184


Contratação de docente na FORP
A Faculdade de Odontologia (FORP) de Ribeirão Preto da USP estará com inscrições abertas até o dia 11para o processo seletivo de contratação de docente. A vaga é para o Departamento de Morfologia, Estomatologia e Fisiologia. O contrato será em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa e o salário mensal de R$ 4.173,00.

Mais informações: (0XX16) 602-3963/4123 ou pelo edital disponível no site http://www.forp.usp.br


I Workshop Internacional Brasil- Japão
Nesta primeira oficina, a ser realizada dia 16, o tema Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade será discutido por pesquisadores e profissionais dos dois países, buscando trazer à comunidade brasileira algumas soluções já adotadas pelo Japão. As palestras serão ministradas em inglês no Centro de Convenções da Unicamp, havendo a disponibilidade de 300 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia do inícia do curso desde que hajam vagas. Evento gratuito.

Mais informações: (0XX19) 3788-4759, ou pelo site http://www.cori.unicamp.br



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Reservatórios de contenção de cheias existentes na R.M.S.P. Contribuição para análise de projeto, operação e manutenção. Jorge Giroldo. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

O processo de posicionamento estratégico nas empresas de serviços turísticos: um estudo de caso em agências de viagem da cidade de São Paulo. Fanny Mori Niño. Dia 17, às 14h30.

Doutorado

Contribuição ao desenvolvimento de modelos de competição no mercado de serviços B2B um estudo de caso múltiplo no mercado brasileiro de operadores logísticos. Ricardo Jesus Román Amigo. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Estudo da aplicabilidade do processo de descontaminação de drogas vegetais empregando óxico de etileno. Lucilia Cristina Satomi. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Avaliação da atividade antiinflamatória do óleo essencial extraído das folhas da Casearia sylvestris SW. Marcelo Rodrigues. Dia 17, às 14 horas.

Doutorado

Caracterização genética de estirpes de Campylobacter jejuni subsp. jejuni isoladas de diferentes espécies animais. Eliana Scarcelli Pinheiro. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br