São Paulo, 17/06/2003 - Boletim nº 1212
cosmetologia
Estudo mostra ação depilatória
eficaz da papaína

A enzima, extraída das folhas e frutos
verdes do mamão (Carica papaya),
mostrou-se eficaz na depilação. A
substância foi testada em camundongos
leia...
FAU debate Plano Diretor
de São Paulo
Medicamentos genéricos é tema
de palestra na FCF

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Pesquisador da FCF analisa efeito depilatório da papaína

Valéria Dias

O mercado cosmético atual disponibiliza inúmeras loções depilatórias à base de tioglicolatos, substâncias que agem na queratina do pêlo, dissolvendo-o. Apesar da eficácia do método, são comuns reações como irritação, inchaço e vermelhidão local. Com o objetivo de oferecer uma opção mais segura para os consumidores, foi realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP um estudo que analisou a eficácia depilatória da papaína, enzima extraída das folhas e frutos verdes do mamão (Carica papaya).

A pesquisa do farmacêutico Eduardo Traversa estudou os efeitos sobre o pêlo e o folículo piloso decorrentes de aplicações das formulações gel e creme contendo papaína (0,8%) em dois grupos de dez camundongos machos Swiss. A aplicação foi feita diariamente durante um período de 30 dias. "No caso do creme, todos os dez camundongos apresentaram efeito depilatório visível no final do tratamento", conta Traversa. Segundo o pesquisador, a formulação de papaína em gel não se mostrou tão eficaz quanto o creme. "Ao final dos 30 dias apenas um camundongo apresentou a região tratada com menor densidade de pêlos."

Um grama do produto foi aplicado em uma área de dois centímetros quadrados no dorso lateral inferior direito dos vinte animais. O lado esquerdo (controle) não recebeu nenhum produto. "Apesar de ter sido testada em camundongos, conseguimos comprovar o efeito depilatório da papaína, substância que já é utilizada com êxito em outras áreas", afirma Traversa, autor do estudo Desenvolvimento de formulações cosméticas contendo papaína e avaliação da sua eficácia depilatória sobre o folículo piloso, mestrado defendido recentemente na FCF.

A papaína tem diversas aplicações cosméticas e alimentícias. Na área farmacêutica é utilizada na remoção de tecido necrótico facilitando a cicatrização, na limpeza de resíduos de lentes de contato gelatinosas e ainda como promotora de absorção de outros fármacos. Na Cosmetologia é usada como esfoliante, promovendo o amaciamento da pele.

Depilatórios alcalinos
O pesquisador afirma que a papaína já havia sido citada na literatura especializada em virtude de seu efeito proteolítico (quebra de proteínas). "Teoricamente ela seria capaz de promover um efeito depilatório, dissolvendo o pêlo. E foi exatamente isso que provamos com este estudo." O pesquisador ressalta, porém, que ainda serão necessários testes para comprovar se o efeito depilatório da papaína será o mesmo em seres humanos.

Eduardo Traversa conta que as loções depilatórias à base de tioglicolatos são muito irritantes para a pele porque além de interagir com a queratina do pêlo, elas também podem reagir com a queratina da pele; é essa interação química que provoca a dor e o prurido. "Uma das funções da queratina é formar uma barreira mecânica contra traumas, radiação, microorganismos e substâncias químicas. No caso desses depilatórios, como a queratina local não está intacta, a fisiologia da pele poderá ficar comprometida."

Além disso, explica Traversa, estas loções apresentam um pH entre 11 e 12, muito alcalino e irritante - os valores de pH estão compreendidos entre 0 e 14. A pele humana apresenta pH em torno de 5,5 e as formulações desenvolvidas pelo farmacêutico ficaram neste mesmo valor. "Por esse motivo, a papaína seria uma opção mais segura para os consumidores."

Mais informações: E-mail etraversa@yahoo.com com Eduardo Traversa



Cursos e Palestras


FAU debate o Plano Diretor de São Paulo
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, realiza no dia 17, das 8h30 às 18 horas, e dia 27, das 8h30 às 12 horas, o seminário São Paulo, seu Plano Diretor: contribuições para uma avaliação do processo de sua elaboração.

Interessados em geral podem participar do debate e as inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas previamente até o dia do evento.

Mais informações: (0XX11) 3259-6866, com Daia, ou 3091-4801/3813-2511, com José


Ensino de Genética e Biologia Molecular
Até o dia 10 de julho, o Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH) da USP estará com inscrições abertas para o curso Tópicos atuais da Genética e Biologia Molecular: o Conhecimento Científico e o Ensino. Com ela, pretende-se levar professores do ensino médio à compreensão de alguns tópicos recentes da Biologia Molecular e, assim, a novas alternativas para seu ensino.

A taxa de inscrição é de R$ 300,00 e professores participantes da pesquisa O Ensino de Biologia Molecular em Faculdades e Escolas Médias de São Paulo, realizada em 2000, estão isentos desta taxa, mas devem preencher o formulário de inscrição. O período das atividades é de 14 a 18 de julho, das 8h30 às 17h30, havendo 40 vagas disponíveis.

O CEGH localiza-se na Rua do Matão, travessa 13, nº106,Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7966 ramal 215 ou e-mail: rodrigo@ib.usp.br


Medicamentos genéricos
No próximo dia 24 de junho, às 14 horas, acontece a palestra Medicamentos Genéricos dentro do ciclo Saúde na terceira idade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. O evento é voltado para o público da terceira idade e outros interessados, e acontece no Anfiteatro Verde da FCF, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo. A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639


Gestão do conhecimento na Construção Civil
O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realiza no dia 24 a palestra Uma metodologia para gestão do conhecimento em uma empresa de construção civil, com o engenheiro José Renato Sátiro Santiago Junior.

As inscrições estarão abertas até a véspera do evento, sob a taxa de R$ 30,00. A palestra terá início às 11h30, e será realizada na Sala de Congregação da FEA, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5969


Palestra no HC de Ribeirão Preto
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP sediará, no dia 23, a palestra Targetted treatment in childhood leukemia, com o professor Andrea Biondi, da Universidade de Milão.

O evento acontece às 10 horas, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, localizado na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto. Evento gratuito.

Mais informações: (0XX16) 602-2573


Agenda Cultural


Alunos da ECA encenam ópera
O Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realizará, neste mês de junho, três apresentações da ópera Bastien und bastienne, de Mozart.

No dia 21, a encenação será no Departamento de Música do campus da USP de Ribeirão Preto, e nos dias 25 e 26, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, Cidade Universitária, São Paulo.

Todas as apresentações acontecerão às 20 horas, com entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-4005 ramais 211/204, ou 9254-5983, com Maécio.


Quadro de Avisos


Dia nacional do Químico
O Instituto de Química (IQ) da USP realizará nesta quarta-feira (18), uma homenagem ao professor Geraldo Vicentini, durante as comemorações do Dia Nacional do Químico. No evento, que terá início às 14 horas, serão realizadas palestras, conferências e a entrega do Prêmio Prof. Geraldo Vicentini ao vencedor da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo.

A homenagem terá lugar no Anfiteatro Vermelho do IQ, na Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3839



Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêticas

Mestrado

Contribuição ao estudo de produção de 'koji' para fabricação de molho de soja. Renato Akira Honma. Dia 24, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Ecnomia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Uma contribuição ao estudo da influência dos custos fixos e da sua correlação com os lucros bruto e operacional das empresas siderúrgicas brasileiras. Paulo Cezar Consentino dos Santos. Dia 24, às 19 horas.

Mais informação: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Estudos etnobotânicos e de desenvolvimento inicial de espécies florestais ocorrentes na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo como subsídios para a restauração florestal. Cleide de Oliveira. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 ou 602-3681


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Avaliação do estado nutricional e da fertilidade do solo na cultura do plátano (Musa AAB subgrupo Plátano cv. Hárton. Vianel de Jesús Rodríguez Perez. Dia 6, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19)3429-4460


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Um controlador de flutter baseado em lógica difusa. José Celso Rocha. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235/9250


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br